O Paradigma da Roleta

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

por MarcoAntonio » 24/10/2008 18:29

O que ele está a dizer é que o observador não influencia. Ele está a propor um exercício para o LongBlackCandle perceber que o que estava a defender não faz sentido (o Long entretanto já assumiu o lapso).

A probabilidade de um acontecimento aleatório não pode obviamente variar para dois observadores diferentes do mesmíssimo evento. É isso mesmo que ele quer mostrar...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por atomez » 24/10/2008 18:33

MarcoAntonio Escreveu:O que ele está a dizer é que o observador não influencia. Ele está a propor um exercício para o LongBlackCandle perceber que o que estava a defender não faz sentido (o Long entretanto já assumiu o lapso).

A probabilidade de um acontecimento aleatório não pode obviamente variar para dois observadores diferentes do mesmíssimo evento. É isso mesmo que ele quer mostrar...

Yup, tens toda a razão.

Não reparei que ele começou por dizer:

Só para ver onde te leva o teu raciocinio, imagina o seguinte:
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

Re: comentário

por Dwer » 24/10/2008 21:41

jotabilo Escreveu:Caro Corvo 47

Mas tanto a EDP ou a JM estão tb em maus lençóis...Também arranjas cada alternativa.
Quem é um pequeno investidor e investiu meia dúzia de cobres perante este carrocel apenas lhe resta, racionalmente, ter em conta a sua opção de ter preferido um determinado título numa determinada altura e esperar que os os pressupostos então admitidos se concretizem. Andar a saltar pouco lhe pode adiantar se consideramos que se trata de uma crise generalizada.
Poderemos optar por nos tornarmos líquidos e aguardar que a tendência crescente se venha a concretizar. Julgo que esta atidude será a mais correcta a tomar nesta altura.
No entanto um investidor é um investidor e não um pilha-galinhas.
De resto julgo que é timbre dos grandes investidores estarem atentos ao evoluir dos mercados e mexer na carteira o menos possível...a bolsa, salvo situações de magna e excepcional grandeza, compensa em função do capital investido, da nossa paciência em aguardar os lucros e da oportunidade na compra.
Naturalmente que os conselhos do triunviratista têm pertinência para os recolectores de algumas valias no sua imensa actividade de adivinhação.
Mas como ele tb diz, citando, "ganhei mais quando me mantive quieto e expectante perante o evoluir do mercado"

cumps

Chére Bilo: In the long run, we are all dead! Keynes
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

comentário

por jotabilo » 24/10/2008 22:40

Caro Dwer

A situação do gráfico pode ser outra, bastará procurar no longo caminho das funções dos varios índices. Procuraste esse para provar o quê?
Claro que eu referi a oportunidade na compra, ou seja o momento da compra que deve ser oportuna.
Referi também como elemento essencial o pressuposto principalque nos levou a comprar um determinado título em detrimento de um outro. Falei por último na paciência para procurar lucros.
A obediencia a estes factores, naturalmente que obriga o investidor a mexer o mínimo na sua carteira de investimento.
Repito mexer o mínimo possivel, sem contudo deixar de proteger o capital nos movimentos necessários a ter para esse efeito.
Esta ideia como outras vêm discretamente referidas nos livros sobre bolsas...chamo-lhe ajardinar uma carteira constituída.
O que se passa actualmente nos mercados ainda não é clara para mim.
Não sei quando, li por aqui, uma referência ao mercado da bolsa chinês, como tendo um desenvolvimento exagerado e que era preciso normalizar o tremendo desenvolvimento especulativo e real que o mesmo mostrava.
Até agora essa referência não me saíu do espirito e parece-me, sem desejar cair em teorias da conspiração, que este aparente descalabro que vivemos é, em parte, coordenado por interesses inconfessáveis dos dois blocos ocidentais os USA-UK de um lado e da Europa terrestre por outro, agora conluiados para diminuir e travar a marcha das economias emergentes como a China, a India , a àfrica Meridional e a América latina,situados nas áreas de interesses onde até agora ponderaram.
Se reflectires bem, toda esta crise parece merecer aclaração para ser coerentemente entendível nas sua dimensões.
Porquê o crude a preços tão altos em pleno verão.....porquê agora terem descido para menos de metade?...Existe alguém na sombra a manipular.
Temos de ter em atenção isto. O invocado subprime julgo-o apenas um alibi para esconder movimentos maiores e é preciso saber quais são os motivos. Quem são os agentes que manipulam deste modo a realidade.
Existem técnicas para o efeito e é sobre isso que se deve reflectir, para dar alguma coerência a este mundo.
Para mim tudo isto não é muito claro e penso que para ti também o não será.
O aforismo que invocaste em inglês já o conheço há muito e vale o que vale.
Por tudo isto é que acho uma minudência essa de andarem por aí a puxar os cabelos a ver se adivinham as contagens das ondas de Elliot com finobacci à mistura ...quando existem realidades mais influentes e que permanecem na obscuridade.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 24/10/2008 22:49, num total de 1 vez.

Registado: 3/12/2007 20:31

por scpnuno » 24/10/2008 22:46

A mim o que realmente me preocupa é qual o palel da Europa Aquática e da Europa Lunar (já que o papel na Europa Terrestre está esclarecido)

Também me preocupa qual o significado profundo e inconfessavel de "cumps" em triplicado...

A conspiração chinesa para fazer cair o PSI é clara - pelo menos no que diz respeito á JMT e SON (eu própria já sou cliente das lojas do chinês)

Jotabilo, tu vai dormir que o teu mal é sono (verdade que a brilhante carreira do teu FCP não está a ajudar - vantagem de ser lagarto, é que vemos alguma coisa verde e que ganha)

Abraços

P.S. Já fui, Marco, já fuiiiiiiiii
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re: O Paradigma da Roleta

por MNFV » 24/10/2008 22:49

8-) e creio que se pode fazer a analogia entre a moeda viciada e um sistema de trading perdedor... se não houver evolução técnica/psicológica e cabeça fria os erros tendem a repetir-se e agravar-se

por exemplo, se neste bear market me dessem a mim e ao Marco um prazo de um mês para entrar e sair de uma acção concerteza o Marco teria uma probabilidade >0,5 de fazer um trade positivo e eu não :x

Elias Escreveu:Eu apostava caras, poic começava a achar que a moeda estava viciada :lol:

Registado: 28/12/2007 17:02

comentário

por jotabilo » 24/10/2008 22:59

Caro SpcNuno

Como sempre tentas levar as coisas para o lado prático como é timbre do teu género.
Agradeço-te a recomendação.
Mas tens de convir que anda muita coisa inexplicável no ar. Então o sistema bancário mundial em meio ano, fica sem moeda para trabalhar.
Se houver alguém que me explique o porquê deste fenómeno era capaz de dormir mais descansado.
Bem, de facto até o FCP anda a estreler.

bjs

Registado: 3/12/2007 20:31

por cibmic » 25/10/2008 19:39

Excelente artigo.
De facto a tentação de comprar mais em baixo em vez de se vender e assumir a perda é uma tentação enorme.

Registado: 29/11/2007 2:38

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes