Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend Indicators vs Contrarian Indicators

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Luis19 » 3/10/2009 10:06

Cem, aproveitando a deixa do N. em relação ao uso do MACD e no seguimento das questões que te fiz no tópico do Masteroid, salvo erro, qual a tua opinião / experiência no uso do MACD (para além de ser um lagging indicator) quer para tendências (MACDLine <0 ou >0), quer para as oscilações (MACD histogram >0 ou <0, entrando sempre de acordo com a tendência)?

Já agora pelo que me parece, julgo não haver diferenças muito evidentes entre o uso do RSI >0 ou <0 e o MACDLine >0 ou <0, considerando o mesmo período, correcto?

Já em relação ao stochastics, nunca consegui dar-me muito bem com ele...

Registado: 4/12/2007 16:30

por N. » 2/10/2009 18:51

Quanto à teoria do mercado português e dos fundos, não preciso de aceder em tempo real. Só tenho de ter por exemplo mensalmente (disponibilizado na CMVM) e ver se existem tendências mensais.

Cem,

Eu reconheço que é sempre mais favorável ir com a tendência. O meu problema é mesmo detectá-la cedo. Como disseste é dificil fazê-lo. Eu tento com médias móveis e spreads entre elas (essencialmente é o MACD), para definir que um bounce passa a tendência, mas nessas alturas eu normalmente faço trading no primeirop arranque e saio qd cai para o reteste. Os meus sinais ja n funcionam tão bem para entrar de novo nessa altura, pois normalmente a volatilidade é mais reduzida, levando-me a perder o arranque de muitas tendências.

O meu problema pode estar também ao nível dos stops, pois muitas vezes os valores de suporte ou resistência são falsamente quebrados activando-me os stops.

Registado: 9/7/2009 18:45

Re

por Cem pt » 2/10/2009 18:36

Caro N:

- Uso indicadores "contrarian" do tipo estocástico procurando aproveitar swings dentro da trend dominante. A time-frame do indicador oscilatório terá de ser necessariamente mais curta em relação à que usamos no indicador tendencial.

Quanto ao posicionamento: nunca assumo posições anti-trend, isto é, só tomo posições longas nas correcções de mercado se a tendência continuar com sinal ascendente e quando o mercado volta de novo a "esticar" para cima no máximo só fecharei as posições longas oscilatórias mas jamais tomarei posições curtas.

Para evitar, como bem dizes, o inconveniente de deixar correr os ganhos, o indicador tendencial tem de ter um peso intrínseco dentro do sistema de trading claramente superior ao oscilatório de forma a que a totalidade das posições oscilatórias que venham a tomadas nunca excedam as posições de carácter tendencial.

Por muito que te esforces na procura de um excelente oscilador, esse indicador jamais igualará a performance de um indicador tendencial razoável, mesmo que se saiba que a taxa de sucesso dos indicadores tendencials esteja abaixo dos 50%. Uma única trade a favor da tendência que possa durar uns bons meses é mais do que suficiente para superar em $$$ o resto das trades de curto prazo que sejam perdedoras.

- Quanto ao tipo de indicadores a escolher para cada caso:

Como é praticamente impossível prever o esgotamento de uma tendência, que poderá durar semanas, meses ou anos a fio, os melhores indicadores medidores de tendência têm de ser do tipo passivo e acompanhantes do mercado e os mais rápidos que conheço na viragem dos mercados baseiam-se em indicadores de volatilidade, seguindo-se os do tipo "breakout" de níveis de suporte e resistência.

Para indicadores do tipo oscilatório pode ser utilizada uma grande panóplia ou variedade mas pessoalmente gosto de utilizar com efeito "contrarian" os indicadores emocionais que meçam períodos de "euforia" para vender e "pânico" para comprar. Podes ver um exemplo disto mesmo no tópico do "Masteroid 2009 em acção".

Bons negócios.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por LTCM » 2/10/2009 18:35

N. Escreveu:Estou ciente disso, mas por exemplo. Imagina que têm 3% ou 4% de PT. Estão underweight em relação ao índice. Ao mínimo sinal que um dos pesos pesados se está a comportar acima do índice, tenderão a comprar.

Esta é a teoria, falta fazer o teste

É fazer um teste ao money flow, mas onde é que o consegues obter em real time?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Pata-Hari » 2/10/2009 18:11

as carteiras detalhadas costumam ser publicadas nos sites dos bancos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por N. » 2/10/2009 12:47

Estou ciente disso, mas por exemplo. Imagina que têm 3% ou 4% de PT. Estão underweight em relação ao índice. Ao mínimo sinal que um dos pesos pesados se está a comportar acima do índice, tenderão a comprar.

Esta é a teoria, falta fazer o teste

por habanero04 » 2/10/2009 12:27

N. Escreveu:Em relação à bolsa portuguesa, um dos estudos que queria fazer (a começar este mês) é ir à CMVM buscar as carteiras discriminadas dos fundos de Portugal e ver quais as maiores posições deles e depois ver se rende comprar aquilo que eles estão underweight (que é o que eles comprarão se rodarem a carteira)

Não me parece que isso funcione dessa forma. Os fundos estão sujeitos a limites de exposição por título, no caso das acções nacionais não podes ultrapassar os 10% de exposição a determinado título ou de títulos do mesmo grupo (ex: EDP e EDPR), e os títulos que tiverem uma exposição superior a 5% todos somados não podem exceder os 40% do total da carteira.

Registado: 8/11/2007 17:14

por N. » 2/10/2009 12:18

Em relação à bolsa portuguesa, um dos estudos que queria fazer (a começar este mês) é ir à CMVM buscar as carteiras discriminadas dos fundos de Portugal e ver quais as maiores posições deles e depois ver se rende comprar aquilo que eles estão underweight (que é o que eles comprarão se rodarem a carteira)

por salvadorveiga » 2/10/2009 12:09

sem duvida q acçoes do PSI para tendencia sao uma maravilha... se a "tendencia" e' para se manter we don't know... mas sendo a nossa bolsa um pouco estilo boom and bust, a' boa maneira ciclica eu diria q sim...
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por BlackEagle » 2/10/2009 11:57

provavelmente não estás a negociar os melhores titulos para isso, ou não estas a usar as melhores médias móveis.

Registado: 16/5/2009 10:36

por N. » 2/10/2009 11:54

Também já tentei aplicar uma média móvel com perríodo específico para cada título, mas com menores resultados que a volatilidade, pois os sinais de venda, compra e stops seriam activados pela quebra da média móvel + uma margem para se confirmar, e nunca consegui eliminar com sucesso muitos dos sinais falsos

por BlackEagle » 2/10/2009 11:38

Bom dia. relativamente a este tema gostava de acrescentar qualquer coisa, é interessante verificar que as nossas acções(Psi 20) têm uma forte tendência para dar bons resultados se lhes aplicarmos certas médias móveis, coisa que não acontece na maioria dos outros mercados europeus. Isto poderá ter a ver com o volume de negócios mas sinceramente não encontro nenhuma explicação.
Um abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

por N. » 2/10/2009 10:35

Pata,

Vou dar um exemplo do que faço adaptado ao PSI. Das 20 acções escolho as 5 que mais me agradam e as 5 que menos me agradam em termos de potencial de negócio, dívida e lucros.

Para tradar em timeframes curtos assumo que posso ter uma posição aberta entre 5 min e 1 mês.

Faço um estudo da volatilidade intraday dos títulos seleccionados para os últimos 3 meses. Faço um backtest do género: se sempre que a galp sobe mais de 3,5% eu entrasse curto e saísse quando o preço equivale a 1% de subida (ganho de 2,5%) qual os ganhos médios contando com stops que são colocados nos picos de volatilidade (tipo nos 5% de valorização (1,5% de perdas). Experimento vários valores que me parecem lógicos segundo a observação da volatilidade do título.

As 5 melhores acções têm stops mais apertados do lado curto e as 5 piores do lado longo. Tento abrir trades aos pares sempre que possível.

Nos fechos às vezes considero (mais intuitivamente que matematicamente) que uma acção que andou demasiado contra a tendência de mercado tem de corrigir, e por isso abro posições no fecho (Ex: BPI ontem)

Nota: Estes valores e títulos são só exemplificativos.

Fico contente de despertar o interesse de mais alguém para este tema que me apoquenta.

LTCM,

Não conhecia, vou ver se arranjo e leio no tempo vago possível. Obrigado.

Re: Trend Indicators vs Contrarian Indicators

por LTCM » 2/10/2009 9:37

N. Escreveu:Olá,

Gostaria de discutir aqui um pouco os indicadores que utilizam.

Eu sou muito contrarian e gosto de entrar no intraday contra as posições de mais longo prazo que tenho, quando a oportunidade se justifica.

Devo dizer que isso tem permitido alguns ganhos, e considero que até tenho um bom timing de entrada no intraday, contudo tenho alguns defeitos dos quais destaco:

- Dificuldade de deixar correr os ganhos. Uma vez que entro bem contrarian, muitas vezes dou por mim a pensar se esse não será sinal de inversão e sinal para desfazer a minha posição na totalidade. Este defeito é ainda mais visível quando entro mal nma posição que quero ter durante algum tempo e assim que saio do vermelho quero é fechar o trade.

- Dificuldade em distinguir um bounce da formação de uma trend. Os trades que faço no intraday, normalmente são bounces, mas olhando para gráficos e indicadores noutros períodos tenho dificuldade em reconhecer a diferença entre estes dois cenários. Normalmente só vejo uma trend quando esta já está muito desenvolvida e espero por uma oportunidade de a contrariar.

O que pretendo com este tópico:

Saber que indicadores utilizam conjuntamente, com que disciplina (por exemplo alguém dizer que utilizou 95% das vezes), se adaptam os vossos indicadores individualmente para cada título (por exemplo distância de bollinger bands, período da média móvel utilizada ser fora do comum, etc).

Eu pessoalmente utilizo um estudo de volatilidade diária, específico para cada título, conjuntamente com o RSI, e o estudo de linhas (resistências, suporte e canais). Gostava de saber se há alguma experiência de utilização de mais indicadores em conjunto para que eu possa estudá-los e caso me pareça viável desenvolver um sistema o mais mecânico possível (é o meu modo de apelar à disciplina).

Principalmente queria priveligiar a detecção da formação de uma trend.

Agradeço desde já a partilha da vossa experiência.

Nota: Já tentei usar o volume como indicador também, mas nunca consegui que trouxesse mais valias ao conjunto.
Anexos
streetsmarts.jpg
streetsmarts.jpg (66.63 KiB) Visualizado 1440 vezes
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Pata-Hari » 2/10/2009 8:34

N., não vou ter tempo para te responder agora com a minha experiência mas o teu tópico é hiper interessante e muito pertinente, na minha opinião.

Só para te dar um cheirinho do que penso, deixo duas ideias: quanto mais curto o time frame, mais complicado é gerir o bounce do ponto de vista de conseguir lucro. Estou convicta que só os corretores ganham com esse tipo de trading e que os custos acabam por comer todo o skill que se possa ter.

Acho impossível, e já desisti, de tentar distinguir um bounce de uma reversão. Isso só vou saber quando acontecer. Tenho é que ajustar o meu trading a isso e usar stops. Tenho que assumir que estamos face a um bounce e stopar quando a extensão do mesmo for demasiadamente grande. Para isso, talvez te ajude usar dois time frames diferentes que possas usar como stops complementares ou faseados.

Por ultimo, trading com base em sentimento sempre me pareceu muito dificil fazer porque sempre achei que apenas em situações extremas (e raras no tempo) se consegue claramente identificar o excesso. Mas gostava muito que desses umas dicas relativamente ao modo como o fazes (indicadores, whatever)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Trend Indicators vs Contrarian Indicators

por N. » 1/10/2009 18:12

Olá,

Gostaria de discutir aqui um pouco os indicadores que utilizam.

Eu sou muito contrarian e gosto de entrar no intraday contra as posições de mais longo prazo que tenho, quando a oportunidade se justifica.

Devo dizer que isso tem permitido alguns ganhos, e considero que até tenho um bom timing de entrada no intraday, contudo tenho alguns defeitos dos quais destaco:

- Dificuldade de deixar correr os ganhos. Uma vez que entro bem contrarian, muitas vezes dou por mim a pensar se esse não será sinal de inversão e sinal para desfazer a minha posição na totalidade. Este defeito é ainda mais visível quando entro mal nma posição que quero ter durante algum tempo e assim que saio do vermelho quero é fechar o trade.

- Dificuldade em distinguir um bounce da formação de uma trend. Os trades que faço no intraday, normalmente são bounces, mas olhando para gráficos e indicadores noutros períodos tenho dificuldade em reconhecer a diferença entre estes dois cenários. Normalmente só vejo uma trend quando esta já está muito desenvolvida e espero por uma oportunidade de a contrariar.

O que pretendo com este tópico:

Saber que indicadores utilizam conjuntamente, com que disciplina (por exemplo alguém dizer que utilizou 95% das vezes), se adaptam os vossos indicadores individualmente para cada título (por exemplo distância de bollinger bands, período da média móvel utilizada ser fora do comum, etc).

Eu pessoalmente utilizo um estudo de volatilidade diária, específico para cada título, conjuntamente com o RSI, e o estudo de linhas (resistências, suporte e canais). Gostava de saber se há alguma experiência de utilização de mais indicadores em conjunto para que eu possa estudá-los e caso me pareça viável desenvolver um sistema o mais mecânico possível (é o meu modo de apelar à disciplina).

Principalmente queria priveligiar a detecção da formação de uma trend.

Agradeço desde já a partilha da vossa experiência.

Nota: Já tentei usar o volume como indicador também, mas nunca consegui que trouxesse mais valias ao conjunto.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Goya777, macau5m, marketisnotefficient, Pmart 1, Rafael Abreu, TTM62 e 174 visitantes