Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

software - Quantum charts

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 20/12/2009 12:58

Deixo aqui os resultados do concurso deste ano do T2W dos melhores serviços para traders.

Ora sendo esta votação feita pelos utilizadores dos proprios serviços, é sem sombra de duvidas um bom mapa para quem está a ponderar subscrever/comprar algum deles.

http://www.tradingawards.com/winners
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re: Software ideal

por arnie » 10/12/2009 7:53

vintcinco Escreveu:Sou um end of day trader e pretendo aprofundar o meu conhecimento, pelo que também tenho andado nas últimas semanas a ponderar qual o software a adquirir.

Do que me é dado a ver, o Metastock é usado por uma grande diversidade de utilizadores e, pelo menos na versão de 410€, parece-me o mais indicado para iniciantes, atendendo ao baixo preço.

Gostava de saber a vossa opinião sobre a mais valia associada à aquisição de um software bastante mais caro (~1500€) como o MultiCharts, para um utilizador na minha situação.

salvadorveiga: Já adquiriu algum dos programas que mencionou?

Melhores cumprimentos.

Olá vintcinco.

Devo concordar com a maioria das palavras do Quico.

O Multicharts não é propriamente uma plataforma EOD. Podemos testar sem qualquer tipo de problema sistemas EOD mas o seu "core" é o daytrade, a programação de sistemas intradiarios e/ou curtissimo prazo.

O Metastock tem 2 versões, a Pro e a EOD. Esta ultima seria sem duvida a mais indicada para ti.

Mas tal como disse o Quico, o ProRealTime é realmente suficiente para o "comum" dos mortais (não querendo debilitar ninguém com esta expressão).

Temos acesso a todos e mais alguns mercados, é tudo gratuito e até é possivel programar sistemas/indicadores.
Eu proprio o uso quando me lembro do PSI20 e quero ver o que por lá se passa.

Para mim tem a desvantagem de ser um serviço online, ou seja, sem net, nápá de graficos, entre outras desvantagens como o limite da base de dados.
Os serviços gratuitos têm por norma uma base de dados curta no tempo e quando esta é grande, tem erros. No entanto, no ProRealTime, confesso que eles até têm uma base de dados bastante cuidada.

Bem sei que os experts dizem que um dia todos os serviços serão online mas eu não grande adepto dessa visão/cultura.
Para mim o "online" servirá sempre como backup ao nosso sistema fisico mas isso é algo que não vale a pena discutir aqui.

Resumindo, para quem se inicia no trading ou na AT, é um erro investir logo à cabeça num programa pois não sabemos se daqui a 6 meses iremos ainda estar negociar ou se já partimos para outra depois de levar uma valente paulada dos mercados que nos fizeram ver que não temos estomago para aquele tipo de negocio.

Experimenta o ProRealTime e testa os seus serviços. Se achares que não preenche os teus requisitos, testa o Metastock ou outros durante os 30 dias de free trial e depois compara.
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por vset » 10/12/2009 1:38

8-)

Tks Arnie

Registado: 11/1/2004 13:37

por Quico » 10/12/2009 0:18

Caro vintcinco:

Se é "end of day trader" escusa de gastar dinheiro. Eu sei que vai achar que se é de graça, não presta, mas acredite no que lhe vou dizer:
O serviço ProRealTime básico (gratuito) chega e sobra. Tem cotações para tudo e mais alguma coisa, actualizadas no final do dia, e tem um grande número de funcionalidades que substituem praticamente tudo o que o comum dos mortais usa no Metastock (e até mais que isso - pelo menos as versões do Meta que experimentei há uns tempos). Dá para testar sistemas, construir os seus próprios indicadores, etc.
Para além dos gráficos da plataforma da minha corretora, é o software que eu uso.

Experimente (é de graça) e depois diga alguma coisa.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Software ideal

por vintcinco » 9/12/2009 23:57

Sou um end of day trader e pretendo aprofundar o meu conhecimento, pelo que também tenho andado nas últimas semanas a ponderar qual o software a adquirir.

Do que me é dado a ver, o Metastock é usado por uma grande diversidade de utilizadores e, pelo menos na versão de 410€, parece-me o mais indicado para iniciantes, atendendo ao baixo preço.

Gostava de saber a vossa opinião sobre a mais valia associada à aquisição de um software bastante mais caro (~1500€) como o MultiCharts, para um utilizador na minha situação.

salvadorveiga: Já adquiriu algum dos programas que mencionou?

Melhores cumprimentos.

Registado: 18/3/2008 18:36

por salvadorveiga » 2/12/2009 23:21

Rics Escreveu:Obrigado mais uma vez pelo feedback, arnie!

Só me interessa mesmo o OHLC de cada dia (EOD), não o intraday.
Quando ao software, há muitos anos que já lido com o Wealth-Lab e preferia não mudar (muito trabalho). No entanto, está na altura de reavaliar as alternativas, antes de reinvestir na adaptação à arquitectura da nova versão...

Obrigado,
Rics

Daquilo q tenho visto e averiguado e ando há meses a averiguar o TradersStudio é omelhor. Para backtesting então oferece uma panoplia de opçoes que n tens nos outros desde portfolio de sistemas num portfolio de activos tudo num só backtest com o money management q quiseres q pode ser universal para o portfolio como um modulo independente para cada activo no portfolio ou para um sub-conjunto dos sistemas.

Podes usar o feed que quiseres, podes conectar-te a variados brokers, etc etc

Ainda n percebi se já tem Real-time feed, sei q andavam a trabalhar nisso e ia lançar no verão essa funcionalidade mas ainda n averiguei se tem a funcionalidade de graficos em tempo real já disponivel mas creio q sim

Sinceramente estou meio inclinado para este prdouto de entre todos esses
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Rics » 2/12/2009 20:33

Obrigado mais uma vez pelo feedback, arnie!

Só me interessa mesmo o OHLC de cada dia (EOD), não o intraday.
Quando ao software, há muitos anos que já lido com o Wealth-Lab e preferia não mudar (muito trabalho). No entanto, está na altura de reavaliar as alternativas, antes de reinvestir na adaptação à arquitectura da nova versão...

Obrigado,
Rics

Registado: 8/11/2002 12:16

por arnie » 2/12/2009 20:06

Rics Escreveu:... interessa-me sobretudo software de backtesting para trading EOD de futuros!

Quando falas de dados EOD refereste a dados diarios ou intradiarios? É que o eSignal EOD dá-te tb acesso a dados intraday que acabam por também ser EOD visto apenas teres acesso a eles dpois do fecho :wink:

Essa lista de software tá grandita :| Tens que eliminar alguns senão daqui a 6 meses ainda estás na duvida (falo por experiencia propria :oops: :P )

Penso que o melhor será os testares durante os 30 dias da praxe.

Eu testei o Amibroker durante umas semanas e aquilo, graficamente falando, ficou-me ali atravessado. Os gráficos comparados com o Metastock era um atraso de vida. Também toda a area de trabalho fazia-me confusão.
A linguagem de programação, sendo semelhante ao Metastock, seria mais facil para mim adaptar alguns indicadores.

Depois testei o Multicharts e aquilo graficamente falando, era um assombro. Uma area de trabalho bem arrumada (copia do Tradestation), mas tinha o problema da linguagem (easy language) que eu pouco ou nada sabia, para não falar do preço, quase o dobro do Amibroker.

Mas a escolha acabou por ser simples. Em termos de linguagem, existe montes de sites a oferecerem serviço de programação a preço acessivel, o que iria facilitar no inicio a minha aprendizagem. ~
Depois gostei do forum de apoio, da maneira que o suporte funciona e como realmente ouvem os seus utilizadores e claro, toda a estética grafica que tanto me agradou logo no inicio.
Também o facto de terem acesso a varios datafeeds e podermos ligar um sistema directamente à IB e testarmos esse mesmo sistema directamente no mercado despertou imenso a minha curiosidade (apesar de ainda não ter criado nada para testar essa parte).

Escolha feita e até hoje, já lá vai mais de 1 ano, não me arrependi.
Naturalmente que continuo e irei continuar a utilizar o Metastock pois para lidar manualmente com um grafico não há melhor e mesmo para analisar um cabaz de acções, o sistem que o Metastock usa é mais practico de usar do que o do Multicharts, ou então sou eu que ainda não me entendi com aquilo :mrgreen: :oops:

Pensa que o programa que escolheres vai-te acompanhar nos proximos anos e como tal, é bom que mostre ter um suporte capaz de ajudar os seus clientes e claro se mantenha sempre actualizado.
Também é importante ter uma ampla comunidade online para não só ajudar nos problemas que vão surgindo como manter vivo o interesse nele.
Bons negocios,
arnie

por Rics » 2/12/2009 17:30

Provavelmente este tópico não terá muito interesse para a maioria dos participantes, mas terá certamente para alguns. Para os últimos, deixo aqui uma review, extremamente (demais até) completa do produto mencionado ontem - TradersStudio:
http://www.elitetrader.com/vb/showthread.php?s=&threadid=139504&perpage=6&highlight=wealthlab&pagenumber=1

De facto, trata-se de (mais) um produto a ter em conta para os interessados em desenvolver sistemas automáticos.

Estou a ver que, antes de passar tudo o que tenho do Wealth-Lab 4 (linguagem baseada em Delphi) para o Wealth-Lab 5 (linguagem baseada em C#), com o consequente grande esforço intelectual e de tempo, tenho que pesquisar de novo as opções presentes no mercado. Desde a última vez que o fiz, há cerca de 2 anos, que aparecerem muitos produtos bons novos e outros desenvolveram-se melhor que o que previa...

O problema é que ter uma idéia do potencial de cada software toma muito tempo...

De momento, na minha lista a considerar constam:
- Wealth-Lab 5.5
- TradersStudio
- Multicharts
- TradersBlox
- NinjaTrader
- Amnibroker
- Metastock
- TradingSolutions

Se alguém souber de algum mais que valha a pena adicionar à lista, por favor, apite...

Editado para acrescentar que me esqueci de referir o mais importante: interessa-me sobretudo software de backtesting para trading EOD de futuros!

por arnie » 1/12/2009 23:18

salvadorveiga Escreveu:também eu ando em prospecçao em adquirir um software mais profissional e ando indeciso entre TradersStudio, Metastock e TradingBlox

Metastock? :shock:

Eu adoro o Metastock. Aliás, continuo a subscrever um serviço EOD no seu formato. Não há melhor para trabalhar um grafico (manualmente).

Mas para o desenvolvimento de sistemas aquilo está a anos de luz (atrasado) dos novos programas de que aqui já falámos.

À umas semanas atrás saiu a versão 11 e não trás nada de novo. A Reuters abandonou este projecto à muito e quem está a geri-lo tem apenas um intuito, vender sistemas/indicadores. Aliás, basta ver a publicidade da nova versão para ver que todo o alarido se centra nos novos indicadores e sistemas, todos eles do tipo black box, pois as formulas estão protegidas e não de melhorias do programa em si, melhorias que os seus utilizadores pedem à anos.

A linguagem de programação é imensamente restrictiva. Não podemos colocar mais de 6 inputs, apenas podemos criar 20 variaveis e existe um limite de caracteres.
Isto é uma enorme dor de cabeça. Só para criar o indicador que me mostra o oitavo onde o volume foi feito num grafico intraday foi necessário criar 6 indicadores. A sorte é que com a função FML podemos chamar outros indicadores. O indicador final chama 4 indicadores dos 6 que foram criados para ser calculado.

Outra solução para contornar os limites da linguagem do Metastock é a criação de dll's. Um dos indicadores que comprei tem um dll especificamente criado para esse mesmo indicador pois de outra forma era impossivel faze-lo com as limitações existentes.

Existem no entanto 2 experts em MSFL(metastock formula language), José Silva e Roy Larsen. Eles conseguem fazer de tudo usando o MSFL. Autenticos milagreiros :wink:

Tal como tem acontecido com utilizadores que estão a trocar o Tradestation pelo Multicharts visto que ambos os programas usam a mesma linguagem, easy language, e são basicamente identicos em termos de funções, facilitando a transição, muitos dos utilizadores do Metastock estão a troca-lo pelo Amibroker. Aqui, os programas em si são bastante diferentes, no entanto, a linguagem de programação é muito parecida, facilitando a conversão das formulas e não existindo as limitações no AFL (amibroker formula language) que existem no MSFL.
Bons negocios,
arnie

por salvadorveiga » 1/12/2009 21:45

aqui fica uma naalise do Tradersstudio...

Note: We did not develop nor do we work for TradersStudio, Inc. We are just a satisfied customer. MindFire Systems now uses TradersStudio as our development platform to conduct our own trading systems research.

What is TradersStudio and The Second SECRET of Success

What is TradersStudio software. Well, before you can actually use any computerized trading system, you need software to run the trading system. The trading software handles the actual running of your system. Once you give it a data file, it runs your system, tells you how the system did with lots of statistics, shows your current position and generates tomorrow's orders.

Now the most expensive trading software will also do a whole lot more. It will do things like plot your data in a chart, show you buy and sell arrows to tell you which days you entered and exited previous trades, apply various money management schemes to your system, and give you not only individual commodity or stock performance results but also a summary of portfolio statistics. A good exit is the first secret to trading system success but the second secret is Portfolio analysis. It is a SECRET vital to your success. Some groups of commodities behave nearly identical. Putting them in a portfolio does nothing to diversify your portfolio. By trying different commodities or stocks, you may be able to create a robust portfolio where one commodity happens to be "zigging" while another is "zagging". The result may be a package that is relatively smooth in its performance over the years.

Now, as promised, here is more information about TradersStudio, the software we used it to create this new generation of Catscan 4. TradersStudio is a system traders dream come true. One very common trading software package is called TradeStation. Remember when you could buy TradeStation for $2500, and use any data source you wished? Well, you can't do that anymore. Now, the company that makes Trade Station requires you to lease it paying leasing costs forever. And you can only use Trade Station's own price data. But with the new TradersStudio, you can use any data source. Why is this important? Well, when Futures magazine tested data vendor price accuracy, it was a company called CSI that came out #1 in accuracy. (we use CSI and another company called Genesis for our own data source.)

Scores of our customers have asked us to do portfolio analysis of a specific group of commodities they wish to trade. Unfortunately, it is so time consuming that we've usually had to say no. Before TradersStudio, we had to run each individual commodity in TradeStation, then save each of those commodity results in separate files. At that point, we would need to switch to Portfolio Analysis software (We used Rina Systems software), then import all of those individual commodity files into the Rina Systems software.

Now, with TradersStudio, you can do your own personal portfolio analysis with ease.

You need this capability. It’s another big part of the key to successful trading.

Other benefits and features of TradersStudio include:

Money Management - you can incorporate money management methods, such as fixed fraction or optimal f, to determine how many contracts of each commodity to trade. Before TradersStudio, we bought Optimal f software for $1000 to test money management, and it didn't work well, however, the money management system in TradersStudio works just the way that it should.

You can optimize at the portfolio level in portfolio analysis. Other software doesn't allow you to do this. Before TradersStudio, we checked out Trading Recipes, which sells for $2500. It allows you to do portfolio analysis, but you can't optimize anything at the portfolio level. TradersStudio gives you the best of both worlds.

You can optimize a large list of stocks or commodities. You used to be able to do this in TradeStation, but they took that feature away. TradersStudio lets you create a list of stocks or commodities, and it does the entire list plus the overall portfolio in one session.

TradersStudio has a built-in EasyLanguage translator, which means that you don't have to rewrite most code if you have been using a different system and the Trade Station platform.

WARNING!

Without the use of TradersStudio, your total cost to do a halfway decent job of system testing and portfolio analysis ,(but still without portfolio optimization capability), would be:

$2500 for an old copy of TradeStation that could use more accurate data sources

$2000 for Rina Systems Portfolio Analysis software

$1000 for optimal f or other money management software

$2500 for Trading Recipes instead of Rina Systems software

Total Cost: $5500+ (I personally spent much, much more than this and still didn’t have all the TradersStudio features.)

TradersStudio will do all of these things and save you quite a bit of time and money, which are our most valuable commodities! The TradersStudio 2.5 software is a real bargain selling for $699. But they currently have the entire software package on sale for $499, a price you may never see again.

Imagem

afinal ate e' mais barato que o q pensava...

também eu ando em prospecçao em adquirir um software mais profissional e ando indeciso entre TradersStudio, Metastock e TradingBlox
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

por Rics » 1/12/2009 21:40

Obrigado a ambos - arnie e salvadorveiga - pelas dicas:
- TradingBlox
- TradersStudio
- Multicharts

Hoje estou sem tempo, mas amanhã irei certamente analisar melhor esses programas. De facto, a primeira impressão do TradersStudio é muito boa, mas requer uma análise mais profunda...

Quanto à questão acerca do serviço da eSignal, sim de parece que algo mudou. Ainda assim, em Agosto a renovação para o ano seguinte custou-me 295USD. Na realidade uso o serviço para descarregar dados EOD. Para tal uso um programa intermédio - QCollector - para sacar os dados da eSignal e colocá-los em ficheiros de cotações no formato Metastock que é automaticamente importado pelo Wealth-Lab Developer...

1abc,
Rics

por salvadorveiga » 1/12/2009 20:04

o TradingBlox e' a plataforma criada por um dos Turtles para criaçao de sistemas, portfolios de sistemas, etc...

Está muito equiparado com o TradersStudio, talvez um pco melhor... o preço e' q e' consideravelmente mais caro... ronda os 3500$ o completo... ao passo que o Studio se consegue por 500-1000$
Imagem
Imagem Imagem

por arnie » 1/12/2009 19:50

Oi Rics.

O eSignal EOD é realmente bastante bom e a um preço super atractivo. Tens acesso a todos os mercados, em todos os timeframes.
Uma pessoa pode fazer todos os seus testes usando este feed EOD e depois, quando decidir passar dos testes à realidade, aí sim subscrever um serviço em tempo real, isto, caso tenha desenhado um sistema de daytrade ou de curto prazo (1 semana) que tire partido dos dados intraday.

Uma pergunta, o eSignal EOD não se chama agora onDemand ($35 mês)? É que se assim for, este serviço já não é muito bom para quem tenha interesse em testar os seus sistema usando outros programas. O serviço onDemand está bloqueado. Só funciona usando o proprio programa do eSignal.

Não se pode comparar o WLD com este Quantum. Pelo menos à 1ª vista, o Quantum é uma especie de black box. Não tem, pelo que se pode ver, sistemas programados para negociar, somos nós que deliniamos as variaveis, mas o facto de não termos acesso, acho, à programação, não nos permite interagir directamente com as variaveis. Não que isso possa ser uma menos valia, pois como já disse, é impossivel ficarmos indiferentes ao video de apresentação.

Eu usei o WLD durante alguns meses, estive mesmo para o comprar. Mas foi quando a Fidelity o comprou e começaram os rumores de que eles iriam com o tempo deixar morrer a versão "livre" de corretora.

O Tradestation já tinha aberto a corretora e extinguido a versão de venda "livre", TS2000i.

Acabei por voltar ao velhinho Metastock, onde fiquei mais uns anos até voltar ao intraday.
O Metastock simplemente não foi feito para o intraday :(

Um amigo meu "apresentou-me" ao Multicharts e foi amor à 1ª vista :P

Tem tudo o que eu necessito, tanto a nivel de software, como de suporte (do melhor que já vi) e existem programadores na net dispostos a programar as nossas ideias (para quem não possui os conhecimentos necessários da linguagem no inicio para programar, os seus serviços valem ouro).
Basicamente o Multicharts é uma copia do Tradestation, mas melhor :wink:
Segundo os seus utilizadores que desertaram para o Multicharts, não se está preso a uma corretora, a um datafeed e o melhor de tudo, têm um suporte que ouve os seus utilizadores e não um que só faz o que lhes bem apetece.

Nunca ouvi falar do TradingBlox, pelo menos que me lembra :oops: mas já ouvi falar maravilhas do TradersStudio. Dizem que é o "ai Jesus" da programação de sistemas :P
Bons negocios,
arnie

por salvadorveiga » 1/12/2009 19:24

Rics Escreveu:Olá arnie,

Obrigado pela dica.
De facto parece um programa interessante!

No entanto, à partida, não me parece ser melhor que o Wealth-Lab Developer 5:
http://www.wealth-lab.com/Products/Details/Screenshots.aspx?id=9dOqtOhrcJPydkzjWRfy+zS2q/2XN2EIsmAbviRaRvrvGJUKVuLo1IWklfFFthUVfi1TIasnX1xgmnZq7uuWEOKUrv1AeeQalweGxCi4v7Q=

Penso que o WLD deverá fazer quase tudo que este outro, para além de ser mais barato (800USD pelo programa + feeds que se queira, à parte - eu uso o eSignal EOD por cerca de 250€ ano; agora que penso nisso, foi graças a uma boa sugestão tua que mudei do Reuters DataLink ;-)).
Uma coisa é certa: o WLD é um produto bem mais maduro. Infelizmente, desde que foi comprado pela Fidelity que perdeu um pouco da sua essência, mas continua sendo interessante e talvez o melhor de momento.

Depois de dezenas de horas a pesquisar, chego sempre à conclusão que os únicos programas "completos" para teste de sistemas de trading automático são:
- Metastock
- Wealth-Lab Developer
- Tradestation

O Tradestation, desde há alguns anos que deixou de ser oferecido como um programa separado e apenas pode ser utilizado por clientes da corretora entretanto criada com o mesmo nome. O Metastock, de todos parece-me o menos flexível e mais primitivo. O Wealth-Lab, desde que foi comprado pela Fidelity que seguiu o mesmo caminho do Tradestation... Felizmente a Fidelity não opera, como broker, fora da América do norte e continua a deixar o software "solto" para os outros mercados. Eu não quero mudar da Interactive Brokers.

A última versão 5, foi completamente rescrita para C#, com enormes vantagens relativamente à 4: sendo a principal a rapidez de processamento (muito útil quando se faz optimizações de vários parâmetros), ainda mais desde que suporta 64bits. No entanto (e essa a razão porque ainda estou na versão 4), a maior parte das funcionalidades de anterior versão estão sendo adicionadas à nova, pouco a pouco, pois engloba um enorme esforço uma vez que foi alterada a arquitectura de raíz (passagem de Delphi para C#). Mas desde o último update, versão 5.5, que praticamente todos os módulos (incluindo o Optimizer, que era o que me prendia) foram portados. Assim sendo, em breve devo comprar esta nova versão. Depois, se arranjar tempo, deixarei uma pequena review com uns screenshotsitos...

Aconselho-te veres o TradingBlox ou o TradersStudio bem mais completos que o metastock e tradestation... quanto ao Wealth Lab n posso atestar visto q nunca experimentei.

O preço do TradingBlox e' um pouco elevado comparativamente a outros no entanto e' capaz de ser a nivel de desenvolvimento de estrategias um dos senao o melhor; a nivel de relaçao qualidade/preço escolheria provavelmente o TradersStudio
Imagem
Imagem Imagem

por Rics » 1/12/2009 18:13

Olá arnie,

Obrigado pela dica.
De facto parece um programa interessante!

No entanto, à partida, não me parece ser melhor que o Wealth-Lab Developer 5:
http://www.wealth-lab.com/Products/Details/Screenshots.aspx?id=9dOqtOhrcJPydkzjWRfy+zS2q/2XN2EIsmAbviRaRvrvGJUKVuLo1IWklfFFthUVfi1TIasnX1xgmnZq7uuWEOKUrv1AeeQalweGxCi4v7Q=

Penso que o WLD deverá fazer quase tudo que este outro, para além de ser mais barato (800USD pelo programa + feeds que se queira, à parte - eu uso o eSignal EOD por cerca de 250€ ano; agora que penso nisso, foi graças a uma boa sugestão tua que mudei do Reuters DataLink ;-)).
Uma coisa é certa: o WLD é um produto bem mais maduro. Infelizmente, desde que foi comprado pela Fidelity que perdeu um pouco da sua essência, mas continua sendo interessante e talvez o melhor de momento.

Depois de dezenas de horas a pesquisar, chego sempre à conclusão que os únicos programas "completos" para teste de sistemas de trading automático são:
- Metastock
- Wealth-Lab Developer
- Tradestation

O Tradestation, desde há alguns anos que deixou de ser oferecido como um programa separado e apenas pode ser utilizado por clientes da corretora entretanto criada com o mesmo nome. O Metastock, de todos parece-me o menos flexível e mais primitivo. O Wealth-Lab, desde que foi comprado pela Fidelity que seguiu o mesmo caminho do Tradestation... Felizmente a Fidelity não opera, como broker, fora da América do norte e continua a deixar o software "solto" para os outros mercados. Eu não quero mudar da Interactive Brokers.

A última versão 5, foi completamente rescrita para C#, com enormes vantagens relativamente à 4: sendo a principal a rapidez de processamento (muito útil quando se faz optimizações de vários parâmetros), ainda mais desde que suporta 64bits. No entanto (e essa a razão porque ainda estou na versão 4), a maior parte das funcionalidades de anterior versão estão sendo adicionadas à nova, pouco a pouco, pois engloba um enorme esforço uma vez que foi alterada a arquitectura de raíz (passagem de Delphi para C#). Mas desde o último update, versão 5.5, que praticamente todos os módulos (incluindo o Optimizer, que era o que me prendia) foram portados. Assim sendo, em breve devo comprar esta nova versão. Depois, se arranjar tempo, deixarei uma pequena review com uns screenshotsitos...

por arnie » 1/12/2009 17:45

BlackEagle Escreveu:Pois, tens razão mas como podes ter garantias que esse software te vai por em vantagem? Associado ao software estão uma serie de incertezas e eu não o quero de borla (se fosse tanto melhor) mas para pagar alguma coisa por ele gostaria de ter algumas garantias e pagar 100 dolares por mês é um valor debilitante para quem como eu têm apenas uns trocos para investir. É uma investimento que eu não posso fazer e muitos também não o poderão fazer tendo em conta o valor que estamos a falar. Mas já agora qual seria o valor de compra do software?
Um abraço

Eu não quis de maneira nenhuma debilitar ninguém com o que disse acima.

Compreendo e entendo as tuas duvidas.

Começando pelo fim, pelo que pude ver no site, o programa será apenas acessivel via subscrição mensal. Não vi lá nada relativamente a venda. Mas sendo ele lançado apenas a 15 de Dezembro, certamente que até lá mais detalhes serão divulgados.

Relativamente às garantias que o programa te dá no teu sucesso em desenvolveres um sistema de trading ganhador no longo prazo.... sou obrigado a dizer... 0%.

Não há nada nesta vida que te dê uma garantia de 100% (a não ser a morte é claro :P )

Que garantias tens quando abres uma posição que ela será ganhadora? Nenhuma é claro.

No que diz respeito ao software, penso que as duvidas deverão ser postas da seguinte maneira:
- 1º que tudo, qual é o meu objectivo? Quero um programa com sistemas já configurados e prontos a negociar(black box), ou algo que me dê total liberdade de movimentos, podendo eu escrever os meus proprios sistema, sabendo de antemão, que não tendo qualquer educação relativamente a linguagem de programação, irei necessitar de tempo e paciencia para a aprender e a aplicar. Ou por outro lado, conheço varios tipos de linguagem de programação e este software é exactamente o que eu necessito.
- Depois os custos desse mesmo programa. Será preferivel compra-lo ou aluga-lo? Antes mesmo desta decisão, o melhor é testa-lo durante os 30 dias da praxe, sem qualquer custo e depois decidir.
- Se for alugado, ele poderá já ter incluido no preço o feed, se for comprado, teremos que subscrever o feed separadamente.
- Esse feed tanto pode ser em tempo real como EOD. Aqui naturalmente coloca-se a questão do tipo de trader que somos, daytraders ou mais swing traders baseado em graficos diarios?
- O aluguer a longo prazo torna-se mais caro, principalmente se o programa for realmente aquele que pretendemos para a aplicação do nosso sistema. No entanto, se o comprarmos e passados meses vemos que falta ali muita coisa, acabamos por ter gasto uma pipa de massa que acaba no meio de toda a tralha que temos no disco rigido.

O preço médio de um programa de AT, com capacidade de acesso em tempo real deverá rondar os $2000.
O Metastock Pro custa $1700 sem feed (e apenas poderás subscrever o serviço da eSignal) e $235 por mês com o feed da Reuters (QuoteCenter).
O Multicharts (aquele que uso), custa $1500 e temos acesso a varios feeds, dando-nos liberdade de escolha quer em preço, quer em serviço dos mesmos. Dá-te também a hipotese de o ligares directamente à corretora (neste caso IB) e criares sistemas 100% automaticos.
Também o poderás subscrever mensalmente.
Tens também o TradeStation, que as versões mais recentes apenas poderás alugar, com feed incluido e corretora. Penso que deverá também rondar os $250 mês.

Ora naturalmente que estes preços para uns são meros investimentos e para outros autenticas fortunas quando comparadas com a carteira disponivel para negociar. Infelizmente, nada posso dizer relativamente a isso.

Quem tem uma conta de $5000 e gasta $2000 para iniciar o negocio, fica bastante debilitado para suportar qualquer tipo de drawdown.
Uma conta de €10.000 já cria margem suficiente (dependendo do activo a negociar) para investir e negociar.

Ora naturalmente estamos a falar de valores para quem possui uma fonte de rendimento mensal fixa e fora dos mercados. Ninguém pense que com uma conta de €10.000 consegue construir uma carteira solida tendo que tirar mensalmente o necessário para pagar as despesas fixas existentes.

Quem não tem capital suficiente, resta-lhe uma solução, amealhar.
Poupar nos pequenos almoços, almoços e jantares foras, nos cafés, no tabaco (para quem fuma), nas férias, nas roupas, nos telemoveis, etc...
Eu não estou a dizer que devemos deixar de comprar e fazer o que foi dito acima, mas se as reduzirmos, ao fim de um ano podemos ter uma agradavel surpresa.

Penso que quando aprendermos a olhar para os mercados como um negocio a longo prazo, algo que daqui a 20 anos iremos continuar a fazer, dá-nos uma outra perspectiva de como actuar.
Bons negocios,
arnie

por BlackEagle » 1/12/2009 16:49

Pois, tens razão mas como podes ter garantias que esse software te vai por em vantagem? Associado ao software estão uma serie de incertezas e eu não o quero de borla (se fosse tanto melhor) mas para pagar alguma coisa por ele gostaria de ter algumas garantias e pagar 100 dolares por mês é um valor debilitante para quem como eu têm apenas uns trocos para investir. É uma investimento que eu não posso fazer e muitos também não o poderão fazer tendo em conta o valor que estamos a falar. Mas já agora qual seria o valor de compra do software?
Um abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

por arnie » 1/12/2009 16:27

BlackEagle Escreveu:Boa tarde, o problema é que raramente são free, o que nos leva a não usufruir do mesmo pelo menos coloca logo entraves.
Um abraço

:?

Que mania esta de querermos usufruir de serviços e não querermos pagar por eles :|

Para quem ande nos mercados meramente para passar o tempo, realmente, gastar $100 por mês num serviço de gráficos/data feed pode não ser vantajoso mas quem faz disto o seu ganha pão principal ou secundário, os $100 mensais deverão ser considerados um investimento e não um gasto pois no longo prazo esses mesmos $100 irão ser multiplicados varias vezes, ou não :P .

Se formos donos de uma empresa de..... calçado e recentemente foi inventada uma nova maquina que coze 10 pares por minuto em vez dos habituais 5 pares.
Se essa maquina nos colocar em vantagem relativamente aos nossos concorrentes, se ela nos der aquele edge que nos faltava, o que fazemos?

Ficamos a lamentar porque é que ela não é gratuita para podermos usufruir da sua vantagem tecnologica, ou investimos nela, sabendo de antemão que, com toda uma reestruturação que essa nova maquina nos trará à nossa empresa, iremos no futuro tirar as mais valias que não só irão cobrir o custo inicial do investimento como também nos permitir um lucro acima do até então realizado?

Atenção que eu não estou de qualquer maneira a publicitar este software. Aliás, fui bem claro que pessoalmente, prefiro ter total controlo sobre os meus testes e este programa não me permite isso.

O que eu estou a dizer é que devemos olhar para toda e qualquer despesa associada aos mercados como um investimento em nós proprios e no nosso futuro como traders/investidores/especuladores ou outro nome que lhe quiserem dar.
Bons negocios,
arnie

por BlackEagle » 1/12/2009 15:40

Boa tarde, o problema é que raramente são free, o que nos leva a não usufruir do mesmo pelo menos coloca logo entraves.
Um abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

por Presa36 » 1/12/2009 15:30

Parece-me muito interessante. Vou estar atento.

Presa35.

Registado: 5/11/2002 0:25

software - Quantum charts

por arnie » 1/12/2009 10:38

Esta noite voltei a receber mais uma duzia de mails com publicidade sobre novos sistemas/software e este que aqui vou deixar chamou-me à atenção.

Sai dia 15 deste mês e pelo que se pode ver no video, poderá revolucionar o mercado de analise e teste de sistemas.

Pessoalmente, prefiro ter total controlo sobre um teste, sabendo ao pormenor como este é feito, mesmo à custa do tempo que se perde a aprender uma linguagem de programação e claro quando ficamos presos a um erro.
Com um programa como o Quantum Charts, pelo que é dado a entender, tal não acontece, estando o utilizador totalmente dependente do programa, não tendo acesso às formulas.

No entanto, é impossivel ficar indiferente a ele ao ver o video.
Os preços estão dentro do "normal" para estes serviços o que, depois de ver o video, até podemos dizer que o preço está mais em conta visto que nenhum dos varios serviços de graficos existentes oferece algo que se assemelhe ao Quantum Charts.

Deixo-vos o link do video de apresentação:

http://www.quantumcharts.com/QCDemoVid.asp
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cacha, navaldoc, silva_39, TTM62 e 155 visitantes