AT: mais uma dúvida
11 mensagens
|Página 1 de 1
À partida ambos seriam de "considerar".
No caso da Brisa entretanto ele "já falhou" e portanto é para esquecer. Depois de quebrar a segunda LT não só não foi visitar a primeira como desenvolveu uma lateralização, foi visitar novamente os máximos, etc, portanto eu nesta altura já não ligava mais ao padrão.
Já no caso da Semapa, comportou-se mais de acordo com o padrão (que podemos considerar ainda válido). Mas esse suporte que assinalaste parece-me tão ou mais pertinente.
No caso da Brisa entretanto ele "já falhou" e portanto é para esquecer. Depois de quebrar a segunda LT não só não foi visitar a primeira como desenvolveu uma lateralização, foi visitar novamente os máximos, etc, portanto eu nesta altura já não ligava mais ao padrão.
Já no caso da Semapa, comportou-se mais de acordo com o padrão (que podemos considerar ainda válido). Mas esse suporte que assinalaste parece-me tão ou mais pertinente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
e não se pode dizer o mesmo da brisa (também a fazer um barr)?
é que se sim, então o desfecho é mais que previsível, não?
já agora, deixo também um gráfico semanal da semapa: já passou pelo mesmo?
quanto mais olho para a semapa, mais coisas vejo: se um H&S pudesse ter três anos, e se subir entretanto, estará a desenhar um; bom, mas isto já sou eu a ver coisas a mais, se calhar...
é que se sim, então o desfecho é mais que previsível, não?
já agora, deixo também um gráfico semanal da semapa: já passou pelo mesmo?
quanto mais olho para a semapa, mais coisas vejo: se um H&S pudesse ter três anos, e se subir entretanto, estará a desenhar um; bom, mas isto já sou eu a ver coisas a mais, se calhar...
- Anexos
-
- gráfico semanal da semapa:
- semapa.jpg (71.6 KiB) Visualizado 4924 vezes
-
- brisa.jpg (89.24 KiB) Visualizado 4921 vezes
E já agora, deixo-te também este gráfico.
Este padrão dá pelo nome de Bump And Run Reversal (BARR) e está aqui um muito bem definido na Cimpor.
Independentemente do prazo que negoceias, é importante ver o título num plano mais alargado para perceber em que contexto se insere o trade que estamos a tentar fazer.
Este padrão dá pelo nome de Bump And Run Reversal (BARR) e está aqui um muito bem definido na Cimpor.
Independentemente do prazo que negoceias, é importante ver o título num plano mais alargado para perceber em que contexto se insere o trade que estamos a tentar fazer.
- Anexos
-
- cimpor-barr.PNG (61.84 KiB) Visualizado 4954 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, o gráfico com as linhas como eu as traço nesse caso e um comentário adicional.
Eu não abria aí um longo (portanto onde fechar não era problema) por duas razões:
> Primeiro, o potencial de ganho é muito limitado (tornando-se difícil arranjar uma boa relação ganho vs perda);
> Segundo, a tendência de médio-prazo é descendente, portanto abrir um longo é abrir uma posição counter-trend.
Imagina o gráfico de pernas para o ar. Qualquer um destes cenários para mim é mais interessante:
> Abrir longo junto do suporte;
> Abrir longo no breakout (quebra da resistência) do canal.
Neste caso estarias a tentar abrir uma posição de curto-prazo no mesmo sentido da tendência de médio/longo-prazo.
Eu não abria aí um longo (portanto onde fechar não era problema) por duas razões:
> Primeiro, o potencial de ganho é muito limitado (tornando-se difícil arranjar uma boa relação ganho vs perda);
> Segundo, a tendência de médio-prazo é descendente, portanto abrir um longo é abrir uma posição counter-trend.
Imagina o gráfico de pernas para o ar. Qualquer um destes cenários para mim é mais interessante:
> Abrir longo junto do suporte;
> Abrir longo no breakout (quebra da resistência) do canal.
Neste caso estarias a tentar abrir uma posição de curto-prazo no mesmo sentido da tendência de médio/longo-prazo.
- Anexos
-
- cimpor.PNG (53.34 KiB) Visualizado 4950 vezes
Eu não uso nem máximos/mínimos nem fechos. Traço pelo valor que me parece mais importante e por vezes não traço um valor mas numa gama de valores (as chamas zonas de suporte/resistência).
Há casos em que é bastante evidente qual o valor "exacto" que está a servir de suporte ou resistência, noutros casos é bastante mais vago e embora se saiba que há uma resistência ou um suporte por ali, definir exactamente onde ele está é bastante subjectivo.
Há casos em que é bastante evidente qual o valor "exacto" que está a servir de suporte ou resistência, noutros casos é bastante mais vago e embora se saiba que há uma resistência ou um suporte por ali, definir exactamente onde ele está é bastante subjectivo.
Re: AT: mais uma dúvida
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, deves conjugar também com a relação benefício versus risco: quanto mais apertado for a tua perspectiva de ganho num trade à partida, menos "tolerante" deves ser no momento de fechar o trade falhado.
Já agora, aproveito para sublinhar e destacar este parágrafo porque é um dos aspectos mais importantes na elaboração da tua estratégia de trading e existe uma grande tendência para até se planear um trade e depois, conforme as coisas correm (especialmente se não correm particularmente bem) adulterar e esquecer o que estava planeado.
Isto é algo que deve ficar definido à partida e que muito dificilmente deves mudar à posteriori...
Infelizmente, quando se abre um trade e depois não corre bem, a grande tentação que existe é arranjar justificações para não fechar o trade, nem que para isso seja necessário "violar" as regras que tinhamos imposto à partida.
Exemplo, tinhas um ganho esperado de 5 ou 6%?
Então não faz sentido deixares-te sair a perder um valor semelhante e muito menos superior. Não interessa quantas sessões passaram e em que condições exactas se deu a quebra!
E se não consegues à partida definires (preveres) uma situação que te deixe minimamente confortável para tomares uma decisão.... então nem sequer abras a posição!
Re: AT: mais uma dúvida
rsacramento Escreveu:num tópico recente o MarcoAntonio referia o critério de dois dias para se decidir se uma linha foi ou não quebrada
fui testar na cimpor quando ela lateralizou entre outubro e dezembro do ano passado
Podes usar uma sessão, duas, três sessões até, de confirmação. Mas não é uma regra rígida e deves conjugar isso com o plano temporal em que estás a investir, com a volatilidade do activo, etc.
Não deves ver isso como uma regra rígida e simplista. Aliás, o meu conselho é que não procures regras simples porque não existem regras simples que funcionem. Investir não é "fácil", tipo fazer isto e aquilo e pronto... resulta.
Aliás, para tomares uma decisão (uma coisa é a análise, que aponta neste ou naquele sentido, outra é a decisão em si) tens (ou deves) considerar outros factores. Tipo: como está a tua carteira de liquidez, há alternativas melhores/piores, como está a tendência do mercado em geral, etc, etc.
Isto para voltar ao início: quantos dias deves usar (se é que deves usar algum)?
Não há um valor.
Como regra básica eu aconselho (fora o daytrading) a deixar pelo menos fechar a sessão. Por outras palavras, deve-se «ignorar» quebras intraday, deixar pelo menos quebrar em fecho. E mesmo esta regra não a considero absolutamente rígida.
Depois, se estiver a negociar prazos relativamente alargados, mais uma sessão, duas ou até três. Se for longo/muitolongo-prazo ou uma quebra pouco volátil, com falta de volume, etc que te deixe com bastantes dúvidas, por norma não faz grande diferença.
Quanto às linhas eu traçaria o suporte ligeiramente abaixo e a resistência ligeiramente acima mas é uma mera questão de pormenor praticamente. Aliás, com frequência eu considero zonas de suporte ou resistência em lugar de valores fixos.
rsacramento Escreveu:outra dúvida é: e se em vez de usar o valor de fecho, usar os valores máx/mínimos?
quais as vantagens/riscos destas opções? (como se percebe pela figura, se tivesse usado os mínimos, levava com aquela enorme vela descendente, pelo menos!)
Um dos mais fortes sinais de que uma quebra é "verdadeira" é o volume e a volatilidade. Naquela segunda sessão era de fechar, sinceramente. Não vejo razões para depois de ter quebrado em fecho na sessão anterior, começar a mostrar força e fazer mínimos numa segunda sessão e não fechar quando o suporte até estava relativamente bem definido.
Não se deve "ter medo" em todos os breakouts que seja um falso breakout, isso leva à indisciplina.
Inevitavelmente alguns vão ser falsos breakouts, quanto a isso nada a fazer e como já disse num outro tópico hoje mesmo não há interesse em alargar demasiado os critérios de tolerância, por motivos óbvios (para evitares fechar "erradamente" nuns casos estás a penalizar o resultado em todos os trades que fechaste "correctamente"). Puxas a manta e destapas os pés...
Já agora, deves conjugar também com a relação benefício versus risco: quanto mais apertado for a tua perspectiva de ganho num trade à partida, menos "tolerante" deves ser no momento de fechar o trade falhado.
Lá está, mais uma vez é importante conjugares com outros factores para lá do gráfico puro e duro. Investir é um "bocadinho mais complicado" que analisar. Não convém sequer esconder esse facto, pelo contrário convém estar bem consciente dele...
Espero ter ajudado.

e mais esta: numa LT as consequências serão muito maiores, consoante se use um critério ou outro (pelos fechos ou pelos máx/mín), já que vai ter pontos de toque muito diferentes
por exemplo podemos ter um breakout válido se usarmos um critério, e não existir breakout com o outro critério
alguém quer comentar?
por exemplo podemos ter um breakout válido se usarmos um critério, e não existir breakout com o outro critério
alguém quer comentar?
AT: mais uma dúvida
num tópico recente o MarcoAntonio referia o critério de dois dias para se decidir se uma linha foi ou não quebrada
fui testar na cimpor quando ela lateralizou entre outubro e dezembro do ano passado
a primeira dúvida que me assaltou foi: por onde traçar as linhas?
usei o critério do valor de fecho, como assinalo no gráfico, e comecei da esq para a dta, procurando os primeiros máx/mínimos relativos
assinalo os falsos e verdadeiros breakouts, segundo o critério já referido
outra dúvida é: e se em vez de usar o valor de fecho, usar os valores máx/mínimos?
quais as vantagens/riscos destas opções? (como se percebe pela figura, se tivesse usado os mínimos, levava com aquela enorme vela descendente, pelo menos!)
já agora, concordam com a minhas linhas?
a primeira dúvida que me assaltou foi: por onde traçar as linhas?
usei o critério do valor de fecho, como assinalo no gráfico, e comecei da esq para a dta, procurando os primeiros máx/mínimos relativos
assinalo os falsos e verdadeiros breakouts, segundo o critério já referido
outra dúvida é: e se em vez de usar o valor de fecho, usar os valores máx/mínimos?
já agora, concordam com a minhas linhas?
- Anexos
-
- cimpor.jpg (116.57 KiB) Visualizado 4975 vezes
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, dragom, Ferreiratrade, Google [Bot], navaldoc, Pedromoreiraaaa, PMP69, smog63 e 76 visitantes