Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aproveitaria esta OPA?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

O seu melhor amigo é o responsável da comunicação com o mercado de uma empresa cotada em Bolsa. Garante-lhe, com 100% de certeza, que daqui a umas horas vai divulgar uma OPA sobre outra empresa, com um prémio de 20% face à cotação actual. O que faz?

Compra acções da outra empresa
98
88%
Não aproveita a ocasião
13
12%

Total de votos : 111

por Elias » 22/9/2010 17:39

Ulisses, considerando os resultados desta votação (que aliás estão em linha com os daquela que lançaste anteriormente), penso que seria interessante lançares um dia destes uma outra votação a dizer qualquer coisa como isto: "concorda que a prática de inside trading seja considerada crime?"

Registado: 5/11/2002 12:21

por tiopatinhas » 22/9/2010 17:30

Ulisses, eu votei que sim, como qualquer bom português :!: Isto porque o número de acções que habitualmente compro e vendo não tem tradução no eventual aumento de volume. Caso fosse um investidor acima dos 100 mil euros então não compraria e compraria acções que estivessem ligadas a essa empresa...
Conclusão: Crime é sempre mas depende se provado e o volume transacionado. :oops:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Ulisses Pereira » 22/9/2010 17:29

Claro que não é um crime em geral. É aquele crime.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pocoyo » 22/9/2010 17:26

Ulisses Pereira Escreveu:Lion, aqui é mais do que um rumor. A ideia da pergunta é saber se as pessoas, por dinheiro, estão dispostas a cometer um crime ou não...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, penso que a pergunta não era "um crime" no geral.

Mas sim um crime, que não prejudica ninguem, embora me beneficie a mim.

Senão mudo o voto. :)

Registado: 15/1/2010 15:30

por Ulisses Pereira » 22/9/2010 17:21

Lion, aqui é mais do que um rumor. A ideia da pergunta é saber se as pessoas, por dinheiro, estão dispostas a cometer um crime ou não...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 22/9/2010 16:35

Ulisses , esta é a pergunta mais velha e mais simplista do mercado.

TODA a gente compra. Em TODO lado do Mundo.

O mercado vive disso. Os politicos vivem disso. Os especuladores vivem disso.

O mercado sobe sempre com boatos e rumores.

Buy the rumor sell the news.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por artista_ » 22/9/2010 16:27

Ulisses Pereira Escreveu:O Nunofaustino alterou-me que coloquei a questão há uns meses atrás e não há uns anos. :shock:

Bem, agora está relançada de novo. :)

Um abraço,
Ulisses

Exacto, não foi há muito tempo, ainda tenhos as respostas bem frescas na memória... a minha posição mantêm-se, seria difícil dizer não, mesmo sabendo nós que não estariamos a fazer a coisa mais correcta deste mundo, de certa forma até estaríamos a cometer um crime! Mas acho que seria difícil não aproveitar... ainda assim admito que possa haver situações em que a prática nos poderia fazer pensar duas vezes e em situações limite até poderíamos não aproveitar... certezas só teria com uma situação real e essa nunca me ocorreu e duvido que alguma vez venha a acontecer!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por bolo » 22/9/2010 16:23

ok, não interpretei correctamente o enunciado. concerteza que é crime. Estava conhecedor que estava a usar informação directamente de uma fonte relevante que não podia revelar essa informação.

como se enquadra, se neste caso eu receber esta informação de um amigo do amigo que a ouviu numa conversa perdida?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Ulisses Pereira » 22/9/2010 16:15

bolo, se essa situação descrita ocorrer, tu comprares as acções e ficar provado que soubeste tu és culpado pelo crime de "inside trading". O objectivo aqui não é julgar ninguém, mas não tenho a menor dúvida que isto configura claramente um crime de "inside trading", porque usaste informação não disponível para o mercado para negociares.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bolo » 22/9/2010 16:11

editado.

Quais são as razões que podem levar a que rejeitemos uma oportunidade de valorizar o nosso património em 20% segundo os mecanismo e regras estabelecidas para isso.

Se eu não procurar, pagar ou não favorecer para ter essa informação, não estou a arquitectar nenhum crime. O outro gajo é que estará, mas o que posso fazer em relação a isso? denunciá-lo?! give-me a break!

As regras têm que ter mecanismos exequíveis para regularem as práticas. Eu não posso ser condenado por ter um conhecimento de um acontecimento legal e tirar proveito dele. Sei que vai haver uma OPA e compro.

Sei que alguém divulgou ilegalmente a informação, mas isso, não me pode ser imputado.

Eu conheci a ocorrência da OPA: ambas as coisas legais.

A tomada de conhecimento não é ilegal uma vez que não procurei uma informação sigilosa, não contratei essa procura nem recompensei alguém por isso.

Ilegal é a divulgação por quem tem a obrigação de guardar sigílio.

parece que comprar antes do mercado saber oficialmente é crime! Pelo menos não escapamos a ser ouvir: levante as mãos e afaste as pernas!
Editado pela última vez por bolo em 22/9/2010 16:50, num total de 2 vezes.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por MNFV » 22/9/2010 15:53

Uma ideia de saltar a lei era comprar empresas associadas por sector ou por interesses na primeira.

Mas já agora, sempre que eu tive pseudo "insides" (nada de topo, o diz que disse) revelaram-se um verdadeiro flop.

Porque para lá do inside, é preciso acreditar na pessoa, é preciso fazer mesma leitura do inside do que o mercado irá fazer, é preciso ter o timming certo. Enfim

Registado: 28/12/2007 17:02

por Rics » 22/9/2010 15:52

Se, além da certeza que a informação é sólida, tiver a certeza de que não terei problemas com ela, então: BUY!

Como alguém já mencionou: condeno qualquer tipo de passagem de informação privilegiada, sem que eu da mesma possa lucrar...

Registado: 8/11/2002 12:16

Re: Aproveitaria esta OPA?

por pasil74 » 22/9/2010 15:50

zecatreca Escreveu:Com 100% de certeza? :shock: :shock: ALL-INNNNNNN!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Se ele não for meu familiar e se não houver registos de que ele me disse alguma coisa, porque não? 8-)

Cumprimentos

Eu mesmo que houve-se registos comprava na mesma, afinal em Portugal o Crime Compensa :mrgreen:

Registado: 7/12/2007 0:29

por pocoyo » 22/9/2010 15:48

Quem foi o "gajo" que disse que não? :shock:

Se a resposta for verdadeira, há que estudar a pessoa. :lol:

Registado: 15/1/2010 15:30

por Trisquel » 22/9/2010 15:46

Claro que aproveitava a oportunidade para fazer dinheiro fácil numa primeira fase de euforia!

Com tantas certezas e pelo impacto inicial que este tipo de operação tem não pensava duas vezes!

Sinceramente preferia não ter a informação, Ulisses, mas como a tua questão não passa por aí limito-me a responder ao cenário apresentado!

Nota: Condeno informação Privilegiada neste ou noutro tipo de operações, mas nesta selva todos queremos o mesmo, ganhar dinheiro!
Editado pela última vez por Trisquel em 22/9/2010 15:55, num total de 1 vez.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Ulisses Pereira » 22/9/2010 15:44

O Nunofaustino alterou-me que coloquei a questão há uns meses atrás e não há uns anos. :shock:

Bem, agora está relançada de novo. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Aproveitaria esta OPA?

por Zecatreca_1001 » 22/9/2010 15:41

Com 100% de certeza? :shock: :shock: ALL-INNNNNNN!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Se ele não for meu familiar e se não houver registos de que ele me disse alguma coisa, porque não? 8-)

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por Elgenedy » 22/9/2010 15:41

Olá Ulisses,

De facto a questão era semelhante, mas com uma grande diferença: a certeza da informação passada.

Lembro-me de algumas pessoas terem "recusado" por não terem a certeza absoluta.

Já estava a sentir falta destas questões ;)

Abraço,

Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]

Registado: 17/12/2002 22:25

Aproveitaria esta OPA?

por Ulisses Pereira » 22/9/2010 15:35

Penso que já coloquei uma questão semelhante há uns anos atrás...

Vai ser interessante ver as respostas.

Participem!
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Apramg, cali010201, Jonas74, LionHeart, navaldoc e 249 visitantes