Qual a utilidade na pratica de Price Earning Ratio....

Arquivo de Dividendos e Resultados

Qual a utilidade na pratica de Price Earning Ratio....

por njlopes » 21/2/2008 18:20

Boa Tarde caros colegas. Um novato na area (eu) gostava qual a utilidade da leitura do racio PER. Porque será que sonaecom tem um PER de 145.88 e a semapa de apenas 7.43 (jornal de negocios). Será a rentabilidade que se obtem no nosso investimento? A leitura pode-se fazer quanto mais elevado maior será a rentabilidade? Sabem quais as rubricas que estão por trás destes racios? Obrigado.

Registado: 29/11/2007 11:04

Re: Qual a utilidade na pratica de Price Earning Ratio....

por rda » 24/2/2008 1:20

njlopes Escreveu:Boa Tarde caros colegas. Um novato na area (eu) gostava qual a utilidade da leitura do racio PER. Porque será que sonaecom tem um PER de 145.88 e a semapa de apenas 7.43 (jornal de negocios). Será a rentabilidade que se obtem no nosso investimento? A leitura pode-se fazer quanto mais elevado maior será a rentabilidade? Sabem quais as rubricas que estão por trás destes racios? Obrigado.

Para calcular o PER faz o seguinte:
calcula-se o lucro por acçao, dividindo os resultados pelas acçoes emitidas. De seguida, divide-se a cotaçao pelo lucro por acçao. O resultado indica quantos anos terao que decorrer para, na hipotese de a empresa distribuir a totalidade dos seus lucros, o investidor recuperar o dinheiro aplicado. Um valor inferior a 15 pode significar uma boa opurtunidade de compra.

Registado: 22/2/2008 23:45

por njlopes » 25/2/2008 19:50

Muito obrigado rda pelo tempo que tiveste em tentar explicar-me, mas será que nao dá para ser mais pratico e envolver números nisso do tipo imagina que tens... a minha dificuldade esta mesmo aí. dificuldade em perceber na pratica a proveniência dos valores de modo a chegar ao racio. Obrigado na mesma e um abraço...

Registado: 29/11/2007 11:04

por rda » 27/3/2008 0:12

njlopes Escreveu:Muito obrigado rda pelo tempo que tiveste em tentar explicar-me, mas será que nao dá para ser mais pratico e envolver números nisso do tipo imagina que tens... a minha dificuldade esta mesmo aí. dificuldade em perceber na pratica a proveniência dos valores de modo a chegar ao racio. Obrigado na mesma e um abraço...

Imagine as acçoes da PT comunicaçoes.

Dados:

- Fechou hoje a 7.4 euros cada acçao.

- O resultado liquido da empresa (em 2007) é de 741,9 milhoes de euros.

- Existem 1128,9 milhoes de acçoes.

Calculos:

Resultado por acçao = resultado liq./ nº de acçoes
= 741,9/1128,9
= 0.657 EUROS

PER (Price earning ratio) = Cotaçao/resulatdo por acçao (ou tambem podes chamar de lucro por acçao)

= 7.4/0.657
= 11.2

Ou seja, se os lucros se mantiverem constantes a empresa consegue em 11 anos gerar resultados que "cubram" o teu investimento.

Nota: A PT tem um PAYOUT (percentagem de lucros distribuido pelos accionistas) de 95%!
Penso que este payout é extraordinario durante 2 anos, contudo se se mantivessse constante significava que tu em pouco mais de 11 anos receberias o dinheiro do teu investimento inicial só em dividendos.... e ainda tinhas as acçoes!!

por Deepblue » 6/4/2008 22:30

De qualquer forma o PER deve sempre ser comparado com o PER de empresas do mesmo sector. As empresas tecnológicas por exemplo costumam ter PER altíssimos.

O PER acompanhado de outros elementos, EPS, Cash flows, ROE, DY, entre outros podem dar boas indicações sobre se as acções estão caras ou baratas face ao valor de fecho. Em todo o caso vários indicadores são referidos como previsionais, o que anula parte da fidedignidade dos títulos. Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros e é aqui que as contas se complicam e os targets falham que nem ginjas.

Se encontrares uma empresa com:

PER abaixo de 15
ROE acima de 20
DY crescente
Cash Flow Crescente
EPS Crescente

Encontras possivelmente uma empresa em saldos face à cotação presente.

Não quererá dizer que subirá num curto prazo, mas a Médio Longo é quase certo.

Caso descubras alguma podes partilhar neste tópico.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por rda » 18/4/2008 19:09

:idea: é um bom principio

Quanto à empresa, o Bes cumpre bem esses requisitos...

Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante