Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um barómetro chamado EDP - Coluna Semanal no Negócios

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 23/4/2009 18:47

É complicado dizer, por uma razão: nós aqui estamos um pouco enviezados pelo caso do nosso mercado (eu pelo menos estou e não tenho problemas em admitir, até porque mt evidentemente as minhas análises e o meu acompanhamento centra-se especialmente no nosso mercado). E o que dizes faz elevado sentido no nosso índice (aliás eu vou colocar em anexo o gráfico do PSI20 na última década que penso que é ilustrativo).

Mas já nos outros índices o cenário é um pouco diferente, nomeadamente na generalidade dos índices Europeus como o DAX ou CAC. Olhando para eles julgo que se entenderá mais facilmente porque é que tantos falam em Bear Market Rally.

Já quando olhamos para o nosso mercado o aspecto é substancialmente diferente e vai apresentando um comportamento mais típico de um "bottom".

Mas a verdade é que o PSI20 tem estado pouco sintonizado com os outros índices nos últimos meses.

Basta ver que ainda há dias o PSI20 fez um topo que quase coincide com o de início de Novembro. Mas o DAX, o CAC, o S&P, etc, etc estão bem abaixo desse máximo relativo. E claro, a generalidade dos índices fez também há pouco mais de um mês mínimos bem abaixo do anterior e o PSI20 não (aqui ainda prevalece o mínimo de Outubro).

Historicamente, o PSI tende a andar atrás dos outros. Mas quem sabe (a bem de todos ou da generalidade) desta vez é ele o "adiantado"...
Anexos
PSI20decade.png
PSI20decade.png (17.47 KiB) Visualizado 1029 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Razao_Pura » 23/4/2009 18:26

Não sei se é o raio do gráfico que saquei do Yahoo finance mas o que me quero referir é ao periodo de lateralização praí de um ano que antecedeu o bull que se iniciou com o começo da guerra do Iraque em 2004. Esse bottom pode estar a começar a ser replicado agora.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Razao_Pura » 23/4/2009 18:23

Exactly.
Trade the trend.

Re: big picture

por MarcoAntonio » 23/4/2009 18:20

Razão Pura Escreveu:Olá,

Marco tenho estado aqui a olhar para estes gráficos e outros gráficos especialmente de l.p. dos "major international index" e em termos de padrão dá-me a sensação que nos espera um longo período de lateralização como em 2003. Double top + double bottom.... O que achas?
Isto dum ponto de vista global nos mercados.
R.P.

Não sei se entendi bem ao que te referias?

A lateralização referias-te a 2004/2005?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

big picture

por Razao_Pura » 23/4/2009 18:13

Olá,

Marco tenho estado aqui a olhar para estes gráficos e outros gráficos especialmente de l.p. dos "major international index" e em termos de padrão dá-me a sensação que nos espera um longo período de lateralização como em 2003. Double top + double bottom.... O que achas?
Isto dum ponto de vista global nos mercados.
R.P.
Anexos
sp.png
sp.png (20.19 KiB) Visualizado 1083 vezes
Trade the trend.

por MarcoAntonio » 23/4/2009 17:49

Já agora, aqui fica o gráfico actualizado da EDP e do PSI20, lado a lado.

Ao contrário de outros papéis, nomeadamente os restantes colossos do PSI20, a EDP tem estado sempre em elevada sintonia com o PSI, o que não se aplica apenas a este Bear Market mas de uma forma geral a toda a última década.
Anexos
edp-090423.png
edp-090423.png (14.52 KiB) Visualizado 1548 vezes
PSI20-090423.png
PSI20-090423.png (14.85 KiB) Visualizado 1123 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Largo intervalo...

por rufa » 23/4/2009 17:32

Marco então sendo assim entre 2,05 e 2,85(aproximadamente) temos muito espaço sem referências claras(suportes e resistências). :idea:

Cumps.
Anexos
EDP.png
EDP.png (37.15 KiB) Visualizado 1164 vezes

Registado: 29/11/2007 12:52

por MarcoAntonio » 23/4/2009 16:47

Não, para mim não. Na verdade é quase o valor central do range lateral...

Há uns swings intermédios que inverteram nesse ponto, mas são movimentos intermédios e acaba por não ter praticamente qualquer significado passar por esse valor. Já o mesmo não se pode dizer de uma saída do range actual, tipo por exemplo um fecho acima dos 3 euros (ou um fecho abaixo dos 2 euros)...
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 23/4/2009 16:39

MarcoAntonio Escreveu:
majomo Escreveu:Marco,

e ao nível dos suportes, quais os valores que estão definidos?

2,5 --- 2,35?

Cumps.

O mínimo foi a 2.06 e depois há vários outros mínimos na zona dos 2.20-2.35...

Para ti a zona dos 2,5.. não constitui um suporte?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 23/4/2009 16:34

majomo Escreveu:Marco,

2,5 --- 2,35?

Cumps.

O mínimo foi a 2.06 e depois há vários outros mínimos na zona dos 2.20-2.35...
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 23/4/2009 16:09

Marco,

2,5 --- 2,35?

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 23/4/2009 16:05

Sim, foi gralha. Está esse 5 a mais...
Imagem

Administrador Fórum

por scpnuno » 23/4/2009 15:53

O Ulisses, num artigo já com algum tempo, chamou "locomotiva" á PT.

Agora o Marco chama "barometro" á EDP

Estou com uma certa curiosidade em saber o que vai chamar a Pata ao BCP (seguindo a teoria um administrador para cada peso-pesado)

Será "fiel amigo"? "linchador"? "cai-cai"?

Eu aguardo

Entretanto, parabens Marco
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Elias » 23/4/2009 15:40

Já olhando para o momento actual, tecnicamente a EDP apresenta agora uma clara e definida tendência lateral no médio-prazo com uma zona de resistência sensivelmente entre os 2.585 e os 3 euros.

Marco, não percebo muito bem a relevância dos 2,58.

Será que pretendias escrever 2,85?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Um barómetro chamado EDP - Coluna Semanal no Negócios

por MarcoAntonio » 23/4/2009 14:02

Aqui fica o link para a coluna esta semana:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=364580
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, jjlefty, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, Mr.Warrior, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pedro1974, Pmart 1, Purificaçao, silva_39, ze couves e 284 visitantes