Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IMPORTANTE!... Alterações das BD's

Bases de dados do PSI em formato .csv

Nao entendo isso dos labels?

por Wiana » 23/4/2003 0:32

Eu retiro as minhas BDs de varios sitios, umas vezes daqui, outras de onde calha, onde me der mais jeito na altura e nunca me deparei com esse problema dos labels. De que se trata afinal?

Tenho varios files, todos de datas diferentes (claro) mas alguns começam logo pela data, outros por BVLP, alguns por IG ou IGcust e ainda PSI, BBVPRIV, LHB e ML. O Meta sempre me funcionou direitinho seja la qual for a fonte dos dados.
Wiana
 

por Pata-Hari » 18/4/2003 16:39

O procedimento para alteração dos labels já está explicado neste post.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Comunicado Investidor Global - Bases de Dados

por mvc2000 » 18/4/2003 13:36

Caros amigos,

Contactámos de facto todos os sites que disponibilizam os nossos identificadores para as várias Bolsas, no sentido de os informar que as nossas bases de dados (como muitas outras que são trabalhadas e disponibilizadas da mesma forma através da Internet) estão de facto protegidas pelo Código do Direito de Autor.

A empresa Investidor Global – Edição de Conteúdos Financeiros, Lda. sempre se posicionou neste segmento de actuação dos mercados desde o 1º dia e nunca fez concorrência de qualquer tipo com outros sites que apostaram sobretudo na sua comunidade, dinamizando Forums e ferramentas afins.

Apostámos sempre na qualidade da nossa informação numérica, técnica e gráfica disponibilizada através do nosso site (que continua a evoluir e constitui hoje uma ferramenta importante para muitos investidores) e consubstanciada na construção atempada e pensada de Bases de Dados internas que pudessem vir a constituir um serviço útil a todos. O nosso serviço é hoje reconhecido por muitos subscritores e como tal, não entendemos que seja justo para os que pagam, que hajam outros a disponibilizá-los online de forma gratuita com os nossos “labels” ou identificadores.

Ao contrário do caldeiraodebolsa.com e de outros sites recentes, já estamos na Internet desde início de 2000 como empresa e site e como tal, para sobrevivermos construimos, divulgámos e incentivámos um conjunto de serviços que nos permitissem uma adequada estabilidade financeira para que o site/empresa pudesse continuar o seu caminho. Se ainda estamos online ao fim de 3 anos, é porque temos serviços que outros sites não têm e que são reconhecidos por muitos. É o nosso nicho, onde vamos continuar a actuar.

Certamente, não impediremos que outros forneçam cotações aos seus visitantes (a cotação é e será sempre um bem público em fim-de-dia), mas não com os nossos identificadores e históricos de Bolsa (esses sim, um trabalho exaustivo que desenvolvemos ao longo dos últimos 3 anos e que pode ser devidamente analisado no site que construimos).

Fica também uma mensagem de apreço aos novos sites de Bolsa que agora aparecem, pela carolice que dedicam a esta actividade, pois ninguém tem dúvidas que não o fazem por receitas ou viabilidade financeira. Agora, no cenário actual, todos deverão ter a consciência de que ao fidelizar clientes terão de manter o site a funcionar regularmente (com os necessários acréscimos de custos) e nesse caso, forçosamente, terão de o tornar financeiramente viável. E para o fazerem, terão de prestar serviços de qualidade, tal como nós hoje tentamos fazer. Hoje poderão oferecer esses serviços gratuitos, mas um dia mais tarde, opções terão de ser tomadas.

Os novos “players” de mercado, onde o Caldeiraodebolsa.com se quer posicionar e muito bem, devem assim seguir o seu próprio caminho e criar as estruturas técnicas e comerciais mais adequadas no sentido de prestar um verdadeiro serviço de qualidade aos seus visitantes. Mais e melhores serviços por parte de muitos será sempre uma forma de beneficiarmos os visitantes e estes saberão agradecer esse trabalho. Agora, não poderão uns andar a trabalhar para que os outros se aproveitem desse trabalho. Cada um deve seguir o seu caminho.

Informo e esclareço também todos os frequentadores deste Forum que os nossos identificadores estão de facto protegidos pela Lei e que todos os dados obtidos pelo site exclusivamente para cotações fim-de-dia são também obtidos junto de outros fornecedores especializados, aos quais pagamos também para acesso a esses serviços. Como tal, seria ridículo pensar que andamos a fornecer serviços ilegítimos. Quem nos conhece e já contactou pessoalmente conosco, sabe que isso nunca poderia ser verdade, pois não é a nossa forma de estar nos negócios e na vida.

Fica em último lugar o clausulado que mostramos aos nossos clientes, por forma a que todos possam ter presente o que está em causa com esta questão das bases de dados:

1. As bases de dados disponibilizadas foram criadas pela Investidor Global, Lda.
2. Não podem por isso ser reproduzidas se não para fins individuais do seu utente legítimo. Qualquer reprodução, permanente ou transitória, total ou parcial, transformação, adaptação, modificação, distribuição de cópias ou comunicação pública das bases de dados, sem a autorização de Investidor Global, Lda, pode ser punida nos termos do art.º 11º do D.L. 122/2000, de 4 de Julho.

Ao Ulisses Pereira e restantes elementos do projecto Caldeiraodebolsa.com, quero agradecer a compreensão na forma como encaminharam o assunto e desejar-vos as maiores felicidades para este espaço (que aliás também frequento). Iremos certamente continuar a conviver na Internet, criando os sites financeiros da “nova geração”, num meio (Internet) que bem precisa de levar um forte abanão para podermos todos beneficiar disso.

Boa Páscoa a todos.

Michael Castelhano
Director Geral
Investidor Global, Lda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 27/3/2003 15:24

por Pata-Hari » 18/4/2003 12:55

Bem, penso que não adianta estar a bater no ceguinho. O IG da mesma forma que disponibilizava as cotações e os labels gratuitamente, agora não o deseja fazer.

Se é correcto ou não da parte deles pedirem para não utilizarmos os labels, caberá a cada um de nós decidir. As boas noticias são que do ponto de vista técnico a solução é efectivamente muito simples e permitirá a cada utilizador continuar a usar a sua base de dados antiga e poder actualizar com os novos dados que continuaremos a disponibilizar bastanto para isso uma pequena manipulação.

Em alternativa e para os mais preguiçosos ( :mrgreen: ) disponibilizaremos uma outra base de dados já alterada para quem quiser conservar a antiga intocada (tendo a desvantagem da nossa poder ter sido ajustada de forma diferente da escolhida por cada utilizador - para dividentos, por exemplo - e poder ser menos antiga).

Penso que a solução agradará a gregos, a troianos e a portugueses.

Mais tarde - hoje ainda, espero! - deixaremos aqui a explicação detalhada de como proceder a cada uma destas operações. :)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

isto é incompreensível...

por Aphofis » 18/4/2003 12:08

Isto é incompreensível... estar a criar ondas por causa dos labels das acções?!?!?!?!?

Que eu saiba o caldeirão não é o único site a fornecer as cotações com estes labels.
Será que eles andam a intimar toda a gente?
:evil:

Um destes dias ainda recebemos todos em casa uma cartinha por estarmos a utilizar os labels dos Srs. :mrgreen:
 
Mensagens: 32
Registado: 30/11/2002 17:26
Localização: Braga

por L. Costa » 18/4/2003 9:10

Ir a site Investidorglobal é indispensável para muitos visitantes deste fórum.
. LOL. Indispensável para? fazem o quê além de venderem de dados e o meta, venda de vacinas anti-inveja?
L. Costa
 

'ExPERTOS'

por Visitante » 18/4/2003 1:06

A argumentação da menina pode não estar sustentada, mas seguramente que o está mais que a reclamação de uma sigla que NÃO está registada....aliás, tanta argumentação do IG e querem apostar que o 'dedicado' IG usa outra informação para a qual não pagou????
LOLLLLLL
Visitante
 

investidor global

por Visitante » 18/4/2003 0:24

Cara Patrícia, essa reacção emotiva não sustenta argumentação. Ir a site Investidorglobal é indispensável para muitos visitantes deste fórum. Têm aliás bons serviços. Pondere lá isso tudo bem e não esqueça que às vezes apostamos e perdemos.
Visitante
 

por Patrícia M. » 18/4/2003 0:07

É uma vergonha este país! Então os tipos começam a cobrar e ainda vêm chatear quem cede de borla? Que palhaçada!
E eles têm os labels deles registados? Duvido!
Nunca mais lá ponho os pés. Isso é certinho!

Jinhos,
Tixa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 239
Registado: 25/2/2003 16:43

IMPORTANTE!... Alterações das BD's

por Ulisses Pereira » 17/4/2003 23:55

O caldeirão foi contactado pelo Investidor Global - primeiro por mail e depois através de uma carta registada - dando conta da sua insatisfação com o facto de estarmos a usar os labels (letras que identificam as acções) do Investidor Global nas cotações que disponibilizamos aqui no caldeirão para as bases de dados. Segundo o IG, caso não retirássemos as cotações até ao dia 18 de Abril, o assunto seguiria os seus trâmites legais.

A alguns minutos do fim do "prazo" dado pelo IG, penso que é a altura de deixar aqui bem clara a nossa posição:

:arrow: Não foi nunca nossa intenção tirar qualquer proveito financeiro das cotações. Sempre o fizemos de uma forma artesanal, de molde a que os nossos utilizadores os pudessem ter gratuitamente.

:arrow: Usámos os labels que o IG utiliza mas que, em tempos, disponibilizava gratuitamente. Quando começou a cobrar dinheiro pelo acesso rápido às cotações, muitos deixaram de poder continuar a utilizar o serviço, mas mantiveram as base de dados que já tinham.

:arrow: Não estamos aqui para prejudicar ninguém e muito menos para entrarmos num processo jurídico sem interesse para qualquer uma das partes.

:arrow: Por isto, retiramos, sem levantar mais ondas, todas as cotações que contêm os labels do IG. (Reparem que o que está em causa é o símbolo pelo qual são representadas as cotações. Se o IG reinvindica os seus direitos nesta matéria, deve ter estes labels registados como patentes. Não vou confirmar se isto é ou não verdade...).

:arrow: Não abdicamos de tentar oferecer a possibilidade de aceder às cotações diárias a quem não tem possibilidades de subscrever o serviço pago do IG.

:arrow: Por isso, durante este fim-de-semana, o Marco e a Marta vão trabalhar para tentar contornar este problema e criar uma nova BD com labels diferentes daqueles que o IG afirma serem deles. Esperemos que sejam bem sucedidos...

:arrow: O Caldeirão dá por encerrado este assunto, esperando ter as melhores relações com toda a gente. Não abdica, contudo, de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para continuar a fazer dos seus leitores, os leitores mais bem informados do mundo.
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 18/4/2003 12:32, num total de 1 vez.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes