Aproveitaria esta OPA?
Ulisses, considerando os resultados desta votação (que aliás estão em linha com os daquela que lançaste anteriormente), penso que seria interessante lançares um dia destes uma outra votação a dizer qualquer coisa como isto: "concorda que a prática de inside trading seja considerada crime?"
- Registado: 5/11/2002 12:21
Ulisses, eu votei que sim, como qualquer bom português
Isto porque o número de acções que habitualmente compro e vendo não tem tradução no eventual aumento de volume. Caso fosse um investidor acima dos 100 mil euros então não compraria e compraria acções que estivessem ligadas a essa empresa...
Conclusão: Crime é sempre mas depende se provado e o volume transacionado.

Conclusão: Crime é sempre mas depende se provado e o volume transacionado.

Ulisses Pereira Escreveu:Lion, aqui é mais do que um rumor. A ideia da pergunta é saber se as pessoas, por dinheiro, estão dispostas a cometer um crime ou não...
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, penso que a pergunta não era "um crime" no geral.
Mas sim um crime, que não prejudica ninguem, embora me beneficie a mim.
Senão mudo o voto.

Ulisses , esta é a pergunta mais velha e mais simplista do mercado.
TODA a gente compra. Em TODO lado do Mundo.
O mercado vive disso. Os politicos vivem disso. Os especuladores vivem disso.
O mercado sobe sempre com boatos e rumores.
Buy the rumor sell the news.
TODA a gente compra. Em TODO lado do Mundo.
O mercado vive disso. Os politicos vivem disso. Os especuladores vivem disso.
O mercado sobe sempre com boatos e rumores.
Buy the rumor sell the news.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Ulisses Pereira Escreveu:O Nunofaustino alterou-me que coloquei a questão há uns meses atrás e não há uns anos.![]()
Bem, agora está relançada de novo.
Um abraço,
Ulisses
Exacto, não foi há muito tempo, ainda tenhos as respostas bem frescas na memória... a minha posição mantêm-se, seria difícil dizer não, mesmo sabendo nós que não estariamos a fazer a coisa mais correcta deste mundo, de certa forma até estaríamos a cometer um crime! Mas acho que seria difícil não aproveitar... ainda assim admito que possa haver situações em que a prática nos poderia fazer pensar duas vezes e em situações limite até poderíamos não aproveitar... certezas só teria com uma situação real e essa nunca me ocorreu e duvido que alguma vez venha a acontecer!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
ok, não interpretei correctamente o enunciado. concerteza que é crime. Estava conhecedor que estava a usar informação directamente de uma fonte relevante que não podia revelar essa informação.
como se enquadra, se neste caso eu receber esta informação de um amigo do amigo que a ouviu numa conversa perdida?
como se enquadra, se neste caso eu receber esta informação de um amigo do amigo que a ouviu numa conversa perdida?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
bolo, se essa situação descrita ocorrer, tu comprares as acções e ficar provado que soubeste tu és culpado pelo crime de "inside trading". O objectivo aqui não é julgar ninguém, mas não tenho a menor dúvida que isto configura claramente um crime de "inside trading", porque usaste informação não disponível para o mercado para negociares.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
editado.
parece que comprar antes do mercado saber oficialmente é crime! Pelo menos não escapamos a ser ouvir: levante as mãos e afaste as pernas!
Quais são as razões que podem levar a que rejeitemos uma oportunidade de valorizar o nosso património em 20% segundo os mecanismo e regras estabelecidas para isso.
Se eu não procurar, pagar ou não favorecer para ter essa informação, não estou a arquitectar nenhum crime. O outro gajo é que estará, mas o que posso fazer em relação a isso? denunciá-lo?! give-me a break!
As regras têm que ter mecanismos exequíveis para regularem as práticas. Eu não posso ser condenado por ter um conhecimento de um acontecimento legal e tirar proveito dele. Sei que vai haver uma OPA e compro.
Sei que alguém divulgou ilegalmente a informação, mas isso, não me pode ser imputado.
Eu conheci a ocorrência da OPA: ambas as coisas legais.
A tomada de conhecimento não é ilegal uma vez que não procurei uma informação sigilosa, não contratei essa procura nem recompensei alguém por isso.
Ilegal é a divulgação por quem tem a obrigação de guardar sigílio.
parece que comprar antes do mercado saber oficialmente é crime! Pelo menos não escapamos a ser ouvir: levante as mãos e afaste as pernas!
Editado pela última vez por bolo em 22/9/2010 16:50, num total de 2 vezes.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Uma ideia de saltar a lei era comprar empresas associadas por sector ou por interesses na primeira.
Mas já agora, sempre que eu tive pseudo "insides" (nada de topo, o diz que disse) revelaram-se um verdadeiro flop.
Porque para lá do inside, é preciso acreditar na pessoa, é preciso fazer mesma leitura do inside do que o mercado irá fazer, é preciso ter o timming certo. Enfim
Mas já agora, sempre que eu tive pseudo "insides" (nada de topo, o diz que disse) revelaram-se um verdadeiro flop.
Porque para lá do inside, é preciso acreditar na pessoa, é preciso fazer mesma leitura do inside do que o mercado irá fazer, é preciso ter o timming certo. Enfim
Re: Aproveitaria esta OPA?
zecatreca Escreveu:Com 100% de certeza?![]()
ALL-INNNNNNN!!!!
![]()
![]()
Se ele não for meu familiar e se não houver registos de que ele me disse alguma coisa, porque não?![]()
Cumprimentos
Eu mesmo que houve-se registos comprava na mesma, afinal em Portugal o Crime Compensa

- Registado: 7/12/2007 0:29
Claro que aproveitava a oportunidade para fazer dinheiro fácil numa primeira fase de euforia!
Com tantas certezas e pelo impacto inicial que este tipo de operação tem não pensava duas vezes!
Sinceramente preferia não ter a informação, Ulisses, mas como a tua questão não passa por aí limito-me a responder ao cenário apresentado!
Nota: Condeno informação Privilegiada neste ou noutro tipo de operações, mas nesta selva todos queremos o mesmo, ganhar dinheiro!
Com tantas certezas e pelo impacto inicial que este tipo de operação tem não pensava duas vezes!
Sinceramente preferia não ter a informação, Ulisses, mas como a tua questão não passa por aí limito-me a responder ao cenário apresentado!
Nota: Condeno informação Privilegiada neste ou noutro tipo de operações, mas nesta selva todos queremos o mesmo, ganhar dinheiro!
Editado pela última vez por Trisquel em 22/9/2010 15:55, num total de 1 vez.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Re: Aproveitaria esta OPA?
Com 100% de certeza?
ALL-INNNNNNN!!!!
Se ele não for meu familiar e se não houver registos de que ele me disse alguma coisa, porque não?
Cumprimentos

Se ele não for meu familiar e se não houver registos de que ele me disse alguma coisa, porque não?

Cumprimentos
Olá Ulisses,
De facto a questão era semelhante, mas com uma grande diferença: a certeza da informação passada.
Lembro-me de algumas pessoas terem "recusado" por não terem a certeza absoluta.
Já estava a sentir falta destas questões
Abraço,
Elgenedy
De facto a questão era semelhante, mas com uma grande diferença: a certeza da informação passada.
Lembro-me de algumas pessoas terem "recusado" por não terem a certeza absoluta.
Já estava a sentir falta destas questões

Abraço,
Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
- Registado: 17/12/2002 22:25
Aproveitaria esta OPA?
Penso que já coloquei uma questão semelhante há uns anos atrás...
Vai ser interessante ver as respostas.
Participem!
Ulisses
Vai ser interessante ver as respostas.
Participem!
Ulisses