Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

O que é o ISIN?

Neste subfórum iremos colocando o significado de alguns termos empregues assim como dados referentes aos mercados de capitais

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

O que é o ISIN?

por MozHawk » 15/11/2002 11:08

É provável que os membros desta comunidade e demais utilizadores já se tenham confrontado com esta questão. Ao consultarem informação sobre valores mobiliários encontrarão alguma informação que, aparentemente, não tem significado nenhum ou é, pelo menos, de difícil percepção. Há mercados onde uma empresa tem várias emissões sendo, por vezes, difícil distinguir, à primeira vista, qual o que nos interessa. Um dos "instrumentos" criados para distinguir os títulos é o ISIN (utilizo sempre nos gráficos), código esse que passaremos a explicar o que é e qual a sua estrutura.

O código ISIN (International Securities Identification Number), definido na
norma ISO 6166, é composto por um conjunto de 12 caracteres alfanuméricos, cuja estrutura é a seguinte:

P T E E E Y T T X X X 1

1º prefixo de 2 caracteres que contém:

a) no caso de acções

código do país onde a Entidade Emitente está legalmente registada ou onde tem a sede;

b) no caso de títulos de dívida

código do país da entidade gestora ou código da Central de Valores Mobiliários onde a emissão está registada;

2º Código base de 9 caracteres alfanuméricos. Este código base é
formado:

a) 6 primeiras posições do código atribuído pela Central de Valores
Mobiliários;

b) 3 caracteres alfanuméricos para identificação inequívoca de cada
emissão ou série de valores mobiliários.

Nota: para os valores mobiliários não integrados na Central, será atribuído um código com a mesma estrutura e tendo por base os mesmos princípios subjacentes à atribuição de códigos aos valores mobiliários integrados em sistemas centralizados. No caso de Bilhetes do Tesouro, Títulos de Depósito, Papel Comercial e Índices, o código base é constituído de acordo com os princípios próprios definidos pela Agência Nacional de Codificação.

3º Um dígito verificador que, utilizando um algoritmo, permite validar
o código ISIN.

No entanto chamamos a atenção ao facto que o código IISN é um código identificador de valores mobiliários e que não se deve analisar o conteúdo do código base dado que a Agência Nacional de Codificação pode utilizar códigos que não terão qualquer significado.

Junto anexo file em Adobe Acrobat mais detalhado.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
ISIN.pdf
(34.19 KiB) Transferido 1822 Vezes
Editado pela última vez por MozHawk em 16/11/2002 0:03, num total de 1 vez.

Registado: 25/10/2002 10:08

Glosario

por apedro » 15/11/2002 12:26

Obrigado pela informação MozHawk, não fazia ideia. Aproveitando a deixa não seria boa ideia criar uma area para um glossario de termos bolsistas?
É que por vezes alguns termos utilizados no forum (puts, bulls, bears, stops, MME... ,etc) não são muito entendiveis para curiosos ( e ignorantes ) como eu.

Registado: 5/11/2002 10:00

apoiado

por didi » 15/11/2002 14:10

obrigada Moz pela explicação. Confesso que as siglas e nomenclatura em geral da liguagem bolsista , me parecem chinês ( com todo o respeito para o sr. Jin cujos post leio com muita atenção).
Por isso acho a ideia do apedro excelente. será que vocês têm tempo e paciência para isso?
beijinhos
didi

Registado: 5/11/2002 1:49

GLOSSÁRIO

por jotabil » 15/11/2002 16:27

Também eu sofro desse mal...da ignorância sobre as expressões empregues......ser-me-ia muito vantajoso....um glossário para ir.....desvendando as enquadrantes do sistema de analise.........mas os amigos lá sabem se podem perder tempo......com os "azelhas"...... tenho umas noções sobre os "candelabros".....mas fico-me por aí......quando mete..."MM" e "RSI" e aquilo da curva estocástica....só me vem à lembrança....os telhados para cima e os telhados para baixo....com que umas colegas ...designavam as funções graficadas num referencial....
Fica à vossa consideração.....o desiderato.....

Registado: 7/11/2002 0:00

por MozHawk » 15/11/2002 16:53

Terei todo o gosto em dar umas "luzes" sobre a terminologia.

Um abraço,

MozHawk

Re: GLOSSÁRIO

por MozHawk » 15/11/2002 17:51

jotabil Escreveu:Também eu sofro desse mal...da ignorância sobre as expressões empregues......ser-me-ia muito vantajoso....um glossário para ir.....desvendando as enquadrantes do sistema de analise.........mas os amigos lá sabem se podem perder tempo......com os "azelhas"...... tenho umas noções sobre os "candelabros".....mas fico-me por aí......quando mete..."MM" e "RSI" e aquilo da curva estocástica....só me vem à lembrança....os telhados para cima e os telhados para baixo....com que umas colegas ...designavam as funções graficadas num referencial....
Fica à vossa consideração.....o desiderato.....

Para além dessas dúvidas há alguns aspectos concretos que gostassem de ver aqui esclarecidos?

Um abraço,

MozHawk

GLOSSÁRIO

por jotabil » 15/11/2002 18:17

Nem sou capaz de dizer qual é o conhecimento nuclear, para se ter uma noção concisa do que se lê..... julgo que os amigos que dominam a matéria é que poderão saber quais os conceitos :oops: gerais a ensinar.....para que começemos a entender o limiar da caverna de platão.....
E muito obrigado pela atenção que pude merecer.

Registado: 7/11/2002 0:00

Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante