Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 9/12/2012 18:22

Na zona euro creio que não há dupla tributação. Não percebo nada de fiscalidade mas seria um pouco ridículo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ghorez » 9/12/2012 18:20

O meu problema relativamente aos ETF é precisamente a dupla tributação. Mas não sei como contornar esse problema..Por exemplo para adquirir um fundo que siga o índice mundial de ações, o ideal seria o da Vanguard. Ainda pensei no que eles têm domiciliado na Irlanda, mas msm assim acho q o problema da dupla tributação coloca-se outra vez..

https://www.vanguard.co.uk/documents/po ... ld-etf.pdf

O mesmo para os ETF em Luxemburgo por exemplo.

Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 9/12/2012 15:19

Manushe Escreveu:Para os mais experientes e conhecedores: estou a pintar o quadro muito negro ou a ser realista?

Estás a ser bastante realista e tocas nos pontos que me levam a não investir em ETFs americanos. Os europeus tb já estão mais ou menos desenvolvidos embora a milhas dos americanos. Tenho de actualizar isso na primeira página. Há alguns europeus bastante bons. E como as yields italianas e espanholas estão altas acho que há ETFs (como alguns fundos) que têm pernas para andar, ao contrário dos EUA onde as yields estão em mínimos históricos. Penso que para os próximos tempos a temática será investimento na europa ao invés de nos EUA (no que diz respeito a investimento em países desenvolvidos) porque para todos os efeitos a europa está mais barata (acções) e tb apresenta yields mais atractivas (obrigações).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por MDC2011 » 9/12/2012 14:49

Manushe,

estás-te a referir à TD Ameritrade nos EUA ou Internacional? O preçário no site internacional (int.tddirectinvesting.com) está longe de ser interessante...apenas encontro algum interesse no site americano e apenas para operações na bolsa americana.

Registado: 18/9/2011 12:48

por Manushe » 9/12/2012 10:41

Boa sorte para esses excel - felizmente não vos posso ajudar porque só estragaria :lol:

Quanto à minha busca, e depois das dicas pertinentes de outros foristas, chego finalmente à TD Ameritrade que se destacou como menos custosa para o perfil típico dos frequentadores deste tópico.
O Amiais levantou a questão deste Broker aceitar ou não abertura de conta a portugueses. É um problema ainda a indagar no presente momento.

Mas ontem, com mais umas leituras e "escavacando" mais um pouco chego à questão fiscal da dupla tributação (que é comum às brokers de cá e lá) e esta é incontornável: na hora de receber os meus dividendos(a esta data), o fisco US cobra 15% de taxa de imposto e o fisco português recolhe mais 26,5 (serão 28% em 2013) por cento sobre o remanescente!!!
Traduzindo: QUASE METADE dos nossos lucros são literalmente devorados pelos DOIS fiscos.

A moral da história?
Faz-me lembrar aquele ditado de que "alguém parte e reparte e eu não fico com a melhor parte".

Os ETFs são extremamente atrativos, têm rentabilidades e comissões de gestão MUITO interessantes. A partir daqui, começa o cabo dos trabalhos com um monte de custos que nunca mais acaba, de uma forma ou de outra.
Então, enquanto as condições de mercado não forem mais atrativas para investir nos US, nada feito!!!
E infelizmente, como toda a gente fala apenas em ETFs negociados nos US, presumo que os negociados a nível europeu não tenham grande qualidade. É pena!

Esperemos então que as condições e a oferta melhorem, ao nível do que pelo menos obtemos com os fundos.

Para os mais experientes e conhecedores: estou a pintar o quadro muito negro ou a ser realista?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por Amiais » 9/12/2012 9:47

ghorez Escreveu:
Amiais Escreveu:http://seekingalpha.com/article/587491-adaptive-asset-allocation-a-true-revolution-in-portfolio-management

Ainda ando a ler para perceber tudo, mas parece-me interessante para aplicar a uma carteira de fundos (ainda mais que os fundos não têm custos de entrada/saída).

Sem dúvida parece interessante..mas para ser aplicável teríamos que ter as fórmulas/algoritmos que eles utilizam. É muito bonito olhar para aqueles gráficos, mas sem as ferramentes não estou a ver como conseguir replicar aquilo. :cry:

Passei os olhos na diagonal pareceu-me interessante, imprimi para ler e ainda não consegui ler como deve ser:(
A volatilidade (std dev) consegues calcular, o momentum tb (> ganhos), o minimum variance algorithm é que deve custar um pouco mais ...

Registado: 17/11/2011 18:37

por ghorez » 8/12/2012 22:49

Amiais Escreveu:http://seekingalpha.com/article/587491-adaptive-asset-allocation-a-true-revolution-in-portfolio-management

Ainda ando a ler para perceber tudo, mas parece-me interessante para aplicar a uma carteira de fundos (ainda mais que os fundos não têm custos de entrada/saída).

Sem dúvida parece interessante..mas para ser aplicável teríamos que ter as fórmulas/algoritmos que eles utilizam. É muito bonito olhar para aqueles gráficos, mas sem as ferramentes não estou a ver como conseguir replicar aquilo. :cry:

Registado: 25/9/2012 10:49

por Amiais » 8/12/2012 21:26

ex-Bender Escreveu:
Amiais Escreveu:Muito bom estavam a faltar esse tipo de métricas (embora o rácio de Sharpe verdadeiro seja calculado de forma um pouco diferente, eu para mim faço exactamente como tu fizeste).

Correto e afirmativo. O Drowdown também seria uma métrica útil. Posso tentar fazer...

A folha está muito interessante. O problema principal, no entanto, é não prever reforços e/ou resgates. Quando isso acontecer, as métricas (e o gráfico) vão deixar de fazer sentido, mesmo fazendo a média ponderada pelo size das posições, e colocando esse valor na célula do fundo na carteira.

Outro problema será a atualização dos dados dos fundos.
Penso que terá que ser feito manualmente, ou não ?
Haverá modo de centralizar esses dados algures e as folhas de cada um serem automaticamente atualizadas ?

Na minha opinião, esta folha deveria ter as cotações históricas e ter uma carteira exemplo com todos os fundos (ou alguns) e estas métricas para a carteira modelo. Depois cada um fazia uma copia para si e faria as suas carteiras teste com os pesos que quisesse.
As actualizações terão de ser manuais.

por VirtuaGod » 8/12/2012 21:19

Bender apaguei sem querer a tua "anualização" ao deixar um comentário a dizer que calculamos esse valor de forma muito diferente. Vamos ter se verificar as diferenças entre a tua "anualização" e o meu "CAGR"

abr e desculpa lol

por Ex-Bender » 8/12/2012 21:01

Amiais Escreveu:Muito bom estavam a faltar esse tipo de métricas (embora o rácio de Sharpe verdadeiro seja calculado de forma um pouco diferente, eu para mim faço exactamente como tu fizeste).

Correto e afirmativo. O Drowdown também seria uma métrica útil. Posso tentar fazer...

A folha está muito interessante. O problema principal, no entanto, é não prever reforços e/ou resgates. Quando isso acontecer, as métricas (e o gráfico) vão deixar de fazer sentido, mesmo fazendo a média ponderada pelo size das posições, e colocando esse valor na célula do fundo na carteira.

Outro problema será a atualização dos dados dos fundos.
Penso que terá que ser feito manualmente, ou não ?
Haverá modo de centralizar esses dados algures e as folhas de cada um serem automaticamente atualizadas ?

Registado: 30/1/2008 15:25

por Amiais » 8/12/2012 20:12

ex-Bender Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Vamos á construção do excel pessoal :-)

Introduzi a rendibilidade anualizada, devio padrão anualizado e SharpRatio da carteira.

Muito bom estavam a faltar esse tipo de métricas (embora o rácio de Sharpe verdadeiro seja calculado de forma um pouco diferente, eu para mim faço exactamente como tu fizeste).

por Ex-Bender » 8/12/2012 20:09

VirtuaGod Escreveu:Vamos á construção do excel pessoal :-)

Introduzi a rendibilidade anualizada, devio padrão anualizado e SharpRatio da carteira.

Registado: 30/1/2008 15:25

por VirtuaGod » 8/12/2012 19:50

abre o "chat" do google docs e falamos por lá!!

por Amiais » 8/12/2012 19:48

VirtuaGod Escreveu:
Amiais Escreveu:Raios parta o Natal e a Páscoa :P não dá para fazer copy/paste puro...

Não dá para gravar o dele e depois abrimos com o nosso excel e aí já dá para fazer copy/paste?

Eu estava a copiar duns CSV meus, mas tinha dados em dias q não estavam lá e outros em que não tinha dados e tu tinhas dias (e dados) :P

por VirtuaGod » 8/12/2012 19:43

Amiais Escreveu:Raios parta o Natal e a Páscoa :P não dá para fazer copy/paste puro...

Não dá para gravar o dele e depois abrimos com o nosso excel e aí já dá para fazer copy/paste?

por rudifer** » 8/12/2012 19:18

TOP supermercados 11_2012

Imagem

Registado: 22/11/2011 23:03

por Amiais » 8/12/2012 18:47

VirtuaGod Escreveu:Partilhei o meu excel em versão "beta", antes de saber que se podia ir buscar os dados de todo o histórico dos fundos. Actualizem com o dados do Drunk se quiserem etc

Atenção que vai haver dias em que uns fundos actualizam e outros não. Nos que não actualizaram coloquem os valores do dia anterior sff

Vamos á construção do excel pessoal :-)

Raios parta o Natal e a Páscoa :P não dá para fazer copy/paste puro...

por VirtuaGod » 8/12/2012 18:18

Partilhei o meu excel em versão "beta", antes de saber que se podia ir buscar os dados de todo o histórico dos fundos. Actualizem com o dados do Drunk se quiserem etc

Atenção que vai haver dias em que uns fundos actualizam e outros não. Nos que não actualizaram coloquem os valores do dia anterior sff

Vamos á construção do excel pessoal :-)

por VirtuaGod » 8/12/2012 17:59

Já vi Amiais, por enquanto está 100% aberto a alterações pois quero ver o resultado+não quero inibir ng de participar

por Amiais » 8/12/2012 17:58

VirtuaGod Escreveu:estou a fazer uma conta gmail (não tinha) para a gente partilhar um documentos. Vou fundir coisas do teu com o meu (dá para fazer copy paste do teu?) para a gente ir colaborando numa folha excel e ir pondo fundos etc!!

P.S. mas o mundo google não é propriamente o meu. Eu queria era um excel em que quem quisesse (ou eu desse autorização) pudesse alterar o excel e que pudessem duas pessoas (ou mais) trabalhar em conjunto sem se atrapalharem e ficar sempre tudo gravado.

No gDocs podes ser o dono doc e dar autorização a 1..N pessoas para editar. Podes meter o doc publico só para leitura como fez o drunk.

por VirtuaGod » 8/12/2012 17:53

Vamos então à experiência.

O link é https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AusCZ0yk3R--dEhraVNBMVlBVlZzeHFZOGtCTlFUeEE

É complicado gerir se calhar muitas pessoas a alterar. Isto na net ainda é uma zona cinzenta em termos de collaborative tools.

Vou deixar este excel 100% aberto a quem quiser lá colocar coisas. Quero ver o resultado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por VirtuaGod » 8/12/2012 17:36

estou a fazer uma conta gmail (não tinha) para a gente partilhar um documentos. Vou fundir coisas do teu com o meu (dá para fazer copy paste do teu?) para a gente ir colaborando numa folha excel e ir pondo fundos etc!!

P.S. mas o mundo google não é propriamente o meu. Eu queria era um excel em que quem quisesse (ou eu desse autorização) pudesse alterar o excel e que pudessem duas pessoas (ou mais) trabalhar em conjunto sem se atrapalharem e ficar sempre tudo gravado.

por drunk » 8/12/2012 17:29

O histórico está actualizado para o top VG.
É verdade tenho de actualizar o gráfico de modo a englobar o histórico diário e até fazer outros gráficos. Podem fazer copy/paste para o vosso próprio excel. Se alguém quiser ajudar eu partilho a folha para inserir mais informação, mais gráficos...

Registado: 15/6/2012 10:41

por Texano Bill » 8/12/2012 16:42

VirtuaGod Escreveu:
Texano Bill Escreveu:Brutal!! :shock: Mal posso esperar para ver essa ideia.

LOL, às vezes vocês fazem-me sentir como se eu tivesse inventado a roda. :lol: :lol: :lol:

Tal como o Figueiraa1 referiu, este tópico está espectacular para quem se inicia no mundo dos fundos e se apercebe que muito fundo que os bancos portugueses comercializam e recomendam não valem o risco. Espero que todos os que aqui "postam" continuem a contribuir com o seu conhecimento e experiência. 8-)

Registado: 20/8/2011 12:52

por Amiais » 8/12/2012 16:26

VirtuaGod Escreveu:
drunk Escreveu:(...)
Deixo aqui para quem quiser um gráfico com a evolução dos fundos, o histórico e as rentabilidades mensais dos primeiros 5 fundos do top. Em breve terá os 10 do top. A informação será actualizada semanalmente.

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... oSHc#gid=3

Se encontrarem gralhas ou tiverem sugestões avisem.

Bom excel, era isso que eu queria ter feito e ia/vou fazer. O problema agora com a adição dos ouros fundos são as datas não bater 100% certo. Quando falta um dia, colocava o dia com o memo preço do dia anterior (no fundo a que falta um dia). Normalmente são os templeton que têm mais dias.
(...)
P.S. Porque é que tens os gráficos com base nos fechos mesais se temos acesso ao histórico diário? Tb não é dificil alterar isso mas achei estranho! Se temos +info, é para colocar no gráfico ;-)

Já tinha pensado que se a "comunidade" deste tópico fizesse o excel/gDocs seria muito mais fácil que só o VG ou outro. Cada um fazia um bocadinho e isto ficava pronto num instante.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Opcard, rg7803 e 97 visitantes