Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

EV, EBITDA, EV/EBITDA, P/FCP (rácios financeiros)

Neste subfórum iremos colocando o significado de alguns termos empregues assim como dados referentes aos mercados de capitais

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

EV, EBITDA, EV/EBITDA, P/FCP (rácios financeiros)

por Pata-Hari » 7/3/2003 9:13

(post deixado pelo Incognitus a um participante)


EV=Enterprise Value, grosso modo, o que a empresa está realmente a valer no mercado. EV=Capitalização Bolsista+Dívida Remunerada Líquida de Cash + Minoritários a preços de mercado - Activos não operacionais ... para simplificar, na maior parte dos casos usa-se apenas "Capitalização Bolsista + Dívida Remunerada Líquida de Cash".

EBITDA = Resultados antes de Impostos, Juros e Amortizações. É igual ao EBIT + Amortizações (Resultado Operacional + Amortizações). Traduz o dinheiro que uma empresa consegue gerar, embora para ser mais exacto se deva ainda retirar o capex de manutenção (dinheiro que tem que ser gasto para manter o nível presente de actividade).

No EV/EBITDA não se incluem custos com juros, pois a dívida já entra por via do EV. Não se incluem impostos pois esses no limite poderiam sempre ser eliminados (endividando-se a empresa).

P/FCF = Cotação/Free Cash Flow por acção. É uma medida mais exacta de em quantos anos a empresa geraria dinheiro suficiente para pagar a sua capitalização bolsista.

Seja como for, o que eu uso mais é o EV/EBITDA ou EV/(EBITDA-capex).
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20484
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante