Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estimativas de Resultados Millennium BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 9/1/2004 12:37

As minhas dúvidas prendem-se sobretudo com os acertos relativos aos aumentos de capital, parece-me que os valores que apresenta não corrigem essa situação!?

Registado: 17/3/2003 22:51

Nunca se sabe...

por JCS » 9/1/2004 12:02

artista Escreveu:...JCS, tenho muitas dúvidas que o BCP tenha em 2003 um EPS superior a €0,10...

Não sou adivinho (com muita pena minha :) ) para confirmar se irão ser ou não, uma vez que tudo dependerá dos resultados divulgados dia 20. Mas mantenho as minhas espectativas e aguardo dentro para ver.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por artista_ » 9/1/2004 11:52

Reafirmo o que disse, é pena não darem qualquer importância ao EPS!!! eu quando vejo os resultados das empresas americanas eles aparecem dando destaque precisamente a esse indicador!!!

Já agora gostaria de saber a opinião de todos sobre isto?

JCS, tenho muitas dúvidas que o BCP tenha em 2003 um EPS superior a €0,10...

por TRSM » 9/1/2004 10:54

Espírito Santo recomenda «vender» acções do BCP com receio sobre resultados

Lucros de 2003 devem crescer 48,2%Espírito Santo recomenda «vender» acções do BCP com receio sobre resultados
A Espírito Santo Research cortou a recomendação das acções do Banco Comercial Português de «neutral» para «vender», devido à ruptura das negociações para a venda da Seguros e Pensões e aos receios que os resultados de 2003 venham a ser decepcionantes.

Num estudo de quarta-feira a ESR afirma que «depois da ruptura das negociações para a venda dos ramos não vida da Seguros e Pensões e o risco de fraca qualidade nos resultados de 2003 (que serão conhecidos dia 20 de Janeiro), recomendamos "vender" acções do BCP a estes níveis».

A Espírito Santo tem um preço-alvo de 1,86 euros para os títulos do Banco Comercial Português. Terça-feira já a Goldman Sachs tinha cortado a recomendação do banco de Jardim Gonçalves para «underperform», devido ao fim das negociações para a venda da SeP. Desde que anunciou o fim das negociações ? na segunda-feira ? as acções do BCP deslizaram quase 6%.

No mesmo estudo a ESR diz que os principais riscos nos resultados de 2003 do BCP são as receitas ficarem abaixo do esperado, o banco realizar um baixo nível de provisões e anunciar mais medidas extraordinárias.

Lucros de 2003 deverão crescer 48,2%

A ESR estima que o BCP tenha terminado 2003 com resultados líquidos de 404,2 milhões de euros, mais 48,2% que no ano passado, mas ao nível operacional os lucros terão baixado 19,9% para 479,9 milhões de euros, devido à consolidação dos negócios na Polónia. Em 2002 o BCP registou uma provisão extraordinária de 200 milhões de euros para riscos bancários gerais, que destorce a comparação dos lucros líquidos.

A margem financeira terá subido 10,6%, mas a ESR alerta para os efeitos negativos do menor crescimento dos activos e descida nos «spreads», explicada pela redução das taxas de juro na área do euro.

A ESR estima que o BCP tenha realizado provisões bancárias de 540 milhões de euros em 2003 ? mais 45,4% que em 2002 -, a que equivale um rácio de cobertura de 119%. No entanto o banco de investimento do BES receia que o BCP baixe os níveis de provisões previstos.

No terceiro trimestre o BCP registou ganhos extraordinários de 46,7 milhões de euros, mas «seria negativo» que o BCP recorresse a mais medidas extraordinárias para atingir os lucros que o mercado aguarda, pois isso representaria «menores lucros recorrentes que o previsto».

As acções do BCP fecharam ontem a subir 0,57% para os 1,75 euros.

2004/01/09 07:57:00

Registado: 5/11/2002 11:30

por JCS » 8/1/2004 20:06

Se não estou enganado o EPS em 2002 foi de €0,117 (resultados de €272.700.000 com 2.326.714.877 acções emitidas). Se este ano as previsões se confirmarem (com lucros de €412.500.000 e 3.257.400.827 acções emitidas depois do aumento de capital) o EPS para 2003 será de €0,127 (crescimento de 8,55%).

Penso ter feito as contas bem, mas se alguém chegar a outros valores que corrija.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Pois...

por artista_ » 8/1/2004 19:51

Continuo a não perceber porque é que em Portugal se apresentam os resultados tendo em consideração os lucros líquidos??! o que é que importa se os lucros cresceram x% se com tantaos aumentos de capital o EPS deve ter descido para 1/5 (contas muito por alto) nos últimos anos???!!!

e o PER?? Neste momento deve andar perto (se não acima) dos 20... é que os lucros cairam tanto, tendo em conta o EPS, que o PER é idêntico ao de à uns anos atrás quando a cotação estava acima dos 4 euros!!!!!

De qualquer forma fico à espera dos resultados para ver melhor estes rácios, mas como de costume vai-me ser difícil achar o EPS... fica desde já aqui o meu pedido para quem o conseguir calcular ou encontrar?! obrigado...

BCP

por JCS » 8/1/2004 19:15

Pois, quanto aos resultados logo se verão ... Quanto a mim já ando a planear os dividendos de Março (se a eles houver lugar :mrgreen:).

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por MozHawk » 8/1/2004 19:01

Realmente é preciso ter olho, perdão visão, para se fazerem destas. Não está ao alcance de qualquer um...

Massacra o banco em 2002, em 2003 é o melhor banco em termos de variação de resultados quando, talvez, será o pior dos 3 se não levarmos em consideração as provisões para riscos bancários, etc, etc, etc.

Será um bom exercício a análise ao Relatório e Contas do BCP 2003.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

No DE

por JCS » 8/1/2004 18:46

Encontrei-a na edição impressa do site do Diário Económico. Estou a dar uma vista de olhos.

Fica aqui o link:

http://www.diarioeconomico.com/edicion/ ... 63,00.html

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por Braganext » 8/1/2004 18:41

Quem publicou esta noticia?

Onde está?

a ser verdade a expectativa aumenta para dia 20.

Registado: 5/11/2002 19:47

BCP influencia subida dos lucros da banca em 2003

por JCS » 8/1/2004 18:38

BCP influencia subida dos lucros da banca em 2003

O resultado líquido do banco liderado por Jardim Gonçalves terá crescido 51,3%.

"O lucro líquido consolidado dos três principais bancos portugueses cotados deverá ter registado, no ano passado, um aumento superior a 23%. O incremento é totalmente influenciado pela subida superior a 50% dos resultados líquidos do Banco Comercial Português (BCP), considerando que o valor de 2002 se cifrou em 272,7 milhões de euros, após a constituição da provisão de 200 milhões de euros.

Os dados deste consenso foram recolhidos junto de estimativas publicadas pela agência Reuters e fornecidas pela ‘Multex Global Estimates’.

Por outro lado, o lucro líquido do Banco BPI terá evoluído positivamente em 4,9% para 147 milhões de euros, uma subida praticamente identica à do ano anterior.

O resultado líquido do BES é o que vai registar a pior evolução, crescendo meros 0,1% para 222,3 milhões de euros, segundo oito estimativas.

O ano de 2003 para o sector da banca em Portugal fica marcado pela recuperação dos mercados financeiros e consequente impacto nas comissões das áreas de investimento, aumento das provisões, incremento do volume de crédito - em alguns casos acima do esperado -, entre outros aspectos. A fraqueza da economia influenciou o negócio bancário.

Os grandes destaques do ano para o banco liderado por Jardim Gonçalves vão para o aumento de capital de 930 milhões de euros, necessário para a instituição ficar com rácios de capitais mais confortáveis, e para a interrupção da venda da Seguros e Pensões. Alguns analistas lembram também a emissão de 700 milhões de euros dos valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis, emitidos pelo BCP em Dezembro de 2002.

Em relação ao Banco BPI, os analistas salientam o controlo de custos e o facto da instituição financeira liderada por Artur Santos Silva ter melhorado paulatinamente a sua performance operacional.

No que diz respeito ao banco presidido por Ricardo Salgado, alguns dos preços-alvo para estas acções estão aquém dos valores negociados em Bolsa. Analistas apontam os 11 euros. Ontem, o BES fechou na Euronext Lisboa a 13 euros, registando uma subida de 0,7% no corrente ano."

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

Estimativas de Resultados Millennium BCP

por JCS » 30/12/2003 13:54

Lucro do grupo poderá superar 400 milhões em 2003

"O resultado líquido do Banco Comercial Português deverá ultrapassar os 400 milhões de euros no final deste ano. De acordo com a média das estimativas recolhidas pela Reuters, o lucro do grupo deverá situar-se em 412,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 51% face ao valor registado no final do ano passado. Recorde-se que em 2002, o resultado líquido do BCP foi de 273, diminuindo mais de 52% face ao exercício anterior, sobretudo, devido à realização de uma provisão para riscos gerais bancários de 200 milhões de euros. Descontando o efeito desta operação extraordinária, os lucros do grupo teriam totalizado 473 milhões de euros.

As previsões da Reuters baseiam-se nas estimativas recolhidas junto de 14 casas de ‘research’. Para 2004 e 2005, os analistas admitem que os resultados do BCP possam crescer a um ritmo anual de quase 10%. A maioria dos analistas considera que o título vai continuar a evoluir aquém dos índices (‘underperform’). A segunda recomendação a recolher mais apoios (quatro) aconselha os investidores a manterem as suas acções. Três casas acreditam que o BCP vai crescer acima do mercado. "
"Every trade is a test"

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: MP65, Shimazaki_2 e 126 visitantes