Gurus do mercado

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Gurus do mercado

por Ulisses Pereira » 30/5/2011 16:09

Ao longo dos anos, muitas foram as mudanças nos mercados mas há coisas que não mudam nunca.

A consagração de determinados analistas que se tornam quase endeusados é uma dessas coisas. Os "gurus", termo habitualmente utilizado para apelidar estas pessoas, fazem parte da História dos mercados e estou certo que continuarão a estar bem vivos no futuro.

Conhecer um guru é, para os investidores iniciados, um sonho e - simultaneamente - a ilusão de que a fortuna está aí à porta. Quando, em 1991, estava a dar os primeiros passos no mercado e conheci aquele que era um dos gurus na moda em Portugal, tive essas mesmas sensações. Obviamente que o tempo veio ensinar-me que as ilusões têm um preço elevado a pagar. E que ninguém consegue sobreviver no mercado sem desenvolver as suas próprias aptidões e análises.

No meio dos mercados é habitual dividir os gurus em 3 categorias distintas: Os gurus de ciclos, os gurus de descobertas e os gurus mortos. Alexander Elder explicou bastante bem isso no seu famoso livro "Trading for a Living". Aos gurus de ciclo eu costumo chamar "gurus da moda". Estes analistas tornam-se famosos quando fazem algumas previsões acertadas, de grande impacto, começando a captar as atenções. Se o seu ciclo de acertos continua, começa a criar-se uma onda de seguidores que vai crescendo à medida que as previsões se mantêm acertadas. Nessa altura são eles que estão na moda e são eles, inclusivamente, que fazem a própria moda, sendo "opinion makers" com um poder impressionante.

Os gurus de ciclo, geralmente, sobrevivem até ao final desse "Bull" ou "Bear Market". Durante esse período, o guru tem uma exposição mediática muito forte pois todos querem saber as suas opiniões. Por isso, aproveita ao máximo essa sua notoriedade para ganhar dinheiro, sendo muito frequente ver "newsletters" a serem criadas por esses gurus para as venderem e assegurarem um bom rendimento. Depois, quando as previsões começam a falhar, começamos a perder o seu rasto e eles são esquecidos tão ou mais depressa como foram elevados à categoria de deuses.

Os gurus de descobertas são pessoas que trazem um método revolucionário ao mercado. Os investidores, sempre desejosos de estarem na vanguarda e se anteciparem aos outros intervenientes no mercado, adoram novidades e métodos inovadores. Estes gurus desdobram-se em conferências e seminários para explicar o tal novo método, o que lhes rende bastante dinheiro. Por vezes, chego a ficar chocado com o preço que se tem que pagar para participar em alguns "workshops" que têm a participação destes gurus.

Os gurus mortos surgem quando uma série de investidores começa a descobrir obras escritas por pessoas que tinham ideias bastante interessantes e muito peculiares sobre o mercado. Começam a tornar-se verdadeiros mitos e as interpretações que se fazem sobre a sua obra e as suas opiniões dão origem a muita polémica porque os autores não estão vivos para esclarecer as dúvidas. Pretcher e Gann são dois dos exemplos mais célebres do que são gurus mortos e, hoje em dia, são muitos os seguidores das suas obras e que vêem neles referências para as suas análises.

Por que surgem sempre estes gurus e por que despertam tamanho entusiasmo e obsessão por parte dos investidores? Na minha opinião, surgem pela necessidade que a maior parte dos investidores sente em ter um líder. Decidirem sob a "protecção" do líder dá uma segurança e uma confiança que muitos investidores necessitam para tomarem as suas decisões.

A palavra guru soa mal. Ainda bem que assim é. Pode ser que isso faça as pessoas abrirem os olhos e perceberem que não é esse o caminho para o sucesso. Negociar à sombra de um guru, não permite ao investidor evoluir com as perdas. Pode ser difícil de crer, mas são as perdas e os insucessos que fazem os investidores evoluírem. Perceber onde e por que é que falhámos é dar um passo muito importante na nossa aprendizagem. Quem negoceia apenas com base na opinião de um guru, não consegue tirar ilações das perdas, pois não identifica o erro de análise que levou à perda. O único erro que identifica foi ter seguido cegamente a opinião de alguém. E se tiver a lucidez para o fazer, talvez essa derrota seja mesmo a sua grande vitória.

Os gurus fazem parte dos mercados. Fazem parte do "glamour" que muitos vêem no mercado. Mas se quer fazer parte dos vencedores, guarde alguma distância em relação a isso. Dá trabalho ter sucesso no mercado.

Ulisses
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 29133
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Gurus do mercado

por junior dias forex » 7/10/2013 0:48

Prezado,

ótima postagem a sua. Realmente nós, traders, devemos confiar apenas no nosso potencial. Potencializar o conhecimento dos outros é um verdadeiro "tiro no pé".

No mercado não existe qualquer tipo de certeza, o que existe de verdade é trabalhar com possibilidades e probabilidades e ter uma estratégia vencedora, em que possamos obter lucros através dos ganhos e reduzir as perdas nas operações negativas.

att,

www.fxbrasiltrading.com
 
Mensagens: 2
Registado: 7/10/2013 0:34

Re: Gurus do mercado

por mariocatita » 31/10/2013 18:28

boa tarde queria que me dissesem o porque?

jeronimos martins apresenta lucro (DESCE EM BOLSA)
bes apresenta prejuizo (SOBE)
 
Mensagens: 9
Registado: 14/6/2011 23:10
Localização: 1

Re: Gurus do mercado

por TorresTrader » 21/2/2014 20:23

Boa tarde pessoal, tudo bom?
 
Mensagens: 10
Registado: 17/2/2014 12:58

Re: Gurus do mercado

por TorresTrader » 1/4/2014 19:39

e ai pessoal tudo bom? gostei muito do post
 
Mensagens: 10
Registado: 17/2/2014 12:58


Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante