Bull/Bear Caldeirão - Semana 18/2008

Arquivo de Dividendos e Resultados

Qual o seu sentimento de curto-prazo?

Votação encerrada em 4/5/2008 16:34

Bullish
42
45%
Neutro
27
29%
Bearish
24
26%

Total de votos : 93

Bull/Bear Caldeirão - Semana 18/2008

por MarcoAntonio » 26/4/2008 16:34

Qual o seu sentimento de curto-prazo?
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por charles » 27/4/2008 0:46

Insisto em BEARISH, estou investido em puts do dax...vamos ver como corre na segunda.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por AFACTURAR » 27/4/2008 21:40

Cuidado..., posso estar enganado, mas pareçe-me que os adeptos do mercado bear estão a passar o que passaram os adeptos do mercado bull no segundo semestre do ano passado, à viva força não querem acreditar que a tendencia do mercado possa estar a mudar...

Registado: 29/11/2007 2:04

por Robin Citadino » 28/4/2008 11:18

Continuo neutro!

Tal como já foi dito aqui no Fórum existem já algumas acções que dão garantias de lucros no curto/médio prazo mas sem nunca esquecer os stops...

Não estava tão pessimista como a maioria à um mês atrás e não estou tão optimista como parece ser agora o sentimento dominante.

A época de resultados até está a correr muito bem mas uma notícia pode virar o rumo dos acontecimentos (já aconteceu o inverso recentemente). Espero que nestas próximas duas semanas seja possível consolidar os valores actuais.

Marco,

Proponho uma avaliação da evolução das votações este ano, tipo índice de confiança dos consumidores do Fórum. Ou então um gráfico onde pudéssemos ver esta evolução (não sei se é pedir muito ou se já foi feito anteriormente).

Abraços!

Registado: 22/2/2008 17:37

por MarcoAntonio » 30/4/2008 14:59

(...)
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/4/2008 15:11

Robin, eu tenho colocado o gráfico todas as semanas...
:wink:

Aqui fica actualizado.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

Quando os américas

por tarzan tchetcheno » 30/4/2008 17:27

e o Fogueiro colocarem este indicador no toolbox teremos a ascensão do caldeirão ao Olimpo.

Já não falta muito e deixo a análise técnica para os tótós, um gajo vê o indicador do caldeirão e é só seguir as indicações.

Registado: 19/3/2008 20:29

por MarcoAntonio » 30/4/2008 18:22

Tarzan, sentimento de mercado faz parte do território da AT.

O peso ou relevância que cada um dá a cada uma das componentes varia de analista para analista, mas pessoalmente eu dou mais importância a indicadores de sentimento de mercado do que a outros indicadores ou outras ferramentas que tu provavelmente associas mais rapidamente com a AT.

A título de exemplo, para mim um VIX é muito mais importante do que um RSI ou um MACD.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/4/2008 18:33

Já agora, para que também não se sobrevalorize este indicador do Caldeirão, eu deixo a minha leitura.

Para além do interesse e curiosidade demonstrada pelos participantes ao longo do tempo (foram feitos muitos pedidos para se lançar algo do género e já tinha existido algo semelhante aqui no passado no forum bem como inquéritos esporádicos), na minha opinião a maior utilidade do indicador é o desmistificar o sentimento dominante e fornecer-nos uma indicação, um proxy, de qual o sentimento que realmente domina os participantes no forum.

Frequentemente vêm-se (viam-se) comentários do tipo: «vejo que está tudo bull»; «está tudo muito pessimista»; etc.

Muitas vezes esses comentários eram pouco exactos, baseavam-se em meia duzia de opiniões mais notórias e não reflectiam o real sentimento dos participantes. Por vezes o "toda a gente" eram afinal uns meros 50 ou 60%...

Desde que o indicador existe, temos uma medida, uma indicação minimamente realista das diversas percentagens, da opinião dos forenses.

A título de curiosidade diga-se que apenas durante umas meras duas semanas de uns 3 meses o indicador esteve realmente em extremos.

Penso que só por isso já vale a pena existir. Embora a participação seja algo discreta, mas isso é algo que eu também já previa e daí ter defendido algo tão simples qnt possível (pois havia sugestões para coisas mais elaboradas).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por dreamkeeper2005 » 30/4/2008 18:38

Acho que este é um dos melhores barometros do mercado. Medindo sentimentos através dum painel.
Parabéns Marco António e continuem.

Registado: 30/3/2008 16:57

por JAOR » 30/4/2008 18:45

Já agora, não se poderia colocar um gráfico com os resultados semanais e a real evolução dos mercados...tipo, S&P, Dax e Nikkei?? até daria para ver o peso dos caldeiros nos índices :roll: :P :P :P

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por MarcoAntonio » 30/4/2008 19:20

Aqui vai um gráfico provisório.

A linha a vermelho é um Bull Bear Ratio:

100*bull/(bull+bear)

A linha a azul é a média semanal do S&P.

O índice teve um "pico" de pessimismo quando o S&P andava pelos mínimos, entretanto o sentimento tem vindo a subir e actualmente está em território "neutro".
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por JAOR » 30/4/2008 19:31

Obrigado Marco !!!

assim de repente, até parece que o pessoal antecipa os movimentos :P existe ali, uma pequena divergência, espero que o preço não vá atrás do sentimento :P

Abraço e

cmpts

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

por MarcoAntonio » 30/4/2008 19:33

Sim, parece que sim, pelo menos um bocadinho.

Assim de repente parece que de facto o sentimento está um bocadinho adiantado face ao mercado. Mas a amostra é pequena, só com uma base bem maior poderemos tirar conclusões com alguma segurança...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por Crómio » 30/4/2008 20:12

Viva!

Óptima ideia esta do rácio Bull/Bear vs S&P.

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Sonasol » 30/4/2008 20:17

JAOR Escreveu:
assim de repente, até parece que o pessoal antecipa os movimentos :P

Qual a surpresa se a votação está a ser feita durante o funcionamento dos mercados ? :lol:

Registado: 17/4/2008 15:14

por JAOR » 30/4/2008 20:22

Sonasol Escreveu:
JAOR Escreveu:
assim de repente, até parece que o pessoal antecipa os movimentos :P

Qual a surpresa se a votação está a ser feita durante o funcionamento dos mercados ? :lol:

Sonasol, isso é a sério ou uma brincadeirinha?? é que se não entendes ....he pá, não sou eu que te vou explicar :P :P :P

Abraço e

Cmpts

por charles » 30/4/2008 21:36

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, para que também não se sobrevalorize este indicador do Caldeirão, eu deixo a minha leitura.

Para além do interesse e curiosidade demonstrada pelos participantes ao longo do tempo (foram feitos muitos pedidos para se lançar algo do género e já tinha existido algo semelhante aqui no passado no forum bem como inquéritos esporádicos), na minha opinião a maior utilidade do indicador é o desmistificar o sentimento dominante e fornecer-nos uma indicação, um proxy, de qual o sentimento que realmente domina os participantes no forum.

Frequentemente vêm-se (viam-se) comentários do tipo: «vejo que está tudo bull»; «está tudo muito pessimista»; etc.

Muitas vezes esses comentários eram pouco exactos, baseavam-se em meia duzia de opiniões mais notórias e não reflectiam o real sentimento dos participantes. Por vezes o "toda a gente" eram afinal uns meros 50 ou 60%...

Desde que o indicador existe, temos uma medida, uma indicação minimamente realista das diversas percentagens, da opinião dos forenses.

A título de curiosidade diga-se que apenas durante umas meras duas semanas de uns 3 meses o indicador esteve realmente em extremos.

Penso que só por isso já vale a pena existir. Embora a participação seja algo discreta, mas isso é algo que eu também já previa e daí ter defendido algo tão simples qnt possível (pois havia sugestões para coisas mais elaboradas).

Quando postei a resposta a seguir ao teres iniciado o post, tinham votado meia duzia de pessoas, a foto coloquei-a propositadamente para poder ver quantas vezes este post ia ser visto, há pouco tinha sido visto 848 vezes a par disto fica a curiosidade que o numero de votantes ficou-se pelos 76 :wink: .

teremos que descontar o numero de vezes que cada um de nós cá vem ler as respostas, mesmo subtraindo essas vezes, no final sobram muitas pessoas que lêem e não votam, e sempre podiam acrescentar mais "sentimento" à estatistica, mas de qq forma penso que a amostra será suficiente para que estes dados ajudem o barometro dos mercados a ser de alguma forma fiavel

eu continuo bear :mrgreen:, e continuarei a votar nesta boa iniciativa
Editado pela última vez por charles em 30/4/2008 22:00, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MarcoAntonio » 30/4/2008 21:45

Exacto, muita gente visualiza, mas muito poucos votam.

De notar que muitos dos que visualizam nem sequer estão logados (desses muitos não estão sequer registados). E portanto nem estão em condições de votar...

Outros estão logados mas mesmo assim não votam (embora tenham curiosidade em ver como está a votação).

E não estou a criticar ninguém até porque o nível de votação está dentro do que eu esperava, especialmente a partir do momento que a votação é semanal (há pessoas que se cansam de votar, etc).

Assim por alto, diria que em cada 100 pessoas que espreitam neste tópico, apenas umas 10 votam.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 1/5/2008 17:13

(...)
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por Thunder » 1/5/2008 17:20

Olá a todos 8-)

Esta semana "faltei" com o meu voto no início da semana :?

Vou votar hoje como se tivesse votado no domingo passado...

O meu voto seria pela 1ª vez bull (curto prazo) embora continue "desconfiado" e com uma inclinação bear para o médio/longo prazo .

Um abraço a todos
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Fibonacci » 2/5/2008 8:28

Instituto AAII - Investor Sentiment Readings:

Bull: 53.29% (46.67% na semana passada)
Neutral: 20.39% (25.83% na semana passada)
Bear: 26.32% (27.5% na semana passada)

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por eneias » 2/5/2008 16:25

À semelhança das semanas anteriores continuo neutro (peço desculpa por só agora votar), mas estou a olhar para o touro com mais simpatia e pronto para aproveitar a boleia! :roll:

Seja como for, também pode ocorrer que ele nos dê uma cornada e se vá embora, deixando caminho livre para os ursos! :evil:

Como para a semana que vem espero estar mais livre, vou seguir tudo com mais atenção! :wink:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"

Registado: 22/1/2008 16:07

Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante