Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gann Square of Nine Generator (para arnie)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 31/10/2006 23:45

pattern, price & time

este livro deve ser a coisa mais simples que existe em termos de explicar os swing charts de Gann

a partir do momento que o nosso cerebro integra os swing charts ficamos com uma visão clara da formação de um trend

o engraçado é que podemos depois adicionar aos swing charts um pouco de elliot, sem no entanto seguir as suas regras ao limite pois irá desvirtualizar por completo os swing charts

e começamos a ver coisas super interessantes, padrões a serem repetidos vezes sem conta, movimentos de 5, ou 7, ou 9 ondas a repetirem os mesmos ciclos vezes sem conta

se pegarmos apenas nesta parte dos estudos de gann e deixarmos de lado os angulos, uma parte dos ciclos, os astros e afins, veremos que não vale a pena andarmos a perder mais tempo, temos tudo o que é necessario

dai apenas ser necessario um grafico de barras e nada mais para se encontrar toda a informação necessaria

por exemplo, se soubermos o high e o low do dia de ontem, temos todos os dados necessarios para negociar o dia de hoje

o allen tinha um sistema que usava uma barra de referencia para medir todo o movimento seguinte desde que o movimento se mantivesse dentro de certos valores, a situação é muito identica mas com algumas atenuantes que continuam a ser exaustivamente estudados

resumindo, gann é deveras complexo e dai, a melhor solução para aprender será separar os 2 grandes temas, preço e tempo.

1º temos que aprender tudo sobre o preço (swing charts) e so depois de dominarmos a coisa, passamos para o tempo

se se misturar tudo isto de uma so vez, garanto-vos que ficarão totalmente perdidos, acreditem em mim

separem os estudos do preço e do tempo

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re:

por Sol Dado » 31/10/2006 11:47

Só para dizer que concordo com tudo o que foi afirmado pelo Cem.

Obrigado pelas boas-vindas, ilustre companheiro Cem, mas esta iniciação já me consumiu grande parte do fim-de-semana e umas boas horas de sono.

Estes Ganns, Elliots e Fibonaccis arranjam-nos cada trabalheira... quando não sarilhos :lol:

Cautela e caldos de galinha...

Abraço.

Registado: 8/11/2002 8:29

Re

por Cem » 31/10/2006 11:11

Deixem-me só dar umas dicas: não se agarrem demasiado à questão dos ciclos temporais, se há algumas verdades incontornáveis na Bolsa uma delas diz-nos que não há ciclos perfeitos que durem exactamente o mesmo período de tempo.
Pode haver de vez em quando alguma coincidência temporal mas a dinâmica dos mercados acaba por eliminar esse eventual padrão "descoberto" condenado a desaparecer algures no futuro.
O Gann sabia melhor que ninguém que não havia ciclos perfeitos nos mercados, excepção feita a certas commodities cerealíferas altamente correlacionadas com ciclos meteorológicos. A ele só lhe interessavam os valores relativos do tempo, de preferência nas diferenças entre as datas de ocorrências entre máximos e mínimos do activo em análise e era a partir daqui que partia para a frente com os seus valores preditivos em up e down trends.
Outro tema: na quadratura dos preços a "cardinal cross" tem uma importância claramente superior à "fixed cross".
A taxa de acertos do uso da Square of Nine nas inversões de médio e longo prazo usando as quadraturas cardeais é claramente superior à sobreposição das ocorrências de inversao com outros ângulos de ataque, embora admita que logo a seguir aos ângulos cardeais as relações de múltiplos de 45º têm também algum impacto de perturbação no mercado.
Se alguma coisa sabemos do mercado é tudo é incerto daqui para a frente, mas se conhecermos algo mais que os outros temos mais hipóteses de ter algum sucesso.
O Gann procurou desesperadamente atingir esse estádio de avanço em relação aos outros, há muitos que dizem que o conseguiu e também há muitos que dizem que tudo não passava de charlatanice. Onde está a verdade no meio de tudo isto? Se calhar nunca o saberemos...
Outra dica: um dos "segredos" de Gann na descoberta dos patamares qudráticos resultava no facto de considerar apenas como relevantes os valores quadráticos dos ângulos de 90º, 180º, 270º e 360º que coincidiam não só para os máximos como para os mínimos do mercado em causa! O resto era desprezado...
Abraço para o Arnie, um veterano de Gann e outro para o companheiro Sol, novo iniciado nestas lides um tanto "secretistas" que fazem lembrar uma espécie de maçonaria encartada...
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Re:

por Sol Dado » 31/10/2006 9:36

São mais ou menos as datas dos equinócios e solstícios.

Até...

Ps. Quem quiser ligar isto à astrologia veja: "equinócios e solstícios" em http://www.astrologie.com.br/Equi_Sols.htm ... mas não vou por aí.

por arnie » 31/10/2006 7:40

olá

o tempo corre que se farta mas é apenas para te dizer isto

21 de Março
21 de junho
21 de setembro
21 de Dezembo

que datas são estas?

Já fiz referencia a elas diversas vezes

90 calender days / 64 trading days

e por agora me vou pois já to atrasdo

xau
um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re:

por Sol Dado » 31/10/2006 0:46

Já agora, relativamente ao quadro anexo à primeira mensagem deste tópico gostaria de deixar o seguinte excerto.

The important parts of the Square are the center, the Cardinal Cross composed of the vertical and horizontal rows that intersect at the middle of the square, and the lines extending at 45 degrees, 135 degrees, 225 degrees, and 315 degrees that constitute the Fixed Cross. The Cardinal Cross and Fixed Cross are used to determine likely points of support and resistance

Salvo erro, em termos de tempo, a linha horintal corresponde a 21 de Março à direita (90º) e 21 de Setembro à esquerda (270º). A linha vertical corresponde a Junho 21 (0º) e a Dez. 21 (180º). Quer isto dizer que os 360º podem ser também equiparados ao número de dias que tem um ano... 365.

Não deixa de ter a sua piada...

Re:

por Sol Dado » 31/10/2006 0:28

LOL :lol:

É por essas e por outras que ando aqui a mendigar se alguém tem algo que valha a pena ler e possa disponibilizar... É que no pouco tempo que tenho tido, as pesquisas na net só me conduzem à tentativa de me impingirem livros e mais livros e a sites mais de marketing do que de Gann. Já estive tentado a comprar pela net o tal livro maravilha de que falas, mas pensei duas vezes atendendo ao preço! Bem, com aquele dinheiro já dava para vender uns 2 ou 3 CFD sobre o SPX e ganhar alguma coisa nas quedas que aí vêm...(LOL)

Fora de brincadeiras, o que me interessa realmente é aprender a cálcular o tempo (square time) coisa em que o Gann parece que foi um génio.

A ideia é complementar o meu conhecimento sobre as Elliott waves. Modéstia à parte, considero que após 3 anos de intensivo treino e observação já domino convenientemente a metodologia do Elliott, mas se bem que esta é excelente na percepção e compreensão do contexto geral (em termos evolutivos) de um dado movimento/trend... acaba por não ser muito boa na determinação do tempo.

Elliott não considerava o tempo uma variável fundamental... No entanto, Gann o tempo era essencial! Ele disse que "By my method I can determine the vibration of each stock and also, by taking certain time values into consideration, I can, in the majority of cases, tell exactly what the stock will do under given conditions"

Ora bem... juntando Elliott e Gann é como arranjar uma bússola e um relógio para os movimentos bolsistas, ...que mais pode um trader querer?? :lol: Esta parelha é que dava para construir um belo sistema automático :lol:

Qualquer dia compro mesmo um livro, se entretanto não conseguir aprender através das pequenas coisas que se vai encontrando espalhadas pela net. Aliás, amanhã até vou passar por uma biblioteca de ciências para ver se encontro lá alguma coisas de/sobre Gann(logia).

Abraço.

por arnie » 30/10/2006 23:56

olá Sol

O square que tenho em papel e acetato veio junto com o livro Gann Made Easy que trás tb graficos tamanho gigante actualizados à mão e em papel milimetrico, tal como Gann fazia, à malucos pra tudo :P

mas existem sites que vendem iguais

o estudo do trend basicamente é o metodo de gann, apenas tenho andado a mistura-lo com alguns conceitos do Livermore :wink:

infelizmente o tempo é demasiado curto para fazer tanta coisa, entre tentar entender linguagem de programação, passar a vista por 180 graficos( semanalmente), ler, estudar, trabalhar... digamos que o tempo para as analises não tem espaço suficiente :-#

vou dando alguns toques em posts que possam ter algo com o que estou a negociar ou a acompanhar como por exemplo a CAT, a semana passada quando alguem escreveu sobre ela

para alem disto torna-se extremamente complicado

LOLOLOLOL

realmente os segredos de Gann parecem mesmo terem sido a musa inspiradora para o escritor do Codigo da Vinci :P

Gann poderia ter mais de 8 segredos, podem ter a certeza que era para o lado que eu dormia mais :mrgreen:
O homem foi um genio, penso que praticamente toda a totalidade dos seus estudos já são publicos (isto faz-me lembrar a investigação da morte do JFK) :P

o que interessa é o que é publico, é com esses que podemos ganhar pilim quando bem trabalhado

tal como disse o Cem, na net existe milhares de coisas sobre Gann, onde se explica o seu metodo de swing/trend, angulos, ciclos e até astrologia (aquela coisa que deixa todos de cabelo em pé) :P

Lembrem-se, Gann é sinonimo de uma só coisa, ganhar rios de dinheiro (falo naturalmente dos editores que compraram os direitos de todo o seu material) :wink:
Tudo o que tenha a palavra Gann dá direito a custar mais de $100 e em 95% das vezes, nem $1 merecia devido à inutilidade do conteudo (ah, espera, é verdade, Gann falava em codigo, daí os tais segredos estarem todos camuflados naquele épico chamado The Tunnel Thru the Air

por acaso alguem já leu aquilo? eu acho que li 5 paginas. disse a mim mesmo, mas que raio estou eu a fazer? quero aprender a ler um grafico correctamente, aprender a negociar ou quero um dicionario e um caderno para entender o que raio diz ele no livro? :mrgreen:

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Re

por Cem » 30/10/2006 18:48

Companheiro Sol:
Isso é perigoso...
Lembra-te da história do Código da Vinci, eles andam por aí, os guardiões dos segredos de Gann!
Revelar publicamente como se aplicam as fórmulas astrológicas guardadas no baú do tempo pode dar origem a factos estranhos e inexplicáveis, todos procuram descobrir as 8 chaves de Gann do segredo da relação universal.
O tótó1 sabia 2 delas e nada disse ao pessoal!
Agora a sério, podes encontrar muita matéria interessante, antigamente tinham lá exemplos de como utilizar as Squares of Nine mas já lá não vou há uns 2 ou 3 anos, no site de Lambert-Gann.
Se não me engano é o www.wdgann.com , revela pelo menos um dos dos "segredos" do Gann, como chegar à leitura dos valores do futuro, se calhar são totozices mas vale a pena ler muito do material que lá se encontra!
Diverte-te e boa sorte.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Re:

por Sol Dado » 30/10/2006 18:30

Ok. Obrigado Arnie. Realmente não tenho um square nine manual (onde é que isso se arranja?). :?

Outra coisa, isso do estudo da trend quer dizer que estás a estudar Elliott waves, ou andas a inicar-te nalgum outro método? :roll:

E porque deixaste de apresentar aquelas tuas excelentes análises sobre o possível futuro a curto prazo dos índices (SPX, NDX, etc.) e PT... Considero uma grande perda para o fórum.

Bom, caso alguém tenha alguma informação adicional sobre os métodos de Gann (pdfs, sites, etc) que possa disponibilizar, informar... agradecia.

E o companheiro Cem, em resultado das suas investigações gannistas, não poderia publicar uma síntese pedagógica sobre eventual utilização e aplicação bolsista da numerologia e matemática de Gann?

Obrigado e cumprimentos. :P

por arnie » 29/10/2006 20:11

olá Sol

desculpa so agora te responder mas ando sem tempo para nada

pelo que vejo nos meus graficos, o low 1168 foi feito a dia 13 e não dia 5 pode não parecer mas a diferença é monstruosa

não tens um square of nine manual? ou seja, papel e acetato? tens uma visão totalmente diferente, you can taste it :P :wink:

ora colocando 0 no dia 13 de outubro, verás os 1168 precisamente a 180 graus

colocando os angulos nos 1168 verás os 1389 nos 144 graus

depois tens os 1425 a 45 graus de 1389 e 1429 a 45 graus de 1168

ou seja, se os 1389 formarem um topo, atenção aos 1425/29 pois serão um valor de forte resistencia

mas em termos de uma leitura mais fidedigna, pergunta ao Cem pois ele anda barra no square of nine

eu ando completamente destreinado nesse departamento e para ser sincero abandonei este tipo de previsão para me dedicar ao estudo do trend pois sabendo onde um trend se situa na sua formação será mais facil depois passar para os ciclos e adopta-los na nossa leitura de trend

tem que ser cada departamento de cada vez pois misturando tudo sem que existe uma linha orientadora bem delineada é muito facil perdermo-nos

um abraço
arnie

PS: titulos para uma leitura e estudo do trend aconselho AA, ADM, CAT, NEM, HAL estes titulos neste momento, tirando a CAT por obvias razões, mostram-nos como um trend pode inverter

detectando a possibilidade de inversão poderemos facilmente entrar com o menor risco possivel
Bons negocios,
arnie

Re:

por Sol Dado » 27/10/2006 11:42

Exactamente ZéInvest!

Datas tenho: Out.05
Preços tenho: 1168
Ângulo de tendência: os valores resultam precisamente da passagem desses ângulos...

Se a leitura estiver correcta (e foi sobre isso a minha questão) então 1371 e 1432 serão preços, para o mês de Out.06, que constituirão forte resistência ou suporte (podendo mesmo aí iniciar-se uma inversão de tendância).

Em Novembro a história já será outra, e assim sucessivamente...

Claro que através de outros métodos (Elliott, Fibonacci) possuo mais informação que posso conjugar com o cálculo dos valores atrás referidos, para concretizar a previsão.

Já fui ver

por ZéInveste » 27/10/2006 11:15

para conseguires uma previsão dentro de uma tendencia (isto é o melhor que podes conseguir com aquela formula), tens de inserir pelo menos 2 de 3 tipos de dados para conseguires o terceiro, são eles:

Datas
Preços
Angulo da tendencia
Zé Investe

Registado: 7/11/2002 19:17

Continuo a...

por ZéInveste » 27/10/2006 11:06

... achar mto estranho conseguir calcular uma inversão, ou qualquer valor, quando nos é dado apenas um valor à partida.

Qual a tendencia inicial, para cima ou para baixo? qual a intensidade dessa tendencia ?? estamos a falar de valores mto diferenes d e um dia para o outro?

o sistema não sabe nada disto, logo não te pode fornecer previsões!!!
Zé Investe

Re:

por Sol Dado » 27/10/2006 10:49

Caro zéinvest,

Está relacionado com certas proporçoes matemáticas e com valores de preço e datas que constituem momentos altamente prováveis de inversão de tendência (Teoria de Gann):

http://www.robertwcolby.com/gann.html

Explica-me

por ZéInveste » 27/10/2006 10:22

como é que com a introdução de de uma data e um valor queres calcular ou prever seja o que for.

Por mto bom que seja o sistema sem uma grande entrada de dados é impossível ser fiável.

Abraço
Zé Investe

Gann Square of Nine Generator (para arnie)

por Sol Dado » 27/10/2006 10:13

Caro arnie,

Encontrei este gerador de "quadrados de nove" na internet:

http://www.xmlworks.com/gann/javascript/

De que modo o poderemos utilizar (de modo exppedito) para calcular preços e tempo? Fiz um pequeno trabalho de casa "para ver se domino o instrumento". Posso pedir a sua ajuda/crítica ao "TPC" (homework)?

Então é assim:

O SPX efectuou um mínimo em Out.05, ao valor de 1168,20.

Introduzindo no gerador de quadrados o valor 1168 em "start number" com 10 níveis, obtem-se o quadro anexo a esta mensagem.

Estarei a ler correctamente, se identificar os valores de 1371 ou 1432 como os máximos prováveis para este mês?

Enfim, qualquer comentário/explicação que me pudesse dar sobre a utilização do Gann square nine na previsão de preços e datas seria certamento muito útil...

Obrigado antecipado.
[/b]
Anexos
squarenine.gif
squarenine.gif (80.72 KiB) Visualizado 2813 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bar38, Google [Bot], josehenry400, Maverick StockMan, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 545 visitantes