Produtos alternativos aos depósitos a prazo
25 mensagens
|Página 1 de 1
eurovida renda mais 2015
no mail que me foi enviado refere que o capital é 100% garantido??
depois de ler o que os caldeireiros pensam, acerca do produto, fiquei um pouco confuso e sem vontade de aplicar os euros
depois de ler o que os caldeireiros pensam, acerca do produto, fiquei um pouco confuso e sem vontade de aplicar os euros

- Registado: 8/1/2010 2:08
Infelizmente a FIN é omissa nesse ponto :-(
A única informação a respeito da garantia do investimento foi dado pelo PFA à parte:
Supostamente isto assegura o pagamento do investidor no caso de default (mas devia aparecer na FIN, não era?). Isto é garantia suficiente do investimento?
A ser, como comparam o risco com um DP standard?
A única informação a respeito da garantia do investimento foi dado pelo PFA à parte:
Atendendo a que se trata de uma aplicação supervisionada pelo ISP o facto de estar classificado como de capital garantido na maturidade implica que a seguradora ressegure o montante equivalente numa outra entidade, e que mantenha esse montante bloqueado no seu património a titulo de capitais próprios.
Supostamente isto assegura o pagamento do investidor no caso de default (mas devia aparecer na FIN, não era?). Isto é garantia suficiente do investimento?
A ser, como comparam o risco com um DP standard?
- Registado: 21/5/2011 0:03
Também reparei na gralha relativa aos 5 anos no parágrafo respeitante à fiscalidade.
Tem de ser uma gralha porque produto é a 3 anos, não a 5. Além disso é dito que a retenção na fonte é feita ao valor normal (25%), portanto não há vantagem fiscal pelo prazo.
A questão é mesmo como é que garantem o capital no caso de default das obrigações subjacentes.
Tem de ser uma gralha porque produto é a 3 anos, não a 5. Além disso é dito que a retenção na fonte é feita ao valor normal (25%), portanto não há vantagem fiscal pelo prazo.
A questão é mesmo como é que garantem o capital no caso de default das obrigações subjacentes.
Re: Produtos alternativos aos depósitos a prazo
JonhyRico Escreveu:
Riscos: capital 100% garantido na maturidade
Boas, JonhyRico, eu só encontro cerca de 81% garantido...
Também há ali qualquer coisa no parágrafo
da fiscalidade, refere 5 anos, penso ser apenas uma gralha.
Tambem vasculhei no ISP, e no site da Eurovida, mas nada.
- Registado: 11/10/2008 18:13
RG, a Go Bulling tem um bom preçário para obrigações mas tem o senão de não ter plataforma electrónica para as negociar (nem para consultar, tanto quanto sei). As ordens só podem ser dadas à moda antiga, via telefone, mas nada de complicado.
Se as obrigações que procuras fores negociadas na Euronext podes usar o link da própria euronext para procurar:
https://bonds.nyx.com/en/trading/eu-tra ... -directory
E, finalmente, se realmente queres aprofundar o tema das obrigações tens dois tópicos que são verdadeiros cursos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=175
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=77300
Se as obrigações que procuras fores negociadas na Euronext podes usar o link da própria euronext para procurar:
https://bonds.nyx.com/en/trading/eu-tra ... -directory
E, finalmente, se realmente queres aprofundar o tema das obrigações tens dois tópicos que são verdadeiros cursos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=175
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=77300
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
rg7803 Escreveu:Existem gráficos da evolução dessa cotação, ou melhor percentual, consultáveis certo?
Aqui tens alguns...
http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds/Search
Como por exemplo, este.
- Anexos
-
- 4,8% Portugal, Republik 10(2020).png (21.71 KiB) Visualizado 4605 vezes
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
rg7803 Escreveu:Muito obrigado MAV8.
Diz-me só mais uma coisa: cada obrigação tem um ticker identificativo como as acções ou os futuros? Ex: BCP, EDP, etc. Existem gráficos da evolução dessa cotação, ou melhor percentual, consultáveis certo?
è uma coisa mais deste genero: PTOTEOOE0017, no entanto, no BIG onde tenho conta para além deste "código", vem descrito tipo:
Portugal (Dívida Soberana 4.35 10/16/17
YTM (yeld to maturity*) - 15,4%
Valor nominal - 0,01
Preço - 60,45%
Cupão - 4,350%
Maturidade - 2017-10
*ou algo pareceido!!!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Re: Duvidas (muitas)!
rg7803 Escreveu:Desculpem a ignorancia mas nunca procurei nada sobre este tema, nem nunca subscrevi nada deste género (obrigações):
-quem "vende" OTs (que julgo serem Obrig Tesouro), banca e corretores tipo Go-Bull?
-tem valores minimos de subscrição (10k, 25k...)?
-os custos de aquisição/manutenção/subscrição/resgate são elevados são elevados?
-as OTs pelo que entendo são denominadas em fç da data da maturidade, é isso? Tipo Set/2013 significa que o capital investido é devolvido ao investidor nessa data?
-as OTs são como um derivado financeiro qualquer e desde a emissão o valor vai variando todos os dias (tipo acção sobe, desce, etc)?
Obrigado desde já pela ajuda.
De forma muito simples.
As Obrigações são um crédito à entidade emissora.(ex: estado Português)
A entidade fica obrigada a pagar um cupão (taxa de juro) que será paga de acordo com o contratado (ao ano, semestre, trimestre ou mês, na matutidade (final do przo) recebes o ultimo cupão e o capital investido na totalidade.
No fundo estás a emprestar dinheiro a uma empresa ou estado com determinada taxa de juro.
Quanto à variação do valor, essa existe no mercado secundário.
Podes negociar as obrigações como qualquer outro bem, existindo um mercado para o fazeres com procura e oferta (mercado secundário), e o valor da obrigação em cada momento é definido pelo valor do último negócio tal como nas acções - esse valor é expresso em percentagem relativo ao valor nominal da obrigação (valor na emissão).
As condições de negociação dependem muito dos fornecedores do produto e do valor nominal das obrigações.
O risco da obrigação está diretamente relacionado com o risco do emitente entrar em incumprimento.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Sempre tive ideia que estes seguros de capitalização são seguríssimos. No caso a Eurovida é do grupo banco popular pelo que pude apurar. Eles é que garantem o capital. Penso que é como um banco, aplicas à tx. X e depois eles aplicam da diferentes e diversas formas (incluindo obrigações). Reconheço que o meu conhecimento destes produtos é limitadíssimo mas sempre tive a impressão que eram bastante seguros, lembro-me de ser novito e os meus pais aplicarem nisto e era quase como DP.
P.S. Eu ao dizer que estavam sobre a tutela do ISP e não da CMVM referia-me ao facto de não teres encontrado info na CMVM, talvez esteja no site do ISP!! Não me referia à segurança do mesmo, que como já disse desconheço em profundidade, só mesmo mais a "impressão" que tenho destes produtos.
P.S. Eu ao dizer que estavam sobre a tutela do ISP e não da CMVM referia-me ao facto de não teres encontrado info na CMVM, talvez esteja no site do ISP!! Não me referia à segurança do mesmo, que como já disse desconheço em profundidade, só mesmo mais a "impressão" que tenho destes produtos.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Sobre o eurovida não encontrei nada nem na cmvm (acho estranho). Mas a esse prazo, há muitas obrigações que posso comprar com muito melhores yields.
Pata penso que os seguros estão sob a tutela da ISP e não da CMVM. Não comparemos obrigações com seguros de capital garantido.
Dito isto o primeiro produto que se falou é francamente mau. Não só tem retorno inferior a OT's como risco maior (risco de emitente). Compreendo esses produtos quando para comprar as obrigações são precisos 50 mil euros de mínimo, não quando se pode comprar OT's a partir de 3 ou 5 mil euros...
Virtua, estão sob a tutela do ISP... e? isso muda exactamente o quê?? quanto muito piora. Nota que podes perfeitamente ter obrigações dentro de seguros. Ou seja, tens risco obrigação E risco companhia de seguros. O capital continua a ser garantido pelo emitente da obrigação, via companhia de seguros.
Nota, repara no comentário de cima. O capital é garantido, interessa é saber por quem. Se o emitente obrigacionista falhar, a companhia de seguros também te irá falhar. E se a companhia de seguros falhar mesmo que o emitente não falhe, tu estoiras na mesma a não ser que o emitente tenha segredado o património (e as regras dos seguros estão menos reguladas que as dos fundos, logo, atenção à companhia de seguros por detrás, convém que seja "gente" de confiança).
Duvidas (muitas)!
Desculpem a ignorancia mas nunca procurei nada sobre este tema, nem nunca subscrevi nada deste género (obrigações):
-quem "vende" OTs (que julgo serem Obrig Tesouro), banca e corretores tipo Go-Bull?
-os custos de aquisição/manutenção/subscrição/resgate são elevados são elevados?
-as OTs pelo que entendo são denominadas em fç da data da maturidade, é isso? Tipo Set/2013 significa que o capital investido é devolvido ao investidor nessa data?
-as OTs são como um derivado financeiro qualquer e desde a emissão o valor vai variando todos os dias (tipo acção sobe, desce, etc)?
“Buy high, sell higher...”.
Pata-Hari Escreveu:Sobre o eurovida não encontrei nada nem na cmvm (acho estranho). Mas a esse prazo, há muitas obrigações que posso comprar com muito melhores yields.
Pata penso que os seguros estão sob a tutela da ISP e não da CMVM. Não comparemos obrigações com seguros de capital garantido.
Dito isto o primeiro produto que se falou é francamente mau. Não só tem retorno inferior a OT's como risco maior (risco de emitente). Compreendo esses produtos quando para comprar as obrigações são precisos 50 mil euros de mínimo, não quando se pode comprar OT's a partir de 3 ou 5 mil euros...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
É verdade, há obrigações a 3 anos com muito melhores yields.
A questão é que, apesar do activo subjacente neste produto serem obrigações, o capital, aparentemente, está garantido.
A ser verdade, e é isso que gostaria que as pessoas mais experientes nestas coisas dessem a sua opinião, é um investimento atractivo: 6.7% TANB a 3 anos.
Envio em anexo o FIN que o PFA enviou. É provável que haja aqui alguma subtileza que me está a escapar...
Obrigado desde já pelos vossos comentários.
A questão é que, apesar do activo subjacente neste produto serem obrigações, o capital, aparentemente, está garantido.
A ser verdade, e é isso que gostaria que as pessoas mais experientes nestas coisas dessem a sua opinião, é um investimento atractivo: 6.7% TANB a 3 anos.
Envio em anexo o FIN que o PFA enviou. É provável que haja aqui alguma subtileza que me está a escapar...
Obrigado desde já pelos vossos comentários.
- Anexos
-
EUROVIDA RENDA MAIS 2015 NN.pdf
- (90.45 KiB) Transferido 257 Vezes
Exacto, concordo plenamente com a vossa análise relativamente ao CLN. Seria muito melhor comprar a obrigação de referência.
É em relação ao Eurovida que gostaria da vossa opinião. Na FIN é dito que produto investe em obrigações. A minha questão é se a Eurovida assume o risco de crédito em caso de default dos emitentes?
O PFA dizia o seguinte no mail:
A ser verdade, e com uma taxa de 5% liquida (de comissões e irs), é muito atractivo.
Já agora outro produto mencionado pelo PFA:
Sendo o capital garantido, estando a Euribor 3M nos 0.85% actualmente, e sendo expectável um aumento da mesma nos próximos anos (está em mínimos históricos), parece uma boa alternativa a um DP. Qual a vossa opinião?
É em relação ao Eurovida que gostaria da vossa opinião. Na FIN é dito que produto investe em obrigações. A minha questão é se a Eurovida assume o risco de crédito em caso de default dos emitentes?
O PFA dizia o seguinte no mail:
Atendendo a que se trata de uma aplicação supervisionada pelo ISP o facto de estar classificado como de capital garantido na maturidade implica que a seguradora ressegure o montante equivalente numa outra entidade, e que mantenha esse montante bloqueado no seu património a titulo de capitais próprios.
A ser verdade, e com uma taxa de 5% liquida (de comissões e irs), é muito atractivo.
Já agora outro produto mencionado pelo PFA:
Digital Euribor 3M Notes: Capital Garantido na Maturidade (3anos) numa aplicação que tem como activo subjacente a Euribor 3M.
· Ano 1 - Cupão no valor de 8% do Valor Nominal caso a Euribor 3M seja igual ou superior a 0.50% no período;
· Ano 2 - Cupão no valor de 8% do Valor Nominal caso a Euribor 3M seja igual ou superior a 0.75% no período;
· Ano 3 - Cupão no valor de 8% do Valor Nominal caso a Euribor 3M seja igual ou superior a 1% no período;
Sendo o capital garantido, estando a Euribor 3M nos 0.85% actualmente, e sendo expectável um aumento da mesma nos próximos anos (está em mínimos históricos), parece uma boa alternativa a um DP. Qual a vossa opinião?
Também recebi esse produto por parte do PFA do Best.
Fiquei um pouco surpreendido pela negativa com as condições que eles estão a tentar vender aos clientes.
No fundo querem que nós tenhamos o capital investido até 2014 sem garantia de capital e juros a uma taxa bruta de 7,5%, indexado ao risco do banco e da República Portuguesa.
A título de exemplo e tal como já foi referido acima, as OT que se vencem entre 2013 e 2015 estão com yields entre os 11% e os 15%, ou seja, uma taxa claramente superior e neste caso só estamos sujeito ao risco do Estado.
No final do dia o que o Best está a fazer é a pegar no dinheiro dos clientes e remunerar a 7,5% e depois investe em OT's a receber quase o dobro do retorno. Se o Estado Português falir, o risco é inteiramente dos clientes.
Este produto só poderia fazer sentido se o Best garantisse o capital em caso de evento de crédito. Neste caso, estaríamos a pagar um spread correspondente ao diferencial entre os 7,5% e a yield das OT's no mercado como forma de "seguro" ou CDS em caso de incumprimento.
No caso da Eurovida teríamos que ler com atenção a FIN mas parece uma alternativa interessante face aos DP's actualmente em vigor no mercado.
Fiquei um pouco surpreendido pela negativa com as condições que eles estão a tentar vender aos clientes.
No fundo querem que nós tenhamos o capital investido até 2014 sem garantia de capital e juros a uma taxa bruta de 7,5%, indexado ao risco do banco e da República Portuguesa.
A título de exemplo e tal como já foi referido acima, as OT que se vencem entre 2013 e 2015 estão com yields entre os 11% e os 15%, ou seja, uma taxa claramente superior e neste caso só estamos sujeito ao risco do Estado.
No final do dia o que o Best está a fazer é a pegar no dinheiro dos clientes e remunerar a 7,5% e depois investe em OT's a receber quase o dobro do retorno. Se o Estado Português falir, o risco é inteiramente dos clientes.
Este produto só poderia fazer sentido se o Best garantisse o capital em caso de evento de crédito. Neste caso, estaríamos a pagar um spread correspondente ao diferencial entre os 7,5% e a yield das OT's no mercado como forma de "seguro" ou CDS em caso de incumprimento.
No caso da Eurovida teríamos que ler com atenção a FIN mas parece uma alternativa interessante face aos DP's actualmente em vigor no mercado.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Bem, o primeiro é um sub-produto de uma Obrigação do tesouro de 2014. Não entendo o interesse de comprar uma obrigação em formato "paga-aqui-comissões-ao-banco-e-o-banco-ganha-a-parte-do-leão-mas-o-cliente-assume-o-risco"
Capital: não garantido, sujeito a um evento de crédito
Entidade de referência: República Portuguesa
Obrigação de Referência: PTOTEOOE0017
(aliás, se um banco me propusesse isso, nunca mais lá punha os pés porque teria medo que na vez seguinte em que efectivamente comprasse alguma coisa estar a ser enganado e nem me aperceber)
(aliás, se um banco me propusesse isso, nunca mais lá punha os pés porque teria medo que na vez seguinte em que efectivamente comprasse alguma coisa estar a ser enganado e nem me aperceber)
Para o CLN é verdade que o nível de risco é bem mais alto que um DP.
Mas o EuroVida Renda Mais 2015 parece ter um risco idêntico ao de um DP e com uma rentabilidade liquida de 5% ao ano durante 3 anos, o que é apelativo.
À primeira vista este EuroVida parece muito interessante. Qual a vossa opinião?
Mas o EuroVida Renda Mais 2015 parece ter um risco idêntico ao de um DP e com uma rentabilidade liquida de 5% ao ano durante 3 anos, o que é apelativo.
À primeira vista este EuroVida parece muito interessante. Qual a vossa opinião?
Não considero isto uma alternativa a depósitos a prazo.
A classe de risco não é a mesma.
Quanto muito uma alternativa a fundos ou obrigações, mas se é para nos metermos com dívida pública portuguesa, mais vale comprar OTs no mercado secundário do que ir para as Credit-Linked Notes, já que, pelo que li noutros tópicos, a definição de um evento de crédito é mais abrangente do que nas obrigações.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=79007&highlight=cln
A classe de risco não é a mesma.
Quanto muito uma alternativa a fundos ou obrigações, mas se é para nos metermos com dívida pública portuguesa, mais vale comprar OTs no mercado secundário do que ir para as Credit-Linked Notes, já que, pelo que li noutros tópicos, a definição de um evento de crédito é mais abrangente do que nas obrigações.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=79007&highlight=cln
Produtos alternativos aos depósitos a prazo
Queria a vossa leitura a estes produtos como alternativa aos depósitos a prazo:
Dual Step UP + CLN Portugal
Data fim de subscrição: 23 de Março de 2012
50% Capital
Data de maturidade: 15 de Abril de 2013
Prazo: 1 ano e 17 dias
Capital: 100% garantido
Cupão mensal (30/360):
1º Trimestre: 4,50% TANB – 29/03 a 15/07 (primeiro cupão longo)
2º Trimestre: 4,75% TANB – 15/07 a 15/10
3º Trimestre: 5,00% TANB – 15/10 a 15/01/2013
4º Trimestre: 5,75% TANB – 15/01/2013 a 15/04
TANB: 5%
50% Capital
Data de maturidade: 15 de Outubro de 2014
Prazo: 2 anos, 6 meses e 16 dias
TANB: 7,5% (cupão pago mensalmente na conta à ordem)
EUROVIDA Renda Mais 2015
Prazo de investimento: 3 anos
Valor de subscrição: mínimo de 1.000€ (e múltiplos de 1.000)
Taxa de rentabilidade: a rentabilidade anual do produto é de 5% líquidos (de comissões e impostos). No final do 1º ano há reembolso de 25% do capital.
Período de comercialização: até 30 de Março de 2012
O Eurovida Renda Mais 2015 “Não Normalizado” é um seguro ligado a fundos de investimento (Unit Linked) .
Rendibilidade: Para os clientes que mantenham o seu contrato até à maturidade, 3 anos após a data de subscrição, garante a uma rentabilidade (TIR - Taxa Interna de Rentabilidade), bruta para efeitos de IRS e líquida de comissões de 6,7%/ano. Mantendo-se o actual regime fiscal, corresponde a uma rentabilidade de 5%/ano líquidos de IRS e comissões.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
Valorização
Rentabilidade anual líquida de comissões (TIR): 6,7%.
Rentabilidade anual líquida de comissões e impostos (TIR): 5,0%
Condições para usufruir desta valorização
No final do primeiro ano a aplicação devolve 25% do capital investido e respectivos juros.
O capital e rendibilidade estão garantidos se o contrato for mantido até à sua maturidade (3 anos).
Comissões
Subscrição: 1,50% do prémio total (comissão já incluída no cálculo da rendibilidade líquida)
Gestão: 0,0625% sobre o valor total do fundo autónomo, cobrada mensalmente (0,75% ao ano - comissão já incluída no cálculo da rendibilidade líquida)
Resgate: 0% (No caso de a cotação à data do resgate ser superior a 50€, o diferencial será considerado como comissão de resgate).
O valor mínimo de investimento
1.000€
Prazo de comercialização
até 30 de Março de 2012
Dual Step UP + CLN Portugal
Data fim de subscrição: 23 de Março de 2012
50% Capital
Data de maturidade: 15 de Abril de 2013
Prazo: 1 ano e 17 dias
Capital: 100% garantido
Cupão mensal (30/360):
1º Trimestre: 4,50% TANB – 29/03 a 15/07 (primeiro cupão longo)
2º Trimestre: 4,75% TANB – 15/07 a 15/10
3º Trimestre: 5,00% TANB – 15/10 a 15/01/2013
4º Trimestre: 5,75% TANB – 15/01/2013 a 15/04
TANB: 5%
50% Capital
Data de maturidade: 15 de Outubro de 2014
Prazo: 2 anos, 6 meses e 16 dias
TANB: 7,5% (cupão pago mensalmente na conta à ordem)
EUROVIDA Renda Mais 2015
Prazo de investimento: 3 anos
Valor de subscrição: mínimo de 1.000€ (e múltiplos de 1.000)
Taxa de rentabilidade: a rentabilidade anual do produto é de 5% líquidos (de comissões e impostos). No final do 1º ano há reembolso de 25% do capital.
Período de comercialização: até 30 de Março de 2012
O Eurovida Renda Mais 2015 “Não Normalizado” é um seguro ligado a fundos de investimento (Unit Linked) .
Rendibilidade: Para os clientes que mantenham o seu contrato até à maturidade, 3 anos após a data de subscrição, garante a uma rentabilidade (TIR - Taxa Interna de Rentabilidade), bruta para efeitos de IRS e líquida de comissões de 6,7%/ano. Mantendo-se o actual regime fiscal, corresponde a uma rentabilidade de 5%/ano líquidos de IRS e comissões.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
Valorização
Rentabilidade anual líquida de comissões (TIR): 6,7%.
Rentabilidade anual líquida de comissões e impostos (TIR): 5,0%
Condições para usufruir desta valorização
No final do primeiro ano a aplicação devolve 25% do capital investido e respectivos juros.
O capital e rendibilidade estão garantidos se o contrato for mantido até à sua maturidade (3 anos).
Comissões
Subscrição: 1,50% do prémio total (comissão já incluída no cálculo da rendibilidade líquida)
Gestão: 0,0625% sobre o valor total do fundo autónomo, cobrada mensalmente (0,75% ao ano - comissão já incluída no cálculo da rendibilidade líquida)
Resgate: 0% (No caso de a cotação à data do resgate ser superior a 50€, o diferencial será considerado como comissão de resgate).
O valor mínimo de investimento
1.000€
Prazo de comercialização
até 30 de Março de 2012
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...
Google: O treino do Toy
Google: O treino do Toy
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, PAULOJOAO e 189 visitantes