Nova Edição de Ganhar em Bolsa
Re: Ganhar em bolsa
Carteirista Escreveu:Já leu o livro? O que axa? recumenda ou não?
Claro que se recomenda!!! Dos melhores do género... No fundo não enche com promessas defraudadas de sistemas de trading infalíveis, mas dá imensa cultura geral da bolsa e é extremamente engraçado de ler.
Abrange em geral todas as áreas da bolsa deixando ao leitor a livre escolha de mais tarde aprofundar qualquer um dos assuntos abordados. E o preço não é assim tão caro, mais difícil é conseguir lê-lo todo de rajada.

Abraço...
O Bala
PS: não recomendo versões e-book, pois classifico este livro como uma espécie de enciclopédia para ficar na prateleira para futuras consultas

StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Ganhar em bolsa
Já leu o livro? O que axa? recumenda ou não?
- Registado: 29/11/2007 2:32
Recupero este post para agradecer ao Prof. Braga de Matos. Este relançar de livro ao fim de tanto tempo de espera, fez-me pensar em Julho de 2007: porque raio andou ele a adiar tanto tempo o relançamento do livro quando já o tinha pronto ? Fui logo rever os meus leading indicators que, relaxadamente, até já nem olhava muito e comecei a ver que de facto poderiamos estar num topo, em que toda a multidão já estava no mercado e pronta a comprar este livro. Pelo menos foi o que ele achou.
E pelos vistos esteve certo.
E pelos vistos esteve certo.
Obrigado pelas explicações, mas não fiquei totalmente esclarecido devido à divergência dos comentários. De facto a minha dúvida consiste na interpretação do autor sobre o DY de um activo e do DY do mercado. Pelo que entendi, as tendências são inversas, isto é:
DY activo baixo – activo sobrevalorizado
DY mercado baixo – mercado disposto a subir
Se assim for, continuo a não entender o que o autor diz: “Não foi por acaso que o DY do mercado em Portugal foi de 8,5%, em 1984 (quando começou um extraordinário Bull Market) e de 0,2% em 1987 (quando esse Bull atingiu o topo e rompeu em quebra).”
Considerando que um DY de 8,5% é um DY alto e coincidente com um começo de um extraordinário Bull Market, o leitor é levado a concluir que um DY de mercado alto revela um mercado disposto a subir, contrariando a explicação anterior.
… ou será que sou eu que estou a interpretar isto mal

DY activo baixo – activo sobrevalorizado
DY mercado baixo – mercado disposto a subir
Se assim for, continuo a não entender o que o autor diz: “Não foi por acaso que o DY do mercado em Portugal foi de 8,5%, em 1984 (quando começou um extraordinário Bull Market) e de 0,2% em 1987 (quando esse Bull atingiu o topo e rompeu em quebra).”
Considerando que um DY de 8,5% é um DY alto e coincidente com um começo de um extraordinário Bull Market, o leitor é levado a concluir que um DY de mercado alto revela um mercado disposto a subir, contrariando a explicação anterior.
… ou será que sou eu que estou a interpretar isto mal

- Registado: 3/9/2005 0:40
jmrleca,
a afirmação faz sentido, embora a explicação é trapalhona. Aliás, o livro parece ser em geral, um pouco trapalhão e descuidado.
atenta no seguinte, sob o título Dividend Yield, pág. 263 desse livro:
para uma determinada acção, é a razão entre o seu dividendo com a sua cotação. O autor, dá um exemplo: um dividendo de certa acção é 0.3 (euros), com a sua cotação de 30 (euros) é 0.01. Não explica porque este valor é apresentado em %, mas chega-se lá.
Depois de falar em três magros parágrafos, características e alguns detalhes do DY da acção de uma empresa, entra no parágrafo que foi citado; Sem mais, deixa de falar da acção de uma empresa e passa a falar do DY de um Mercado, dizendo que é uma média ponderada. Poderia apresentar o autor mais detalhes, uma vez que considera DY particularmente importante para o mercado em geral.
E é agora que afirma que um DY (de um mercado) baixo, revela potencial de subida e um DY de um mercado alto revela a exaustão do seu potencial; logo a sua provável descida.
E como avaliamos se um DY é alto ou baixo? o autor afirma que 1% é "uma miséria" e também apresenta outros valores; um elevado 8,5%, ligado ao extraordinário Bull Market em 1984 e um reduzido 0.2%, ligado ao topo desse Bull Market, em 1987 (aqui, pelo menos era importante, obrigatório, autor deter-se e explicar em detalhe esta situação concreta).
Mas a melhor resposta, para a avaliação se um DY é alto ou baixo, está em uma das notas que o autor considera de interesse: O DY deve ser comparado com o yield das obrigações. E cita Martin Zweig que considera esta relação um dos elementos fundamentais, para entradas e saída de mercado.
Curvedair
a afirmação faz sentido, embora a explicação é trapalhona. Aliás, o livro parece ser em geral, um pouco trapalhão e descuidado.
atenta no seguinte, sob o título Dividend Yield, pág. 263 desse livro:
para uma determinada acção, é a razão entre o seu dividendo com a sua cotação. O autor, dá um exemplo: um dividendo de certa acção é 0.3 (euros), com a sua cotação de 30 (euros) é 0.01. Não explica porque este valor é apresentado em %, mas chega-se lá.
Depois de falar em três magros parágrafos, características e alguns detalhes do DY da acção de uma empresa, entra no parágrafo que foi citado; Sem mais, deixa de falar da acção de uma empresa e passa a falar do DY de um Mercado, dizendo que é uma média ponderada. Poderia apresentar o autor mais detalhes, uma vez que considera DY particularmente importante para o mercado em geral.
E é agora que afirma que um DY (de um mercado) baixo, revela potencial de subida e um DY de um mercado alto revela a exaustão do seu potencial; logo a sua provável descida.
E como avaliamos se um DY é alto ou baixo? o autor afirma que 1% é "uma miséria" e também apresenta outros valores; um elevado 8,5%, ligado ao extraordinário Bull Market em 1984 e um reduzido 0.2%, ligado ao topo desse Bull Market, em 1987 (aqui, pelo menos era importante, obrigatório, autor deter-se e explicar em detalhe esta situação concreta).
Mas a melhor resposta, para a avaliação se um DY é alto ou baixo, está em uma das notas que o autor considera de interesse: O DY deve ser comparado com o yield das obrigações. E cita Martin Zweig que considera esta relação um dos elementos fundamentais, para entradas e saída de mercado.
Curvedair
jmrleca Escreveu:jmrleca Escreveu:Estou a ler este interessante livro para ver se aprendo alguma coisa, contudo estou com uma dúvida…
Na página 264, é dito o seguinte sobre o Dividend Yield:
“O DY é particularmente importante, porém, como medida para o mercado em geral. Tal média ponderada, referida a todas as empresas cotadas, permite-nos dizer que um DY baixo revela um mercado disposto a subir e, alto, uma possível orientação para a baixa.
Não foi por acaso que o DY do mercado em Portugal foi de 8,5%, em 1984 (quando começou um extraordinário Bull Market), e de 0,2% em 1987 (quando esse Bull atingiu o topo e rompeu em quebra).”
Isto não faz sentido. A explicação da primeira frase deve estar trocada. Não será DY alto revela um mercado disposto a subir e, baixo, uma possível orientação para a baixa?
Então... não há aqui niguém que me possa esclarecer isto?
Está correcto pois o DY é do mercado, ex: nasdaq(Média ponderada DY de empresas que o compoem)
Se for o DY de um activo é o inverso.
Trend is your friend
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
Re: Como o livro explica fundamentais...
LPP Escreveu:... ficam dados do PSI20.
Quem quiser que começe a analisar os fundamentais apresentados e os sinais "buy" (4) neste momento.
Vá lá, assim o tópico também não morre!
Cumpts.
LPP
LPP pode indicar onde conseguiu esses dados sobre o PSI20?
Gracias.
jmrleca Escreveu:jmrleca Escreveu:Estou a ler este interessante livro para ver se aprendo alguma coisa, contudo estou com uma dúvida…
“O DY é particularmente importante, porém, como medida para o mercado em geral. Tal média ponderada, referida a todas as empresas cotadas, permite-nos dizer que um DY baixo revela um mercado disposto a subir e, alto, uma possível orientação para a baixa.
Não foi por acaso que o DY do mercado em Portugal foi de 8,5%, em 1984 (quando começou um extraordinário Bull Market), e de 0,2% em 1987 (quando esse Bull atingiu o topo e rompeu em quebra).”
Isto não faz sentido. A explicação da primeira frase deve estar trocada. Não será DY alto revela um mercado disposto a subir e, baixo, uma possível orientação para a baixa?
Se o meu amigo pensar que o DY se calcula em função do dividendo distribuído a dividir pelo preço da acção (estou a falar de cór, alguem que confirme por favor) é fazer o seguinte exercício:
Dividendo de um dado ano -> 1 euro
Preço da acção dia tal -> 10 euros
DY -> 0,1 = 10%
Dividendo no ano a seguir -> 2 euro
Preço da acção um ano mais tarde -> 200 euros
DY -> 0,01 = 1%
Leitura possível: apesar da empresa em questão ter tido muitos bons resultados, o que lhe permitiu distribuir o dobro de dividendos que no ano anterior, a cotação disparou de tal forma que atingiu um valor incomportável, que indicia uma correcção a breve prazo...
Logo a frase que refere não faz efectivamente sentido.
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
jmrleca Escreveu:Estou a ler este interessante livro para ver se aprendo alguma coisa, contudo estou com uma dúvida…

Estou a ler este interessante livro para ver se aprendo alguma coisa, contudo estou com uma dúvida…
O Livro
Também já dei o meu contributo para o Dr. Braga de Matos
Comprei no ElCorteInglês de Vila Nova de Gaia, no passado dia 28-Jul-2007, pela módica quantia de 24.98€ (preço de capa de 27.75€ - 10%).
Está a corresponder bem às expectativas. Já li até ao 2º Cap. e este fim de semana vou, antes de mais, ler o Cap. 9 - Estratégia e Táctica ...
Para além de toda a "aura" criada em volta do livro, foram dois, essêncialmente, os motivos que me levaram a comprar o livro; 1- Basear-se fortemente num pressuposto contrário ao meu entendimento actual dos mercados, seja, de que a Bolsa é um Jogo (no sentido lúdico/competitivo), 2- Ter gostado muito da entrevista que o autor concedeu ao CDB, com a qual pude validar positivamente um dos pilares básicos da minha estratégia nos mercados
Enfim, um livro que vai direito ao essêncial, sem ser fundamentalista e que não fica nada mal se colocado na mesma prateleira (depois de lido
) que outras "bíblias" dos mercados.
BFDS e BNs

Comprei no ElCorteInglês de Vila Nova de Gaia, no passado dia 28-Jul-2007, pela módica quantia de 24.98€ (preço de capa de 27.75€ - 10%).
Está a corresponder bem às expectativas. Já li até ao 2º Cap. e este fim de semana vou, antes de mais, ler o Cap. 9 - Estratégia e Táctica ...
Para além de toda a "aura" criada em volta do livro, foram dois, essêncialmente, os motivos que me levaram a comprar o livro; 1- Basear-se fortemente num pressuposto contrário ao meu entendimento actual dos mercados, seja, de que a Bolsa é um Jogo (no sentido lúdico/competitivo), 2- Ter gostado muito da entrevista que o autor concedeu ao CDB, com a qual pude validar positivamente um dos pilares básicos da minha estratégia nos mercados

Enfim, um livro que vai direito ao essêncial, sem ser fundamentalista e que não fica nada mal se colocado na mesma prateleira (depois de lido

BFDS e BNs
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
- Registado: 22/5/2006 9:58
O preço é aceitável tendo em conta a utilidade muito embora não perdesse nada se
fosse um pouco mais barato (€19.95 era um preço simpático, por exemplo).
Mesmo assim pessoalmente, considero que para quem se está a iniciar, são 25 euros
bastante bem gastos.
É bastante melhor que outros livros (nomeadamente em Inglês) e mais barato. Além
disso é bastante completo debruçando-se bastante sobre a psicologia do investidor,
sobre a mecânica dos mercados além de servir como introdução à Análise Técnica.
Em Portugal existem poucos livros sobre os mercados (de autores portugueses). Que
me recorde, o outro livro digno de referência é o "Análise Técnica" de João Paulo Peixoto
(que já li na diagonal). Penso que está bem organizado e um manual interessante sobre
a Análise Técnica clássica mas praticamente resume-se a isso, é bastante menos completo
que o "Ganhar em Bolsa" pois aborda menos temas (custa 15 euros salvo erro).
Em termos comparativos de conteúdo parece-me uma relação de preços «justa».
fosse um pouco mais barato (€19.95 era um preço simpático, por exemplo).
Mesmo assim pessoalmente, considero que para quem se está a iniciar, são 25 euros
bastante bem gastos.
É bastante melhor que outros livros (nomeadamente em Inglês) e mais barato. Além
disso é bastante completo debruçando-se bastante sobre a psicologia do investidor,
sobre a mecânica dos mercados além de servir como introdução à Análise Técnica.
Em Portugal existem poucos livros sobre os mercados (de autores portugueses). Que
me recorde, o outro livro digno de referência é o "Análise Técnica" de João Paulo Peixoto
(que já li na diagonal). Penso que está bem organizado e um manual interessante sobre
a Análise Técnica clássica mas praticamente resume-se a isso, é bastante menos completo
que o "Ganhar em Bolsa" pois aborda menos temas (custa 15 euros salvo erro).
Em termos comparativos de conteúdo parece-me uma relação de preços «justa».
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.