Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Fragilidades"

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

por Ulisses Pereira » 28/6/2010 12:32

Calma. Quase todos os investidores passam por isso. Uns têm a capacidade e a vontade de mudar. Reconhecer os erros e as nossas fragilidades é meio caminho andado para a mudança.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Bramador » 28/6/2010 12:16

Ulisses

Infelizmente revejo-me inteiramente nesse teu artigo, e apesar de saber isso na teoria, quando chega a hora de o fazer é q são elas. Estou mto desapontado comigo mesmo e quase q me vêem as lágrimas aos olhos, de tanta falta de disciplina e de tanta Burrice.
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Oeiras

Novo artigo: "Fragilidades"

por Ulisses Pereira » 28/6/2010 11:55

Acabou de ser publicado o meu novo artigo. Uma reflexão sobre algumas das fragilidades de quem negoceia em Bolsa:

Quando começam a negociar, muitos investidores não têm a noção de que estão, logo à partida, condenados ao fracasso. Muitos iniciam o seu percurso nos mercados financeiros transportando sonhos de sucesso, ignorando que possuem fragilidades que fazem com que o seu insucesso em Bolsa seja altamente provável.

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar-se a si mesmo"
Tolstoi

Quando começam a negociar, muitos investidores não têm a noção de que estão, logo à partida, condenados ao fracasso. Muitos iniciam o seu percurso nos mercados financeiros transportando sonhos de sucesso, ignorando que possuem fragilidades que fazem com que o seu insucesso em Bolsa seja altamente provável.

A teimosia é uma fragilidade intrínseca a muitos investidores. Frases como "Eu estou certo, o mercado é que está errado", são comuns a inúmeros investidores que ficam amarrados às suas posições, fechando os olhos ao que o mercado lhes está a mostrar.

A flexibilidade deve ser de tal ordem que, em determinadas circunstâncias, o investidor deve fechar a sua posição e abrir outra no sentido exactamente contrário ao perceber que a direcção do mercado era exactamente a oposta à que previa. Este "stop and reverse" é um dos aspectos do "trading" que, apesar dos 19 anos de mercado, sinto ainda dificuldades em colocar em prática, o que mostra que ainda terei que trabalhar mais neste campo psicológico.

Outra das fragilidades fatais para qualquer investidor é a sua falta de disciplina. Ter um plano de acção nos mercados, uma boa leitura da conjuntura e um bom raciocínio de nada serve se depois não tiver disciplina na hora de agir. Ou talvez deva dizer na hora de não agir, uma vez que a falta de disciplina normalmente manifesta-se em situações que o investidor tinha planeado estar de fora do mercado e a sua impaciência o levam a agir.

Quem não sabe perder não deve andar nos mercados. Saber perder implica não só assumir as suas responsabilidades, como fechar a sua posição, reconhecendo o erro. Quem não sabe perder, passa mais tempo a procurar culpados e bodes expiatórios para os seus maus negócios, do que em perceber porque é que errou, algo essencial para evitar erros semelhantes no futuro. Mas - mais grave do que isso - é que quem não sabe perder, de forma a evitar assumir a derrota, não fecha as posições, deixando as perdas avolumarem-se.

Cortar as perdas continua a ser, para mim, a regra número 1 dos mercados. Mas fechar uma posição, assumindo o erro, é muito doloroso para quem não sabe perder. Esses investidores esquecem-se que a vitória final não é feita só de uma sucessão de vitórias, mas sim de um intercalar de grandes vitórias com pequenas perdas.

O sentimento de vingança é outra das fragilidades de alguns investidores. Depois de sofrerem uma perda apreciável, alguns investidores ficam enraivecidos e invadidos por um desejo de vingança em relação ao mercado. A lógica passa por quererem ir buscar ao mercado aquilo que ele lhes tirou. Obviamente, isto leva a negócios efectuados mais de uma forma emotiva do que racional, aumentando as probabilidades de perdas. "A vingança serve-se a frio" é uma frase difícil de aplicar nos mercados...

Deixei para o final a fragilidade que me parece mais evidente mas que os investidores negligenciam que é a falta de capacidade e preparação para negociar. Quanto tempo de preparação e estudo têm os investidores antes de se iniciarem nos mercados? Geralmente, é muito escasso. Como em qualquer outra actividade, para se ter sucesso é necessária uma longa e cuidada preparação antes do seu início. Quando isso não acontece, o início é sempre marcado por graves erros até se adquirir a experiência e conhecimentos necessários. Mas arrisco-me a dizer que o pior que pode acontecer a um investidor que começa a dar os primeiros passos no mercado é ter grandes ganhos no início. Tudo parece fácil e o pior ainda está para vir...

Fragilidades. Quem não as tem? Mas quando as que referi neste artigo se acumulam no mesmo indivíduo, os mercados estão longe de ser um bom destino para essa pessoa. Nem todos têm vocação para serem investidores de sucesso. E os que tiverem a lucidez de perceber isso serão vencedores. Não no mercado, mas na vida.

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 8/9/2010 13:14, num total de 1 vez.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes