Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vendam tudo e voltem para Novembro...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Nunca mais me esqueci deste tópico!

por mancargon » 20/7/2010 11:29

É pá acho que podes mesmo afirmar que tinhas razão!!!!!!
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

por artista_ » 1/11/2009 6:26

jromeira Escreveu:
MACACOS Escreveu:final o colega jromeira , tinha razão,peço desculpa por não dar credibilidade a tua analise.

Olá,

Agradeço a consideração reconhecendo que a minha análise, para alguns participantes deste fórum, é paupérrima se a compararmos com outras, e muito importante, com outras relacionadas pura e simplesmente com AT.

Uma análise que apresenta poucos fundamentos e tem um determinismo tão marcado obviamente não é boa... pode acertar? pode, da mesma forma que eu posso acertar no resultado do jogo do Sporting amanhã...

Não deixa de ser significativo que para muitos o facto de uma análise falhar ou acertar seja aquilo que determina se ela é boa ou má... quem não consegue ver que assim não pode ser provavelmente tem ainda muito que "caminhar" no mundo da bolsa!

É um bocado como alguém que para prever o resultado do Benfica-V.Setúbal da época 2009/2010, faz uma série de análise ao histórico dos resultados, faz alguns cálculos de probabilidades e chega à conclusão que o resultado mais provável é o Benfica ganhar 2-1 ou 3-1. Entretanto outra pessoa qualquer, passa-lhe uma coisa pela cabeça e diz "eu acho que vai ser 8-1, não me perguntem porquê mas acho que sim"! Por este segundo acertar a análise dele é mais válida?! claro que não...

Obviamente este exemplo nem tem muito a ver com este caso específico, por um lado o Jromeira acabou por apresentar alguns fundamentos para a sua "teoria", por outro também ainda não acertou nada, apenas acertou num movimento de correcção de curto prazo... nada nos diz que os mercados vão corrigir até daqui a um ano, nem que vão inverter nessa altura!

jromeira Escreveu:Continuo a acreditar, pela explicação que dei anteriormente, num valor próximo dos 883 pontos para o S&P, no médio prazo, e para os crentes, Deus queira que fiquemos por lá.

Há aqui uma coisa que me intriga, se achas que os 883 pontos são o fundo desta queda (ou que podem ser) talvez não faça muito sentido dizer para "voltar em Novembro de 2010", será que num ano o mercado vai demorar a corrigir só cerca de 15% para inverter nessa altura?! Parece-me pouco provável... penso que o "voltar em Novembro de 2010" obrigará a quedas bem mais significativas!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jromeira » 1/11/2009 2:17

mcarvalho Escreveu:
jromeira Escreveu:Esc.
Como é que se apaga um post?

não percebo muito disto mas penso que se fores a editar podes apagar quasi tudo

mcarvalho

Olá,
Já tentei isso mas não deixa. Obriga-me sempre a escrever algo :-(

Obrigado de qq forma.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por mcarvalho » 31/10/2009 15:57

jromeira Escreveu:Esc.

não percebo muito disto mas penso que se fores a editar podes apagar quasi tudo

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

in bpionline

por mcarvalho » 31/10/2009 15:54

Bolsa com pior mês desde Fevereiro

30/10/2009

O índice português recuou 1,58% em Outubro, registando a queda mensal mais acentuada desde Fevereiro, o mês em que terminou o ciclo de fortes quedas nos mercados accionistas mundiais. No acumulado do ano, o PSI-20 conserva ainda uma valorização de 31,54%.

No mês que hoje termina, o principal índice da praça portuguesa registou uma queda de 1,58%, desempenho determinado pela descida de quase 2% verificada na sessão de hoje. Outubro foi um mês com duas partes distintas, com um arranque marcado pelos ganhos, impulsionados pelo optimismo quanto à rápida recuperação da economia e um final em que os resultados empresariais decepcionantes ditaram fortes quedas nas acções.

Desde o final de Setembro até 19 de Outubro o PSI-20 apreciou 4,8% e desde então cedeu 6,1%. Nos 10 meses de 2009 apenas em três o saldo da bolsa foi negativo. Em Fevereiro o índice português recuou 6,75% e em Junho perdeu 1,56%.

Junho foi um mês de correcção no ciclo de fortes ganhos nos mercados accionistas, que desde Março até meados de Outubro subiram cerca de 50%, recuperando assim parte das fortes quedas registadas com a crise financeira.

O Outubro negativo surge depois de três meses de fortes ganhos (19,1%) na bolsa de Lisboa, tal como a queda de Junho se seguiu a três meses de subidas acentuadas (20,3%). A dúvida está agora em saber se, tal como Junho, Outubro ficará marcado por uma correcção a um “rally” nas bolsas, ou se marca o início de uma tendência de baixa nas acções.

A evolução dos resultados do terceiro trimestre e dos indicadores económicos serão os factores decisivos para definir a tendência dos mercados. As últimas notícias sobre esta matéria têm providenciado sentimentos mistos e por isso insuficientes para se confirmar que a economia mundial está em rápida recuperação da crise mais grave desde a Grande Depressão.

As principais economias já dão sinais de crescimento – o PIB dos EUA cresceu 3,5% no terceiro trimestre – mas continuam muito dependentes dos estímulos governamentais e por outro lado o desemprego permanece em alta e os gastos dos consumidores fracos.

Ao nível dos resultados das empresas, a maioria está a sair acima das expectativas dos analistas, mas não o suficiente para animar as acções, numa altura em que os investidores estão mais exigentes, uma vez que os mercados transaccionam já aos níveis em que se encontravam na altura da falência do Lehman Brothers, em Setembro do ano passado.

Só quatro acções em alta

Entre as 20 acções do PSI-20 apenas quatro terminaram o mês de Outubro com um saldo positivo. A Portugal Telecom liderou os ganhos, com uma subida de 7,6%, beneficiando com as muitas recomendações de compra emitidas por casas de investimento.

A Mota-Engil apreciou 6,24% e o BES avançou 3,48%, devido aos resultados positivos que apresentou no terceiro trimestre. Um efeito que também contagiou a Jerónimo Martins, que avançou 1,09% no mês de Outubro.

Pela negativa, a EDP Renováveis protagonizou a maior descida, com uma queda de 9,78%, também originada pelos resultados apresentados, que apesar de terem saída acima das expectativas, não agradaram aos investidores.

Altri, Sonae SGPS, Cimpor, Zon e Portucel foram as outras acções que fecharam Outubro a cair mais de 5%.

Apesar da queda em Outubro, o PSI-20 conserva um ganho de 31,54% em 2009, um dos melhores desempenhos entre as principais praças europeias.

Registado: 17/2/2004 1:38

por jromeira » 31/10/2009 12:20

Esc.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

por jromeira » 31/10/2009 12:17

MACACOS Escreveu:final o colega jromeira , tinha razão,peço desculpa por não dar credibilidade a tua analise.

Olá,

Agradeço a consideração reconhecendo que a minha análise, para alguns participantes deste fórum, é paupérrima se a compararmos com outras, e muito importante, com outras relacionadas pura e simplesmente com AT.
Eu como dou muita importância às ciências sociais, sobretudo à Psicologia, donde deriva a minha formação de base, não me baseio única e simplesmente numa disciplina/ciência. Acredito numa abordagem/realidade multidisciplinar.
Devo confessar que já esperava por uma queda forte há algumas semanas atrás.
Tenho acompanhado várias análises, leio apaixonadamente as do creepy, às quais reconheço de uma "ciênciabilidade" técnica enorme, recolho outras opiniões e dados que vão surgindo no mercado, junto-lhes uma boa dose de medo, sim pq nós somos humanos, e o que alguns tópicos deste forum reflectem, não é mais do que uma amostra do que se passa no mundo,
misturo tudo e tiro as minhas conclusões. Como todos umas vezes acerta-se, outras nem por isso.
Continuo a acreditar, pela explicação que dei anteriormente, num valor próximo dos 883 pontos para o S&P, no médio prazo, e para os crentes, Deus queira que fiquemos por lá.

BN,

João
Editado pela última vez por jromeira em 31/10/2009 12:21, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 29/10/2009 11:28

jromeira Escreveu:Olá Marco,

Permite-me discordar. Muitas vezes, ainda o mercado não abriu, e as posições, entendamos o abrir dos guardas-chuva, estão tomadas, isto é, o mercado caiu bastante, por um qualquer motivo (notícia), e a explicação que é dada é que o mercado já descontou essa notícia daí a queda.

O que significa quando se diz que o mercado desconta as notícias é que a informação difundida, quer dizer que a informação difundida já está incorporada na cotação.

O mercado move-se em função de expectativas e não em função de notícias passadas. Acho que não vale a pena dares muitas voltas em torno disto.

Se abordares os mercados com outra mentalidade estás simplesmente a abordar o mercado com a mentalidade errada. Os mercados olham para a frente, não para trás...

Imagina que sabes que estão a oferecer BMW's ilimitados numa praia perto de ti. Só tu sabes essa informação. Essa informação tem valor. Com jeitinho vais lá buscar alguns e vendes até se saber que afinal os BMW's estão a ser dados!

Agora imagina que passa na TV essa informação. Praticamente automaticamente deixas de poder vender virtualmente qualquer BMW. O "mercado" já sabe que eles estão a ser dados e ninguém to vai comprar quando o pode obter de borla.

Agora transforma o BMW em informação e entenderás a questão. É isto que quer dizer "o mercado desconta as notícias"...

Naturalmente nos mercados a informação não se difunde de forma homogenea nem perfeita mas, nos mercados como um todo (a tal massa de investidores) é algo muito próximo disto. Quanto mais clara e mais óbvia a informação, menos valor ainda ela tem e de forma mais imediata e automática ela é descontada (por exemplo, é o que acontece com dividendos).

Isto não tem nada que ver com mercados manipulados mas com a própria natureza dos mercados financeiros!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MNFV » 29/10/2009 10:49

Como assim? quem poderá dizer agora que só em Novembro de 2010 é que as stocks recuperarão?

Registado: 28/12/2007 17:02

por jromeira » 29/10/2009 10:37

MarcoAntonio Escreveu:
jromeira Escreveu:
kuby Escreveu:
Realmente és do tipo "Incoerente". Então se o mercado somos todos nós (claro está uns com mais peso do que os outros) a vontade própria do mercado é a vontade de todos os que o constituem. Assim sendo a maior parte das noticias já são antecipadas pelo mercado (por nós).

O que afirmas é o mesmo que dizer que os mercados estão manipulados, se acreditas nisso então OK.

Tenho dificuldade em entender a tua linha de raciocínio (sou levado a pensar que não entendeste - ou não quiseste entender - o que kuby respondeu). Podes explicar a lógica desta assumpção?

Tu disseste que os mercados não eram uma entidade com vontade própria, que eramos todos nós.

Somos nós (constituintes do mercado) que antecipamos e descontamos as notícias, logo o mercado como um todo.

Qual é a parte aqui que suscita dúvida?

Falar "do mercado" é falar desta massa de investidores que tu sabes que constitui o mercado. Onde é que exactamente isto sustenta que o mercado é manipulado?

Imagina o mercado como uma massa de individuos no meio da estrada. Começa a chover (uma notícia) e essa massa reage abrindo o guarda-chuva. Por certo que entendes perfeitamente que eu aqui não quis dizer que a massa de individuos abriu um guarda-chuva gigante mas que os individuos (individualmente e de forma relativamente coesa) abriram cada um o seu guarda-chuva.

Lá porque abriram "todos" (e tal como no mercado, todos não significa necessaria e estritamente todos) o guarda-chuva, não quer dizer que haja "uma mãozinha por detrás" a fazê-los abrir o guarda-chuva como se fossem joguetes.

Acho que não entender isto é não entender o mercado e também não entender que quando se diz "o mercado faz isto ou aquilo" é não entender que se trata apenas uma imagem para referir o mercado como um todo, a massa de investidores.

Olá Marco,

Permite-me discordar. Muitas vezes, ainda o mercado não abriu, e as posições, entendamos o abrir dos guardas-chuva, estão tomadas, isto é, o mercado caiu bastante, por um qualquer motivo (notícia), e a explicação que é dada é que o mercado já descontou essa notícia daí a queda. Ora, isto só poderia acontecer por um de dois motivos, ou alguém abriu o guarda-chuva e muitos outros estariam ligados a ele mecanicamente e abririam numa contiguidade temporal ou efectivamente existiriam 2 ou 3 guardas-chuva que devido à sua dimensão conseguissem provocar a queda.

abraço,
João

Vendam tudo em....

por agany » 29/10/2009 9:24

Muito oportuna o sentido literal desta frase :!:

Registado: 29/11/2007 1:44

por MACACOS » 29/10/2009 0:00

final o colega jromeira , tinha razão,peço desculpa por não dar credibilidade a tua analise.

Registado: 29/11/2007 10:02

Re: Vendam tudo e voltem para Novembro...

por MarcoAntonio » 28/10/2009 21:22

Semitela Escreveu:Se há euforia ou não - talvez estejas a comparar com periodos passados como no fim do Bull em 2007 ou em 2000 - Obviamente que não é comparavel - Mas se tiveres em conta a valorização que todos os mercados tiveram em tão pouco tempo (...)

Uma valorização forte só por si não constitui uma euforia. É apenas uma valorização forte...

Os volumes têm vindo a atenuar, o momentum tem vindo a esbater-se, a maior parte dos investidores de ocasião ainda estão algo afastados dos mercados, os média não se têm comportado de forma típica a uma euforia, os indicadores de sentimento de mercado encontram-se praticamente todos em uníssono fora de zonas de extremos/euforias, os próprios investidores têm-se mostrado voláteis e sensíveis (rapidamente mudando de opinião). Tudo aponta para uma não euforia!

Falando é claro do mercado como um todo. Eufóricos à sempre, até no meio das quedas há sempre alguém que fica eufórico com uma correcção em alta de uma sessão!...

Semitela Escreveu:... e pelos comentarios que aqui se vê são de pessoas com pouco tempo de bolsa - sente-se o avontade de um Bull market que ainda não se concretizou .

Não podes pegar na reacção de uma minoria e querer tirar conclusões para o mercado como um todo.

Também creio que estás a desvalorizar significativamente o facto de algumas das reacções se deverem antes ao formato da mensagem.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Semitela » 28/10/2009 21:08

MarcoAntonio Escreveu:
Semitela Escreveu:Ainda assim ao invês de criticarem o autor do topico certas pessoas deviam era fazer uma seria analise do porquê de ele se ter exposto desta forma se não tivesse feito o seu trabalho de casa . :P

Esta frase é algo ambígua. Estás a assumir que o jromeira fez o trabalho de casa? Já agora, o que entendes ao certo por trabalho de casa?

Semitela Escreveu:Nem todos são genios , nem se acerta sempre mas uma coisa que tenho visto com frequência nos ultimos anos é que quando alguem partilha uma opinião que vai em muito contra a da maioria - essa pessoa não recebe o min de credito .

Existem essencialmente dois tipos de reacção negativa, motivada por aspectos bem distintos: uma porque não gostam da mensagem; outra porque não gostam do formato da mensagem.

Tu não fazes qualquer distinção entra as duas. O que fazes aqui é antes uma generalização enorme.

Semitela Escreveu:Mas ainda bem que isto acontece pois é sempre bom saber o estado da euforia e loucura que vai na cabeça dos pseudo - investidores para saber em que ponto estamos do ciclo :P

Já abordei a questão várias vezes: falar em euforia neste momento parece-me completamente inadequado. Quase todos os sinais (virtualmente todos) vão no sentido de mostrar que não nos encontramos num momento de euforia.

Talvez a razão porque és levado a pensar que sim esteja na generalização que referi atrás...

Fez a sua analise e conclui que devia saír do mercado .

Quando me refiro ás criticas , falo de muitos que não querem sequer imaginar tal cenario pois vai contra aquilo que eles pensam e contra as posições pessoais que detêm .Claro que os que querem saber mais , esses estão á interagir de forma correcta .

Se há euforia ou não - talvez estejas a comparar com periodos passados como no fim do Bull em 2007 ou em 2000 - Obviamente que não é comparavel - Mas se tiveres em conta a valorização que todos os mercados tiveram em tão pouco tempo e pelos comentarios que aqui se vê são de pessoas com pouco tempo de bolsa - sente-se o avontade de um Bull market que ainda não se concretizou .

Cumprimentos

Registado: 19/10/2006 9:36

por MNFV » 28/10/2009 21:01

jromeira, se seguiste o meu conselho quero o meu quinhão dos lucros :P

carf2007 Escreveu:
mnfv Escreveu:jromeira, vende tudo e entra curto alavancado.

Se vens para aqui com tantas certezas estarás à vontade para o fazer!

Boa sorte e vai encomendando o Ferrari

Este sim foi um bom conselho !!
:lol:

Registado: 28/12/2007 17:02

por MarcoAntonio » 28/10/2009 20:58

jromeira Escreveu:
kuby Escreveu:
Realmente és do tipo "Incoerente". Então se o mercado somos todos nós (claro está uns com mais peso do que os outros) a vontade própria do mercado é a vontade de todos os que o constituem. Assim sendo a maior parte das noticias já são antecipadas pelo mercado (por nós).

O que afirmas é o mesmo que dizer que os mercados estão manipulados, se acreditas nisso então OK.

Tenho dificuldade em entender a tua linha de raciocínio (sou levado a pensar que não entendeste - ou não quiseste entender - o que kuby respondeu). Podes explicar a lógica desta assumpção?

Tu disseste que os mercados não eram uma entidade com vontade própria, que eramos todos nós.

Somos nós (constituintes do mercado) que antecipamos e descontamos as notícias, logo o mercado como um todo.

Qual é a parte aqui que suscita dúvida?

Falar "do mercado" é falar desta massa de investidores que tu sabes que constitui o mercado. Onde é que exactamente isto sustenta que o mercado é manipulado?

Imagina o mercado como uma massa de individuos no meio da estrada. Começa a chover (uma notícia) e essa massa reage abrindo o guarda-chuva. Por certo que entendes perfeitamente que eu aqui não quis dizer que a massa de individuos abriu um guarda-chuva gigante mas que os individuos (individualmente e de forma relativamente coesa) abriram cada um o seu guarda-chuva.

Lá porque abriram "todos" (e tal como no mercado, todos não significa necessaria e estritamente todos) o guarda-chuva, não quer dizer que haja "uma mãozinha por detrás" a fazê-los abrir o guarda-chuva como se fossem joguetes.

Acho que não entender isto é não entender o mercado e também não entender que quando se diz "o mercado faz isto ou aquilo" é não entender que se trata apenas uma imagem para referir o mercado como um todo, a massa de investidores.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 28/10/2009 20:48

Semitela Escreveu:Ainda assim ao invês de criticarem o autor do topico certas pessoas deviam era fazer uma seria analise do porquê de ele se ter exposto desta forma se não tivesse feito o seu trabalho de casa . :P

Esta frase é algo ambígua. Estás a assumir que o jromeira fez o trabalho de casa? Já agora, o que entendes ao certo por trabalho de casa?

Semitela Escreveu:Nem todos são genios , nem se acerta sempre mas uma coisa que tenho visto com frequência nos ultimos anos é que quando alguem partilha uma opinião que vai em muito contra a da maioria - essa pessoa não recebe o min de credito .

Existem essencialmente dois tipos de reacção negativa, motivada por aspectos bem distintos: uma porque não gostam da mensagem; outra porque não gostam do formato da mensagem.

Tu não fazes qualquer distinção entra as duas. O que fazes aqui é antes uma generalização enorme.

Semitela Escreveu:Mas ainda bem que isto acontece pois é sempre bom saber o estado da euforia e loucura que vai na cabeça dos pseudo - investidores para saber em que ponto estamos do ciclo :P

Já abordei a questão várias vezes: falar em euforia neste momento parece-me completamente inadequado. Quase todos os sinais (virtualmente todos) vão no sentido de mostrar que não nos encontramos num momento de euforia.

Talvez a razão porque és levado a pensar que sim esteja na generalização que referi atrás...
Imagem

Administrador Fórum

por Semitela » 28/10/2009 20:32

carf2007 Escreveu:

Pois mas parece que nem todos sabem estar dos dois lados da mesma forma :|

Ainda assim ao invês de criticarem o autor do topico certas pessoas deviam era fazer uma seria analise do porquê de ele se ter exposto desta forma se não tivesse feito o seu trabalho de casa . :P

Nem todos são genios , nem se acerta sempre mas uma coisa que tenho visto com frequência nos ultimos anos é que quando alguem partilha uma opinião que vai em muito contra a da maioria - essa pessoa não recebe o min de credito .

Mas ainda bem que isto acontece pois é sempre bom saber o estado da euforia e loucura que vai na cabeça dos pseudo - investidores para saber em que ponto estamos do ciclo :P

Cumprimentos

Registado: 19/10/2006 9:36

por carf2007 » 28/10/2009 19:54

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por jromeira » 28/10/2009 17:57

kuby Escreveu:

kuby Escreveu:Quanto à tua estimativa é lanço outra:
maximo-(maximo-minimo)/2,58 ou 1,62 ou outras pois tens várias linhas de Fibo para escolheres.

Bem falando sério porqûê consideres que o mercado vai corrigir 50% e não 33% ou 25% ou outra qualquer coisa?

Porque considero que estamos em modo BEAR e utilizo a velhinha regra dos 50%. Isto não faria sentido se não acreditasse que a economia vai recuperar em 2011 e que os mercados vão começar a antecipar o fulgor da economia em finais de 2010.

Abraço e BN

por kuby » 28/10/2009 10:42

jromeira Escreveu:
kuby Escreveu:Realmente com esta mensagem só denota o objectivo da mensagem inicial - tornar-se num visionista com alguns seguidores incautos.

Utilizar a sabedoria popular para justificar uma posição, além de arriscado (muito) é pouco eduacacional. Definir um horizonte temporal concreto para uma correcção com base na sabedoria popular é nada mais nada menos que um comentário "populista".

A correcção actual é saudável e por agora não passa disso. Como tantos e tantos já apregoaram ou vão apregoar, qualquer movimento de correcção (seja em que sentido foi) é sempre indicador de plausibilidade desse movimento.

Se as noticias são más (para quem ainda as julga não descontadas pelo mercado) os movimentos correctivos não os acompanham em magnitude.

Cumps

Kuby

Nota: vou gostar de ver se puxa o topico caso o movimento não passe, como para já indica, de uma mera correcção.

Acho um piadão a essa, muitas vezes apregoada, do: "se não já descontado pelo mercado", até parece que o mercado tem vontade própria e é uma figura jurídica ou algo do género! O mercado somos nós e nós, com as nossas crenças e receios, é que fazemoa os mercados subirem e descer.

Até digo mais aponto um target nos 870 pontos para o fim deste movimento.

Depois... logo se verá

Bn

Quanto à tua estimativa é lanço outra:
maximo-(maximo-minimo)/2,58 ou 1,62 ou outras pois tens várias linhas de Fibo para escolheres.

Bem falando sério porqûê consideres que o mercado vai corrigir 50% e não 33% ou 25% ou outra qualquer coisa?

Agora utilizando dados concretos ou figuras considero que por agora o actual movimento ainda não está posto em causa. Vai um grafico colorido do SPX para mostrar o raciocinio base.

Cumps

Kuby
Anexos
SPX 27102009.JPG
SPX 27102009.JPG (58.79 KiB) Visualizado 7179 vezes

Registado: 29/11/2007 9:35

por jromeira » 28/10/2009 10:07

Ulisses Pereira Escreveu:jromeira, 870 pontos porquê? Os números e previsões no Caldeirão t~em que ser justificados. Regras da casa.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

870 vem de =Máximo-(Máximo-Minimo)/2

Actualizado para 883 pontos no S&P

Um abraço,

João

por Ulisses Pereira » 27/10/2009 19:15

jromeira, 870 pontos porquê? Os números e previsões no Caldeirão t~em que ser justificados. Regras da casa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MatildeSerrano » 27/10/2009 19:14

Não é por nada mas os 870 são justamente a zona de inversão de bear/bull no S&P500 :lol:

Os mercados accionistas já estão a subir desde a 9 meses.
Acham que isto é sempre a subir ?
Quando aparece uma corecção pequena, e estamos a falar de uma correcção de nada, aparece logo tudo nervoso. Só falta cortar os pulos.

Deixem lá isto corrigir, que é mais do que saudável.
Editado pela última vez por Visitante em 27/10/2009 19:19, num total de 1 vez.

Registado: 30/6/2008 20:42

por jromeira » 27/10/2009 19:11

kuby Escreveu:Realmente com esta mensagem só denota o objectivo da mensagem inicial - tornar-se num visionista com alguns seguidores incautos.

Utilizar a sabedoria popular para justificar uma posição, além de arriscado (muito) é pouco eduacacional. Definir um horizonte temporal concreto para uma correcção com base na sabedoria popular é nada mais nada menos que um comentário "populista".

A correcção actual é saudável e por agora não passa disso. Como tantos e tantos já apregoaram ou vão apregoar, qualquer movimento de correcção (seja em que sentido foi) é sempre indicador de plausibilidade desse movimento.

Se as noticias são más (para quem ainda as julga não descontadas pelo mercado) os movimentos correctivos não os acompanham em magnitude.

Cumps

Kuby

Nota: vou gostar de ver se puxa o topico caso o movimento não passe, como para já indica, de uma mera correcção.

Acho um piadão a essa, muitas vezes apregoada, do: "se não já descontado pelo mercado", até parece que o mercado tem vontade própria e é uma figura jurídica ou algo do género! O mercado somos nós e nós, com as nossas crenças e receios, é que fazemoa os mercados subirem e descer.

Até digo mais aponto um target nos 870 pontos para o fim deste movimento.

Depois... logo se verá

Bn

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, breakout_bull, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 135 visitantes