Caldeirão da Bolsa

Energias renovaveis e o prolongamento do bull por 2008

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por goncafaria » 24/6/2007 10:49

Não percebo muito disto, mas a ideia de que as Renováveis serão a próxima bolha, equivalente às DotCom, não me sai da cabeça.

Lembro-me que na altura bastava uma empresa estar ligada ao sector da internet para haver logo grande interesse e euforia.

Parece-me que é o que se passa agora com as renováveis.

De facto a internet tornou-se o que todos hojes vemos. Mas a bolha não deixou de rebentar.

Ou seja, toda a gente sabe que o futuro serão as renováveis, mas o mercado não está a querer antecipar alguns anos a realidade?

A questão que mais me perturba é saber quando o mercado vai "virar", para sair antes.

Alguém opina quais serão os sinais que darão o alarme?

Registado: 26/5/2007 21:34

por sharpyn » 23/6/2007 1:23

Angola: Galp avança «próximos meses» nos biocombustíveis

A Galp Energia vai avançar «nos próximos meses» com um projecto de desenvolvimento de biocombustíveis em Angola, numa parceria com a petrolífera angolana Sonangol e agricultores locais, revelou hoje Fernando Gomes, administrador da empresa portuguesa.

«A grande aposta a curto prazo são os biocombustíveis. A relação que existe entre a Galp e a Sonangol, com a intermediação do governo angolano, vai permitir avançar muito fortemente nos próximos meses para um projecto de desenvolvimento nessa área», afirmou Fernando Gomes, em declarações à Lusa.
O administrador da Galp, que falava à margem de um seminário sobre relações económicas entre Portugal e Angola, que decorreu esta manhã no Porto, escusou-se a revelar o montante do investimento previsto, adiantando, no entanto, que o projecto deverá envolver uma área de 200 mil hectares.

«O modelo de desenvolvimento que pretendemos para este projecto é uma parceria com a Sonangol e com agricultores locais», afirmou Fernando Gomes, acrescentando, no entanto, que «ainda decorrem negociações» com a petrolífera angolana e com o governo de Angola para definir o modelo final.

Na perspectiva de Fernando Gomes, «a sintonia que existe actualmente entre a Galp e a Sonangol permite desenvolver projectos que antes eram impossíveis», recordando que a petrolífera angolana é actualmente accionista da Galp e o presidente da Sonangol, Manuel Vicente, é membro não executivo do Conselho de Administração da empresa portuguesa.

Entre os negócios agora possíveis está o reforço da participação da Galp no mercado de distribuição de combustíveis em Angola, através da Sonangalp, empresa participada pela Galp e pela Sonangol.

«A curto prazo, vamos ter mais cinco postos de combustível, todos em Luanda, e depois vamos crescer no resto do país», revelou.

Relativamente ao sector petrolífero, Fernando Gomes recordou que a Galp já investiu em Angola cerca de 850 milhões de dólares, dos quais 220 milhões apenas este ano, o que a torna no «maior investidor português» naquele país africano.

«O investimento tem sido rentável», afirmou o administrador da Galp, salientando que «o sucesso de algumas descobertas feitas em blocos de exploração de que a Galp faz parte tem permitido que estejamos agora a colher os frutos da sementeira feita ao longo dos anos».

Segundo Fernando Gomes, a Galp, além dos blocos petrolíferos que já estão a ser explorados, tem ainda uma participação num bloco on-shore no enclave de Cabinda que ainda não começou a ser explorado.

A exploração deverá começar logo que o governo angolano considere que existem condições de segurança, atendendo a que a zona necessita de ser desminada.

Quanto a participações em novos blocos de exploração petrolífera, Fernando Gomes salientou que, caso as autoridades angolanas lancem novos concursos, «a Galp não ficará de fora».

Diário Digital / Lusa

22-06-2007 15:12:00

God save the Money!

Registado: 7/5/2007 1:50

por Jiboia Cega » 21/6/2007 21:39

Sinceramente parece-me que a Martifer pode vir a inaugurar este período na bolsa portuguesa...

Registado: 21/3/2006 10:46

Re: Energias renovaveis e o prolongamento do bull por 2008

por novo_nisto » 5/6/2007 17:22

Jiboia Cega Escreveu:Antes de mais desculpem nao estar a escrever com acentos graficos mas os teclados franceses sao demasiado confusos para mim.

Vamos ao que interessa. Estou a ver aue vao entrar varias empresas em bolsa nos proximos meses. A Iberdrola vai fazer a IPO da Iberenova no Outono e o Mexia disse hoje que quer consolidar este negocio na EDP antes de fazer a sua IPO la para meados de 2008. A propria Martifer vai entrar em bolsa ja antes do Verao. Estes sao alguns exemplos do que ai vem.

Pergunto, sera que estas empresas poderao servir como serviram as dotcom em 2000 para terminar uma epoca bill com uma bolha? Sera que algumas irao colher a simpatia dos investidores ao ponto de comecarem a substituir algumas bluechips e dar inicio a mais uma euforia, agora noutro sector aque tem muito futuro em todo o mundo?

Aqui fica uma reflexao...

Eu acredito no prolongamento deste bull market até 2010.

E o motor desse bull market é o extraordinário crescimento económico que se está a processar em países emergentes. Nós estamos a viver uma situação única a nível mundial. Entre 1990 e 2010 a "quantidade" de riqueza a ser gerada vai aumentar enormemente e isso irá reflectir-se em mais empresas interessantes para se investir nos seus títulos e mais liquidez para fazer esse investimento.

Não acho que o momento actual e 2000 possam ser comparados. Em 2000 não havia sustentabilidade para as subidas, actualmente há.

Registado: 30/8/2005 15:11

por Jiboia Cega » 5/6/2007 17:16

Curioso, ontem comprei a revista Carteira que traz um artigo precisamente sobre esta perspectiva...

por Bala » 29/5/2007 22:49

Hmmm, vamos supor que este cenário se confirme. Na vossa opinião qual será o sinal para trocar os Calls pelos Puts?

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Barra » 29/5/2007 22:07

É uma hipótese muito provável que tal venha a ocorrer.

1º É um bom pretexto para a especulação

2º As Taxas de Juro ainda devem levar pelo menos 1 ano a ano e meio para começarem a inflectir
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Registado: 19/10/2004 19:26

por rnbc » 29/5/2007 21:47

Sim, é provavel que o objectivo seja colher os frutos do final da subida. Como sempre nestes casos convém:

a) entrar, e aproveitar o vento de feição.

b) ter tudo pronto para fujir rápido :mrgreen:
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por vitor79 » 29/5/2007 21:26

Existe essa expectativa por parte de muitos agentes influentes no mercado, aindo no outro dia lia um artigo de um norte-americano qualquer famoso(nestas cenas da bolsa) falar sobre isso.

Espero que sim, assimainda vai durar mais uns dois ou até 3 anitos.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

Energias renovaveis e o prolongamento do bull por 2008

por Jiboia Cega » 29/5/2007 21:18

Antes de mais desculpem nao estar a escrever com acentos graficos mas os teclados franceses sao demasiado confusos para mim.

Vamos ao que interessa. Estou a ver aue vao entrar varias empresas em bolsa nos proximos meses. A Iberdrola vai fazer a IPO da Iberenova no Outono e o Mexia disse hoje que quer consolidar este negocio na EDP antes de fazer a sua IPO la para meados de 2008. A propria Martifer vai entrar em bolsa ja antes do Verao. Estes sao alguns exemplos do que ai vem.

Pergunto, sera que estas empresas poderao servir como serviram as dotcom em 2000 para terminar uma epoca bill com uma bolha? Sera que algumas irao colher a simpatia dos investidores ao ponto de comecarem a substituir algumas bluechips e dar inicio a mais uma euforia, agora noutro sector aque tem muito futuro em todo o mundo?

Aqui fica uma reflexao...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: rg7803 e 38 visitantes