Um Europeu que foi roubado
Ovelha_Chone Escreveu:Não há nenhum documento onde se possa comparar os resultados do país nos ultimos anos rubrica a rubrica?
Tipo a prestação de contas das empresas.
http://www.pordata.pt/azap_runtime/?n=25&ThemeId=5
Ver Contas do Estado.
Podes pesquisar as despesas da execução orçamental por funções, por classificação económica, etc...
AM,
O objectivo do programa da troika parece-me ser esse. Se o pior acontecer, o país estará mais bem preparado para enfrentar o choque.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
artista Escreveu:Pois, e é triste que isso aconteça mesmo quando já reduziram salários, congelaram carreiras, limitaram entradas na carreira (nos professores praticamente deixaram de existir)... afinal para onde vai o dinheiro que faz aumentar a despesa?!
Essa é a questão.
De acordo com o pordata, as despesas com a defesa foram as que mais subiram de 2009 para 2010, quer em valor absoluto quer relativo. Passaram de menos de 2 mil milhões para mais de 3 mil milhões. Sensivelmente o mesmo valor que nos vão roubar no 13.º mês.
Despesas com educação, saúde e segurança social também aumentaram. Concluindo, as despesas aumentaram em praticamente todas as rubricas.
Em relação aos funcionários públicos, e dada a vontade que demonstraram em antecipar a reforma (diminuição dos encargos com pessoal mas aumento dos encargos da segurança social), leva-me a pensar que todo esse processo foi bastante lesivo para o contribuinte do sector privado. Mas isto sou eu a especular...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
migluso Escreveu:A haver um default no futuro, que seja ao menos quando o saldo primário estiver positivo, doutro modo é certo uma falha no pagamento de salários.
Exacto Migluso. E mesmo com o orçamento equilibrado / excedentário, se o défice comercial continuar como hoje, ficaríamos com as calças na mão. São os dois problemas sérios que temos de resolver.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
artista Escreveu:migluso Escreveu:artista Escreveu:Eventualmente vocês estarão a falar na globalidade! Se é isso percebi o que querem dizer...
Sim.
As despesas correntes aumentaram todos os anos.
O saldo corrente primário é negativo há uma data de anos, ou seja, mesmo antes do pagamento de juros há desequilíbrio orçamental.
A haver um default no futuro, que seja ao menos quando o saldo primário estiver positivo, doutro modo é certo uma falha no pagamento de salários.
Pois, e é triste que isso aconteça mesmo quando já reduziram salários, congelaram carreiras, limitaram entradas na carreira (nos professores praticamente deixaram de existir)... afinal para onde vai o dinheiro que faz aumentar a despesa?!
Não há nenhum documento onde se possa comparar os resultados do país nos ultimos anos rubrica a rubrica?
Tipo a prestação de contas das empresas.
migluso Escreveu:artista Escreveu:Eventualmente vocês estarão a falar na globalidade! Se é isso percebi o que querem dizer...
Sim.
O saldo corrente primário é negativo há uma data de anos, ou seja, mesmo antes do pagamento de juros há desequilíbrio orçamental.
A haver um default no futuro, que seja ao menos quando o saldo primário estiver positivo, doutro modo é certo uma falha no pagamento de salários.
Pois, e é triste que isso aconteça mesmo quando já reduziram salários, congelaram carreiras, limitaram entradas na carreira (nos professores praticamente deixaram de existir)... afinal para onde vai o dinheiro que faz aumentar a despesa?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Eventualmente vocês estarão a falar na globalidade! Se é isso percebi o que querem dizer...
Sim.
Um dos critérios para entrar no euro era que a dívida pública fosse inferior a 2/3 do PIB... depois disto fiscalizaram-se os défices dos países mas os critérios para o cálculo destes excluíam uma série de despesas. Fez-se vista grossa às subidas das dívidas, deixou de se exigir que os países mantivessem dívidas inferiores aos 2/3 do PIB...
Obviamente que isto só poderia levar ao descontrole das dívidas de muitos países. Quem é que lucrou com isto? Parece-me que a Alemanha foi talvez o que mais lucrou...
Parece que estamos numa situação idêntica à banca, quam pediu crédito devia ter noção de que não tinha condições para pagar esses créditos, mas também não deixa de ser verdade que quem emprestou teve mais olhos que barriga e devia ter percebido que os credores não iriam conseguir pagar, pelo menos facilmente!
Obviamente que isto só poderia levar ao descontrole das dívidas de muitos países. Quem é que lucrou com isto? Parece-me que a Alemanha foi talvez o que mais lucrou...
Parece que estamos numa situação idêntica à banca, quam pediu crédito devia ter noção de que não tinha condições para pagar esses créditos, mas também não deixa de ser verdade que quem emprestou teve mais olhos que barriga e devia ter percebido que os credores não iriam conseguir pagar, pelo menos facilmente!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Quem trabalha em empresas fornecedoras de equipamentos caros sabe que a coisa funciona mais ou menos assim para quem quer crédito:
Por exemplo a Grécia comprou 6 submarinos com uma parte em crédito que corresponde por exemplo a 50% do preço acordado, mas na parte que pagou de recursos próprios já estava para aí 90% do valor real o resto é lucro especulativo...
O que as empresas fazem e sei por experiência é caso o cliente tenha problemas vai dilatando os prazos fazendo umas concessões, sempre tentando manter o cliente vivo mas na verdade o valor real já está do lado de cá.
Por exemplo a Grécia comprou 6 submarinos com uma parte em crédito que corresponde por exemplo a 50% do preço acordado, mas na parte que pagou de recursos próprios já estava para aí 90% do valor real o resto é lucro especulativo...
O que as empresas fazem e sei por experiência é caso o cliente tenha problemas vai dilatando os prazos fazendo umas concessões, sempre tentando manter o cliente vivo mas na verdade o valor real já está do lado de cá.
- Registado: 1/6/2011 13:24
migluso Escreveu:artista,
É uma questão de consultares o pordata. Num minuto ficas a conhecer a evolução das despesas (correntes e de capital).
Eu sei que a despesa tem crescido, mas isso não quer dizer que não tem havido cortes... quer dizer que os cortes não chegam porque corta-se am alguns sítios mas ela cresce noutros!!!
Eventualmente vocês estarão a falar na globalidade! Se é isso percebi o que querem dizer...
K. Escreveu:Não sei se a mensagem principal passou:
É do interesse do credor ajudar os devedores a pagar as dívidas. Se não o fizer vai acabar por perder tudo.
Não podia estar mais de acordo.
Principalmente quando o credor também não soube avaliar as possíveis consequências de andar 20 anos a contribuir para aniquilar completamente o sistema produtivo dos devedores, praticamente 'obrigando-os' a recorrer às importações.
Temos um quota parte da culpa, mas a maior é sem dúvida de uma falta de planeamento económico e político da UE.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Ovelha_Chone Escreveu:Não há ninguém que consiga parar estes contadores?
Era bem bom que os contadores da primeira linha continuassem a funcionar. Os da última linha realmente deviam ser tratados à martelada.
Oops, acabei de lembrar que tratar esses últimos contadores à martelada é o que tem feito os ministros das Finanças... Não funciona, no final o chato do alemão sempre descobre.

- Registado: 29/11/2007 9:30
Elias Escreveu:migluso Escreveu:Políticas restritivas desde 2001? Não brinques. Mostra-me onde está a redução da despesa.
Exacto. Isso era o que dizia ontem o César das Neves no Prós & Contras: ainda não tivemos austeridade. O que temos tido desde há 10 anos é impostos e mais impostos. Não houve redução da despesa.
De facto, ontem o César das Neves no meio de toda a sua argumentação e discussão excitada com o João Ferreira focou um dos pontos centrais do nosso problema estrutural, o corte da despesa NUNCA foi concretizado por nenhum governo.
Nunca foi uma opção utilizada e não existem factos históricos sobre resultados da sua pratica porque nunca foi testada entre nós.
O João Ferreira do Amaral e o Ricardo Paes Mamede criticaram e são contra as politicas de austeridade e seus efeitos, mas nunca foram capazes de explicar como resolvem a questão de outra forma e se o investimento for a opção, não dizem como fazem sem dinheiro.
É óbvio que a responsabilidade é dos políticos e dos tecnocratas.
Não é o povo que tem obrigação de saber as mudanças ao nível da política económica que implicava a entrada no euro. Essa responsabilidade é das elites.
O povo tem responsabilidade quando não exige verdade e transparência a quem o governa.
K.,
Envolver os credores é precisamente o que a Alemanha está a tentar fazer. Os credores são os bancos, fundos de pensões e todos os que investiram na dívida desses países. Não são os contribuintes alemães, holandeses ou finlandeses. Responsabilizar os credores é absolutamente indispensável para a saúde de uma economia de mercado.
Quanto às possíveis soluções, já as postei num outro tópico onde também intervieste. Passa por uma panóplia de medidas, desde alterações institucionais, passando por uma maior união fiscal e, a mais importante para a resolução da crise actual - uma mudança temporária nas regras do BCE. Isto não invalida que os investidores privados sejam igualmente responsabilizados. EDIT - E também não invalida, pelo contrário reforça, a necessidade de austeridade nos próximos anos.
artista,
É uma questão de consultares o pordata. Num minuto ficas a conhecer a evolução das despesas (correntes e de capital).
Não é o povo que tem obrigação de saber as mudanças ao nível da política económica que implicava a entrada no euro. Essa responsabilidade é das elites.
O povo tem responsabilidade quando não exige verdade e transparência a quem o governa.
K.,
Envolver os credores é precisamente o que a Alemanha está a tentar fazer. Os credores são os bancos, fundos de pensões e todos os que investiram na dívida desses países. Não são os contribuintes alemães, holandeses ou finlandeses. Responsabilizar os credores é absolutamente indispensável para a saúde de uma economia de mercado.
Quanto às possíveis soluções, já as postei num outro tópico onde também intervieste. Passa por uma panóplia de medidas, desde alterações institucionais, passando por uma maior união fiscal e, a mais importante para a resolução da crise actual - uma mudança temporária nas regras do BCE. Isto não invalida que os investidores privados sejam igualmente responsabilizados. EDIT - E também não invalida, pelo contrário reforça, a necessidade de austeridade nos próximos anos.
artista,
artista Escreveu:Pois, acho que o comentário do K. faz sentido, a maioria está a focar-se em saber quem tem a culpa, o K. está a tentar discutir como resolver o problema...
Muito se fala em redução de despesa, que supostamente não houve ainda. Mas o que é que vocês entendem por redução de despesa? É que eu vejo muita coisa onde já há alguns anos se tem cortado, visivelmente não chegou, mas...
Pegando no seguinte site (acabei de persquisar a ver se conseguia ver números de receita e despesa do estado): http://www.por7ugal.net/estado
Gostava até de ter acesso a mais números, mas não me apeteceu neste momento ver as 350 paginas do orºamento de estado de 2011

A minha ideia geral é a seguinte:
- As receitas do estado têm de ser dirigidas e orçamentadas de maneira a não gastar mais do que um tusto, doa a quem doer. Ao pagarmos os impostos, a segurança social, etc, etc, temos que saber que, por exemplo 15% do IVA vai para a saúde e é apenas e só esse dinheiro que será dirigido para a saúde.
- Como exemplo, e indo buscar o exemplo da saúde que será mais do que suficiente controverso para explicar o meu "radicalismo", se um determinado tratamento provoca um desvio orçamental (mesmo que seja de vida ou morte) o estado não tem nada que gastar o seu orçamento nesse tratamento! O mesmo se aplica a todos os outros dossiers do estado.
Transportes? Estado? Despachar
Subsidios? Fechar
Fiscalizar, aumentar multas e prisão efectiva a quem gosta de economias paralelas.
Muito disto já existe nas medidas da troika (medidas estas que eram necessárias à muito e que os politicos só quando obrigados externamente é que os fazem pois podema pontar para fora e não para eles mesmos)
E principalmete uma reforma politica...
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Re: Xissa !
artista Escreveu:bboniek00 Escreveu: Eu, que tenho laivos de um ser para-Kafkiano...
Eu bem me parecia que tinhas ai algum problema!![]()
...ee este maldito Cinismo... eu sei...

- Registado: 22/4/2003 23:12
É do interesse do credor ajudar os devedores a pagar as dívidas. Se não o fizer vai acabar por perder tudo.
K, concordo com o que dizes mas acho que é uma visão muito incompleta, o problema dos credores é um equílibrio sobre o que dizes e não tornar o incumprimento suficientemente "interessante" para outros países.
Diria então que:
Mas também é do interesse do credor que esta situação seja uma ultima, deseperada opção para o credor (e potenciais credores) pois caso contrário outros também quererão cair na mesma situação. Se não o fizer vai acabar por perder tudo e ainda mais.
http://marketapprentice.wordpress.com
Re: Xissa !
bboniek00 Escreveu: Eu, que tenho laivos de um ser para-Kafkiano...
Eu bem me parecia que tinhas ai algum problema!

Xissa !
Nao podendo ignorar o lado filosoofico, quic,a alegoorico, do post inicial de K. assomou aa minha mente o primeiro paraagrafo de "A Metamorfose":
"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de insecto."
Eu, que tenho laivos de um ser para-Kafkiano aa mistura com o Cinismo que advem da falta de Confianc,a no Ser-Humano (hoje diz-se Ter-Humano), lembrei-me que um dia podemos acordar transformados em minhocas, larvas que vao largando a sua baba ou ranho, pegajoso.
Que medo !
"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de insecto."
Eu, que tenho laivos de um ser para-Kafkiano aa mistura com o Cinismo que advem da falta de Confianc,a no Ser-Humano (hoje diz-se Ter-Humano), lembrei-me que um dia podemos acordar transformados em minhocas, larvas que vao largando a sua baba ou ranho, pegajoso.
Que medo !

- Registado: 22/4/2003 23:12
Pois, acho que o comentário do K. faz sentido, a maioria está a focar-se em saber quem tem a culpa, o K. está a tentar discutir como resolver o problema...
Muito se fala em redução de despesa, que supostamente não houve ainda. Mas o que é que vocês entendem por redução de despesa? É que eu vejo muita coisa onde já há alguns anos se tem cortado, visivelmente não chegou, mas...
Camisa Roxa Escreveu:os portugueses são os culpados! somos os culpados porque fomos nós que escolhemos ter um Estado gordo e gastador; os partidos no governo mais não são que o espelho das preferências dos portugueses
E mainada

K. Escreveu:E qual a solução que encontram para o problema?
Se acham que os políticos são fracos, sugiro que se envolvam na política, e apresentem soluções ao nível da área de alcance de cada um, pois o preço a pagar por quem não se envolve na política é ser governado pelos seus inferiores.
Não são os políticos que são fracos.
Quando temos um país em que o povo elege políticos sob o mote "rouba mas faz", acho que está tudo dito

- Registado: 5/11/2002 12:21
E qual a solução que encontram para o problema?
Se acham que os políticos são fracos, sugiro que se envolvam na política, e apresentem soluções ao nível da área de alcance de cada um, pois o preço a pagar por quem não se envolve na política é ser governado pelos seus inferiores.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Re: Um Europeu que foi roubado
Caro K,
Pelo seu post estou certo que no final do mês se o seu patrão não lhe pagar ordenado, voçê como credor está disposto a perdoar, pois ele precisava urgentemente de um bmw novo.
Pelo seu post estou certo que no final do mês se o seu patrão não lhe pagar ordenado, voçê como credor está disposto a perdoar, pois ele precisava urgentemente de um bmw novo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, Google [Bot] e 137 visitantes