Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

dúvida de AT: triângulo simétrico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Vencer na Bolsa » 18/4/2008 8:53

rsacramento Escreveu:acham então que na altri, hoje, foi rompido um triângulo?

No teu gráfico eu traçaria assim:
Anexos
altri-tri.PNG
altri-tri.PNG (45.1 KiB) Visualizado 4754 vezes
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por V. » 18/4/2008 0:42

rsacramento Escreveu:acham então que na altri, hoje, foi rompido um triângulo?

Nao. Isso nao é um triângulo valido. Nao basta só desenhar uma figura. O numero de toques é necessário ser entre 4 e 6, que da entre 5 e 7 legs.

E dai... Até parece ter feito 4 toques. :-)

É... Talvez possa ser... A melhor maneira é traçar sempre risco por cima do movimento de forma a poder evidenciar melhor...

Embora por vezes onde indicaste possa ser um falso break out... Para alem disso nem olhei para a tendencia e nem para o volume...

Atendo ao grafico no geral eu teria dificuldade em considerar um triangulo ascendente...
Editado pela última vez por V. em 18/4/2008 12:23, num total de 1 vez.

Registado: 3/12/2007 11:13

por rsacramento » 18/4/2008 0:00

acham então que na altri, hoje, foi rompido um triângulo?
Anexos
altri.jpg
altri.jpg (87.74 KiB) Visualizado 4801 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por V. » 17/4/2008 23:41

Aqui vai uns traços feitos à preça para um triângulo ascedente. Uma vez que o acima pode estar confuso.
Anexos
triascendente.JPG
triascendente.JPG (100.6 KiB) Visualizado 4842 vezes

por V. » 17/4/2008 23:31

O exemplo acima é para um triângulo ascendente...

O que pretendes é um triangulo simétrico e que nao signnifica que é Bearish. O TS forma duas lionhas uniformes e propocionais em ambos os lados... Coisa que nao acontece com o apresentado no 1º post.

A imagem acima aprxima-se mais de uma wedge efectivamente..

Sendo que uma wedge é identico a um tiangulo simetrico, sendo a unica diferença a inclinaçao e a sua formaçao é no sentido contrario da tendencia. Ou seja, se inclinado para baixo uma consolidaçao de uma tendencia de subida e vice-versa.

por V. » 17/4/2008 23:19

Seguindo a sugestão da Pata-Hari, respondo com um copy & paste de outro forum relativamente a uma pergunta semelhante e tomo mesmo a liberdade de reproduzir uma imagem com um triangulo, embora o gráfico e o triangulo marcado acima (do Marco António) estejam correctos.

Engraçado como desse modo em tudo se consegue ver triângulos. Principalmente quando se quer forçar um ponto de vista.

1- Um triangulo é um padrão de continuação que indica que atingimos uma pausa na tendência e que o primeiro movimento terá, em principio, a mesma direcção da tendência que antecedia a formação.

Um dos principais padrões de continuação são os triângulos simétricos, ascendentes e descendentes.

O triangulo acedente caracteriza-se por formar uma linha de resistência HORIZONTAL na sua zona superior.

O triangulo tem no mínimo 4 pontes de toque e no máximo 6 (o que pode dar num máximo 7 legs). Muitas vezes o triangulo de subida da um falso sinal, que normalmente ocorre perto do vértice do triangulo, na 5º ou 7º e ultima leg do triangulo. (ainda não se descobriu porque).

O volume dos triângulos efectivamente vai diminuindo à medida que o swing dos preços se torna mais apertado dentro do triângulo... Mas isto é o volume na própria formação do triângulo e ano o histórico.

O movimento de correcção deve ser acompanhado por pouco volume, seguido de um aumento considerável, assim que a tendência é retomada.

Preço objectivo, numa formação de triângulo, é a medida do início da linha superior e inferior projectada sobre o ponto de corte dessa que deve acontecer entre o 4º e 6º movimento. Ou então, traçar uma linha paralela a linha oposta do triangulo.
Anexos
inapa23.png
Neste exemplo, pensavam que o gráfico da Inapa marcava um triângulo ascendente... Mas nao há nenhum triângulo por falta de "toques".
NOTA: Imagem de forense "justin" de outro forum que foi editada por mim e para aqui copiada para exemplo. Direitos reser
inapa23.png (23.56 KiB) Visualizado 4855 vezes
Editado pela última vez por V. em 17/4/2008 23:44, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 17/4/2008 23:11

scpnuno Escreveu:Tu queres ver que eu percebi uma figura de AT??? :shock:

Marco, se eu percebi tu queres dizer que não se pode (pelo menos não se deve) pegar na LTD do ultimo bear market e na LTA do ultimo bull, e esticar as moças até que um dia, quem sabe, se encontrem e descobrir um triangulo? é isso? (um dia acabam mesmo por se encontrar)

Já agora, a cunha entra onde? mete-se a cunha ao analista de serviço para ele considerar valido o triangulo?

(mas quem me mandou aprender AT ás 11 da noite... a culpa é tua, que ainda não tenho a BSG4 para ver e fiquei frustrada com o fim do Jericho)

Apanhaste a ideia (mas faz o favor de nos continuar e instruir com os teus gráficos que são de uma escola de AT muito mais poderosa!).

BSG rules!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por scpnuno » 17/4/2008 23:00

MarcoAntonio Escreveu:São independentes porque dizem respeito a dois movimentos e a dois momentos diferentes. As linhas de um padrão (triangulo, rectangulo, canal, etc) devem dizer respeito ao mesmo movimento/momento. Não são linhas independentes, são linhas que estão ligadas entre si...

Em anexo, um "verdadeiro" triangulo, na EDP em 2003.

Tu queres ver que eu percebi uma figura de AT??? :shock:

Marco, se eu percebi tu queres dizer que não se pode (pelo menos não se deve) pegar na LTD do ultimo bear market e na LTA do ultimo bull, e esticar as moças até que um dia, quem sabe, se encontrem e descobrir um triangulo? é isso? (um dia acabam mesmo por se encontrar)

Já agora, a cunha entra onde? mete-se a cunha ao analista de serviço para ele considerar valido o triangulo?

(mas quem me mandou aprender AT ás 11 da noite... a culpa é tua, que ainda não tenho a BSG4 para ver e fiquei frustrada com o fim do Jericho)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Vencer na Bolsa » 17/4/2008 22:20

Eu salientaria o rectângulo, tendência lateral, que após quebra,+ ou- 85, foi ao ponto de projecção cerca de 70.

Eu vejo mais uma cunha.

Para ver mais detalhes sobre figuras:
http://escoladebolsa.blogspot.com/

Pequena Nota:
Muitos analistas cometem erro ao traçarem linhas porque a sua mente está fixada no valor do fecho da última sessão.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por MarcoAntonio » 17/4/2008 22:09

São independentes porque dizem respeito a dois movimentos e a dois momentos diferentes. As linhas de um padrão (triangulo, rectangulo, canal, etc) devem dizer respeito ao mesmo movimento/momento. Não são linhas independentes, são linhas que estão ligadas entre si...

Em anexo, um "verdadeiro" triangulo, na EDP em 2003.
Anexos
edp-triangulo.PNG
edp-triangulo.PNG (57.73 KiB) Visualizado 4972 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rsacramento » 17/4/2008 22:09

MarcoAntonio Escreveu:Se calhar vou-te desiludir mas eu não vejo um triangulo.

Repara numa coisa: no período de define a linha de suporte, a de resistência nunca foi testada.

Ou seja, estás a pegar em duas linhas independentes que dizem respeito a dois períodos diferentes e a junta-las num padrão conjunto. Devo dizer que é uma coisa que se vê bastante por aí e da qual discordo totalmente...

faltava-me isso!
obrigado a todos (inclusivamente à recicladora de gráficos :wink: )

por scpnuno » 17/4/2008 22:03

Ohhh Marco Antonio

Como é que uma alma desenha um triangulo se não for pegando em duas linhas independentes e juntá-las? Tu não me baralhes a matemática...(a AT não baralhas, fica tranquilo)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 17/4/2008 22:03

Já agora, subscrevo também o post do fiodor.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2008 22:01

Se calhar vou-te desiludir mas eu não vejo um triangulo.

Repara numa coisa: no período de define a linha de suporte, a de resistência nunca foi testada.

Ou seja, estás a pegar em duas linhas independentes que dizem respeito a dois períodos diferentes e a junta-las num padrão conjunto. Devo dizer que é uma coisa que se vê bastante por aí e da qual discordo totalmente...
Imagem

Administrador Fórum

por fiódor » 17/4/2008 21:59

Acho que não dá para chamar um triângulo simétrico a isso, talvez uma cunha... mas os triângulos simétricos tanto podem ser figuras de continuação como de reversão.

No caso dessa cunha, a concretizar-se seria uma cunha bearish, apesar de ser ascendente, normalmente tem teor bearish.

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

dúvida de AT: triângulo simétrico

por rsacramento » 17/4/2008 21:50

se for um triângulo simétrico é um padrão de continuação, neste caso bearish?
Anexos
sch.jpg
sch.jpg (115.87 KiB) Visualizado 4994 vezes
Editado pela última vez por rsacramento em 17/4/2008 22:03, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Purificaçao, Shimazaki_2 e 152 visitantes