Novos mínimos a caminho (4)
Neckline Escreveu:Podias colocar o gráfico com o OPEN INTEREST.
Porque não o colocas tu?

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
creepy Escreveu:para o forum era bom que o neck continuasse.... para mim será igualzinho pois continuarei a trocar impressões com ele privadamente...
tens muita qualidade no teu trade e na tua analise... contigo este espaço tem a lucrar muitissimo...
continua a falar de trade e esquece picardias menores...
Para o Forum, era bom que se argumentasse sem a "ameaça constante" de que se vai embora!
Já não há pachorra para tantas ameaças de ida embora...
Este é um espaço de debate, para quem quer defender a sua opinião e coexistir com quem pensa diferente.
Quem não se sente confortável ou não aguenta a pressão de um debate aberto com quem pensa diferente, pois naturalmente a porta está aberta, ninguém é obrigado a ficar num local ondem nem todos concordam com todos. Agora, por favor poupem-nos é as ameaças constantes de que se vão embora ou referências a quem cedeu à pressão do debate e optou por ir embora. É um problema desses participantes e não do Forum!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Eu vou responder como se estivesse a responder a ti, porque o debate é contigo e discutir com personagens que não estão aqui é coisa que não faz sentido nenhum...Neckline Escreveu:- Comparar os valores de VIX sem pensar na sua “posição relativa” em diferentes períodos face ao índice, não faz sentido, mas enfim, essa discussão era talvez filosófica demais para o momento
Ok, isto não soma nem retira nada. Estou genericamente de acordo. O ponto é que o VIX não está num extremo de complacência nem em momento algum (que eu tenha conhecimento) foi argumentado que estes níveis são um extremo de complacência, o que endereça a questão da relatividade.
Estou certo que com os 16% do Investors Intelligence estavas a sugerir que estavamos num extremo.
Mas também podemos tirar o VIX fora porque a questão era sobre o Investors Intelligence que é um survey, tal como os outros dois. E foi um Survey que tu utilizaste e deu origem a debate...Neckline Escreveu:- Os surveys de que falas são exactamente isso... Surveys. O indicador que referes ser muito “bullish biased” é encontrado através de sugestões reais de trading, tem mais de 50 anos e elimina uma política muito comum entre (pseudo)analistas. AFIRMAR ESTAR BEARISH e por outro lado ESTAR COMPRADO no mercado (ou vice-versa)
Ora nem mais. Tratam-se de surveys (excepto o VIX naturalmente) e estarás recordado do que eu escrevi no primeiro post, que era essencialmente sobre Surveys. Tu colocaste um, eu coloquei mais dois e ainda acrescentei o VIX (que é um pouco diferente) para te apresentar um panorama geral (e mais tarde, com recurso a históricos) ficando claro que o Investors Intelligence é cronicamente "bullish biased".
Foi esta a questão que lancei e nenhuma outra. Foi isto que tu entretanto questionaste (e classificaste de enormidade que entretanto eu desmontei claramente) e não outra coisa!
Aparentemente isso começa a ficar enterrado no meio do debate quando era a questão central/inicial. Não sei se é o objectivo disto tudo...Neckline Escreveu:- É evidente que o indicador atingiu uma vez (e para este movimento de baixa de iniciado em 2007) valores acima dos 50%. O momentum também só fez mínimo uma vez... Terá sido na mesma altura?
O que isto tem que ver como debate sobre se o Investors Intelligence é um indicador de sentimento "bullish biased" ou não?
Exacto: nada.Neckline Escreveu:- O número de bears no mercado é diferente do números de posições short abertas... No fundo abdicas de tentar fazer essa distinção... SEM COMENTÁRIOS.
Aqui, não sei se a segunda pessoa é uma generalização ou se se dirige especificamente a ti.
Se se dirige especificamente a ti, só tu poderás responder. Se é uma generalização, eu posso responder pela minha parte: eu não abdico.
Mas neste caso estavamos a falar do Indicador que tu utilizaste como argumento, tendo eu apresentado um panorama mais geral com outros indicadores muito semelhantes e ainda um terceiro um pouco diferente.
Se tu agora quiseres ponderar a significância do Investors Intelligence ainda para alem do que já aqui comentei circunscrito o tempo quase todo aos surveys então tanto melhor.Neckline Escreveu:- O open interest em derivados, e principalmente em opções (não são elas que dão valor ao VIX “historicamente na média”??), está claramente em extremos históricos. Para para saberes esta informação, precisarias de há anos tirar estes registos... Certo Marco? Não me parece que seja o teu caso...
Os 20 pontos são aproximadamente o valor médio do VIX ao longo do seu histórico. Ponto.
Quanto à segunda questão, parece mal ou pelo menos mais ou menos mal, porque na realidade vou seguindo o open interest há vários anos e tenho uma ideia do seu comportamento (por várias vezes já o abordei aqui no forum, já coloquei alguns gráficos históricos, etc).
Não o acho contudo particularmente importante nem o considero um indicador muito bom (ora funciona como indicador contrário ora apresenta uma correlação positiva). Já escrevi sobre isto mas naturalmente é matéria de opinião.
Há aqui uma tentativa de dizer que eu estou "a leste" de alguma coisa. Não estou, apenas não o acho um indicador muito importante. E há outros que acho ainda menos importantes e sobre os quais também já aqui elaborei (por exemplo o DSI do Bernstein).
Contudo, há quem por aí fora, num caso e noutro, os considerem muito bons. É matéria de opinião e subjectiva. Não vamos todos concordar com o mesmo naturalmente...
Também não era o que estava em discussão no tópico.
Neckline Escreveu:Há muito mais para além disso Marco.
Mas alguém disse o contrário?
Basicamente, apresentaste um argumento. Eu comentei esse argumento à luz de outros indicadores extremamente semelhantes e caracterizei-te historicamente o indicador que tu utilizaste.
Agora, vens por interposta pessoa sugerir que "isto não interessa para nada porque há muito mais para além disto".
Claro que há, nunca ninguém aqui disse o contrário.
Mas se realmente achas que isto não interessa para nada, escusavas de ter referido o Investors Intelligence em primeiro lugar que se tinha poupado este debate todo!
Podias colocar o gráfico com o OPEN INTEREST.

- Registado: 1/6/2009 22:14
Bem este tópico parece-me que está um bocado a dar para o agressivo... não sei de onde veio mas não estou com muito tempo para acompanhar algumas picardias que me parecem existir (se calhar sou só eu que as vejo
)
Neck, a tua resposta ao meu post está com uma formatação tão esquisita que é difícil perceber o que queres dizer... em relação a estar bull com algumas reservas, isso refere-se ao Psi-20 que é o índice que acompanho mais de perto!
ppbogos, não acho que para ser sério se tenham de colocar aqui os seus negócios, os argumentos são mais importantes que o resto, muito boa gente até pode ter boas idéias e análises e na prática, por variadissimas razões, as coisas não correrem bem... e o inverso também pode perfeitamente acontecer! De qualquer forma eu até sou dos que vou referindo os trades que faço... neste momento estou líquido, há cerca de um mês que estou! Por isso não posso meter aqui os meus negócios, mesmo que quisesse... mas não quereria!
abraços
artista

Neck, a tua resposta ao meu post está com uma formatação tão esquisita que é difícil perceber o que queres dizer... em relação a estar bull com algumas reservas, isso refere-se ao Psi-20 que é o índice que acompanho mais de perto!
ppbogos, não acho que para ser sério se tenham de colocar aqui os seus negócios, os argumentos são mais importantes que o resto, muito boa gente até pode ter boas idéias e análises e na prática, por variadissimas razões, as coisas não correrem bem... e o inverso também pode perfeitamente acontecer! De qualquer forma eu até sou dos que vou referindo os trades que faço... neste momento estou líquido, há cerca de um mês que estou! Por isso não posso meter aqui os meus negócios, mesmo que quisesse... mas não quereria!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Eu vou responder como se estivesse a responder a ti, porque o debate é contigo e discutir com personagens que não estão aqui é coisa que não faz sentido nenhum...
Ok, isto não soma nem retira nada. Estou genericamente de acordo. O ponto é que o VIX não está num extremo de complacência nem em momento algum (que eu tenha conhecimento) foi argumentado que estes níveis são um extremo de complacência, o que endereça a questão da relatividade.
Estou certo que com os 16% do Investors Intelligence estavas a sugerir que estavamos num extremo.
Mas também podemos tirar o VIX fora porque a questão era sobre o Investors Intelligence que é um survey, tal como os outros dois. E foi um Survey que tu utilizaste e deu origem a debate...
Ora nem mais. Tratam-se de surveys (excepto o VIX naturalmente) e estarás recordado do que eu escrevi no primeiro post, que era essencialmente sobre Surveys. Tu colocaste um, eu coloquei mais dois e ainda acrescentei o VIX (que é um pouco diferente) para te apresentar um panorama geral (e mais tarde, com recurso a históricos) ficando claro que o Investors Intelligence é cronicamente "bullish biased".
Foi esta a questão que lancei e nenhuma outra. Foi isto que tu entretanto questionaste (e classificaste de enormidade que entretanto eu desmontei claramente) e não outra coisa!
Aparentemente isso começa a ficar enterrado no meio do debate quando era a questão central/inicial. Não sei se é o objectivo disto tudo...
O que isto tem que ver como debate sobre se o Investors Intelligence é um indicador de sentimento "bullish biased" ou não?
Exacto: nada.
Aqui, não sei se a segunda pessoa é uma generalização ou se se dirige especificamente a ti.
Se se dirige especificamente a ti, só tu poderás responder. Se é uma generalização, eu posso responder pela minha parte: eu não abdico.
Mas neste caso estavamos a falar do Indicador que tu utilizaste como argumento, tendo eu apresentado um panorama mais geral com outros indicadores muito semelhantes e ainda um terceiro um pouco diferente.
Se tu agora quiseres ponderar a significância do Investors Intelligence ainda para alem do que já aqui comentei circunscrito o tempo quase todo aos surveys então tanto melhor.
Os 20 pontos são aproximadamente o valor médio do VIX ao longo do seu histórico. Ponto.
Quanto à segunda questão, parece mal ou pelo menos mais ou menos mal, porque na realidade vou seguindo o open interest há vários anos e tenho uma ideia do seu comportamento (por várias vezes já o abordei aqui no forum, já coloquei alguns gráficos históricos, etc).
Não o acho contudo particularmente importante nem o considero um indicador muito bom (ora funciona como indicador contrário ora apresenta uma correlação positiva). Já escrevi sobre isto mas naturalmente é matéria de opinião.
Há aqui uma tentativa de dizer que eu estou "a leste" de alguma coisa. Não estou, apenas não o acho um indicador muito importante. E há outros que acho ainda menos importantes e sobre os quais também já aqui elaborei (por exemplo o DSI do Bernstein).
Contudo, há quem por aí fora, num caso e noutro, os considerem muito bons. É matéria de opinião e subjectiva. Não vamos todos concordar com o mesmo naturalmente...
Basicamente, apresentaste um argumento. Eu comentei esse argumento à luz de outros indicadores extremamente semelhantes e caracterizei-te historicamente o indicador que tu utilizaste.
Agora, vens por interposta pessoa sugerir que "isto não interessa para nada porque há muito mais para além disto".
Mas se realmente achas que isto não interessa para nada, escusavas de ter referido o Investors Intelligence em primeiro lugar que se tinha poupado este debate todo!
Neckline Escreveu:- Comparar os valores de VIX sem pensar na sua “posição relativa” em diferentes períodos face ao índice, não faz sentido, mas enfim, essa discussão era talvez filosófica demais para o momento
Mas também podemos tirar o VIX fora porque a questão era sobre o Investors Intelligence que é um survey, tal como os outros dois. E foi um Survey que tu utilizaste e deu origem a debate...
Neckline Escreveu:- Os surveys de que falas são exactamente isso... Surveys. O indicador que referes ser muito “bullish biased” é encontrado através de sugestões reais de trading, tem mais de 50 anos e elimina uma política muito comum entre (pseudo)analistas. AFIRMAR ESTAR BEARISH e por outro lado ESTAR COMPRADO no mercado (ou vice-versa)
Aparentemente isso começa a ficar enterrado no meio do debate quando era a questão central/inicial. Não sei se é o objectivo disto tudo...
Neckline Escreveu:- É evidente que o indicador atingiu uma vez (e para este movimento de baixa de iniciado em 2007) valores acima dos 50%. O momentum também só fez mínimo uma vez... Terá sido na mesma altura?
Exacto: nada.
Neckline Escreveu:- O número de bears no mercado é diferente do números de posições short abertas... No fundo abdicas de tentar fazer essa distinção... SEM COMENTÁRIOS.
Se tu agora quiseres ponderar a significância do Investors Intelligence ainda para alem do que já aqui comentei circunscrito o tempo quase todo aos surveys então tanto melhor.
Neckline Escreveu:- O open interest em derivados, e principalmente em opções (não são elas que dão valor ao VIX “historicamente na média”??), está claramente em extremos históricos. Para para saberes esta informação, precisarias de há anos tirar estes registos... Certo Marco? Não me parece que seja o teu caso...
Neckline Escreveu:Há muito mais para além disso Marco.
creepy Escreveu:para o forum era bom que o neck continuasse.... para mim será igualzinho pois continuarei a trocar impressões com ele privadamente...
tens muita qualidade no teu trade e na tua analise... contigo este espaço tem a lucrar muitissimo...
Faço minhas as tuas palavras e mais não digo.
o que me está a parecer isto...
virou para baixo nos 1115 e expansivamente fez o 1...
por volta do 1104 virou para cima e correctivamente fez o 2... quase chegou aos 50% de retrace...
nos futuros tivemos claramente para cima uma Ending Diagonal em abcde desde os mínimos de 5ªfeira....
normalmente estes são movimentos finais... então como negociar amanha... shortar o mercado com stop no máximo de hoje...
tentar encontar valor por volta dos 50/61% de retrace da queda de hoje... pode ser que lá vá durante a noite...
risco 5 pontos...
sinal importante... se isto for a análise correcta... deveremos sentir uma 3 de uma 3 mais expansiva a seguir a uma 1 da 3 e a outro retrace...
deixei os gráficos ontem...
reforcei a minha posição short estratégica no nas100 nos 1800 stop 1806 (só para estas posições)...
melhores cumprimentos
para o forum era bom que o neck continuasse.... para mim será igualzinho pois continuarei a trocar impressões com ele privadamente...
virou para baixo nos 1115 e expansivamente fez o 1...
por volta do 1104 virou para cima e correctivamente fez o 2... quase chegou aos 50% de retrace...
nos futuros tivemos claramente para cima uma Ending Diagonal em abcde desde os mínimos de 5ªfeira....
normalmente estes são movimentos finais... então como negociar amanha... shortar o mercado com stop no máximo de hoje...
tentar encontar valor por volta dos 50/61% de retrace da queda de hoje... pode ser que lá vá durante a noite...
risco 5 pontos...
sinal importante... se isto for a análise correcta... deveremos sentir uma 3 de uma 3 mais expansiva a seguir a uma 1 da 3 e a outro retrace...
deixei os gráficos ontem...
reforcei a minha posição short estratégica no nas100 nos 1800 stop 1806 (só para estas posições)...
melhores cumprimentos
para o forum era bom que o neck continuasse.... para mim será igualzinho pois continuarei a trocar impressões com ele privadamente...
- Registado: 7/6/2008 2:02
Boas noites...
Este tópico é muito interessante e apalpa o cerne das opiniões dos investidores.
Parabéns em primeiro lugar ao neck, pelo acicatar dos animos, pois (parece) que temos uma "manada" completa a olhar para o palácio, e um ou dois paraquedistas a olhar para oceano.
O que fazem eles a olhar para o Oceano?
Devem pertencer a uns "druidas" do tempo da pedra a pensar que um dia podem navegar...
Aqui fala-se muito, mas na prática faz-se muito pouco e para quem quiser ser sério, coloca aqui um print das suas ordens actuais...
O Segredo é a alma do negócio...sim Sr..... é o segredo de justiça do mercado....
Neck, conheço demasiado bem as tuas análises.
Neck, conheço até e em tempos os trades reais realizados....aliás estás no rol restrito daqueles que "se atravessam no mercado".
Onde estavam eles dos 1570 a 675? Se calhar muitos deles andavam aqui.....
Se calhar muitos faliram pelo meio...
Se calhar uns levaram outros a aguentar...
Se calhar uns tiveram que aturar....
Aqui estamos em zona decisiva, para um lado e para o outro.
Não podemos ter convicções? Certezas pessoais?
Então não se pode falar em convicções de trading,com graficos ou sem eles?
Para os mais atentos e SÉRIOS....aqui fica a minha convicção de mercado....
Isto é que fala por nós...as posições detidas, tudo o resto são meras "escritas" que valem aquilo que valem.....escritos.
Isto é História real
Este tópico é muito interessante e apalpa o cerne das opiniões dos investidores.
Parabéns em primeiro lugar ao neck, pelo acicatar dos animos, pois (parece) que temos uma "manada" completa a olhar para o palácio, e um ou dois paraquedistas a olhar para oceano.
O que fazem eles a olhar para o Oceano?
Devem pertencer a uns "druidas" do tempo da pedra a pensar que um dia podem navegar...
Aqui fala-se muito, mas na prática faz-se muito pouco e para quem quiser ser sério, coloca aqui um print das suas ordens actuais...
O Segredo é a alma do negócio...sim Sr..... é o segredo de justiça do mercado....
Neck, conheço demasiado bem as tuas análises.
Neck, conheço até e em tempos os trades reais realizados....aliás estás no rol restrito daqueles que "se atravessam no mercado".
Onde estavam eles dos 1570 a 675? Se calhar muitos deles andavam aqui.....
Se calhar muitos faliram pelo meio...
Se calhar uns levaram outros a aguentar...
Se calhar uns tiveram que aturar....
Aqui estamos em zona decisiva, para um lado e para o outro.
Não podemos ter convicções? Certezas pessoais?
Então não se pode falar em convicções de trading,com graficos ou sem eles?
Para os mais atentos e SÉRIOS....aqui fica a minha convicção de mercado....
Isto é que fala por nós...as posições detidas, tudo o resto são meras "escritas" que valem aquilo que valem.....escritos.
Isto é História real
- Anexos
-
- ordens.PNG (121.65 KiB) Visualizado 5447 vezes
Caríssimos,
Porque muitas vezes o tempo e a emotividade não permitem “mais”, deixo-vos um comentário de um antigo visitante/participante, com quem muito falo e com quem nas últimas semanas tenho discutido este tema.
“Muito rapidamente:
- Comparar os valores de VIX sem pensar na sua “posição relativa” em diferentes períodos face ao índice, não faz sentido, mas enfim, essa discussão era talvez filosófica demais para o momento
- Os surveys de que falas são exactamente isso... Surveys. O indicador que referes ser muito “bullish biased” é encontrado através de sugestões reais de trading, tem mais de 50 anos e elimina uma política muito comum entre (pseudo)analistas. AFIRMAR ESTAR BEARISH e por outro lado ESTAR COMPRADO no mercado (ou vice-versa)
- É evidente que o indicador atingiu uma vez (e para este movimento de baixa de iniciado em 2007) valores acima dos 50%. O momentum também só fez mínimo uma vez... Terá sido na mesma altura?
- O número de bears no mercado é diferente do números de posições short abertas... No fundo abdicas de tentar fazer essa distinção... SEM COMENTÁRIOS.
- O open interest em derivados, e principalmente em opções (não são elas que dão valor ao VIX “historicamente na média”??), está claramente em extremos históricos. Para para saberes esta informação, precisarias de há anos tirar estes registos... Certo Marco? Não me parece que seja o teu caso...
Posto isto apetece-me pensar que os “argumentos” a que te referes não passam de relatos dos valores a que estão determinados surveys/indicadores/etc... Há muito mais para além disso Marco. Para que lado vai o mercado? NINGUÉM sabe, mas que neste momento estar com a manada com vários sinais de venda em indicadores semanais que até são bastante lentos a dá-los, é manifestamente um ERRO.
FACTO? NINGUÉM sabe, mas estatisticamente é a forma correcta de avaliar o “quadro” actual.
E peço desculpa, só li duas "linhas" (dois indicadores)... E neste caso, qualquer um desses dois somados estão dentro das condições referidas
Cumprimentos,
Um antigo participante!”
P.S.: Qualquer indicador, gráfico, análise, rácio fundamental que só tenha em linha de conta o período pós 1980 (o começo da bolha em que a bolsa sobe durante 19 anos A UM RITMO ANUAL 3 VEZES SUPERIOR AO que tinha subido nos 130/50 anos anteriores), está "morto" à nascença. é por isso que rebentaram bancos e estados...
Porque muitas vezes o tempo e a emotividade não permitem “mais”, deixo-vos um comentário de um antigo visitante/participante, com quem muito falo e com quem nas últimas semanas tenho discutido este tema.
“Muito rapidamente:
- Comparar os valores de VIX sem pensar na sua “posição relativa” em diferentes períodos face ao índice, não faz sentido, mas enfim, essa discussão era talvez filosófica demais para o momento
- Os surveys de que falas são exactamente isso... Surveys. O indicador que referes ser muito “bullish biased” é encontrado através de sugestões reais de trading, tem mais de 50 anos e elimina uma política muito comum entre (pseudo)analistas. AFIRMAR ESTAR BEARISH e por outro lado ESTAR COMPRADO no mercado (ou vice-versa)
- É evidente que o indicador atingiu uma vez (e para este movimento de baixa de iniciado em 2007) valores acima dos 50%. O momentum também só fez mínimo uma vez... Terá sido na mesma altura?
- O número de bears no mercado é diferente do números de posições short abertas... No fundo abdicas de tentar fazer essa distinção... SEM COMENTÁRIOS.
- O open interest em derivados, e principalmente em opções (não são elas que dão valor ao VIX “historicamente na média”??), está claramente em extremos históricos. Para para saberes esta informação, precisarias de há anos tirar estes registos... Certo Marco? Não me parece que seja o teu caso...
Posto isto apetece-me pensar que os “argumentos” a que te referes não passam de relatos dos valores a que estão determinados surveys/indicadores/etc... Há muito mais para além disso Marco. Para que lado vai o mercado? NINGUÉM sabe, mas que neste momento estar com a manada com vários sinais de venda em indicadores semanais que até são bastante lentos a dá-los, é manifestamente um ERRO.
FACTO? NINGUÉM sabe, mas estatisticamente é a forma correcta de avaliar o “quadro” actual.
E peço desculpa, só li duas "linhas" (dois indicadores)... E neste caso, qualquer um desses dois somados estão dentro das condições referidas
Cumprimentos,
Um antigo participante!”
P.S.: Qualquer indicador, gráfico, análise, rácio fundamental que só tenha em linha de conta o período pós 1980 (o começo da bolha em que a bolsa sobe durante 19 anos A UM RITMO ANUAL 3 VEZES SUPERIOR AO que tinha subido nos 130/50 anos anteriores), está "morto" à nascença. é por isso que rebentaram bancos e estados...
Para concluir, tu aludiste ao último ano para alegar que eu disse uma enormidade. Eu coloquei 8 anos a mostrar o que disse.
Não é minha intenção colocar aqui um post com pouco conteúdo. O Investors Intelligence só por uma vez ultrapassou os 50% de Bears no último Bear Market:
Ver agora na tabela anexa quantas vezes (desde Novembro/2007) os Bears no AAII ultrapassaram os 50%. Até já com o mercado a subir essa fasquia chegou a ser ultrapassada...
A "enormidade" que eu disse está mais que demonstrada e redemonstrada por esta altura: o Investors Intelligence é "bullish biased"!
Se alguém me pode acusar de alguma coisa é de excesso de argumentos...
Não é minha intenção colocar aqui um post com pouco conteúdo. O Investors Intelligence só por uma vez ultrapassou os 50% de Bears no último Bear Market:
Ver agora na tabela anexa quantas vezes (desde Novembro/2007) os Bears no AAII ultrapassaram os 50%. Até já com o mercado a subir essa fasquia chegou a ser ultrapassada...
A "enormidade" que eu disse está mais que demonstrada e redemonstrada por esta altura: o Investors Intelligence é "bullish biased"!
Se alguém me pode acusar de alguma coisa é de excesso de argumentos...
- Anexos
-
- aaiisentiment091202.PNG (33.23 KiB) Visualizado 5642 vezes
-
- aaiisentiment091202c.PNG (31.7 KiB) Visualizado 5610 vezes
Já agora, aqui ficam os anos exactos (no post anterior escrevi de memória) com link para verificação...
A Newsletter do Hulbert é lançada em 1980:
http://store.marketwatch.com/webapp/wcs ... cialDigest
O AAII Sentiment Survey começa em 1987 e o histórico completo pode ser obtido aqui:
http://www.aaii.com/sentimentsurvey/
O VIX é lançado em 1993 com reconstrução de histórico a começar em 1990, pode ser verificado aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/VIX
O Investors Intelligence Bull Bear começa em 1963 sendo realmente anterior aos restantes:
http://www.investorsintelligence.com/x/ ... eport.html
Contudo, especialmente tendo em conta a falta de fiabilidade do indicador, o facto de ter um histórico de 46 anos - quando os outros têm um histórico de 29, 22 e 19 anos - não me parece particularmente relevante.
Todos eles tentam (de uma forma geral) aferir a mesma coisa (o sentimento dominante) sendo que um existe há mais tempo que os outros, mas, desde que os outros existem, verifica-se com frequência que o Investors Intelligence pende mais para o Bull de uma forma quase crónica.
Obviamente, está altamente dependente dos Advisors que eles optam por seguir e não tem necessariamente que reflectir o sentimento dominante. Os advisores estão em grande maioria Bull quer ao longo dos Bull Markets quer até ao longo de densos Bear Markets não raras vezes!
Durante o Bear Market 2000-2003 o número de Bulls esteve o tempo quase todo bem acima do número e Bears
Durante o Bull Market anterior, o número de Bears veio frequentemente e desce cedo a valores bem baixos, não impendindo que o mercado subisse por vários anos
Mais uma vez, o que realmente me interessa saber é o sentimento dominante e não qual é o indicador que está cá há mais tempo (que pode ser muito bem o menos fiável de todos). Claro que se o histórico das alternativas for muito curto, o interesse do indicador será reduzido. Mas os 3 outros indicadores que referi estão longe de "ter nascido ontem": todos eles já passaram, pelo menos, 2 Bull Market e 2 Bear Market (fora o movimento actual desde Março).
A Newsletter do Hulbert é lançada em 1980:
Mark Hulbert has been writing and publishing The Hulbert Financial Digest for over 20 years, tracking the advice of over 180 newsletters since 1980.
http://store.marketwatch.com/webapp/wcs ... cialDigest
O AAII Sentiment Survey começa em 1987 e o histórico completo pode ser obtido aqui:
http://www.aaii.com/sentimentsurvey/
O VIX é lançado em 1993 com reconstrução de histórico a começar em 1990, pode ser verificado aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/VIX
O Investors Intelligence Bull Bear começa em 1963 sendo realmente anterior aos restantes:
http://www.investorsintelligence.com/x/ ... eport.html
Contudo, especialmente tendo em conta a falta de fiabilidade do indicador, o facto de ter um histórico de 46 anos - quando os outros têm um histórico de 29, 22 e 19 anos - não me parece particularmente relevante.
Todos eles tentam (de uma forma geral) aferir a mesma coisa (o sentimento dominante) sendo que um existe há mais tempo que os outros, mas, desde que os outros existem, verifica-se com frequência que o Investors Intelligence pende mais para o Bull de uma forma quase crónica.
Obviamente, está altamente dependente dos Advisors que eles optam por seguir e não tem necessariamente que reflectir o sentimento dominante. Os advisores estão em grande maioria Bull quer ao longo dos Bull Markets quer até ao longo de densos Bear Markets não raras vezes!
Durante o Bear Market 2000-2003 o número de Bulls esteve o tempo quase todo bem acima do número e Bears
Durante o Bull Market anterior, o número de Bears veio frequentemente e desce cedo a valores bem baixos, não impendindo que o mercado subisse por vários anos
Mais uma vez, o que realmente me interessa saber é o sentimento dominante e não qual é o indicador que está cá há mais tempo (que pode ser muito bem o menos fiável de todos). Claro que se o histórico das alternativas for muito curto, o interesse do indicador será reduzido. Mas os 3 outros indicadores que referi estão longe de "ter nascido ontem": todos eles já passaram, pelo menos, 2 Bull Market e 2 Bear Market (fora o movimento actual desde Março).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/12/2009 21:19, num total de 1 vez.
Neckline Escreveu:...
Notícias para mim é apenas ruído sempre foi e sempre será.
...
Boa tarde
Posso perguntar quem concorda e discorda com esta afirmação. Não estou a querer picar ninguém, quero apenas perceber a validade/importância desta forma de estar nos mercados. Eu como disse noutro "fio de discussão", estou na pré-escola no que respeita a mercados. Mas apesar de já ter percebido que a AT funciona dependendo da perspectiva e cautelas com que se tiram conclusões da mesma, não consigo desligar-me das noticias e em certas alturas elas não me parecem nada ruído, uma vez que pelo menos a curto prazo são as noticias que muitas vezes provocam as inversões ou as acelerações da tendência nesse momento e não o atingir ou não daquele ponto de qualquer AT.
Neckline posso ter percebido mal a sua frase e se for esse o caso pedia-lhe se possível pudesse explanar melhor ...
Who Dares Wins
Cumprimentos
DD
Cumprimentos
DD
Neckline Escreveu:1 - Os indicadores de sentimento que falas, todos juntos não têm o histórico do que apresentei (facto).
2 - Um "bullish biased" Basta olhares para o gráfico disso a um ano para veres a enormidade do que estás a escrever.
Tanto o Investors Intelligence como o AAII Investors Sentiment como a Newsletter da Hulbert como o VIX têm já longos históricos: a Newsletter do Hulbert começa a ser editada em meados dos anos 80 (não tenho presente o ano mas é uma questão de consultar); o AAII Sentiment Survey começa a ser editado também ainda na década de 80 (1987 para ser mais preciso); o VIX por sua vez é lançado em 93, com histórico reconstruído a partir de 1990. Todos têm já um histórico considerável e no mínimo comparável entre si...
Também não tenho presente em que ano o Bull Bear do Investors Intelligence foi lançado mas até é possível que seja mais recente que alguns destes outros!
Segundo ponto: o que disse não é nenhuma enormidade, é um facto bem evidente e facilmente verificável.
Mais uma vez contudo tu pegas na excepção (o que é curioso porque mais atrás falas de um longo histórico) mas que nem sequer é relevante pois esta á uma questão de relatividade de comportamento entre indicadores, citando o último ano onde tivemos uma queda fortíssima nos mercados (a maior das últimas 3 décadas) e onde o indicador foi a níveis mais Bears que o normal (nele!).
Isso não significa que o indicador não seja "bullish biased" (porque o é de facto): ora, no mesmo período o VIX fez máximos absolutos de "pânico" e o AAII foi a níveis Bear mais extremos, mais vezes e durante mais tempo que o Investors Intelligence (chegou a ultrapassar os 60% quando o Investors Intelligence não tocou sequer nos 55%, valor que o AAII superou por diversas vezes em diferentes momentos ao longo do Bear 2007-2009).
O que nós pretendemos saber é qual o sentimento real médio dos investidores. E por comparação entre os vários indicadores de sentimento, conclui-se muito facil e rapidamente que o Investors Intelligence é o mais bullish deles...
Quer dizer, isto é o que eu quero saber e certamente outros investidores e analistas. Se por outro lado o que quisermos seja um indicador que diga que estamos em extremos de complacência durante uma subida qualquer dos mercados, então nesse caso o Investors Intelligence é o indicador ideal pois fá-lo com grande frequência (não obstante indicadores não o confirmarem e não obstante continuarmos a subir).
Mais atrás, no meu post anterior, tens não um ano mas cinco anos a mostrar como o indicador vai a extremos de sentimento Bull sem que isso impeça que o mercado suba, suba, suba... ao longo de vários anos. Se for necessário colocar mais gráficos, inclusivamente de outros indicadores semelhantes como por exemplo o AAII, para comparares, estou disponível (embora eu acho que já está perfeitamente claro).
MarcoAntonio Escreveu:Neckline Escreveu:Eu enquadro-me nos 16% de "otários" http://www.schaeffersresearch.com/stree ... gence.aspx
Eu já falei disto uma série de vezes: o Investors Intelligence é e sempre foi muito "bullish biased". O Investors Intelligence baseia-se em Newsletters de advisors e não reflecte necessariamente a opinião dos investidores em geral. E olhando para uma série de indicadores de sentimento verificamos facilmente que realmente não reflecte.
Pegar no Investors Intelligence é pegar na excepção para "justificar" uma tese. A tese de que "está tudo" Bull e que existe complacência a mais...
Praticamente todos os outros indicadores de sentimento de mercado mostram que não é verdade e estes desvios do Investors Intelligence estão longe de ser uma novidade. É crónico nesse indicador (razão porque os Bears pegam tantas vezes nele) e já teve tempo de o verificar quem o acompanha, por uma série de vezes!
O estado de três outros indicadores de sentimento:
> O AAII Sentiment Survey está em terreno neutro, vindo a apresentar para todos os efeitos um empate técnico entre Bulls e Bears;
> O Hulbert Stock Newsletter Sentiment Index está essencialmente em terreno neutro (a pender mais para o sentimento bearish), na verdade encontra-se em valores semelhantes aos que apresentava no início do "rally"!
> O VIX que funciona também como indicador de sentimento encontra-se acima dos 20 pontos o que está longe de ser um nível de complacência (é também, mais uma vez, manifestamente terreno neutro... na verdade é até mais ou menos a média no histórico do indicador).
Estamos a apresentar argumentos, estava a ver que tinha de abandonar o caldeirão por mais uns meses.
1 - Os indicadores de sentimento que falas, todos juntos não têm o histórico do que apresentei (facto).
2 - Um "bullish biased" Basta olhares para o gráfico disso a um ano para veres a enormidade do que estás a escrever.
MarcoAntonio Escreveu:Neckline Escreveu:Eu enquadro-me nos 16% de "otários" http://www.schaeffersresearch.com/stree ... gence.aspx
Eu já falei disto uma série de vezes: o Investors Intelligence é e sempre foi muito "bullish biased". O Investors Intelligence baseia-se em Newsletters de advisors e não reflecte necessariamente a opinião dos investidores em geral. E olhando para uma série de indicadores de sentimento verificamos facilmente que realmente não reflecte.
Pegar no Investors Intelligence é pegar na excepção para "justificar" uma tese. A tese de que "está tudo" Bull e que existe complacência a mais...
Praticamente todos os outros indicadores de sentimento de mercado mostram que não é verdade e estes desvios do Investors Intelligence estão longe de ser uma novidade. É crónico nesse indicador (razão porque os Bears pegam tantas vezes nele) e já teve tempo de o verificar quem o acompanha, por uma série de vezes!
> O AAII Sentiment Survey está em terreno neutro, vindo a apresentar para todos os efeitos um empate técnico entre Bulls e Bears;
> O Hulbert Stock Newsletter Sentiment Index está essencialmente em terreno neutro (a pender mais para o sentimento bearish), na verdade encontra-se em valores semelhantes aos que apresentava no início do "rally"!
> O VIX que funciona também como indicador de sentimento encontra-se acima dos 20 pontos o que está longe de ser um nível de complacência (é também, mais uma vez, manifestamente terreno neutro... na verdade é até mais ou menos a média no histórico do indicador).
Aqui fica, retirado desse mesmo site, o histórico completo do Bull/Bear do Investors Intelligence durante o Bull 2002-2007:
Como indicador contrário, quando os mercados estão a subir, é fraquinho, fraquinho. Como se pode ver aqui num Bull completo de 5 anos, o indicador vai com grande facilidade a esses níveis e isso não impede de forma nenhuma que o mercado continue a subir... nos anos seguintes.
Esses valores foram atingidos logo no início do Bull e depois uma série de vezes ao longo do tempo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/12/2009 21:17, num total de 1 vez.
artista Escreveu:Neckline Escreveu: ...ninguém sabe o dia de amanhã.
Muito bem... mostras que conheces um princípio básico dos mercados, a imprevisibilidade dos seus movimentos!Neckline Escreveu:Isto é distribuição aqui e em qualquer parte do mundo.
O mercado está a perder momentum aqui e em qualquer parte do mundo.
Existe complacência aqui e em qualquer parte do mundo.
O mercado tem subido com falta de liquidez aqui e em qualquer parte do mundo.
O mercado mais tarde ou mais cedo acabará por cair aqui e em qualquer parte do mundo.
E quando mais tempo demorar a cair, pior vai ser aqui e em qualquer parte do mundo.
Logo este tópico não faz corar ninguém nem aqui nem em qualquer parte do mundo.
A maioria dos breakouts importantes tem acontecido durante a noite, bem este é mais um facto.
Ooops, afinal não são imprevisiveis, tu sabes perfeitamente o que está a acontecer!!!Neckline Escreveu:Parece-me que quando a arrogância contagia os bulls, e o medo contagia os bears isto é, quando existe falta de racionalidade, leva a que se deixe de ver sinais claros e obvios.
Arrogante? Quem? onde? Porquê? Não leves a mal mas este teu post parece-me bastante arrogante!! Tu, que assumiste ser novo nos mercados, estás a ver sinais claros que mais ninguém vê...Neckline Escreveu:Certezas não tenho, tenho convicções...
Não concordas que quem ler as citações anteriores ficará convencido de que são certezas e não convicções?!Neckline Escreveu:Eu, não quero ter razão num futuro próximo, eu quero é ganhar dinheiro..
Isso é o que todos querem... digo eu!Neckline Escreveu:Será que muito dos que apregoam a verdade absoluta, já olharam para o nikkei.
Quantos rallys de 50% ou mais já este índice teve nos últimos 20 anos.
O que aconteceu a seguir....
Concordo inteiramente na referência ao Nikkei, mas não comprendo a primeira frase, quem é que apregoa verdades absolutas?! Arranja-me uma citação de alguém que tem a certeza absoluta de que estamos em Bull Market?! Ao contrário eu cito desde já o teu post para identificar um Bear que faz comentários de quem tem a certeza absoluta de que vamos para novos mínimos!
Acho que te faltam argumentos que suportem algumas das acusações que fazes no teu comentário, nomeadamente em algumas acusações em dirigidas aos que estão Bull...
Eu, até ver mantenho-me bull, com algumas reservas no curto prazo!
abraços
artista
Reservas no curto prazo porque motivo?
Eu continuo com os mesmo valores.
1085 curto prazo diário
1020 médio prazo semanal
1002 longo prazo mensal
Qualquer fecho abaixo altero o beas de bull para bear.
Arrogante é pela forma como escrevo possivelmente sem querer ser polémico muito menos arrogante. Quem me conhece não diz isso, mas calmo.
Defendo apenas bravamente as minha convições.
Seguramente também não leste o post todo ( quero pensar que foi assim, gosto de pensar que as pessoas hajem de boa fé).
Aquela parte " Certezas não tenho, tenho convicções, faço as minhas analises e os meus trades em função disso mesmo."
Ooops, afinal não são imprevisiveis, tu sabes perfeitamente o que está a acontecer!!!
Pelo menos aqui não fui castigado.

Neckline Escreveu:Isto é distribuição aqui e em qualquer parte do mundo.
O mercado mais tarde ou mais cedo acabará por cair aqui e em qualquer parte do mundo.
E quando mais tempo demorar a cair, pior vai ser aqui e em qualquer parte do mundo.
A maioria dos breakouts importantes tem acontecido durante a noite, bem este é mais um facto.
Ooops, afinal não são imprevisiveis, tu sabes perfeitamente o que está a acontecer!!!
Neckline Escreveu:Parece-me que quando a arrogância contagia os bulls, e o medo contagia os bears isto é, quando existe falta de racionalidade, leva a que se deixe de ver sinais claros e obvios.
Arrogante? Quem? onde? Porquê? Não leves a mal mas este teu post parece-me bastante arrogante!! Tu, que assumiste ser novo nos mercados, estás a ver sinais claros que mais ninguém vê...
Mas afinal estou a ver o que mais ninguém vê ou sei perfeitamente o que está a acontecer.
estás a ver sinais claros que mais ninguém vê...
Mais ninguém???
Eu conheço mais traders e analistas que suscrevem tudo aquilo que escrevi. Eles podem não aparecer, mas defendem seguramente o que acabei de escrever. Falo com eles praticamente todos os dias.
Eu ajudo o único argumento que me falta é o preço todos os outros estão lá. São factos para mim claros.
Não analiso a componente financeira ou estrutural de cada país não é por aí que quero ir e seguramente não é por aqui que vou. Notícias para mim é apenas ruído sempre foi e sempre será.
Cumprimentos.
Neckline,
Confesso que pensava ter sido o creepy a escrever o teu post. Daí a referência aos pontos do S&P. As minhas desculpas por isso.
Quanto ao conteúodo do post, li-o todo e precisamente pelo ênfase e certezas que colocaste é que te respondi daquela forma. É algo que, quanto mais tempo passamos nos mercados mais prezamos: A incerteza dos mercados e a falibilidade das nossas opiniões. E é isso que quero sublinhar porque a forma como escreveste o post é de quem tem a certeza que o mercado vai fazer aquilo.
Um abraço e uma vez mais desculpa a confusão,
Ulisses
Confesso que pensava ter sido o creepy a escrever o teu post. Daí a referência aos pontos do S&P. As minhas desculpas por isso.
Quanto ao conteúodo do post, li-o todo e precisamente pelo ênfase e certezas que colocaste é que te respondi daquela forma. É algo que, quanto mais tempo passamos nos mercados mais prezamos: A incerteza dos mercados e a falibilidade das nossas opiniões. E é isso que quero sublinhar porque a forma como escreveste o post é de quem tem a certeza que o mercado vai fazer aquilo.
Um abraço e uma vez mais desculpa a confusão,
Ulisses
Neckline Escreveu:Eu enquadro-me nos 16% de "otários" http://www.schaeffersresearch.com/stree ... gence.aspx
Ulisses Pereira Escreveu:A certeza com que falas das coisas é assustadora. A mesma certeza com que falavas há 200 pontos atrás no S&P.
E se algo que sempre fui coerente no Caldeirão é para avisar quem escreve que, quando se tem certezas a mais nos mercados, o risco das coisas correrem mal é enorme.
Aqui e em qualquer parte do mundo.
Um abraço,
Ulisses
Seguramente nem metado do post foi lido, mas calmo.
É o que se chama debater os arguementos apresentados com nível. Nem um argumento....
Esperava outro tipo de post mais elaborado mas de acordo com o nível e o respeito que julgava ser uma característica do Ulisses Pereira, que me habituei a ler.
O que escreveste não é 100% verdade. Coloquei analises bears e outras bulls.
Mas só sabe quem acompanha o meu trabalho e como tenho escrito pouco por aqui, dúvida que tenhas acompanhado sequer 10% do meu trabalho ao longo do último ano.
Um dia deste tenho de ser seu cliente, talvez fique admirado com a qualidade do seu trabalho e devo assegurar que já ouvi falar muito bem, aliás como não podia deixar de ser.
Cumprimentos
Neckline Escreveu: ...ninguém sabe o dia de amanhã.
Muito bem... mostras que conheces um princípio básico dos mercados, a imprevisibilidade dos seus movimentos!
Neckline Escreveu:Isto é distribuição aqui e em qualquer parte do mundo.
Neckline Escreveu:Parece-me que quando a arrogância contagia os bulls, e o medo contagia os bears isto é, quando existe falta de racionalidade, leva a que se deixe de ver sinais claros e obvios.
Arrogante? Quem? onde? Porquê? Não leves a mal mas este teu post parece-me bastante arrogante!! Tu, que assumiste ser novo nos mercados, estás a ver sinais claros que mais ninguém vê...
Neckline Escreveu:Certezas não tenho, tenho convicções...
Não concordas que quem ler as citações anteriores ficará convencido de que são certezas e não convicções?!
Neckline Escreveu:Eu, não quero ter razão num futuro próximo, eu quero é ganhar dinheiro..
Isso é o que todos querem... digo eu!
Neckline Escreveu:Será que muito dos que apregoam a verdade absoluta, já olharam para o nikkei.
Concordo inteiramente na referência ao Nikkei, mas não comprendo a primeira frase, quem é que apregoa verdades absolutas?! Arranja-me uma citação de alguém que tem a certeza absoluta de que estamos em Bull Market?! Ao contrário eu cito desde já o teu post para identificar um Bear que faz comentários de quem tem a certeza absoluta de que vamos para novos mínimos!
Acho que te faltam argumentos que suportem algumas das acusações que fazes no teu comentário, nomeadamente em algumas acusações em dirigidas aos que estão Bull...
Eu, até ver mantenho-me bull, com algumas reservas no curto prazo!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
A certeza com que falas das coisas é assustadora. A mesma certeza com que falavas há 200 pontos atrás no S&P.
E se algo que sempre fui coerente no Caldeirão é para avisar quem escreve que, quando se tem certezas a mais nos mercados, o risco das coisas correrem mal é enorme.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Alguns dos participantes dete tópico, quando há muito tempo foram questionados, o que os faria mudar a sua posição "bearish" enunciaram uma série de requisitos em termos técnicos que já foram, todos cumpridos. A verdade é que as posições "bearishs" desses participantes mantêm-se. Fica a nota porque no meio de tantas posições que se diz que mudam e stops alterados e mais valias registadas, por vezes, esquecemo-nos da essência deste tópico. O tópico do Caldeirão com um título de fazer corar os mais bearishs.
Um abraço,
Ulisses
Existem coisas bem piores aqui no caldeirão, ambos sabemos disso, é facto. Basta ler um conjunto de avisos deixados pelos moderadores pelo menos uma vez por semana ( e estou a ser simpático).
É um tópico sobre preço, indicadores, sentimento, comportamento dos investidores, analises (umas com graça outras com conteúdo) perante a variação do mercado e erros.
Não tentemos fazer criar aqui uma paz podre, vivemos num país de liberdade de opinião, e este tópico é isso mesmo.
Não é impossível visitar novamente os mínimos ninguém sabe o dia de amanhã. Este tópico está bem e deve ser lido por todos aqueles que gostam de mercado financeiro independentemente da sua cor "clubistica".
Não estou nada de acordo com o que colocaste Ulisses, e nao estou de acordo do princípio ao fim do post.
Eu ainda sou novo tenho muito que aprender. O tópico e o nome que lhe deram, ainda bem que foi criado a mim não me faz corar nem por um segundo, bem pelo contrário. Tem participação umas melhores outras piores, e ainda bem que é polémica por forma a fazer acordar os mais bulls e os mais bears.
E que funcione com números/valores que validam ou invalidam determinado analise ou trade.
Eu, não me deixo dormir assim tão facilmente.
Isto é distribuição aqui e em qualquer parte do mundo.
Parece-me que quando a arrogância contagia os bulls, e o medo contagia os bears isto é, quando existe falta de racionalidade, leva a que se deixe de ver sinais claros e obvios.
Certezas não tenho, tenho convicções, faço as minhas analises e os meus trades em função disso mesmo.
Ganho algumas vezes perco perco se calhar até a maioria, mas isso não é grave, ambos sabemos porque.
Respeito quem tenha uma visão diferente da minha.
O mais importante sem dúvida é seguirmos as nossas convicções as nossas analises e principalmente respeitar os stops.
Eu, não quero ter razão num futuro próximo, eu quero é ganhar dinheiro.
Ficam mais duas nota.
Será que muito dos que apregoam a verdade absoluta, já olharam para o nikkei.
Eu enquadro-me nos 16% de "otários" http://www.schaeffersresearch.com/stree ... gence.aspx
(sim por neste momento quem está bull é isso mesmo que pensa, sejamos práticos, pelo menos a grande maioria pensa assim não tenho dúvidas pelo menos neste aspecto) que pensa que o mercado voltará novamente a testar os minimos anteriores.
Eu lembro-mem muito bem de 2007 e 2008. Fui quase tão castigado como quando defendi o ouro.
Podem-me castigar agora também....
Se o mercado cair, espero ter a mesma força psicológica que tive no ouro nas últimas semanas largas,em suma calar-me.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bar38, Bing [Bot], brunoktm, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, SalvaFP, Shimazaki_2, silva_39 e 126 visitantes