Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

4casting

Neste subfórum iremos colocando o significado de alguns termos empregues assim como dados referentes aos mercados de capitais

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

4casting

por lmm » 26/6/2003 15:26

Hoje deixo o "everybodys darling" - o grande DAX (entre os bears convictos também conhecido nos últimos meses por DASS...)

Para quem não domina o tema ganniano, a leitura mais fácil nos termos em que normalmente deixo as coisas é somente isto: olhar para as linhas verticais :lol:
- As brancas são as mais fixes
- As vermelhas, as segundas menos fixes (ou semi-fixes)
- As verdes, as terceiras menos fixes (ou mais ou menos fixes)

O semanal está interessantíssimo! Major Square à porta apontando já na próxima semana... é uma vermelhinha. Como o gráfico é semanal, qualquer cor é fixe quando cruza com um ângulo importante como é o caso do verde (este é uma diagonal... não vale a pena agora qualificar o grau de "fixicidade".
O gráfico está muito comprimido, mas vale milhões, pois desde o highest que bate (quase) sempre certinho :mrgreen:

Quanto ao Square, este é a segunda oportunidade para a shortada. Ao olhar para o dia de hoje intraday parece querer contradizer-me! Just close your eyes and say "I believe, I believe!", lol

Finalmente, o Permanent Chart. Deu o sinalzito já no dia 19 e num valor do fractal dos Natural Numbers inegável (que é outra conversa...). Quem entrou short está em grande! O high do dia é um bom stop. Dia 19 foi também um sinal para o lado dos States.

Targets de preço "não vale a pena" deixar, pois ainda estou a estudar uma forma de os poder deixar "visualmente" (ie, sem me dar muito trabalho :oops: ) e não faria talvez sentido mandar o bitaite sem "justificar", lol. Mas short é short!

Bom, enquanto escrevia isto o DAX saltou para uma frame superior na escala do fractal. O DASS, eh... DAX está a querer ser do contra :evil:

Cumps,
lmm
Anexos
Weekly.GIF
Weekly.GIF (55.67 KiB) Visualizado 15456 vezes
Permanent.JPG
Permanent.JPG (64.94 KiB) Visualizado 15472 vezes
Square.JPG
Square.JPG (67.46 KiB) Visualizado 15409 vezes
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

por Pata-Hari » 26/6/2003 17:40

LOLOL! LMM! proponho este artigo como artigo didáctico JÀ!!! nunca tinha visto nada acerca de Gann tão transparente, lol!

Viva o LMM!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por arnie » 26/6/2003 19:53

Chega um gajo a casa cansado, com uma **** de uma constipação, e vê uma coisa destas....

Olha lá mê lindo, que tal dizeres quais os squares que usaste para aqui nós, os seres inferiores e doentes :P poderem ver isso com outros olhos? :twisted:

Tens que explicar isso melhor pois está muito pouco user friendly :wink:

:arrow: São square ranges ou natural squares?
:arrow: Todos os graficos são semanais?
:arrow: Bolas, já não tenho mais perguntas :cry:

Adoro o 1º gráfico, seja ele o que for :mrgreen:
Aquele 1x3 angle está um must e juntamente com o teste aos 33% do square então está explosivo :wink:
Se o bicho confirmar esse topo, fujam pois vamos ter um autêntico tornado :twisted:

Apesar de que 1x3 e 1x4 angles não serem os ângulos mais fidedignos.

Vá, desembuxa lá quais os squares e explica melhor as coisas, aiaiaiaiai, olha que levas tautau :mrgreen: :P

Um abraço
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

FORECASTING TIME FRAMES

por arnie » 27/6/2003 7:01

FORECASTING TIME FRAMES
USING GANN ANGLES

By Jason Sidney

When you apply Gann Angles to a chart, apply them for a specific reason. You want them to tell you something. But, in order to do that you need to know what it is they actually do and why you’re applying them to that specific point on the chart. Gann Angles are in many ways a “calculator” that proportionally divides time and price for you in a visual way.

The diagram that follows shows a typical Gann Fan. The Gann Fan consists of a number of lines radiating at various angles. You will find Gann Fans in most charting packages available on the market today. In this example I have divided a typical square into eighths and thirds using the Gann Fan.

These days we talk more in terms of percentages, and as a result this fan is also marked with equivalent percentages that relate to Gann’s eighths and third divisions. So let’s take a closer look at some of these angles to see what it is the Gann Angles are actually doing.

The middle line is the 1x1 angle, and it divides the square in half in both time and price. This angle rises at a rate of one point for every time period and has a 1:1 relationship, representing 100% in time of the square. The time period used in the Gann Fan can vary from calendar days through to trading bars. Trading bars can be anything from days, weeks or months, based on what the time period is on the underlying chart you are viewing. For example, if you are looking at a daily chart the angle will rise at one point per day a daily chart and if you were looking at a weekly chart the angle will rise at one point per week.

The 1x2 angle is the steeper line just above the 1x1 angle. It rises at a rate of two points for every time period and represents 50% or ½ of the square in time when it reaches the price level at the top of the original square.

The 2x1 angle is the shallower angle that can be found below the 1x1 angle. This angle falls at a rate of one point for every two time periods. If it were to continue at that rate of ascent it would represent double or 200% in time of the original square when it reached the price level at the top of the original square.

The 1x3 angle is a steeper angle and is above the 1x2 angle, it rises at a rate of three points for every time period. It represents 33.33% or 1/3 in time when it reaches the top of the square.
The 1x4 angle rises at a rate of four points for every time period. This angle divides the square by 25% or ¼ in time at the top of the square. As you can see these angles are mathematically dividing the square by both time and price using basic geometry. The beautiful thing about Gann Angles is that they do all this for you automatically just by placing them on any high or low on your chart. As an analyst, you can use these angles to mathematically calculate percentages of price and time on highs, lows, and ranges. These percentages will mathematically give you dates and price levels to watch in the future. Why use a calculator when you can simply apply Gann Angles?

Let’s take a look at how we can use this tool on a chart. Looking at the following chart, you can see a Gann Fan has been placed on a reasonably significant low on the Australian SPI 200 which was 1184 -16/1/91 and is well known as the “Gulf War low”. The blue horizontal line is the Gulf War low doubled. In this example, doubling the low identified the exact price level of a major high 2368 - 3/2/94 and a significant turning point three years later.

Once we know this price level the Gann Fan can be used to mathematically calculate percentages in time of the 1184 low. It is important to point out that not only is it calculating percentages in time of the price of this low, it is also calculating pressure points in time of a significant event in history – the Gulf War. Considering the recent conflict between America and Iraq, a repeat of that event is highly probable. It’s interesting to point out the American President during the Gulf war was George Bush, and the American President pushing for war this time round is George Bush’s son, George W. Bush. If this isn’t an example of history repeating, I don’t know what is!

As I mentioned before, that by simply doubling the low of 1184 gave you the exact price level of a significant high, which was 2368 3/2/94. It is also interesting to point out that when the 1x1 reached this price level it counted forward 100% in time using calendar days and came within a few weeks of identifying the time frame of this high. An almost perfect example of time and price alignment!

When the 1x2 crossed the horizontal line it calculated 50% forward in time from the low of 1184. The 2x1 calculated 200% in time from the low of 1184 -16/1/91, and the 3x1 calculated 300% in time from the low of 1184 -16/1/91. Each of these calculations Most came within weeks of identifying significant turning points on the bigger picture.

Looking at the same chart, the 4x1 represents 400% in time from the low of 1184 and comes out on 2 January 2004. The anniversary of the low itself occurs on 16 January each year.
Applying the same concept to a monthly chart reveals an interesting month for the year 2003 which may very well coincide with a war between America and Iraq. Considering recent conflict between the two countries it is a very real possibility. As mentioned previously, not only are these angles calculating pressure points in time based on the price and date of a low, they’re also calculating pressure points in time from an event in history, in this case, the Gulf War.
In this example the Gann Fan has been placed on the low of 1184 -16/1/91 as before, but the underlying chart is a Monthly chart. This is a very long-term chart, so the 1x1 Gann Angle is only rising at a rate of one point for every month. As you can imagine, it will take it awhile to get anywhere near the current market action rising at that rate. The 1x8 on the other hand rises at a rate of eight points for every month, and is certainly a lot more relevant to the current market action. It has been rising at this rate since the 16/1/91. It has taken it awhile to get there but it is now the first angle in this Fan to become relevant to current market. As mentioned before, when the 1x8 angle reaches the horizontal line, or the price of 2368, it will represent 12.5% in time from the low of 1184 on the 16/1/91. The time frame it indicates for the year 2003 is the month of May.

Will war break out between America and Iraq in May 2003? Who can really say, but as you can see, forecasting future time frames with Gann Angles using basic geometry is just as relevant to events in history as it is to highs and lows found in the market. It’s the events in history that create these highs in lows in the market and in our lives, and should be remembered as result of it.
So there you go, Gann Angles are a fascinating tool, often misunderstood and rarely used correctly. So remember when you apply Gann Angles to your chart, apply them for a specific reason!

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Graficos pertencentes aos artigo anterior

por arnie » 27/6/2003 7:05

Gráficos
Anexos
35-For11.jpg
35-For11.jpg (27.25 KiB) Visualizado 15197 vezes
35-For12.jpg
35-For12.jpg (71.87 KiB) Visualizado 15232 vezes
35-For13.jpg
35-For13.jpg (56.31 KiB) Visualizado 15199 vezes

por lmm » 27/6/2003 13:18

Pata - As coisas parecem mais fáceis de apreender se conseguirmos dar uma gargalhada a "aprender"!

Quanto ao artigo didáctico, dei uma olhada na listagem e os artigos que lá estão são bastante "sérios". Se calhar fica algo desenquadrado (ou fora do Square, lol)

O Caldeirão é o único site da Net que mostra algumas técnicas de Gann de forma simples e ainda explica como interpretar as coisas.

Porquê?

Porque os outros sites cobram aos "alunos" várias centenas de dólares para eles "verem" o que pode acontecer no próprio dia ou no muito curto prazo!
O lmm e (o arnie, agora) cobram só a satisfação pessoal de mostrar (quase tudo) que sabem, ou pensam saber...

arnie - Como vai essa ranhoca?
Deitaste-te tarde ou gostas de saír da cama cedo para ver o que os one-lot-traders andam a fazer no ES?

Quantos aos Squares, o primeiro é o range semanal lo-hi entre 1998-2000, os outros são do diário - o Square tem origem no 21 Set 01 (mudança de estação, data ganniana... tens de olhar para as 4 Estações!) e "ranga" com o high do dia das mentiras, logo mais "à frente".

Parece mentira como é que um ciclo tão curto ainda "vibra".
Parece mentira como é que Gann sabia que no DASS , no dia 21 de Setembro do ano 2001 existiria um low que ressaltaria intraday do suporte da terceira grande harmónica dos Natural Numbers.
Parece mentira como esse movimento ressaltaria na resistência da terceira sub-harmónica do fractal inferior, um ano mais tarde a 19 de Março de 2002 (2 dias antes de mais uma nova Estação, de mais uma data de ganniana).

Um ano, um ciclo, quantos graus?

Se não sabem quantos graus perguntem ao Darth Vader o que é que ele quer dizer com "The Circle is Complete".
Olhem para a espada de luz dele e verão a resposta em versão subliminar nestes complicados temas do oculto-hesotérico-hermético e mais não sei quê. Qual a cor do sabre de luz? Verde? Green light to Short, lol

Já olharam bem para os gráficos acima? Conseguem "ver"? Can U believe it? Não é preciso saber todos os porquês quando podemos sacar dinheiro ao mercado com os "efeitos". Se der para o torto já foram inventados os stops...

Let's make a new religion. Right now.
Please, join me @ the Church of Higher Profits!

Ah... o Permanent. Fica o mistério. Quais são os verdadeiros Natural Numbers? Quantos são? O que muda a Harmónica?
Gann lied to the World :twisted:

Jinhos e abraços,
lmm

por arnie » 28/6/2003 16:07

Grande lmm

1º que tudo o meu stock de "ranhoca" :P finalmente está acabando :lol:

Dude, nada como ver os "one lot traders" a trabalhar :mrgreen:
Um conselho, quem tiver insonias, pode seguir a overnight session do ES, é um must, adormecem num instante :wink:

O uso das 4 estações como "possivel" ponto de inversão nos mercados foi daquelas coisas que me deixaram completamente de rastos quando iniciei os estudos sobre Gann.
Um obvio exemplo - Dia 21 de Março de 2003, inicio da Primavera, o SPX fez um high. :mrgreen: Para a maioria é apenas uma coincidência mas para outros é mais uma prova como Gann continuam a ser, depois de 100 anos passados, actual.

Mas falemos do DAX pois foi o tema do teu post.
Como ando numa de testar tudo o que apanhe, fui ver o que o dia 21 de Setembro nos pode dar.

Foi dada uma ordem de compra na abertura de dia 21 de Setembro, sendo a mesma posição fechada no final na sessão. Obtivemos um total de 8 trades desde Janeiro de 1991, com um ganho médio de -1.06%, ou seja, 12.5% foram trades positivos e 87% foram trades negativos, ou seja, perdemos dinheiro :cry:

Visto que o resultado de um daytrade não é lá dos melhores, levámos a posição para o dia seguinte. Segurámos a posição longa durante 5 dias mas apenas ao 3º dia conseguimos obter um ganho médio positivo de 0.02% :oops:
Resumindo, temos aqui um claro sinal de que a semana de 21 de Setembro não é propícia a posições longas.
Sendo assim, iremos considerar 21 de Setembro como sendo um dia com fortes probabilidades de existir um topo no mercado. Este topo obviamente poderá ser o fim de um trend ou de um swing, produzindo assim um simples movimento counter trend.
Obviamente que isto não quer dizer que vendemos o índice de qualquer maneira. Historicamente sabemos que esta semana é negativa para os compradores mas teremos sempre que olhar para o gráfico e ver que tipo de trend estamos a ter nesse momento. Obviamente se estivermos um downtrend, esse dia poderá nos trazer um low mas o rallie gerado aí terá que ser sempre observado como um movimento counter trend. Independentemente deste dia ser um topo ou um fundo, qualquer inversão nunca deverá ser superior a 3 dias. Se assim for estaremos perante uma inversão acima da "contagem normal" relativamente ao que o índice produziu até então.

Como já o disse e repito, Gann foi, é, e continuará sempre a ser um génio. É impressionante como à 100 anos atrás, sem computadores ele conseguia “catalogar” quer padrões de preços, quer padrões no tempo.
Hoje em dia é mais fácil, com os computadores em breves segundos obtém-se o resultado de um teste feito sob uma base de dados de 20 anos.

Pessoalmente partilho a opinião do Bill McLaren, Gann deverá ser seguido como um estudo de probabilidades, nada mais, sendo apoiado por outro tipo de estudos, por exemplo, padrões de barras e volume.
Olhando para os graficos que colocaste e sabendo algumas regras de Gann, podemos desenhar uma estratégia e testá-la de maneira a colocar as probabilidades a nosso favor.

Resumindo, haja capacidade para absorvermos tudo e conseguir obter como resultado final um "sistema" simples e de facil leitura :mrgreen:

Um abraço
arnie

por lmm » 29/6/2003 13:54

arnie,

Estou a ver que os teus estudos em WL vão de vento em popa! :P

Foste ver o 21 de Setembro. No caso acima citado, porque é que no 21 Set de 2001 era um buy?

Dica: Natural Numbers. Um movimento down-up pelos 3750. Se os mercados negoceiam dentro de um fractal e se existe uma Grande Oitava que se decompõe em unidades "menores", então os 3750 são os tais 3/8. A Gann Fan não mostra estes números. Gann lied, baby. :shock:

Gann falou em "fast angles" mas também podia ter dito ao mundo que são os impares. Era mais fácil quando o mercado pode andar mais depressa!

O ano passado, o 21 de Set foi Sábado, tough trade! - lol.

De qualquer modo, que número tinha sido quebrado intraday em 28 de Agosto, do qual não houve up-down? Terá havido um breakout? Oh my...

Dica: Ler a dica anterior :P

Olhando para este movimento, desde o "tal" número, onde é que o swing acabou por parar?

Será noutro Natural Number da Grande Oitava? Não. Falhou por 19 pontos! Porque é que o menor dos fractais é representado pelo número 0.1953125?

Quanto se pôde lucrar desde Agosto? Nem a Lua conseguiu estragar o "momento".

Em 2000 eu não tinha o Conhecimento necessário para tirar partido destas coisas. Andava "perdido" por entre uma série de lagging indicators que só dão o disparo quando o "smart money já comprou".
Mas podia ter tirado um bom trade. Se soubesse.

Gann não disse para comprar ou vender em determinados dias. Ele disse "look for change of trend around these days".

Can you spell p-i-v-o-t?

Engraçado como o mercado caiu (na altura) desde os 7500.
Será outro Natural Number? Será que entre os Natural Numbers, independentemente do "tamanho" da Oitava, existe a noção de overbought ou oversold?

É divertido "ver" os mercados a desenrolarem os seus movimentos em torno dos mesmos números. Números esses definidos no passado, que acompanham o presente e que já têm o "olho" no futuro.

There's nothing new under the Sun.

Let's make some more profits - or get stopped out with a small loss to try again.

Please, join me @ The Church of Higher Profits.

Abraço,
lmm

por arnie » 29/6/2003 21:45

ai jazuz, minha nossa senhora

a minha cabeça está prestes a explodir

passei a tarde toda à volta disto e não descobri nada :cry:

as voltas que dei ao Sq9, o tempo perdido a olhar para os charts e os malditos 3750 e o 28 de Agosto simplesmente não me entram nos cabeça

- onde é que raio os 3750 são os 37.5%?
- 28 de Agosto de que ano? 2000 ou 01 pois são os unicos dois anos que produziram um pivot neste dia

falando do mais simples, ou és tu que tens uma BD bastante diferente da minha, ou então tens o gráfico ou destes os valores errados.
fazendo a quadratura entre o dia 21 Set 01 até dia 19 Março 02 e não 01 Abr como referiste, são 122 dias e os squares apesar de serem divinais, não batem certo com os teus, pelo menos,não com o grafico que colocaste.

deixo o meu gráfico para veres

o ultimo square foi no dia 10 Mar 03, 2 dias antes do DAX ter feito o Low do ano, nos 2188 pts.

dia 21 Mar 03, dia em que se iniciou a Primavera o DAX faz o high, gerando um down swing que gerou um higher low, confirmado 11 dias depois.

isto sim chama um ciclo :lol:

bem, cá espero o dia 01 Set 03 para ver mais uma quadratura completa :lol: será que o bicho vai manter intacto o ciclo de 122 dias?

um abraço
arnie
Anexos
dax_gann.gif
dax_gann.gif (14.36 KiB) Visualizado 14951 vezes

por lmm » 30/6/2003 0:03

arnie,

C'mon...
Como diria o R. Dennis "There's less here than meets the eye" :twisted:

- onde é que raio os 3750 são os 37.5%?

Os mercados movem-se em na Grande Oitava de 10 ou 100 ou 1000 ou 10000 ou...
O DASS move-se nos 10000. Agora.

Já consegues "ver" os 37.5%? Faltava explicar um pequenino pormenor, né? :shock:

Quando (se) fechar abaixo dos 2500 passa a "obedecer" à Oitava dos 1000... mas isso já é outra história - Porque é que o NDX não parece "querer" fechar acima dos 1250?

A beleza desta forma de "ver" o mercado é o que te poderá levar a prever o comportamento do mesmo. E isto sem grande "histórico".
Gann falava em pegar num high e low e fazer o Square do range. Para quê "esperar" pela formação de um range (e a partir de quando é que o range se pode ter por confirmado?!) quando podes negociar "de imediato" e por antecipação?

Esta bem pode ser a Natural Law. Há ainda tanto para aprender... Como é que o Gann dois anos antes do Crash de 29 advinhou a data exacta com um erro de duas horas antes de ele acontecer? Foi com um range? Que range?! Se os mercados não tinham por onde se medir (na altura?)
Claro que depois advinhou também o dia em que o Bull voltava. Aí já tinha "desculpa" - havia um range. Mas em 1927 o Dow avançava em território novo...

- 28 de Agosto de que ano? 2000 ou 01 pois são os unicos dois anos que produziram um pivot neste dia

Eu não disse que a 28 (de 2002) houve um pivot. Vê o range dessa barra. Que preço foi quebrado?

Seriam 3750? Ou seriam antes 37.5% da grande Oitava dos 1000? Há uma conspiração que impede os traders de "verem" a Natureza a manifestar-se nos mercados!

Em seguida, no dia 9 de Out o DAX ficou a 19 pontos da 2/8. Seriam os 25% ou os 2500 pontos?
Os 25% são forte suporte/resistência e por isso "ressaltaram" "naturalmente", lol

Os mercados parecem gostar de números redondos. Como brincam (ultimamente) em torno de:
Dow 9000
Ndx 1250
S&P 1000
OEX 500

Nós também podemos brincar com eles...

Abraço,
lmm

por Visitante » 26/9/2003 17:05

Resumindo, temos aqui um claro sinal de que a semana de 21 de Setembro não é propícia a posições longas.
Sendo assim, iremos considerar 21 de Setembro como sendo um dia com fortes probabilidades de existir um topo no mercado. Este topo obviamente poderá ser o fim de um trend ou de um swing, produzindo assim um simples movimento counter trend.

http://www.caldeiraodebolsa.com/member. ... icleId=105 :twisted:
Visitante

21 de Setembro

por Tennis » 26/9/2003 19:01

Por falar no dia 21 de Setembro (várias referências a ele foram feitas nos posts que antecedem), não podia deixar de ficar curioso a ver o que se passaria.

Não é que eu perceba alguma coisa de Gann (nesta altura do campeonato ainda é demais para os meus curtos neurónios), no entanto, pessoas como Lmn e Arnie, merecem-me, nestes assuntos do mercado (com esoterismo, números naturais, ranges, squares e todas essas coisas esquisitas à mistura), todo o respeito, devendo, em princípio, as suas ideias (porventura as do Gann) fazer algum sentido.

Por isso, fui dar uma olhada:

Dax:

Engraçado, vejam o que aconteceu a 21 de Setembro: quebra fortíssima do canal ascendente.

Ibex:

Engraçado, por acaso não foi a 21 de Setembro, mas foi a 19 (um dia antes em termos de mercado). Simplesmente, quebrou a tendência ascendente.

Nasdaq:

MMM, engraçado, será que vai pelo mesmo caminho!!?? Não propriamente a 21 de Setembro, mas dois dias depois, aquelas duas velas negras...

Será que estamos num fim de um up trend ou num simples movimento counter trend?

Sinceramente não sei, mas, olhando para o que se tem passado, parece que a data de 21 de Setembro quer significar alguma coisa, pelo menos em termos gannianos...

Não é que eu perceba, repito, alguma coisa de Gann, mas, com esta do 21 de Setembro, pelo menos, fiquei curioso...

Abraços e bons negócios,

Tennis
Anexos
ibex2.gif
ibex2.gif (12.49 KiB) Visualizado 14807 vezes
nasdaq1.gif
nasdaq1.gif (9.21 KiB) Visualizado 14833 vezes

Registado: 4/11/2002 23:01

comentário

por jotabil » 26/9/2003 22:10

Obscuridades!!!!!!!!!!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes