Dossier Salários no Negócios
Atomez Escreveu:Os valores desse "estudo" são totalmente irrealistas.
Mesmo que tenham em conta os 23,75% que a entidade patronal paga para a segurança social, mesmo em multinacionais e mesmo em topos de carreira.
E as coisas não batem certo. Há um "subsídio de transporte" e depois também "automóvel" e "combustível"? Não pode ser, se a empresa paga um não paga o outro. E o total anual não se percebe como é calculado.
Trabalho há mais de 20 anos na área de IT e posso dizer que nesta altura:
- um programador júnior sem experiência entra a ganhar 600 €/mês e mais nada (só subsídio de refeição que é obrigatório)
- programador ao fim de 2 ou 3 anos se valer alguma coisa ganha 1000
- programador/analista sénior 1500 a 2000 máximo, para ir a mais que isso tem de passar ao management
- director de informática 3000 + carro, mais que isso só na banca e grandes empresas
Tenho a impressão que o tal "estudo" foi feito por um estagiário que perguntou aos amigos e colegas da empresa quanto gostariam de ganhar
Não sei que qualificações têm esses programadores, mas todos os meus colegas de Universidade que acabaram o curso de informática entraram a ganhar 1000€ limpos.
+ telemovel, seguro de saude...
Cumprimentos.
hugob0ss Escreveu:Atomez Escreveu:
- um programador júnior sem experiência entra a ganhar 600 €/mês e mais nada
LOL, o Atomez deve ser patrão!!!
Touché

Isso é o que se paga a um programador sem experiência nem licenciatura (não é preciso ser licenciado para ser programador). Depois de uns tempos de experiência os que forem minimamente bons é que passam a ganhar mais.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Atomez Escreveu:
- um programador júnior sem experiência entra a ganhar 600 €/mês e mais nada
LOL, o Atomez deve ser patrão!!!
Isso ganho eu em part-time de 20 horas semanais e ainda nem sequer acabei a faculdade.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Atomez Escreveu:Trabalho há mais de 20 anos na área de IT e posso dizer que nesta altura:
- um programador júnior sem experiência entra a ganhar 600 €/mês e mais nada (só subsídio de refeição que é obrigatório)
- programador/analista sénior 1500 a 2000 máximo, para ir a mais que isso tem de passar ao management
- director de informática 3000 + carro, mais que isso só na banca e grandes empresas
É a minha área, passei por várias empresas e nunca vi esses valores.
Nunca vi um recém-licenciado, fresquinho da faculdade, a bater código por menos de 1000 euros. Com dois ou três anos de experiência vão facilmente aos 1500 euros.
Já tive varios técnicos com o 9º ano sobre a minha responsabilidade a ganhar mais que esses 600 euros e agora evoluíram na carreira e já vão bem acima dos 1000 euros (apesar de continuarem com o 9º ano).
Não esquecer que estamos a falar de ordenados brutos. Se o estudo me parece um bocado estranho comparando com os valores anormalmente altos para cargos como assistentes administrativos, secretarias, etc. nos casos relacionados com informática, tirando o director de SI que me parece muito esticado não vejo grandes anormalias com aquilo que conheço do mercado (sou de Lisboa).
EDIT: Esclarecer que estava a falar apenas dos ordenados base, os números referidos no estudo para outras componentes dos ordenados parecem-me demasiado elevados e redundantes (e.g. conheço varios analistas de sistemas a ganhar 2.2k de base mas não conheço nenhum a ganhar algo que se aproxime dos 55k anuais).
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Trabalho numa grande Multinacional, e nos casos dos ramos de Engenharia e ramos técnicos, comparando com outros colegas desta e de outras Multinacionais, e com colegas de empresas de menor dimensão... concluo que as Multinacionais são as que pior pagam, pelo menos no que se refere a inícios de carreira (a minha base de comparação vai até aos 7 a 10 anos).
Muito, mas muito longe do que no artigo se refere
Muito, mas muito longe do que no artigo se refere

Os valores desse "estudo" são totalmente irrealistas.
Mesmo que tenham em conta os 23,75% que a entidade patronal paga para a segurança social, mesmo em multinacionais e mesmo em topos de carreira.
E as coisas não batem certo. Há um "subsídio de transporte" e depois também "automóvel" e "combustível"? Não pode ser, se a empresa paga um não paga o outro. E o total anual não se percebe como é calculado.
Tenho a impressão que o tal "estudo" foi feito por um estagiário que perguntou aos amigos e colegas da empresa quanto gostariam de ganhar

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Boas!
Tendo em conta que 58% das empresas do estudo são multinacionais, não me espanta os resultados, no entanto como essas empresas não representam 58% do mercado de trabalho o estudo vale quase zero em termos de ser representativo da nossa realidade, serve apenas para pedirmos ao pai natal um emprego numa multinacional....
Não esquecer que o vencimento médio de um trabalhador português é +/- 770 €/mês
Um abraço,
Alexandre Santos
Tendo em conta que 58% das empresas do estudo são multinacionais, não me espanta os resultados, no entanto como essas empresas não representam 58% do mercado de trabalho o estudo vale quase zero em termos de ser representativo da nossa realidade, serve apenas para pedirmos ao pai natal um emprego numa multinacional....
Não esquecer que o vencimento médio de um trabalhador português é +/- 770 €/mês
Um abraço,
Alexandre Santos
É caso para dizer...
Arranja-me um emprego
Arranja-me um emprego, pode ser na tua empresa, concerteza
Que eu dava conta do recado e pra ti era um sossego
Se eu mandasse neles, os teus trabalhadores
Seriam uns amores
Greves era só das seis e meia às sete
Em frente ao cacetete
Primeiro de Maio só de quinze em quinze anos
Feriado em Abril só no dia dos enganos
Reivindicações quanto baste mas non tropo
- Anda beber mais um copo
Arranja-me um emprego
Se eu mandasse neles, os teus trabalhadores
Seriam uns amores
Greves era só das seis e meia às sete
Em frente ao cacetete
Primeiro de Maio só de quinze em quinze anos
Feriado em Abril só no dia dos enganos
Reivindicações quanto baste mas non tropo
- Anda beber mais um copo
Arranja-me um emprego
O HappyGuy
Tens sorte, pois eu posso dizer que a tabela referida pelo Jn não tem nada a ver com a realidade,onde trabalho os valores ficam por metade para baixo, apenas com plano de saude e telemovel com plafom de 50€ se passar tenho de pagar do meu bolso.
E das empresas que conheço que são bué, e dos tecnicos que conheço que são muitos todos ganham por volta dos 1000€ (90%) e quase todos param nos 1500€ mesmo empresas cotadas em bolsa os ordenados ficam 2x menos do que os apresentados na tabela do Jn.
A realidade Portuguesa de norte a sul apresenta ordenados que não têm nada a ver com estas tabelas quem verificar estes valores farta-se de rir.

Tens sorte, pois eu posso dizer que a tabela referida pelo Jn não tem nada a ver com a realidade,onde trabalho os valores ficam por metade para baixo, apenas com plano de saude e telemovel com plafom de 50€ se passar tenho de pagar do meu bolso.
E das empresas que conheço que são bué, e dos tecnicos que conheço que são muitos todos ganham por volta dos 1000€ (90%) e quase todos param nos 1500€ mesmo empresas cotadas em bolsa os ordenados ficam 2x menos do que os apresentados na tabela do Jn.
A realidade Portuguesa de norte a sul apresenta ordenados que não têm nada a ver com estas tabelas quem verificar estes valores farta-se de rir.

- Registado: 14/11/2006 17:47
Não percebo...
Sinceramente, não percebo os comentários das pessoas aqui...
Estou na carreira de TI há mais de 10 anos. O meu ordenado actual é superior ao indicado neste estudo para uma pessoa ao meu nível (se bem que eu esteja perto de passar ao nível seguinte). E estou numa empresa portuguesa.
Conheço mais pessoas que estão em empresas portuguesas e multinacionais de TI e os ordenados estão em linha com os indicados no estudo ou ligeiramente acima.
De certeza que estão a comparar o vosso ordenado com o vosso nível hierárquico? Caso achem que estão mesmo a ser mal pagos, porque não mudam de emprego? Eu já mudei este ano e continuo a receber propostas (nem preciso de procurar) que vou ouvindo, pois nunca se sabe quando não aparece uma melhor que a actual.
Principalmente na área de TI (que constitui 12% dos cargos do estudo), o que não faltam são oportunidades.
Agora, falar mal só por falar mal...
Estou na carreira de TI há mais de 10 anos. O meu ordenado actual é superior ao indicado neste estudo para uma pessoa ao meu nível (se bem que eu esteja perto de passar ao nível seguinte). E estou numa empresa portuguesa.
Conheço mais pessoas que estão em empresas portuguesas e multinacionais de TI e os ordenados estão em linha com os indicados no estudo ou ligeiramente acima.
De certeza que estão a comparar o vosso ordenado com o vosso nível hierárquico? Caso achem que estão mesmo a ser mal pagos, porque não mudam de emprego? Eu já mudei este ano e continuo a receber propostas (nem preciso de procurar) que vou ouvindo, pois nunca se sabe quando não aparece uma melhor que a actual.
Principalmente na área de TI (que constitui 12% dos cargos do estudo), o que não faltam são oportunidades.
Agora, falar mal só por falar mal...
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Só se for em Lisboa!!!!!
Estes salários das duas três:
- Ou foi o chefe que atendeu;
- Ou estavam num outro pais;
- Ou os salários são mesmo do people de Lisboa...porque no Norte...não me parece.
E ainda existem alguns a criticar o aumento do salário mínimo...imaginam se eles virem isto...eheheh
- Ou foi o chefe que atendeu;
- Ou estavam num outro pais;
- Ou os salários são mesmo do people de Lisboa...porque no Norte...não me parece.
E ainda existem alguns a criticar o aumento do salário mínimo...imaginam se eles virem isto...eheheh
- Registado: 29/11/2007 9:23
hugob0ss Escreveu:rpmt Escreveu:Não sei onde o Jornal negocios foi buscar estes valores,mas em Portugal não deve ser.
Têm de me desculpar este desabafo mas estes valores devem ter sido apurados depois de um almoço muito bem regado.
Na area que me toca (informatica) aqueles valores não têm nada a ver com a realidade Portuguesa, não fosse Dezembro e diria que era 1 de Abril
![]()
artigo jornal de negocios Escreveu:AMOSTRA DO ESTUDO:
Foram analisados 84.571 postos de trabalho postos de trabalho, em 270 empresas presentes no mercado português.
Os dados foram recolhidos em Junho de 2008 e dizem respeito a valores ilíquidos em Euros.
Os sectores mais representativos são o sector Hi-Tech/Telecomunicações (19% da amostra), os sectores de Bens de Consumo e Serviços Diversos (15% cada) e o sector de Serviços Financeiros (12%).
As multinacionais representam 58% da amostra
Em termos de volume de negócios, estão representadas pequenas, médias e grandes empresas. 58% da amostra tem menos de 50 milhões de Euros de facturação e 28% da amostra mais de 100 milhões.
Fonte: Estudo "Toral Compensation", Mercer

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
rpmt Escreveu:Não sei onde o Jornal negocios foi buscar estes valores,mas em Portugal não deve ser.
Têm de me desculpar este desabafo mas estes valores devem ter sido apurados depois de um almoço muito bem regado.
Na area que me toca (informatica) aqueles valores não têm nada a ver com a realidade Portuguesa, não fosse Dezembro e diria que era 1 de Abril
![]()
![]()
artigo jornal de negocios Escreveu:AMOSTRA DO ESTUDO:
Foram analisados 84.571 postos de trabalho postos de trabalho, em 270 empresas presentes no mercado português.
Os dados foram recolhidos em Junho de 2008 e dizem respeito a valores ilíquidos em Euros.
Os sectores mais representativos são o sector Hi-Tech/Telecomunicações (19% da amostra), os sectores de Bens de Consumo e Serviços Diversos (15% cada) e o sector de Serviços Financeiros (12%).
As multinacionais representam 58% da amostra
Em termos de volume de negócios, estão representadas pequenas, médias e grandes empresas. 58% da amostra tem menos de 50 milhões de Euros de facturação e 28% da amostra mais de 100 milhões.
Fonte: Estudo "Toral Compensation", Mercer
Acho o artigo mais sensacionlista do que realista!!!
Do que vi e das profissões que conheço não sei ninguem com esse valores, mas enfim podem existir!!!
Uma coisa é certa vou dar o link ao meu boss para escolher 2 profissões das que eu estou a exercer na empresa e que constam naquela lista e para me pagar segundo aquela referência.
Do que vi e das profissões que conheço não sei ninguem com esse valores, mas enfim podem existir!!!
Uma coisa é certa vou dar o link ao meu boss para escolher 2 profissões das que eu estou a exercer na empresa e que constam naquela lista e para me pagar segundo aquela referência.

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
rpmt Escreveu:Não sei onde o Jornal negocios foi buscar estes valores,mas em Portugal não deve ser.
![]()
![]()
artigo jornal de negocios Escreveu:...Os dados são da consultora Mercer que inquiriu 270 empresas no mercado português (58% são multinacionais)...
Não sei onde o Jornal negocios foi buscar estes valores,mas em Portugal não deve ser.

- Registado: 14/11/2006 17:47
charles Escreveu:Parece-me completamente irreal os valores que ai estão, estive agora mesmo a fazer uma pesquisa rápida para algumas das funções ai referidas e o que encontro são ofertas de metade dos valores referidos, acho tambem sui generis para algumas profissões descritas, algumas rubricas referidas, tais valores atribuidos relacionados com carro, subsidio de transporte e outras como as que transcrevo:
Subsídio de transporte
Subsídio de almoço
Diuturnidades
Isenção de horário de trabalho
Outras componentes fixas
Bónus Variável (actual)
Comissão de vendas (actual)
Plano de opções ...
Plano de acções ...
Automóvel ...
Combustível ...
Plano de pensões
Plano médico
Plano de compra de acções ...
Seguro de vida
Parqueamento e portagens ...
Cartão de crédito ...
Telemóvel
plano de acções e opções![]()
, e novamente plano de compra de acções
![]()
![]()
este estudo está um pouco estranho, serão valores incluindo o subsidio de natal![]()
![]()
Era "doce" que os valores apresentados fossem "reais"... é que convém lembrar que o tecido empresarial português é maioritariamente exercido por PME´s...

Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Parece-me completamente irreal os valores que ai estão, estive agora mesmo a fazer uma pesquisa rápida para algumas das funções ai referidas e o que encontro são ofertas de metade dos valores referidos, acho tambem sui generis para algumas profissões descritas, algumas rubricas referidas, os valores absurdos supostamente atribuidos relacionados com carro, subsidio de transporte e outras como as que transcrevo:
Subsídio de transporte
Subsídio de almoço
Diuturnidades
Outras componentes fixas
Bónus Variável (actual)
Plano de opções ...
Plano de acções ...
Automóvel ...
Combustível ...
Plano de pensões
Plano médico
Seguro de vida
Cartão de crédito ...
Telemóvel
plano de acções e opções
, e novamente plano de compra de acções
este estudo está um pouco estranho, serão valores incluindo o subsidio de natal

Subsídio de transporte
Subsídio de almoço
Diuturnidades
Outras componentes fixas
Bónus Variável (actual)
Plano de opções ...
Plano de acções ...
Automóvel ...
Combustível ...
Plano de pensões
Plano médico
Seguro de vida
Cartão de crédito ...
Telemóvel
plano de acções e opções

este estudo está um pouco estranho, serão valores incluindo o subsidio de natal

Editado pela última vez por charles em 20/12/2008 1:16, num total de 1 vez.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:Afinal em Portugal o pessoal é bem pago, sim senhor grandes mordomias
Ainda só dei uma vista de olhos mas penso que o trabalho é todo sobre o sector privado.
... no sector privado e em Lisboa.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 127 visitantes