Off-Topic: Alunos expulsam ministra de Fafe
Lamento quem tentou debater o assunto com elevação mas, uma vez mais, este tema, fez descer o debate para níveis não aceitáveis no Caldeirão.
Somos obrigados a trancar o tópico e por favor não tentem abrir outro sobre o tema nos tempos mais próximos pois teremos que o apagar se tal acontecer.
É uma pena que quando se discuta educação a conversa decorra da mesma forma (má!) que quando se discute futebol...
Somos obrigados a trancar o tópico e por favor não tentem abrir outro sobre o tema nos tempos mais próximos pois teremos que o apagar se tal acontecer.
É uma pena que quando se discuta educação a conversa decorra da mesma forma (má!) que quando se discute futebol...
Não é um insulto pessoal, uma chicana destas (que a forma e timing do protesto indicia), que não tem outro nome, mostra bem o epírito com que as coisas são feitas e acusares-me de trabalhar para o governo, quando eu nunca fui pago pelo Estado nem tenho filiação partidária sequer, e se tivesse nunca seria num partido socialista, mostra bem o tipo de argumentos que estão na mesa.
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nportugal Escreveu:Woodhare Escreveu:Em relação ao resto também me parece que alguma coisa está mal. Não percebo como é que se os sindicatos não representam os docentes assinam acordos com o governo em nome dos professores, para isso não valia a pena haver sindicatos e negociações.
...é por estas e por outras que devia haver uma ORDEM... que falasse a uma só voz...
...os sindicatos são muitos e defendem os seus interesses pessoais... infelizmente tenho de o reconhecer...
Sim mas então a culpa disto não é do governo mas na forma como os professores se agrupam para reivindicar os seus interesses. É isso que deve ser posto em causa e não o governo. O governo seria posto em causa se quem representasse os professores se recusasse a assinar o acordo e explicasse porquê. Mas não é o que se passa, assinaram o acordo e agora protestam.
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Woodhare Escreveu:nportugal Escreveu:Woodhare Escreveu:nportugal Escreveu:Woodhare Escreveu:O problema aqui não é só o que as pessoas dizem mas fazem. Já aqui foi dito que os sindicatos assinaram um acordo à revelia dos professores. Então a culpa não é do governo mas dos sindicatos. Os professores deviam começar por chamar à responsabilidade os sindicatos e exigir nova negociação. Não é fazer esta peixeirada, o problem é que já estão habituados a fazer este tipo de coisas e é por isso que sem sequer concordar pessoalmente com o modelo de avaliação acho que a ministra não devia ceder.
...peixeirada??!!... já não basta seres ignorante neste assunto, passas ao insulto... sinal de quem não tem argumentos... e tem de defender o "job"... "tás a fazer um trabalho... porreiro pá..."
Obrigado.
...ainda bem que reconheces... eu se estivesse na tua situação não teria feito
mas sim
fui descoberto...
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Estou feliz por admitires que estou a fazer um bom trabalho. As outras insinuações só mostram a natureza da "bêsta" com que se está a lidar neste caso.
É o segundo insulto que fazes!!!... não te vou dar a hipótese de um terceiro... afinal não atiras ovos mas sabes atirar insultos...
I'M OFF!!!
Editado pela última vez por nportugal em 14/11/2008 13:09, num total de 1 vez.
Woodhare Escreveu:Em relação ao resto também me parece que alguma coisa está mal. Não percebo como é que se os sindicatos não representam os docentes assinam acordos com o governo em nome dos professores, para isso não valia a pena haver sindicatos e negociações.
...é por estas e por outras que devia haver uma ORDEM... que falasse a uma só voz...
...os sindicatos são muitos e defendem os seus interesses pessoais... infelizmente tenho de o reconhecer...
nportugal Escreveu:Woodhare Escreveu:nportugal Escreveu:Woodhare Escreveu:O problema aqui não é só o que as pessoas dizem mas fazem. Já aqui foi dito que os sindicatos assinaram um acordo à revelia dos professores. Então a culpa não é do governo mas dos sindicatos. Os professores deviam começar por chamar à responsabilidade os sindicatos e exigir nova negociação. Não é fazer esta peixeirada, o problem é que já estão habituados a fazer este tipo de coisas e é por isso que sem sequer concordar pessoalmente com o modelo de avaliação acho que a ministra não devia ceder.
...peixeirada??!!... já não basta seres ignorante neste assunto, passas ao insulto... sinal de quem não tem argumentos... e tem de defender o "job"... "tás a fazer um trabalho... porreiro pá..."
Obrigado.
...ainda bem que reconheces... eu se estivesse na tua situação não teria feito
mas sim
fui descoberto...
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Estou feliz por admitires que estou a fazer um bom trabalho. As outras insinuações só mostram a natureza da "bêsta" com que se está a lidar neste caso.
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Em relação ao resto também me parece que alguma coisa está mal. Não percebo como é que se os sindicatos não representam os docentes assinam acordos com o governo em nome dos professores, para isso não valia a pena haver sindicatos e negociações.
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Woodhare Escreveu:nportugal Escreveu:Woodhare Escreveu:O problema aqui não é só o que as pessoas dizem mas fazem. Já aqui foi dito que os sindicatos assinaram um acordo à revelia dos professores. Então a culpa não é do governo mas dos sindicatos. Os professores deviam começar por chamar à responsabilidade os sindicatos e exigir nova negociação. Não é fazer esta peixeirada, o problem é que já estão habituados a fazer este tipo de coisas e é por isso que sem sequer concordar pessoalmente com o modelo de avaliação acho que a ministra não devia ceder.
...peixeirada??!!... já não basta seres ignorante neste assunto, passas ao insulto... sinal de quem não tem argumentos... e tem de defender o "job"... "tás a fazer um trabalho... porreiro pá..."
Obrigado.
...ainda bem que reconheces






Editado pela última vez por nportugal em 14/11/2008 12:34, num total de 1 vez.
nportugal Escreveu:Woodhare Escreveu:O problema aqui não é só o que as pessoas dizem mas fazem. Já aqui foi dito que os sindicatos assinaram um acordo à revelia dos professores. Então a culpa não é do governo mas dos sindicatos. Os professores deviam começar por chamar à responsabilidade os sindicatos e exigir nova negociação. Não é fazer esta peixeirada, o problem é que já estão habituados a fazer este tipo de coisas e é por isso que sem sequer concordar pessoalmente com o modelo de avaliação acho que a ministra não devia ceder.
...peixeirada??!!... já não basta seres ignorante neste assunto, passas ao insulto... sinal de quem não tem argumentos... e tem de defender o "job"... "tás a fazer um trabalho... porreiro pá..."
Obrigado

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Woodhare Escreveu:O problema aqui não é só o que as pessoas dizem mas fazem. Já aqui foi dito que os sindicatos assinaram um acordo à revelia dos professores. Então a culpa não é do governo mas dos sindicatos. Os professores deviam começar por chamar à responsabilidade os sindicatos e exigir nova negociação. Não é fazer esta peixeirada, o problem é que já estão habituados a fazer este tipo de coisas e é por isso que sem sequer concordar pessoalmente com o modelo de avaliação acho que a ministra não devia ceder.
...peixeirada??!!... já não basta seres ignorante neste assunto, passas ao insulto... sinal de quem não tem argumentos... e tem de defender o "job"... "tás a fazer um trabalho... porreiro pá..."
Woodhare Escreveu:artista Escreveu:Mais uma vez te sugiro que te vás informar, pelo menos que leias o que está escrito neste tópico para não falares sem argumentos... e deixo-te uma pergunta, espero que respondas, sendo grave a acusação de falta de cumprimento de um acordo seria normal que se procurasse a parte acusada para obter uma resposta. Conheces essa resposta???
Ouvir apenas uma parte, ainda por cima uma parte que tem dado mostras de ser tão demagógica, parece-me muito pouco para compreender um conflito, seja ele qual for... mas para muitos é mais fácil dar palpites, quanto menos se conhecer o assunto mais fácil se torna, podemos presumir aquilo que quisermos do que não conhecemos!!!
artista
Mas não foi o outro lado que se manifestou contra uma acordo que assinou? Não é a "outra parte" que temos estado a ouvir constantemente. Eu já ouvi professores e sindicatos a falar sobre o assunto várias vezes na TV. Agora estão irritados é porque as coisas não estão a correr como esperavam e a ministra não cede na avaliação embora estejam dispostos a mudar certos pontos na avaliação.[/b]
Já te respondi num post anterior... contudo queria que não confundisses sindicatos com professores... eu sou professor e não sou sindicalizado...
Já agora queria colocar-te uma questão... sabendo que as maiores manifs de professores (em contexto pós-revolucionário) abrangeram cerca de 30000 professores e estas duas últimas 100000 e 120000 professores (85/90% da classe), não achas que alguma coisa está muito mal para toda uma classe se manisfestar desta forma? Será que estão 3 pessoas certas e 120000 erradas




Abraço
O problema aqui não é só o que as pessoas dizem mas fazem. Já aqui foi dito que os sindicatos assinaram um acordo à revelia dos professores. Então a culpa não é do governo mas dos sindicatos. Os professores deviam começar por chamar à responsabilidade os sindicatos e exigir nova negociação. Não é fazer esta peixeirada, o problem é que já estão habituados a fazer este tipo de coisas e é por isso que sem sequer concordar pessoalmente com o modelo de avaliação acho que a ministra não devia ceder.
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artista Escreveu:Mais uma vez te sugiro que te vás informar, pelo menos que leias o que está escrito neste tópico para não falares sem argumentos... e deixo-te uma pergunta, espero que respondas, sendo grave a acusação de falta de cumprimento de um acordo seria normal que se procurasse a parte acusada para obter uma resposta. Conheces essa resposta???
Ouvir apenas uma parte, ainda por cima uma parte que tem dado mostras de ser tão demagógica, parece-me muito pouco para compreender um conflito, seja ele qual for... mas para muitos é mais fácil dar palpites, quanto menos se conhecer o assunto mais fácil se torna, podemos presumir aquilo que quisermos do que não conhecemos!!!
artista
Mas não foi o outro lado que se manifestou contra uma acordo que assinou? Não é a "outra parte" que temos estado a ouvir constantemente. Eu já ouvi professores e sindicatos a falar sobre o assunto várias vezes na TV. Agora estão irritados é porque as coisas não estão a correr como esperavam e a ministra não cede na avaliação embora estejam dispostos a mudar certos pontos na avaliação.[/b]
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Woodhare Escreveu: A ideia com que se fica é que o governo até está aberto a mudar a avaliação, mas o outro lado, sindicatos??? professores???, é que simplesmente não quer avaliação.
Mais uma vez desculpa vir esclarecer-te... o ministério não está disposto a negociar o modelo de avaliação... quer adiá-lo para 2011/2012... adiar o modelo não é alterar o que está mal, nem tão pouco negociar...
...sabes "tocou-me especialmente" a srª ministra pedir desculpas aos professores

"cego não é o que não vê... é o que não quer ver..."
Abraço
Woodhare Escreveu:Eu concordo com o Charles, se é para haver uma avaliação ela deve ser feita. Se não é a melhor negoceiem o que está mal. A ideia com que se fica é que o governo até está aberto a mudar a avaliação, mas o outro lado, sindicatos??? professores???, é que simplesmente não quer avaliação.
Essa foi na muche!!!! O problema é que essa negociação de que falas estavam prevista no acordo assinado em Março e o ministério não quis alterar absolutamente nada, mesmo com os sindicatos a mostrarem-lhes os problemas deste sistema de avaliação...
A ideia que tu tens, de que o governo até está disposto a negociar e que são os sindicatos e os professores que não querem a avaliação, advém do facto de as Tv´s passarem constantemente o Sócrates ou a Ministra a MENTIREM e não mostrarem a posição da outra parte... mas isto tudo já foi referido lá para trás neste tópico, só que tu preferes não te informar e dar um palpite baseado num feeling... tal como na bolsa, por feeling não se vai lá!
Volto a perguntar-te, já alguma vez viste a reacção dos sindicatos ou de professores a essa acusação? e quantas vezes viste nas tv's o sócrates, a ministra ou um secretário de estado a dizer que os sindicatos não cumpriram o acordo ou que os professores não querem a avaliação?
Abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Woodhare Escreveu:Se os professores se sabem manter inflexíveis a contestar o modelo depois de o acordo ter sido feito porque é que não se mantiveram inflexíveis antes?
Realmente os media muitas vezes manipulam a verdade mas neste caso não deixa de ser estranho o que referi.
...
Por isso o meu palpite é que os professores e sindicatos concordaram com a avaliação com o intuito de a boicotarem mais tarde entretanto os partidos da oposição viram aqui um bom terreno para atacar o governo.
Mais uma vez te sugiro que te vás informar, pelo menos que leias o que está escrito neste tópico para não falares sem argumentos... e deixo-te uma pergunta, espero que respondas, sendo grave a acusação de falta de cumprimento de um acordo seria normal que se procurasse a parte acusada para obter uma resposta. Conheces essa resposta???
Ouvir apenas uma parte, ainda por cima uma parte que tem dado mostras de ser tão demagógica, parece-me muito pouco para compreender um conflito, seja ele qual for... mas para muitos é mais fácil dar palpites, quanto menos se conhecer o assunto mais fácil se torna, podemos presumir aquilo que quisermos do que não conhecemos!!!
Woodhare Escreveu:Isto para não imaginar que tudo isto foi planeado com atecedênci para fazer esta chicana toda o mais perto possível das eleições.
Quanto a isto acho que só mesmo o ME e o governo falam nessa possibilidade demagógica... obviamente que não há razões politicas que conseguissem fazer com que uma classe inteira se manifestasse desta forma, a única coisa que o pode fazer é uma indignação e revolta tão grande como unanime!!!! Felizmente que a grande mairia das pessoas já compreendeu que isto está fora de causa, não poderiam nunca ser razões políticas a provocar isto... obviamente que isso não impede que hajam aproveitamentos políticos à posteriori, mas isso é outra coisa!!
abraços
artista
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silvaxico nesse caso as manifestações deviam ser feitas contra os siindicatos e não contra o governo e de uma vez por toda os sindicatos deviam ser chamados à responsabilidade e desmascarados pelo que andam a fazer a este país.
Eu concordo com o Charles, se é para haver uma avaliação ela deve ser feita. Se não é a melhor negoceiem o que está mal. A ideia com que se fica é que o governo até está aberto a mudar a avaliação, mas o outro lado, sindicatos??? professores???, é que simplesmente não quer avaliação.
Eu concordo com o Charles, se é para haver uma avaliação ela deve ser feita. Se não é a melhor negoceiem o que está mal. A ideia com que se fica é que o governo até está aberto a mudar a avaliação, mas o outro lado, sindicatos??? professores???, é que simplesmente não quer avaliação.
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Woodhare Escreveu:Por isso o meu palpite é que os professores e sindicatos concordaram com a avaliação com o intuito de a boicotarem mais tarde entretanto os partidos da oposição viram aqui um bom terreno para atacar o governo.
Woodhare, neste caso o meu "palpite" é que os professores não assinaram o acordo. O acordo foi assinado pelos sindicatos (será que alguma vez vamos saber porquê?). Houve muitissimos professores revoltados por os sindicatos terem assinado aquele acordo.
E já agora aproveita e lê aquela carta à TSF colocada pelo artista...
Um abraço
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artista Escreveu:Woodhare Escreveu:Se eles não concordam com o modelo porque é que acordaram esse modelo quando negociaram? Cheira mais é que aceitaram esse modelo e depois acharam que podiam vir a público contestá-lo mas deram-se mal. Essa gente é muito esperta.Woodhare Escreveu:Vou mandar uma carta de apoio à ministra e penso que todos os portugueses que querem ver este país a andar para a frente deviam fazer o mesmo. "Stand your ground!"
Acho que fazes muito bem apoiar quem achas que deves apoiar, escreveres a quem achares que deves escrever... mas para debater num forum parece-me que deverias ter alguns argumentos!
Não os tendo, seria de todo aconselhável que lesses o que foi dito por quem conhece alguma coisa do assunto, concordes ou não... se tivesses lido pelo menos este tópico saberias que o acordo previa uma negociação do sistema de avaliação, e que nessa negociação o Ministério manteve-se inflexivel em alterar o que quer que seja...
Se em vez de as TV's mostrassem repetidas vezes a ministra e o Socrates a dizer que os sindicatos assinaram um documento que não estão a cumprir, mostrassem os professores ou os sindicatos a dizer que houve um acordo de negociação em que o governo e o ministério se mostraram inflexiveis, provavelmente todos teriam uma opinião diferente...
Acho que nunca tinha percebido tão claramente a força dos média...
Abraços
artista
Se os professores se sabem manter inflexíveis a contestar o modelo depois de o acordo ter sido feito porque é que não se mantiveram inflexíveis antes?
Realmente os media muitas vezes manipulam a verdade mas neste caso não deixa de ser estranho o que referi.
Outra coisa que a mim não me deixa dúvidas é que se existe algum grupo que é fácil usar como arma de arremesso contra qualquer governo são os estudantes.
Por isso o meu palpite é que os professores e sindicatos concordaram com a avaliação com o intuito de a boicotarem mais tarde entretanto os partidos da oposição viram aqui um bom terreno para atacar o governo.
Não concordo com este governo em muitas coisas mas tenho concordado menos com a maneirta de operar da oposição.
Isto para não imaginar que tudo isto foi planeado com atecedênci para fazer esta chicana toda o mais perto possível das eleições.
Editado pela última vez por Woodhare em 14/11/2008 10:13, num total de 1 vez.
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Só uma pequena reflexão: a Ministra referiu várias vezes que o processo de avaliação é simples e os professores é que o complicam. Se é assim tão simples porque é que a Comissão de Avaliação não conseguiu criar um modelo para enviar para as escolas?
... já sei... é por causa da autonomia das escolas. Se calhar a mesma autonomia que não permite à escola entregar as horas que apareçam a um professor com horário incompleto (na minha escola tenho 3 professores com horários de 6 horas cada).
... já sei... é por causa da autonomia das escolas. Se calhar a mesma autonomia que não permite à escola entregar as horas que apareçam a um professor com horário incompleto (na minha escola tenho 3 professores com horários de 6 horas cada).
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
artista Escreveu:mcarvalho Escreveu:
Carta do Professor Francisco Teixeira Homem aos Directores da TSF e DN
A propósito da entrevista de JOSÉ SÓCRATES
Ex.mo Sr. João Marcelino/Paulo Baldaia
Ontem entrei no carro e ouvi os últimos 15 minutos da entrevista ao nosso
primeiro ministro, exactamente no momento em que estavam a falar de educação
que era o que me interessava no momento. A custo, consegui ouvir até ao fim.
Envio-lhe o meu mais veemente lamento pela forma como a entrevista, ou o que
lhe queiram chamar, foi conduzida porquanto foi permitido ao Sr. 1º ministro
dizer o maior chorrilho de mentiras sem que alguma vez tivesse sido
corrigido. Deixaram-no passar mais uma mensagem propagandística que peca
pela verdade tal como ele nos tem habituado a ouvir a começar pelo seu
processo de habilitações literárias.
Os Srs. jornalistas TINHAM a OBRIGAÇÃO de se documentarem melhor para fazer
uma entrevista dessas. Mais pareceu uma entrevista de "faz favor de dizer"
com questões previamente combinadas porque os entrevistadores eram pessoas
experientes e deviam saber bem o que lá estavam a fazer. Só pode ter sido.
Sócrates teve a oportunidade de explicar a sua educação à sua maneira e o
resto foi servido em bandeja de ouro.
O meu nome é Francisco Teixeira Homem, sou professor na Escola Secundária
Dr. Jaime Magalhães Lima em Aveiro, tenho 34 anos de serviço.
Tenho ainda uma licenciatura de 5 anos que é verdadeira e rigorosa. Sou do
tempo em que o estágio pedagógico era de 2 anos. Fiz 1 mestrado e a parte
curricular de um 2º mestrado no tempo em que os mestrados eram 2 anos. Tirei
o doutoramento no tempo em que eram de 5 anos. Os investimentos na minha
carreira e profissão foram pagos por mim e pelo sacrifício da minha família.
Progredi na carreira com o cumprimento rigoroso de todos os créditos e subi
ao 8º escalão com provas públicas efectuadas em Coimbra nas instalações da
Direcção Regional de Educação do Centro. Não progredi com benesses até
chegar ao 10º escalão onde tenho a minha carreira congelada e a ganhar tanto
como um licenciado.
Por acaso vou ser avaliado por uma professora que é do mesmo grupo que eu
mas há casos de professores de História a avaliar os de Inglês, de Educação
Física a avaliar os de Educação Visual ou Educação Especial, de Biologia a
avaliar os de Matemática... enfim!!!!
Quando um professor destes vai assistir a uma aula dos outros (e tem de o
fazer 2 vezes) está a ser justo por mais que o queira? Haverá honestidade
neste processo?
Não me licenciei a um domingo com 26 das 31 cadeiras em falta dadas como
equivalentes, nem com professores amigos ou reitores presos por falsificação
de documentos, nem com a utilização de cartões do governo. A minha
Universidade é pública, do Porto, e podem ser consultados todos os meus
documentos. Não foi encerrada, como a UNI, só Deus sabe, VERDADEIRAMENTE
porquê.
O Sr. JS mente quando diz que agora há o mérito de distinguir os professores
excelentes dos outros. Uma pessoa cujo percurso académico cheio de falta de
rigor, mérito e excelência não lhe oferece a mais pequena moralidade para
pensar sequer nisso, quanto mais falar. Desculpe voltar a falar disto mas é
uma VERDADE que anda a ser camuflada e continuamente escondida.
A criação INJUSTA do professor titular no ECD é a MAIOR FRAUDE que passou
impune em Portugal. Os professores foram classificados APENAS pelos últimos
7 anos de profissão, não pelos conhecimentos mas pelos cargos exercidos.
Imagina certamente o que eu com 34 anos de serviço deva ter prestado ao
ensino como professor. Pois bem, 27 desses meus anos contaram ZERO.
RIGOROSAMENTE... ZERO.
Aqueles anos em que quando mais jovem tinha capacidade para fazer e vontade
para tudo, contaram NADA. Não sei quantos anos de serviço tem o Sr. João
Marcelino/Paulo Baldaia mas diga-me como se sentiria se a sua classificação
fosse feita apenas com base nos últimos 7 anos, não pelos seus conhecimentos
e capacidade mas APENAS pelas funções que prestou. Há professores belíssimos
que foram prejudicados por terem querido ensinar. Há escolas onde ficaram
titulares professores com 86 pontos enquanto outras escolas professores com
130 pontos não o conseguiram ser.
UMA VERGONHA que a imprensa nunca soube (ou nunca quis) denunciar. A escola
hoje deixou de ENSINAR. O próprio ministério deixou de ser o Ministério da
Educação e passou a ser o Ministério da Certificação. Faça esta experiência.
Vá a uma escola e diga que se quer matricular para APRENDER. Para
APRENDER!!!!
Não há como nem onde. Até com o sistema de créditos já acabaram. Mandam-no
para os EFAs ou para as Novas Oportunidades. Veja o que isso é. O que lá se
aprende.
Em quantos MESES se pode fazer ao mesmo tempo o 7º, 8º e 9º ano e depois o
10º, 11º e 12º ano. Acabaram com o "Ad Hoc", agora há o "mais 23".
Compare-os.
Agora, com a apresentação do currículo e a entrevista, um candidato ao
ensino universitário fica logo com 60%. Os "trocos" ficam depois para um
exame muito mais SIMPLIFICADO.O Sr. JS falou nos cursos profissionais.
Vá a uma escola e veja o que é isso de cursos profissionais. A verdade. E já
agora os CEFs. A pressão permanente para que os alunos passem sem saber
apenas e só para uma avaliação estatística. As permanentes lamúrias da Sr.ª
ministra nos custos de uma reprovação e no facilitismo em reprovar.
Agora na avaliação dos professores é contabilizado o n.º de alunos
reprovados numa vergonhosa e clara afronta à perda de independência. Que
culpa tenho eu que no início do ano me tenha calhado uma turma mal-educada e
pouco estudiosa? Que culpa tenho eu que um aluno abandone a escola porque
quer ir trabalhar ou não gosta de estudar ainda que tudo tenha feito com os
pais para que tal não aconteça? PORQUÊ isso se reflecte na avaliação?
Já alguma vez pediu a uma escola as fichas de avaliação? Não acredito,
desculpe mas não acredito que alguma vez as tenha visto. É IMPOSSÍVEL que
aquilo possa ser seguido, IMPOSSÍVEL. Se não as conhece procure ver algumas.
Os professores o melhor é deixarem de dar aulas. A Cada escola tem as suas
grelhas de avaliação. São 3 grelhas, qual delas a melhor, sempre elaboradas
da forma mais incrível, injusta, desadequada, complexa, pouco credível e
acima de tudo inexequível.
Isto não é uma brincadeira?
Os professores não têm família e direito ao tempo livre e lazer? JS falou
igualmente no Inglês e na Educação Física das escolas primárias que já havia
antes dele.
Pergunte quanto ganham esses professores e compare com o que ganha uma
empregada doméstica, sem qualquer desprestígio para as empregadas
domésticas.
Sr. João Marcelino/Paulo Baldaia, peço-lhe desculpa se me excedi. Penso que
não. Acredito que com algumas destas "dicas", futuras entrevistas suas ao
sr. JS serão diferentes. A verdade é que andamos de tal forma a ser
maltratados e enxovalhados com tanta MENTIRA que após o programa da TSF que
é uma rádio que oiço sempre, senti necessidade de "desentupir".
É estranho, muito estranho mesmo que a certas pessoas seja permitido fazer
passar incolumemente certas mensagens. E o Sr. primeiro-ministro é uma
delas. Usa e abusa.
Este foi o direito à minha INDIGNAÇÃO.
Queira aceitar os meus mais respeitosos cumprimentos
Acho que é bom todos lerem lerem isto, tem muito a ver com o que aqui tenho defendido...
abraços
artista






charles Escreveu:Artista, que haja ajustamentos é aceitavel, não acho que seja aceitavel um adiar constante da avaliação
Mais uma mentira tantas vezes repetida que se tornou uma "verdade"... os professores sempre foram avaliados, a maioria obtinha satisfaz (corresponde agora ao bom) com pouca burocracia, alguns obtinham Bom (agora Muito Bom) com muita burocracia e dificil de obter e outros, poucos, obtinham Não Satisfaz, não conheço ninguém com Muito Bom (agora Excelente) - não confundir com a avaliação na restante função pública onde todos obtinha Muito Bom.
No sistema que o M.E. quer impor, é muito mais fácil obter um Excelente (mesmo com o sistema de cotas) do que antes obter Muito Bom... e muito mais dificil atribuir uma classificação negativa.
Então porque é que os professores estão contra esta avaliação? já expliquei em mensagens anteriores (que apresentando argumentos que ninguém contestou) mas volto a referir os principais pontos: excesso de burocracia, valorização das aparências, recompensa da desonestidade, ser juiz em causa própria, avaliadores a pertencerem a grupos completamente diferentes dos avaliados (mesmo em termos pedagógicos), etc
charles Escreveu:nada me move que não seja ver um país melhor, eu tenho dois interesses muito directos na educação, tambem os terás, todos nós teremos, sempre quero ver daqui a algum tempo o resultado da avaliação, mas faça-se.
Se os teus dois interesses são os filhos, informo-te que eu tenho 3 e estou muito preocupado com o resultado das politicas deste ME.
charles Escreveu:Pelo que é publico o acordo fui negociado aceite e quebrado por uma das partes (a ser verdade)
O acordo (para aplicar em 2008 uma avaliação simplificada) foi assinado pelos sindicatos à revelia dos professores... as manisfestações, de MArço e do dia 8, começaram por ser organizadas sem os sindicatos. Estes, para não serem ultrapassados juntaram-se ás manifestações
O Artista referiu os professores que se aposentaram, apesar de perderem muito dinheiro. Conheço alguns desses professores, a maioria eram/são professores que deram muito às escolas onde estiveram, nunca resgatando esforços e tempos em prol da escola e dos seus alunos (aliás é curioso notar que os professores mais stressados com a situação na escola são aqueles que mais trabalhavam).
Para além destes professores mais velhos, já se nota o afastamento dos professores que ainda não estão na carreira. Este ano a minha escola teve 3 candidatos para horários que em anos anteriores tinha dezenas), para não falar nos cursos para o ensino que estão às moscas...
Um abraço
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pedrom Escreveu:nportugal Escreveu:mcarvalho Escreveu:Já coloquei aqui essa questão .
Alguém acredita que foram os miúdos, expontaneamente, que resolveram ir comprar os ovos,ou roubá-los em casa para atirar à ministra?
!!!! Não estou a perceber onde queres chegar?! Já só falta acusarem os professores e os sindicatos de se disfarçarem de alunose andarem a atirar ovos à ministra... acho que desta ainda não se lembrou o nosso primeiro ou a ministra... Tenham "tino"!!!
Abraço
Está mais que visto que os miudos fazem aquilo que lhe mandam.... quando é para o mal!!!!
Nem todos os profs são serios como tu pareces ser pelos comentários que li na diagonal neste tópico....
Os alunos nem sabiam que a ministra lá ia se não lhes dissesem.... e alguns nem a conheciam se a vissem na rua....
É mais que claro que isto tudo está a ser maquinado por alguém!!! Quem? ....não sei....
Sobre isso não te posso esclarecer... mas posso falar do meu tempo de contestação e manifestação (já que pertenci à tão famosa geração PGA) e as manifestações nasciam diariamente com os apoio das famosas "jotas"... (eu tenho no meu "cadastro" como o momento mais negro ter pertencido à JS... todos nós temos algo de que nos envergonhamos na vida...) e não precisavamos (nem tivemos) do apoio de mais ninguém... a juventude é rebelde por natureza... por isso temos que deixar o pessoal concluir o secundário e entrar na universidade, pois quando acaba a sua licenciatura e vai para o desemprego já não tem "espirito" para contestar... é uma "alma" domada parecida com as feras que já só servem para "espectáculos de circo"... só te posso dizer que eu despertei e não quero fazer parte deste "circo".
Abraço
mcarvalho Escreveu:
Carta do Professor Francisco Teixeira Homem aos Directores da TSF e DN
A propósito da entrevista de JOSÉ SÓCRATES
Ex.mo Sr. João Marcelino/Paulo Baldaia
Ontem entrei no carro e ouvi os últimos 15 minutos da entrevista ao nosso
primeiro ministro, exactamente no momento em que estavam a falar de educação
que era o que me interessava no momento. A custo, consegui ouvir até ao fim.
Envio-lhe o meu mais veemente lamento pela forma como a entrevista, ou o que
lhe queiram chamar, foi conduzida porquanto foi permitido ao Sr. 1º ministro
dizer o maior chorrilho de mentiras sem que alguma vez tivesse sido
corrigido. Deixaram-no passar mais uma mensagem propagandística que peca
pela verdade tal como ele nos tem habituado a ouvir a começar pelo seu
processo de habilitações literárias.
Os Srs. jornalistas TINHAM a OBRIGAÇÃO de se documentarem melhor para fazer
uma entrevista dessas. Mais pareceu uma entrevista de "faz favor de dizer"
com questões previamente combinadas porque os entrevistadores eram pessoas
experientes e deviam saber bem o que lá estavam a fazer. Só pode ter sido.
Sócrates teve a oportunidade de explicar a sua educação à sua maneira e o
resto foi servido em bandeja de ouro.
O meu nome é Francisco Teixeira Homem, sou professor na Escola Secundária
Dr. Jaime Magalhães Lima em Aveiro, tenho 34 anos de serviço.
Tenho ainda uma licenciatura de 5 anos que é verdadeira e rigorosa. Sou do
tempo em que o estágio pedagógico era de 2 anos. Fiz 1 mestrado e a parte
curricular de um 2º mestrado no tempo em que os mestrados eram 2 anos. Tirei
o doutoramento no tempo em que eram de 5 anos. Os investimentos na minha
carreira e profissão foram pagos por mim e pelo sacrifício da minha família.
Progredi na carreira com o cumprimento rigoroso de todos os créditos e subi
ao 8º escalão com provas públicas efectuadas em Coimbra nas instalações da
Direcção Regional de Educação do Centro. Não progredi com benesses até
chegar ao 10º escalão onde tenho a minha carreira congelada e a ganhar tanto
como um licenciado.
Por acaso vou ser avaliado por uma professora que é do mesmo grupo que eu
mas há casos de professores de História a avaliar os de Inglês, de Educação
Física a avaliar os de Educação Visual ou Educação Especial, de Biologia a
avaliar os de Matemática... enfim!!!!
Quando um professor destes vai assistir a uma aula dos outros (e tem de o
fazer 2 vezes) está a ser justo por mais que o queira? Haverá honestidade
neste processo?
Não me licenciei a um domingo com 26 das 31 cadeiras em falta dadas como
equivalentes, nem com professores amigos ou reitores presos por falsificação
de documentos, nem com a utilização de cartões do governo. A minha
Universidade é pública, do Porto, e podem ser consultados todos os meus
documentos. Não foi encerrada, como a UNI, só Deus sabe, VERDADEIRAMENTE
porquê.
O Sr. JS mente quando diz que agora há o mérito de distinguir os professores
excelentes dos outros. Uma pessoa cujo percurso académico cheio de falta de
rigor, mérito e excelência não lhe oferece a mais pequena moralidade para
pensar sequer nisso, quanto mais falar. Desculpe voltar a falar disto mas é
uma VERDADE que anda a ser camuflada e continuamente escondida.
A criação INJUSTA do professor titular no ECD é a MAIOR FRAUDE que passou
impune em Portugal. Os professores foram classificados APENAS pelos últimos
7 anos de profissão, não pelos conhecimentos mas pelos cargos exercidos.
Imagina certamente o que eu com 34 anos de serviço deva ter prestado ao
ensino como professor. Pois bem, 27 desses meus anos contaram ZERO.
RIGOROSAMENTE... ZERO.
Aqueles anos em que quando mais jovem tinha capacidade para fazer e vontade
para tudo, contaram NADA. Não sei quantos anos de serviço tem o Sr. João
Marcelino/Paulo Baldaia mas diga-me como se sentiria se a sua classificação
fosse feita apenas com base nos últimos 7 anos, não pelos seus conhecimentos
e capacidade mas APENAS pelas funções que prestou. Há professores belíssimos
que foram prejudicados por terem querido ensinar. Há escolas onde ficaram
titulares professores com 86 pontos enquanto outras escolas professores com
130 pontos não o conseguiram ser.
UMA VERGONHA que a imprensa nunca soube (ou nunca quis) denunciar. A escola
hoje deixou de ENSINAR. O próprio ministério deixou de ser o Ministério da
Educação e passou a ser o Ministério da Certificação. Faça esta experiência.
Vá a uma escola e diga que se quer matricular para APRENDER. Para
APRENDER!!!!
Não há como nem onde. Até com o sistema de créditos já acabaram. Mandam-no
para os EFAs ou para as Novas Oportunidades. Veja o que isso é. O que lá se
aprende.
Em quantos MESES se pode fazer ao mesmo tempo o 7º, 8º e 9º ano e depois o
10º, 11º e 12º ano. Acabaram com o "Ad Hoc", agora há o "mais 23".
Compare-os.
Agora, com a apresentação do currículo e a entrevista, um candidato ao
ensino universitário fica logo com 60%. Os "trocos" ficam depois para um
exame muito mais SIMPLIFICADO.O Sr. JS falou nos cursos profissionais.
Vá a uma escola e veja o que é isso de cursos profissionais. A verdade. E já
agora os CEFs. A pressão permanente para que os alunos passem sem saber
apenas e só para uma avaliação estatística. As permanentes lamúrias da Sr.ª
ministra nos custos de uma reprovação e no facilitismo em reprovar.
Agora na avaliação dos professores é contabilizado o n.º de alunos
reprovados numa vergonhosa e clara afronta à perda de independência. Que
culpa tenho eu que no início do ano me tenha calhado uma turma mal-educada e
pouco estudiosa? Que culpa tenho eu que um aluno abandone a escola porque
quer ir trabalhar ou não gosta de estudar ainda que tudo tenha feito com os
pais para que tal não aconteça? PORQUÊ isso se reflecte na avaliação?
Já alguma vez pediu a uma escola as fichas de avaliação? Não acredito,
desculpe mas não acredito que alguma vez as tenha visto. É IMPOSSÍVEL que
aquilo possa ser seguido, IMPOSSÍVEL. Se não as conhece procure ver algumas.
Os professores o melhor é deixarem de dar aulas. A Cada escola tem as suas
grelhas de avaliação. São 3 grelhas, qual delas a melhor, sempre elaboradas
da forma mais incrível, injusta, desadequada, complexa, pouco credível e
acima de tudo inexequível.
Isto não é uma brincadeira?
Os professores não têm família e direito ao tempo livre e lazer? JS falou
igualmente no Inglês e na Educação Física das escolas primárias que já havia
antes dele.
Pergunte quanto ganham esses professores e compare com o que ganha uma
empregada doméstica, sem qualquer desprestígio para as empregadas
domésticas.
Sr. João Marcelino/Paulo Baldaia, peço-lhe desculpa se me excedi. Penso que
não. Acredito que com algumas destas "dicas", futuras entrevistas suas ao
sr. JS serão diferentes. A verdade é que andamos de tal forma a ser
maltratados e enxovalhados com tanta MENTIRA que após o programa da TSF que
é uma rádio que oiço sempre, senti necessidade de "desentupir".
É estranho, muito estranho mesmo que a certas pessoas seja permitido fazer
passar incolumemente certas mensagens. E o Sr. primeiro-ministro é uma
delas. Usa e abusa.
Este foi o direito à minha INDIGNAÇÃO.
Queira aceitar os meus mais respeitosos cumprimentos
Acho que é bom todos lerem lerem isto, tem muito a ver com o que aqui tenho defendido...
abraços
artista
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