Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Bull is dead... ...Long live the Bear

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Hoje é um Key Reversal Day

por salvadorveiga » 13/11/2008 20:00

SisiphuS Escreveu:Hoje claramente é um Key reversal day:
- O mercado faz um novo mínimo para limpar todas as stops e os últimos "mãos fracas".
- Sobe com más notícias (Desemprego, Previsões economia 2009, etc).
- O mercado está extremamente oversold pelo que está na altura de uma recuperação.

Quanto à minha visão de mercado ela continua igual, ou seja, espero uma recuperação de cerca de 20% a 30% face aos níveis actuais até Março do próximo ano.

Estou 100% investido em Potash (POT) comprada hoje a 71,41 e em Google comprada hoje a 286,70 (que se dane a portfolio thery:).

20 30% nem e' muito... isso foi o q foi feito apos o primeiro e o 2 teste aos 840 em poucos dias tavamos 25% acima

Registado: 12/3/2008 22:06

Hoje é um Key Reversal Day

por SisiphuS » 13/11/2008 19:58

Hoje claramente é um Key reversal day:
- O mercado faz um novo mínimo para limpar todas as stops e os últimos "mãos fracas".
- Sobe com más notícias (Desemprego, Previsões economia 2009, etc).
- O mercado está extremamente oversold pelo que está na altura de uma recuperação.

Quanto à minha visão de mercado ela continua igual, ou seja, espero uma recuperação de cerca de 20% a 30% face aos níveis actuais até Março do próximo ano.

Estou 100% investido em Potash (POT) comprada hoje a 71,41 e em Google comprada hoje a 286,70 (que se dane a portfolio thery:).
If the descent is thus sometimes performed in sorrow, it can also take place in joy. The struggle itself toward the heights is enough to fill a man's heart. One must imagine Sisyphus happy.

Albert Camus

Registado: 5/7/2008 8:50

Porquê que acho que será um bear market rally e não um Bull?

por SisiphuS » 19/10/2008 23:33

Porquê que é que acho que será um bear market rally e não um Bull?

Aqui vão os 3 factores que considero mais importantes:

1) Porque todas as injecções gigantescas de liquidez terão um efeito de curto prazo que em breve terá que se reflectir no mercado de capitais, mas que mais tarde ou mais cedo terão que ser reabsorvidas pelos bancos centrais.

2) As injecções de liquidez são meros paliativos para o problema principal que é o excesso de endividamento e esse só se resolve com o tempo. A única coisa que a política monetária vai fazer é procurar tornar o ajustamento mais suave.

3) O travão brutal na concessão de crédito que todo o sector bancário está a fazer actualmente e o enorme alargamento dos spreads vai ter graves consequências na economia real, das quais só vemos a ponta do iceberg actualmente. Hão-de haver diversas empresas que se irão aguentar mais alguns meses, mas que devido a dificuldades de tesouraria (e não de rentabilidade) vão começar a ter problemas de insolvência por não conseguirem refinanciar adequadamente as dívidas de curto prazo que se forem vencendo.

Isto sem falar que em termos de análise técnica os bear markets costumam desenhar ondas abc.
If the descent is thus sometimes performed in sorrow, it can also take place in joy. The struggle itself toward the heights is enough to fill a man's heart. One must imagine Sisyphus happy.

Albert Camus

por whitebala » 17/10/2008 22:09

Caro Sisiphus

A oportunidade do teu topico em 2007 e o subsequente comentario de prudencia em 07/2008 foram no meu entender promenitorios e tremendamente uteis.

Como tal tenho em conta a tua opinião de que estaremos em breve num bear market rally da qual tambem comungo.

Mas deixo-te uma pergunta: Porque não admitir que o bear market rally poderá se tranformar no inicio do bull?

Registado: 29/11/2007 14:26

por MarcoAntonio » 17/10/2008 20:23

A formula é:

sigma_periodo_m = SQR(m/n) * sigma_periodo_n

Sigma é o desvio padrão.

Assim, por exemplo, para passarmos da volatilidade anualizada para a volatilidade esperada a um mês, é dividir o valor anual por SQR(12). E se quisermos passar da mensal para a diária é dividir por SQR(21)...

Daí que os 80% (VIX nos 80pts) correspondam a 23% a um mês.

Ora, se considerarmos uma distribuição normal (uma aproximação algo grosseira mas que para valores moderados deve funcionar razoavelmente), então a probabilidade de termos o índice no range [M-sigma;M+sigma] é de 68% aproximadamente. Para o range [M-2xsigma;M+2xsigma] a probabilidade é de 95.4%...

Atenção que estas são escolhas "arbitrárias" (exemplos), estes ranges não têm especial importância. Podemos calcular a probabilidade para qualquer range (desde que tenhamos à mão uma tabela das distribuições). Nem sequer temos de calcular para um intervalo simétrico, podemos calcular para o que quisermos. Se alguém se quiser entreter a calcular probabilidades de ranges, têm aqui uma tabela de distribuição disponível online:

http://www.digitalreview.com.ar/normaldistribution/

Se for necessário eu explico como se calcula.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por salvadorveiga » 17/10/2008 20:04

MarcoAntonio Escreveu:Salvador, o VIX é uma estimativa anualizada da variação (volatilidade) do S&P500. Isso não quer dizer que esteja limitado a 100% (um índice pode valorizar mais do que 100%).

Em todo o caso não passa de uma estimativa, assente em aproximações que não são necessariamente válidas. Mas sim, o VIX refere-se realmente a uma percentagem...

O melhor é passar pelo menos para uma estimativa mensal (neste caso o VIX nos 80pts cocorresponde a um range de [-23%;+23%] com uma probabilidade de 68% por exemplo.

Isto é apenas uma medida/estimativa da volatilidade esperada pelo mercado.

hmm e como e' que se calcula esses valores com base no vix ? A probabilidade e' fixa correcto ? e os ranges ?

Qual a formula ?

por MarcoAntonio » 17/10/2008 19:57

Salvador, o VIX é uma estimativa anualizada da variação (volatilidade) do S&P500. Isso não quer dizer que esteja limitado a 100% (um índice pode valorizar mais do que 100%).

Em todo o caso não passa de uma estimativa, assente em aproximações que não são necessariamente válidas. Mas sim, o VIX refere-se realmente a uma percentagem...

O melhor é passar pelo menos para uma estimativa mensal (neste caso o VIX nos 80pts cocorresponde a um range de [-23%;+23%] com uma probabilidade de 68% por exemplo.

Isto é apenas uma medida/estimativa da volatilidade esperada pelo mercado.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: O VIX ontem superou os 80% - o que é bullish no curto pr

por salvadorveiga » 17/10/2008 19:05

SisiphuS Escreveu:Um indicador importante para a minha conclusão de que o mercado vai iniciar uma recuperação no curto prazo é o facto de ter existido uma divergência bullish entre novos máximos no VIX não correspondidos por novos mínimos no S&P500.

E o que é espantoso, tal o nível de pânico no mercado, que o valor atingido superior a 80% significa que o mercado esperava que com 32% de probabilidade o S&P no prazo de um ano estivesse 80% acima ou 80% abaixo dos valores actuais.

VIX: (volatilidade implícita nas opções sobre o indíce S&P500)

O VIX nao e' uma medida em percentagem segundo sei...

Ate' pq houve um intraday high ha uns tempos de 102...

E o VIX reconstituido para 1987 indica um valor de 172

O VIX ontem superou os 80% - o que é bullish no curto prazo

por SisiphuS » 17/10/2008 18:48

Um indicador importante para a minha conclusão de que o mercado vai iniciar uma recuperação no curto prazo é o facto de ter existido uma divergência bullish entre novos máximos no VIX não correspondidos por novos mínimos no S&P500.

E o que é espantoso, tal o nível de pânico no mercado, que o valor atingido superior a 80% significa que o mercado esperava que com 32% de probabilidade o S&P no prazo de um ano estivesse 80% acima ou 80% abaixo dos valores actuais.

VIX: (volatilidade implícita nas opções sobre o indíce S&P500)

Albert Camus

Re: The Bear is dead-not yet... Long live the Bear Market Ra

por Celsius-reloaded » 17/10/2008 10:26

SisiphuS Escreveu:[quote="Celsius
Se tu dizes eu acredito.

E agora Celsius, já acreditas?[/quote]

Eu estava a falar a sério!

Não foi ironia!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por crg » 17/10/2008 1:00

Tenho a ideia que é considerado por muita gente como um sinal positivo um fecho acima da abertura, reforçado se o fecho for nos máximos da sessão.

Contudo, lembrei-me da opinião do Arnie, cuja falta não deixa de ser sentida ainda que temporária, em como um fecho nos máximos da sessão significa a capitulação dos touros.

Hoje estou mesmo urso :twisted: .

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por Alvo » 17/10/2008 0:16

Correcto Marco. Aos níveis em que era feito este higher-low, a sua activação teria certamente um efeito explosivo.

Registado: 22/3/2005 23:59

por MarcoAntonio » 17/10/2008 0:11

Alvo Escreveu:Engraçado. Já vi vários posts aqui a dar como garantido um "higher-low". :shock:
Mas meus amigos. Onde é que ele está.
Possibilidades, sim senhor, mas daí até haver um "higher-low" ainda vai muito. Ou melhor, vai até os 1044,31 pts, tirando os falsos breaks.

Exacto, o highr-low (ainda) é uma possibilidade, não é um facto ou dado adquirido. Contudo, se se confirmar, no contexto actual do mercado considero um dado bastante significativo...

Agora o valor a vigiar na minha opinião (no S&P) são os 1050pts.
Imagem

Administrador Fórum

por corvo47 » 17/10/2008 0:10

Também me parece que os ursos precisam descançar.

Um abraço

Registado: 14/3/2008 22:39

por Alvo » 17/10/2008 0:07

SisiphuS Escreveu:[quote="Celsius
Se tu dizes eu acredito.

E agora Celsius, já acreditas?[/quote]

Engraçado. Já vi vários posts aqui a dar como garantido um "higher-low". :shock:
Mas meus amigos. Onde é que ele está.
Possibilidades, sim senhor, mas daí até haver um "higher-low" ainda vai muito. Ou melhor, vai até os 1044,31 pts, tirando os falsos breaks.
Lembrar que amanhã é fecho de futuros pelo que poderá haver ainda mais volatilidade. :mrgreen:
Editado pela última vez por Alvo em 17/10/2008 0:11, num total de 1 vez.

Registado: 22/3/2005 23:59

por SisiphuS » 16/10/2008 23:51

[quote="Celsius
Se tu dizes eu acredito.[/quote]

E agora Celsius, já acreditas?

Albert Camus

por zurc2008 » 16/10/2008 18:20

Obrigado a todos.
:oops: :wink:

Registado: 5/9/2008 12:07

por salvadorveiga » 16/10/2008 18:17

zurc2008 Escreveu:Boas,SisyphuS
Desculpa a minha ignorância, mas um "bear market rally" é uma queda bastante acentuada e rápida :?:
Obrigado

um bear market rally e' um periodo de correcçao da tendencia principal que se prolonga por algum tempo ou que tem uma valorização grande...

E' uma subida dos indices...mas que nao invalida a tendencia principal...

Neste bear market ja tivemos o Bear Market Rally de Março a Maio. Que foram 2 meses sempre a subir

por Celsius-reloaded » 16/10/2008 18:16

zurc2008 Escreveu:Boas,SisyphuS
Desculpa a minha ignorância, mas um "bear market rally" é uma queda bastante acentuada e rápida :?:
Obrigado

Parece-me ser exactamente o contrário. :evil:

por Celsius-reloaded » 16/10/2008 18:14

SisiphuS Escreveu:Há 13 meses atrás, no dia 17/9/2007, quando o PSI20 fechou a 12228.2 afirmei que o Bull estava morto.

Após uma queda de 45,6% venho afirmar que o Bear irá hibernar aí por 3 a 6 meses e que vem aí um valente Bear Market Rally.

Porque é que digo isto? Pelos seguintes motivos:
- Divergência entre máximos do VIX (all time highs) não correspondidos por mínimos do SPX.
- Nylows que recentemente também atingiram máximos históricos como não se viu nem no crash das dot.com.
- Bearishness nos máximos. Quem é que no seu perfeito juízo compra acções quando pode perder ou ganhar 10% num dia?
- Como é que se fazem análises no PSI20 a partir do SPX? É porque o PSI20 é influenciado totalmente pelos Gordos que investem no PSI20 a olhar para o SPX.

Mas, atenção porque isto será só um bear market rally e não um novo bull market.

(Neste momento o SPX estava nos 900 e o PSI20 fechou nos 6652.89)

Abraços e 1 beijinho à Pata

Se tu dizes eu acredito.

por zurc2008 » 16/10/2008 18:12

Boas,SisyphuS
Obrigado

Registado: 5/9/2008 12:07

The Bear is dead-not yet... Long live the Bear Market Rally

por SisiphuS » 16/10/2008 18:03

Há 13 meses atrás, no dia 17/9/2007, quando o PSI20 fechou a 12228.2 afirmei que o Bull estava morto.

Após uma queda de 45,6% venho afirmar que o Bear irá hibernar aí por 3 a 6 meses e que vem aí um valente Bear Market Rally.

Porque é que digo isto? Pelos seguintes motivos:
- Divergência entre máximos do VIX (all time highs) não correspondidos por mínimos do SPX.
- Nylows que recentemente também atingiram máximos históricos como não se viu nem no crash das dot.com.
- Bearishness nos máximos. Quem é que no seu perfeito juízo compra acções quando pode perder ou ganhar 10% num dia?
- Como é que se fazem análises no PSI20 a partir do SPX? É porque o PSI20 é influenciado totalmente pelos Gordos que investem no PSI20 a olhar para o SPX.

Mas, atenção porque isto será só um bear market rally e não um novo bull market.

(Neste momento o SPX estava nos 900 e o PSI20 fechou nos 6652.89)

Abraços e 1 beijinho à Pata

Albert Camus

por marcolopes » 15/7/2008 15:50

vold Escreveu:calma marco, tens que ver a data do post do Cartago

setembro de 2007

tinha o touro acabado de ir para a arena, ainda faltava um bocado para o matadouro até.

Bem visto... achei realmente muito estranho...
:-)
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por vold » 15/7/2008 15:33

calma marco, tens que ver a data do post do Cartago

setembro de 2007

tinha o touro acabado de ir para a arena, ainda faltava um bocado para o matadouro até.

Registado: 29/11/2007 14:23

por marcolopes » 15/7/2008 15:27

Cartago Escreveu:Hmmm... acho que ainda é um bocadinho cedo para anunciar a "morte" do Bull. A tendência dominante ainda é para cima e como já dizia o meu avô: a tendência é a tua melhor amiga! :)

Já agora, e só por curiosidade, podes postar um gráfico ou uma explicação mais detalhada do "sinal" que identificaste no PSI20 e que marcou a suposta morta do Bull?

É que uma tendência que já dura há tantos anos não tem a morte anunciada por um único sinal, portanto, imagino que seja uma sequência de sinais que conduziu a esta dedução, estou certo?

Desculpa cartago, o BULL está vivo?
Estamos a analisar gráficos de MUITO longo prazo?
Ou isso ou tens uma visão de BULL muito diferente da minha.

Estamos em BEAR e dos gordos!

É por esse tipo de percepções que muitos investidores TEIMAM em não entrar curtos e tentar sistemáticamente AGUARDAR pelas inversões (que acontecem sempre em qualquer dos cenários) ou apanhar fundos.

Com essa estratégia, perdem o ciclo BEAR, quando podiam ganhar tanto ou mais do que com o BULL.

Abraço.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 126 visitantes