AT - escalas logaritmicas & medias m. exponenciais
11 mensagens
|Página 1 de 1
No metastock a questão das linhas de tendência resolve-se usando a escala semi-logarítmica com linhas de tendência também semi-logarítmicas.
Em escala semi-logarítmica as linhas de tend~encia são rectas. Em escala linear são curvas.
Em escala semi-logarítmica as linhas de tend~encia são rectas. Em escala linear são curvas.
- Anexos
-
- ln.png (0 Bytes) Visualizado 3577 vezes
-
- sl.png (0 Bytes) Visualizado 3569 vezes
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Re: muito interessante este topico
J.H. Escreveu:
A escolha das médias (simples ou exponenciais) pelo que percebi tem a ver com a análise (nomeadamente visual-grafica) das vriações absolutas/percentuais (ou relativas).
Não, as médias simples ou exponencias diferenciam na velocidade a que a média acompanha a cotação (as exponenciais acompanham e adaptam-se mais depressa dado que dão mais peso às sessões mais recentes).
A análise das variacões em valor absoluto ou em percentagem diz respeito à escala.
Para gráficos de longo-prazo ou gráficos de médio-prazo com variações significativas na cotação, o gráfico em escala logarítmica é francamente mais aconselhável pois não faz sentido estar a olhar para um gráfico em que uma variação de 10 euros quando a cotação estava nos 10 euros e passou para os 20 (subida de 100%) tem a mesma expressão que uma subida de 10 euros quando a cotação está nos 130 e passa para os 140 (subida de 7.7%).
Não há mal nenhum (nem desvantagem) em utilizar o gráfico de escala logarítmica quando a variação é pequena (os gráficos tendem a ficar de resto virtualmente iguais) pelo que o meu critério é utilizar sempre a escala logarítmica. Trata-se de uma escala inteligente e dinâmica que simplesmente se adapta às variações constantes no período em análise.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
muito interessante este topico
Olá, a todos, boa tarde.
Já depois de ler estas respostas, agora aproveito e desculpem se for ligeiramente aparte o tema, para perguntar o seguinte :
A escolha das médias (simples ou exponenciais) pelo que percebi tem a ver com a análise (nomeadamente visual-grafica) das vriações absolutas/percentuais (ou relativas).
Ou seja, com certeza levraão a conclusões / análises diferentes.
Quando é recomendável usar umas ou outras
em gráficos de MLP ou CP
e já agora, a escolha dos dias nas médias (por ex. MA 50, ou 200, etc...) são recomendáveis em que timeframes?
Obrigado desde já a todos. Abraços
JH
Já depois de ler estas respostas, agora aproveito e desculpem se for ligeiramente aparte o tema, para perguntar o seguinte :
Ou seja, com certeza levraão a conclusões / análises diferentes.
Quando é recomendável usar umas ou outras

Obrigado desde já a todos. Abraços
JH
- Registado: 2/9/2006 19:47
(julgo que está prestes a chegar a altura em que vão precisar da minha ajuda - só preciso que o Marco me passe o 1º post dele para português, que na altura que eu lidei com matemática, era o Bresnev presidente...não foi ontem pá)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Se me permitem a achega... só para ajudar à festa!
São coisas completamente diferentes:
A Escala Logarítmica é uma escala que vai diminuindo o avanço gráfico dos valores à medida que a valorização aumenta, de forma a que uma subida vertical de 1% nos 20€ (p. ex.) corresponda a uma subida vertical idêntica nos 2€ (no primeiro caso corresponderia a 0.02€; no segundo 0.002€). A ideia é traduzir visualmente nos gráficos as subidas percentuais e não as subidas de valor absoluto de um título.
A Média Móvel Exponencial é uma média móvel como as outras. Só que ao contrario de uma média móvel simples, em que todos os valores - actuais e anteriores - contribuem para o cálculo do valor da média, a MME dá bastante mais peso no cálculo ao valor actual do activo.
Por isso a escala, obviamente, não é para aqui chamada.
(shimazaki: se quizeres conhecer a formula da MME - ou EMA em inglês - consulta isto: http://stockcharts.com/school/doku.php? ... g_averages )
Um abraço.
São coisas completamente diferentes:
A Escala Logarítmica é uma escala que vai diminuindo o avanço gráfico dos valores à medida que a valorização aumenta, de forma a que uma subida vertical de 1% nos 20€ (p. ex.) corresponda a uma subida vertical idêntica nos 2€ (no primeiro caso corresponderia a 0.02€; no segundo 0.002€). A ideia é traduzir visualmente nos gráficos as subidas percentuais e não as subidas de valor absoluto de um título.
A Média Móvel Exponencial é uma média móvel como as outras. Só que ao contrario de uma média móvel simples, em que todos os valores - actuais e anteriores - contribuem para o cálculo do valor da média, a MME dá bastante mais peso no cálculo ao valor actual do activo.
Por isso a escala, obviamente, não é para aqui chamada.
(shimazaki: se quizeres conhecer a formula da MME - ou EMA em inglês - consulta isto: http://stockcharts.com/school/doku.php? ... g_averages )
Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
shimazaki Escreveu:pois...
é mesmo aí a minha duvida, pq isso vai influenciar bastante , 1%, 2% de diferença nas cotações!
O Dwer referiu linhas de tendência semi-log, eu utilizo o boursorama, portanto ao definirmos a escala logaritmica , as lt's tb o são??? existe alguma forma de contornar esta questão?
Obrigado pelas vossas respostas
um abraço
cumps
Shimazaki, a escala não influência a cotação (nem as médias móveis), apenas influência a aparência do gráfico.
A escala diz-se semi-logarítmica porque apenas o eixo dos Y (cotação) está em escala logarítmica, o eixo dos X (que é relativa ao tempo) está em escala linear. Onde aparecer escala logarítmica, refere-se exactamente ao mesmo (não faz qualquer sentido colocar o tempo em escala logarítmica e nesses casos está-se a referir apenas à escala da cotação).
Se colocas o gráfico em escala logarítmica, ao traçares uma recta estás a traçar uma recta que apenas é recta numa escala logarítmica. Ao colocares o gráfico em escala linear estás a traçar uma recta que apenas é recta numa escala linear.
A recta no gráfico representa um aumento (ou diminuição) constante por unidade de tempo. Se o grafico estiver em linear, é um aumento/diminuição constante em valor absoluto; se o gráfico estiver em escala logarítmica, é um aumento/diminuição constante em valor relativo (em percentagem, se quiseres). Isto é «automático» porque é o que cada «espacinho» de igual tamanho no gráfico representa num caso e no outro.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pois...
é mesmo aí a minha duvida, pq isso vai influenciar bastante , 1%, 2% de diferença nas cotações!
O Dwer referiu linhas de tendência semi-log, eu utilizo o boursorama, portanto ao definirmos a escala logaritmica , as lt's tb o são??? existe alguma forma de contornar esta questão?
um abraço
cumps
um abraço
cumps
Ride the winds of change
- Registado: 30/12/2005 15:59
Tal como o Dwer referiu, a escala não interfere com as médias móveis, apenas com as linhas de tendência.
Penso que as EMAS e as escalas lineares ou logarítmicas não apresentam problemas. Dá igual numa ou noutra.
Os problemas aparecem com as linhas de tendência.
No meu caso resolvi o problema no Metastock utilizando sempre linhas semi-logarítmicas.
Os problemas aparecem com as linhas de tendência.
No meu caso resolvi o problema no Metastock utilizando sempre linhas semi-logarítmicas.
Abraço,
Dwer
Dwer
AT - escalas logaritmicas & medias m. exponenciais
Viva,
gostaria de debater estes factores, e ver esclarecidas algumas duvidas!
A utilização de medias moveis exponenciais (EMA) devem ser conciliadas, ou não com com escalas logaritmicas
existe alguma regra, ou devemos utilizar conforme o caso? e se algumas destas combinações, escalas ou medias, têm maior veracidade, na sua utilização
Gostaria que se fizesse
nestes conceitos, pelo menos pra mim, mas talvez haja mais interessados
Obrigado
cumps
gostaria de debater estes factores, e ver esclarecidas algumas duvidas!

A utilização de medias moveis exponenciais (EMA) devem ser conciliadas, ou não com com escalas logaritmicas

Gostaria que se fizesse

Obrigado
cumps
Ride the winds of change
- Registado: 30/12/2005 15:59
11 mensagens
|Página 1 de 1