Novo artigo: Um touro que acredita na próxima vitória dos ur
Caro Ulisses...
....volátil??? o nasdaq segue a par e passo para o target mais lógico e simples os 1550 e com muito pouca volatilidade por sinal.
abraço
abraço
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Re: Ertai
bertoluci Escreveu:Na minha opinião existe um optimismo moderado, que tem provocado subidas a espaços e a medo em quase todos os mercados...
Julgo que isso é normal no início de um Bull Market.
Não te esqueças que ainda vamos no 9º mês e que, nos 6 primeiros, o mercado tinha dúvidas se era Bull ou um simples Rallye dentro do Bear.
Ainda há quem tenha...
Relativamente ao PSI acho que a correcção já acabou.
JAS
Saber
Amigo Bertoluci, o não saber nada, é sempre relativo, e muito mais correcto que o saber tudo. Já assim pensava Socrates há muitos séculos, e as suas opiniões, umas certas outras incorrectas, mudaram o mundo.
Antunes
Se o Antunes tem consciência que não sabe nada, não deveria andar nos mercados... certezas existem poucas... a unica é que no futuro, estaremos todos mortos...mas, jogar dinheiro ao vento não é minha política, antes de fazer um investimento faço as minhas análises, que no minimo terão que ter fundamento, caso contrário jogo no totoloto e fico à espera da sorte...
Quanto ao optimismo moderado, não são os 80% de subida continua, com várias retracções pelo meio que me fazem mudar de opinião... repare que 80% de subida corresponde sensivelmente a 40% de queda dos mercados...
Abraço e bons negócios
Quanto ao optimismo moderado, não são os 80% de subida continua, com várias retracções pelo meio que me fazem mudar de opinião... repare que 80% de subida corresponde sensivelmente a 40% de queda dos mercados...
Abraço e bons negócios
Re: Ertai
bertoluci Escreveu:Na minha opinião existe um optimismo moderado, que tem provocado subidas a espaços e a medo em quase todos os mercados... é claro que vai haver uma correcção mas que não pode ser prevista com total certeza... A unica coisa que "sei" é que em junho os mercados estarão mais altos que hoje. Esta é a minha convicção pessoal... já aqui disse que as estrelas da companhia serão as nossas small cap tais como ptm, sonae.com e impresa... mas na generalidade todas subirão com o mercado.
Quando achar que vai haver uma correcção acentuada, venho aqui registar a minha opinião.
Abraços
"Sabe"?
Olhe, eu não sei nada.
"Na minha opinião existe um optimismo moderado, que tem provocado subidas a espaços e a medo em quase todos os mercados..."
Optimismo moderado e subidas a medo!? Então uma subida quase sem parar que ronda os 80% nos principais indíces mundiais (o nosso PSI não faz parte dos princpais

Olá.
O artigo foi escrito no passado fim-de-semana e, desde aí, os mercados tiveram uma semana algo volátil. Mas, fazendo as contas aos três índices analisados, o S&P subiu 2,1% desde aí, o Dow 1,7% e o PSI uns escassos 0,3%.
Para já, mantenho as premissas da minha análise, embora o PSI esteja já menos vulnerável a uma correcção do que os seus congéneres americanos, devido àquela queda forte de Terça-feira que aliviou os seus indicadores.
De qualquer das formas, a minha opinião para este mês de Janeiro mantém-se intacta.
Um abraço,
Ulisses

O artigo foi escrito no passado fim-de-semana e, desde aí, os mercados tiveram uma semana algo volátil. Mas, fazendo as contas aos três índices analisados, o S&P subiu 2,1% desde aí, o Dow 1,7% e o PSI uns escassos 0,3%.
Para já, mantenho as premissas da minha análise, embora o PSI esteja já menos vulnerável a uma correcção do que os seus congéneres americanos, devido àquela queda forte de Terça-feira que aliviou os seus indicadores.
De qualquer das formas, a minha opinião para este mês de Janeiro mantém-se intacta.
Um abraço,
Ulisses
Ertai
Na minha opinião existe um optimismo moderado, que tem provocado subidas a espaços e a medo em quase todos os mercados... é claro que vai haver uma correcção mas que não pode ser prevista com total certeza... A unica coisa que "sei" é que em junho os mercados estarão mais altos que hoje. Esta é a minha convicção pessoal... já aqui disse que as estrelas da companhia serão as nossas small cap tais como ptm, sonae.com e impresa... mas na generalidade todas subirão com o mercado.
Quando achar que vai haver uma correcção acentuada, venho aqui registar a minha opinião.
Abraços
Abraços
Pelo que estou a ver pelas sessões de hoje nem a corracção vamos ter.
Discordo da opinião do Bertolluci.
Até acho que estamos já desde Dezembro numa onda de bastante optimismo pela parte dos investidores..
DJIA bem acima dos 10.000
DAX acima dos 4000
S&P tambem acima dos 1100
Se antes não houve razões, agora acima de tudo temos razões para estar optimistas. Até hoje com os dados económicos das boas espectativas das grandes empresas de Telecomunicações,etc..
O Bull está cá, e não antevejo grandes correcções para agora.
Abraços
Discordo da opinião do Bertolluci.
Até acho que estamos já desde Dezembro numa onda de bastante optimismo pela parte dos investidores..
DJIA bem acima dos 10.000
DAX acima dos 4000
S&P tambem acima dos 1100
Se antes não houve razões, agora acima de tudo temos razões para estar optimistas. Até hoje com os dados económicos das boas espectativas das grandes empresas de Telecomunicações,etc..
O Bull está cá, e não antevejo grandes correcções para agora.
Abraços
Caro Bertolluci,
Vários participantes do fórum discordaram do conteúdo do meu artigo e nada tenho a dizer quanto a isso uma vez que são apenas perspectivas diferentes do rumo do mercado.
Mas não posso deixar passar em claro uma frase sua que ontem me escapou à vista:
Eu não tenho nenhum desejo implícito de retracção. Se o tivesse, estaria por certo com posições curtas sobre o nosso mercado. O que acontece é que, antes de fazer a análise que aqui publiquei, em coerência com a mesma reduzi a minha exposição longa ao mercado, por temer essa mesma correcção.
Pensava que longe iam os tempos que quando escrevia que acreditava que o mercado ia corrigir, logo me vinham acusar de querer estar a manipular o mercado...
Um abraço,
Ulisses
Vários participantes do fórum discordaram do conteúdo do meu artigo e nada tenho a dizer quanto a isso uma vez que são apenas perspectivas diferentes do rumo do mercado.
Mas não posso deixar passar em claro uma frase sua que ontem me escapou à vista:
acentuado talves num desejo implicito de retracção
Eu não tenho nenhum desejo implícito de retracção. Se o tivesse, estaria por certo com posições curtas sobre o nosso mercado. O que acontece é que, antes de fazer a análise que aqui publiquei, em coerência com a mesma reduzi a minha exposição longa ao mercado, por temer essa mesma correcção.
Pensava que longe iam os tempos que quando escrevia que acreditava que o mercado ia corrigir, logo me vinham acusar de querer estar a manipular o mercado...

Um abraço,
Ulisses
comentário
Li com toda a atenção o que foi escrito.
A prudência impera....todos olhamos com desconfiança a subida....mas também nos parece que sair pode ser inoportuno....devemos deixar correr os lucros.....e colocar stops ...para o que der e vier... .
O aparente aumento de custo de vida....julgo, ter sido o motivo da recente subida....parece que o mercado dos títulos parece situar-se no lugar devido em função desse aumento de custos....dos bens.
Se assim for apenas demonstra a coerência inabalável do mercado.....como um verdadeiro sistema de vasos comunicantes.
Finalmente ...resta apenas um equilibrio.
Sem mais
cumps
A prudência impera....todos olhamos com desconfiança a subida....mas também nos parece que sair pode ser inoportuno....devemos deixar correr os lucros.....e colocar stops ...para o que der e vier... .
O aparente aumento de custo de vida....julgo, ter sido o motivo da recente subida....parece que o mercado dos títulos parece situar-se no lugar devido em função desse aumento de custos....dos bens.
Se assim for apenas demonstra a coerência inabalável do mercado.....como um verdadeiro sistema de vasos comunicantes.
Finalmente ...resta apenas um equilibrio.
Sem mais
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
tambem vejo o mercado "sobrecomprado"
mas a tendencia é de subida!
ha dois tipos principais de traders: os que gostam de vender no topo e os seguidores de tendência puros.
nao ha qualquer indicação de venda, pelo que sair do mercado é um risco. no entanto ha metodos para isto...
j. hurst tem um metodo que, confesso, tambem utilizo no meu sistema: quando os preços estao acima do tempo (saturados), traça uma linha que une os mínimos do diario; quando a linha é quebrada em baixa, está dado o sinal de saida - é uma trailing stop do mais simples que pode haver, funciona muito bem e nao nos tira do swing antes do tempo.
depois da correcçao entra-se da mesma forma, na grande maioria dos casos, a preços mais baixos
ha dois tipos principais de traders: os que gostam de vender no topo e os seguidores de tendência puros.
nao ha qualquer indicação de venda, pelo que sair do mercado é um risco. no entanto ha metodos para isto...
j. hurst tem um metodo que, confesso, tambem utilizo no meu sistema: quando os preços estao acima do tempo (saturados), traça uma linha que une os mínimos do diario; quando a linha é quebrada em baixa, está dado o sinal de saida - é uma trailing stop do mais simples que pode haver, funciona muito bem e nao nos tira do swing antes do tempo.
depois da correcçao entra-se da mesma forma, na grande maioria dos casos, a preços mais baixos
- Registado: 31/12/2003 20:51
Parece que de correções está tudo á espera até estes.http://www.bolsacava.com
Sem ponta por onde se pegue...
O autor do artigo vai certamente desculpar... contudo acho este artigo muito infeliz... acentuado talves num desejo implicito de retracção... não é preciso ser perito em mercados para verificar que o mercado tem subido a espaços e a medo.... não vislumbro até ao momento nenhuma onda de euforia, antes pelo contrário... a desconfiança reina nas mentes dos investidores... Estes sentimentos em termos bolsistas é do mais seguro que há. Só acredito em correcções acentuadas quando tiver papeis a subir entre 10/15% por dia sem causa aparente....
Abraço, e desculpe a minha frontalidade
Abraço, e desculpe a minha frontalidade
Haverá correcção?
Expressei a opinião de que teríamos uma correcção anteriormente ao artigo do Ulisses e, como tal, estou à vontade para levantar agora algumas dúvidas...
Estava à espera de uma 2ª feira de quedas e elas não aconteceram. Antes pelo contrário.
No PSI alguns títulos tiveram subidas espectaculares, nomeadamente o grupo da SON, e os pesos pesados não tiveram as quedas que eu esperava.
A PTC aguentou-se muiro bem acima dos 8,00, a EDP manteve o 2,13 e o BCP até ganhou 0,03 apesar da forte subida de 6ª feira passada.
(está claro que amanhã vamos ver a reacção à notícia da "não venda" da S&P... Será que o mercado a acha positiva?)
Nos States tudo bem também.
O S&P não parece muito incomodado com o limite dos 1011 e prossegue a subir. A esta hora já vai a 1117.
O DOW que estava em cima do limite também não se importou muito com isso e está positivo a 10506.
Na bolsa mudo de opinião como quem muda de camisa. Já me habituei a não contrariar os mercados.
Se eles estão com a "mania" de subir eu reentro no combóio.
JAS
Estava à espera de uma 2ª feira de quedas e elas não aconteceram. Antes pelo contrário.
No PSI alguns títulos tiveram subidas espectaculares, nomeadamente o grupo da SON, e os pesos pesados não tiveram as quedas que eu esperava.
A PTC aguentou-se muiro bem acima dos 8,00, a EDP manteve o 2,13 e o BCP até ganhou 0,03 apesar da forte subida de 6ª feira passada.
(está claro que amanhã vamos ver a reacção à notícia da "não venda" da S&P... Será que o mercado a acha positiva?)
Nos States tudo bem também.
O S&P não parece muito incomodado com o limite dos 1011 e prossegue a subir. A esta hora já vai a 1117.
O DOW que estava em cima do limite também não se importou muito com isso e está positivo a 10506.
Na bolsa mudo de opinião como quem muda de camisa. Já me habituei a não contrariar os mercados.
Se eles estão com a "mania" de subir eu reentro no combóio.
JAS
A consolidação de todos os mercados mundiais no ultimo ano tem sido fora do comum.
É um aspecto que poderá ser muito positivo a curto/longo prazo sobre o futuro da economia nos próximos anos.
Quanto ao PSI20 deixo aqui para "memória futura" que penso que este ano será em muito parecido ao de 1998
Talvez seja do EURO, ou simplesmente da retoma mundial...
Mas antevejo uma subida mais agressiva no PSI20 até Junho!
Abraços
É um aspecto que poderá ser muito positivo a curto/longo prazo sobre o futuro da economia nos próximos anos.
Quanto ao PSI20 deixo aqui para "memória futura" que penso que este ano será em muito parecido ao de 1998
Talvez seja do EURO, ou simplesmente da retoma mundial...
Mas antevejo uma subida mais agressiva no PSI20 até Junho!
Abraços
Movimentos bruscos ?????
Aonde
Where are they ?
Quem quer melhor consolidação em alta ????

Where are they ?
Quem quer melhor consolidação em alta ????
Xanax
Cumps
Cumps
Re:
Eu não diria tanto. Simplesmente, movimentos bruscos como este significam uma maior volatilidade e portanto incerteza. É sempre preferível um movimento mais pausado, faseado, que dê tempo para ser "digerido", a uma subida brusca como esta, que te deixa a pensar que uma queda pode estar iminente, por outro lado se tem subido tanto é bem possível que isto ainda não tenha terminado, oportunidades para reentrar são muito escassas, etc.
Em suma: dificulta a tomada de decisão.
Em suma: dificulta a tomada de decisão.
- Registado: 11/8/2003 19:04
Vêm ai os Ursos???
Em suma, o clima de euforia vai passar rapidamente e vamos ter um ataque dos ursos ainda este mes?
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Lisboa hoje
Creio que o dia de hoje em Lisboa só vem reforçar este teu palpite, Ulisses. De facto, creio que quase todos acreditamos num ano positivo para os mercados nos EUA e Europa, e em particular em Portugal.
Mas a Bolsa portuguesa, no último mês e meio - dois meses sensivelmente, está a crescer demasiado rapidamente num curto período de tempo. E já se sabe: quando assim é, geralmente a maturidade não acompanha o movimento.
Enfim, não me agrada...
Mas a Bolsa portuguesa, no último mês e meio - dois meses sensivelmente, está a crescer demasiado rapidamente num curto período de tempo. E já se sabe: quando assim é, geralmente a maturidade não acompanha o movimento.
Enfim, não me agrada...
- Registado: 11/8/2003 19:04
Pois o Xanax ...
também achou o artigo deveras interessante.
Só que nem sempre o que é saudável acontece.
O cenário mais saudável e previsivel seria agora uma correcçãozita. Acontece que o mercado está com uma pedalada, que, enquanto se espera por isso, ele não parará de subir. Prevejo essa correcção, por exemplo, quando o euro começar a efectuar uma correcção contra o dólar.
Só que nem sempre o que é saudável acontece.
O cenário mais saudável e previsivel seria agora uma correcçãozita. Acontece que o mercado está com uma pedalada, que, enquanto se espera por isso, ele não parará de subir. Prevejo essa correcção, por exemplo, quando o euro começar a efectuar uma correcção contra o dólar.
Xanax
Cumps
Cumps
Ulisses
Exactamente o que penso e alias já tinha comentado isso, mas não da forma exemplar que coloca-te e com graficos.
Até comparo com o ano 1999/2000 e por isso espero uma queda consideravel, mas apenas para iniciar nova subida.
Não sei se irei apostar na queda e se o fizer será apenas uma posição reduzida e para trading, pois seria contra tendencia, mas sempre fazrei qualquer coisa se surgir o sinal
Parabens pelo artigo
Um abraço
James30C
Até comparo com o ano 1999/2000 e por isso espero uma queda consideravel, mas apenas para iniciar nova subida.
Não sei se irei apostar na queda e se o fizer será apenas uma posição reduzida e para trading, pois seria contra tendencia, mas sempre fazrei qualquer coisa se surgir o sinal

Parabens pelo artigo
Um abraço
James30C
-
James30C.
Já tinha saudades dum artigo assim Ulisses. Foi assim que aprendi a gostar de bolsa e que comecei a perceber melhor como funcionam estas coisas. Muitos há que percebem muito de bolsa, mas ninguém explica as coisas com a clareza e boa escrita como o Ulisses o faz. Acredite que os pequenos investidores não perdem um artigo seu!
-
Portuguesinho
para ULISSES
Sobre o artigo "Um touro que acredita na próxima vitória dos ursos",
refiro que minha posicao é identica, com target do psi 7.000(sete mil).
Bom artigo, tem qualidade.
( obs: postar um artigo que é de sentimento diferente ao GERAL , sendo administrador de um forum é uma atitude de coragem...Parabéns)
LUIS
refiro que minha posicao é identica, com target do psi 7.000(sete mil).
Bom artigo, tem qualidade.
( obs: postar um artigo que é de sentimento diferente ao GERAL , sendo administrador de um forum é uma atitude de coragem...Parabéns)
LUIS
Obr...
....Marco. De qq modo a ideia que tinha teve haver com uma explicação lida num artigo da revista S & C do ano passado. Onde referia o efeito de janeiro como a determinação que janeiro costuma ter sobre o fecho desse ano.
Mas são curiosidades apenas, de qq modo obr por mais uma explicação.
Mas são curiosidades apenas, de qq modo obr por mais uma explicação.
-
Visitante
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ano nimus, Bing [Bot], Garfield, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PacoNasssa, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, yggy e 178 visitantes