O erro

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

O erro

por Ulisses Pereira » 19/12/2007 13:41

“Errar é humano”

A esmagadora maioria dos investidores acredita que um dos factores essenciais para se ter sucesso nos mercados é cometer muito poucos erros. É evidente que um reduzido número de erros ajuda a melhorar os resultados, mas o factor decisivo é a capacidade de reconhecer e assumir os próprios erros.

Errar no “trading” é inevitável e ter noção disto é essencial para saber lidar com os erros, reconhecê-los e assumi-los na altura certa. O facto de, por vezes, o investidor não tomar as melhores decisões na negociação nos mercados, levando-o a errar, nem sempre é controlável pela própria pessoa, mas o reconhecimento e o assumir do erro dependem única e exclusivamente do próprio investidor.

Por que razão valorizo tanto esta questão do reconhecer e assumir os próprios erros no “trading”? Porque os anos de mercado foram-me ensinado que os erros irão acontecer sempre. São inevitáveis. Mas se os assumirmos a tempo, corrigindo-os, limitamos os seus efeitos nefastos, ficamos rapidamente em condições de levantar a cabeça e prosseguir em frente. Se fecharmos os olhos aos erros, ignorando-os e não os assumindo, as perdas podem agravar-se, o erro arrastar-se e os efeitos psicológicos serem arrasadores.

De forma a tornar este artigo menos teórico, vou aqui dar um exemplo prático das consequências de se fugir a reconhecer o erro e a emendá-lo. Antes dos Estados Unidos atacarem o Iraque, muitos dos investidores que detinham acções, venderam-nas por acreditarem que o início do conflito faria as Bolsa caírem. Contudo, com tantos investidores já de fora do mercado com medo de um conflito mais que antecipado, o mercado começou a subir depois do início das hostilidades, arrancando para um extraordinário 2003 nos principais mercados mundiais.

Muitos desses investidores que venderam antes do início da Guerra, não tiveram o discernimento para – depois das subidas dos primeiros dias do conflito – reconhecerem que tinham errado. Se venderam porque acreditavam que o início das hostilidades iria levar os mercados bem para baixo e se isso não aconteceu, qual o argumento que eles agora tinham para continuarem de fora do mercado? Nenhum. Contudo, incapazes de assumirem que erraram, começaram a arranjar outras justificações para o comportamento do mercado e não corrigiram o erro, continuando de fora. E assim assistiriam, tristemente, ao espantoso ano de 2003 nos mercados financeiros.

Uma das características da maior parte dos investidores que os impede de ganhar dinheiro em Bolsa é, na minha opinião, na maioria das ocasiões estarem mais preocupados em ter razão do que em ganhar dinheiro. Preferem lutar por aquilo que defenderam a nível teórico, mesmo quando já é claro que não têm razão, do que em abstrair-se desses argumentos e tentar lutar por fazer dinheiro nos mercados.

Por certo estará a ler este artigo e a pensar em algumas ocasiões em que não teve a coragem de assumir rapidamente o erro, incorrendo em perdas grandes. Não pense que é uma excepção. Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros.

Em vez de reconhecerem o erro e assumi-lo, o que é que a generalidade dos investidores costuma fazer? Responsabilizam outros pelo facto do mercado não estar a seguir o rumo por eles antecipado. Começam por dizer que os investidores estão enganados. Continuando o mercado no rumo oposto ao previsto por eles, afirmam que o mercado está a ser manipulado por grandes especuladores que querem enganar os pequenos investidores. E, a partir daqui começam a disparar em todas as direcções, acusando tudo e todos: A culpa passa a ser dos analistas que estão a manipular as cotações, das corretoras e até da CMVM!

Todos servem de bodes expiatórios para justificar os nossos próprios erros. Por vezes, os mercados assemelham-se aos jogos de futebol em que os jogadores da equipa derrotada, descarregam nos árbitros as frustrações das suas falhas.

Enquanto continuarmos a fechar os olhos aos nossos erros, enquanto continuarmos a não os assumirmos, enquanto preferirmos justificá-los com terceiros, empurrando para os outros as nossas falhas, ainda teremos um longo caminho pela frente na construção de uma personalidade ganhadora nos mercados financeiros.

Nós não podemos controlar o mercado, mas podemos controlar a nossa forma de negociar e assumir rapidamente que errámos é um dos aspectos essenciais do “trading”. Quem conseguir interiorizar isto tem já um boa parte percorrida do processo de formação como investidor de sucesso.

Acho que é tempo de percebermos que a culpa não é dos outros, nem muito menos dos mercados. É tempo de olharmos para dentro de nós e vermos onde é que erramos e porque é que falhámos. E termos coragem de assumirmos o nosso carácter humano e dizer “Eu errei.”.

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 19/12/2007 13:52, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 29133
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Thunder » 19/12/2007 13:48

Muito bom o artigo Ulisses 8-)

Acho especialmente importante esta parte:

"Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros. "

Obrigado pela partilha :)

Um abraço a todos e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1159
Registado: 3/3/2007 16:57
Localização: Norte

por scpnuno » 19/12/2007 13:53

O reconhecimento do erro é importante, pelo menos com nós próprios.

Os mais experientes ou confiantes (ou outra coisa qualquer) até o fazem publicamente, como tão bem foi demonstrado naquele topico de "o meu pior negocio" (eu francamente acho que qualquer dia temos reuniões de TPA - traders perdedores anonimos, em que cada um começa a participação a a dizer "eu sou um trader perdedor e um murcão")

Mas...mas, por mais experiente, sabedor e confiante que se seja, aquela magoazita de um mau negocio não deixa de espicaçar o lado mau que existe em nós - e aí, damos com eles a empalar ursos em gráficos, assim com um ar de quem não quer a coisa...

(pronto, pronto, vou voltar para a caverna)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Dwer » 19/12/2007 14:03

A frase inteira é:
'Errare humanum est, perseverare diabolicum'

Errar é humano, perseverar no erro, diabólico.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por Titleist » 19/12/2007 14:17

Por certo estará a ler este artigo e a pensar em algumas ocasiões em que não teve a coragem de assumir rapidamente o erro, incorrendo em perdas grandes. Não pense que é uma excepção. Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros.


Reconheço que foi difícil reconhecer que falhei, pq pensei que me tinha preparado,estudado, analisado tudo tão bem, que o erro não podia ter sido meu ... a culpa era do subprime, do Trichet, etc ...

Custou-me reconhecer, mas como tu disses só assumindo o erro, é que consegui levantar a cabeça e partir para outra, consciente de errar é humano mas, garantidamente, tb mais calejado e mais calculista.

Enviar a cabeça na areia, não reconhecendo o erro e assumindo as perdas, sejam elas pequenas ou grandes, é meio caminho andado para que os erros se tornem mais frequentes e de proporções cada vez maiores.

Faz bem parar de vez em qd, dedicarmo-nos a outras coisas, limpar a cabeça e então depois, voltar, mais fortes e mais "sábios" do que antes.

Desculpem se estou a "repetir" algo que o Ulisses já disse, mas acreditem que o que ele diz é verdade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Alvo » 19/12/2007 14:25

Penso que o reconhecimento do erro, está ligado a uma qualidade humana que lhe é legada pelos pais a cada indíviduo, que se manifesta no dia-a-dia, e que, quando não se tem, está-se condenado: A HUMILDADE.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 22/3/2005 23:59

por james dean » 19/12/2007 14:35

Estamos no fim do ano,altura de fazermos o balanco da nossa actvidade bolsista durante 2007.Eu este ano cometi muitos erros.E facil nao cometer erros quando a bolsa esta a subir.Quando existe como agora grande volatilidade,o erro comeca sempre na entrada,e cada
vez mais somos apanhados nos stop,s.Adrenalina de quem faz diariamente o day trade,existe nas 2 vertentes.Se ganhamos sentimo-nos felizes,e julgamo-nos inteligentes e realizados.Quando perdemos,analisamos o que correu mal,e assumimos as perdas sem stress,por vezes ate com a sensacao de felicidade por termos perdido pouco.Na bolsa como na vida aprendemos sempre mais com os erros do que com as vitorias,e continuamos por vezes a fazer os mesmos erros.E bom que nao estejamos dependentes dos
ganhos da bolsa para vivermos,pois a ansia de ganhar
pertuba o nosso espirito,e leva-nos a cometer ainda
mais erros.
 
Mensagens: 43
Registado: 14/12/2007 19:16

Caro amigo o pior é o medo.

por mapril » 19/12/2007 14:49

Na minha opinião a principal rasão é o medo. Já o disse noutro fórum, o medo faz perder dinheiro na descida e o mesmo medo não deixa ganhar nas subidas. BN
 
Mensagens: 2
Registado: 29/11/2007 10:11
Localização: caldas da rainha

por rate » 19/12/2007 15:12

"...a sorte dá muito trabalho..."
cc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 362
Registado: 8/12/2007 12:39
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 19/12/2007 15:17

Bem sei que há muitas razões para se perder dinheiro em Bolsa. Mas aqui estamos a falar especificamente da incapacidade dos investidores aceitarem os seus erros. De os reconhecerem e assumirem com naturalidade.

Manuel Cajuda, treinador de futebol do Vitória de Guimarães, dizia há dias que uma das razões do sucesso da sua equipa é que não tinha medo de perder e sabia que iria errar e perder algumas vezes. Nos mercados, as coisas não são diferentes. Saber que vamos errar algumas vezes e que isso é inevitável, é essencial.

Um abraço,
Ulisses
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 29133
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por james dean » 19/12/2007 15:37

O ser humano e complicado.Nas tertulias com os meus amigos todos falam dos seus sucessos,e raramente aparece alguem a dizer que perdeu e porque.As pessoas julgam que assumir erros e manifestar sinais de menoridade e fraqueza.Vi muitas grandes moradias a serem construidas na quinta da Marinha-cascais,com os ganhos da bolsa.Vi amigos a vender as joias da mulher para poderem se alimentar,fruto de perdas na bolsa.Tudo esta no equilibrio,nao facas nada na vida que nao saibas,nao arrisques o que nao tens,e tem presente que nao es o mais inteligente,e quando perdes ha alguem que ganha.Eu sou humano e sou capaz de dizer a minha mulher que ganhei 100 euros e calo quando perco 1.000.Mas mais importante e assumir interiormente os meus erros,no sentido de os evitar no futuro.
 
Mensagens: 43
Registado: 14/12/2007 19:16

por Laaz Rockit » 19/12/2007 19:32

Excelente artigo Ulisses.

Eu gostaria de dizer e assumir que tenho cometido muitos erros, burrices e enganos, porque também ainda há pouco tempo comecei a investir mais assiduamente na bolsa, mas devo estar no caminho certo: porque os assumo, e não os atiro para cima de ninguém. A culpa é única e exclusivamente minha.

Este artigo levantou-me a moral, porque pensei que só eu fazia burrice. Afinal, parece que não sou o único.

Espero ir aprendendo e melhorar com os meus erros.

Um abraço.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 660
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Europa

por macau5m » 19/12/2007 20:34

O pior do erro é que regra geral só se saber que se errou depois de ter cometido o erro e esse já não poder ser corrigido, eu pergunto-me se neste momento não estou a errar é que desde Setembro parece que só acumulo erros, passo a enumerar alguns;
Após ler muitas opiniões no forum era quase certo que iria haver um crsh.
Vendi 2200 EDP a 3,90 e 250 PT a 9,90 (erro)
Comprei Brisa 500 a 9.25 bom negócio por enquanto!
Comprei Northen Rock a 1,20£ vendi a 1.83£ era para vender a 2.60£ mas chegou só aos 2,52£ poderia ter sido um optimo negócio.
Compra de Galp a 11,30 com Stop nos 11,10 vendidas cerca de 10 dias antes das noticias dos poços do Brasil-Pécimo negócio
Compra de BCP a 3.39 á espera de noticias da fusão, tudo indicava que as noticias seriam positivas, mas falharam e assim continuo com elas á espera do longo prazo e aguardo que haja algo de positivo, ou cometo mais um erro e sou arrastado com ela para o fundo.
Por isso é muito dificil saber onde está o ERRO.
Bons negócios
Cumps
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 228
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

por kpt » 19/12/2007 20:40

António, seria óptimo se não falhássemos qualquer negócio/trade mas pelo que vi tiveste também alguns bons negócios. O saldo global é positivo ou negativo? Mesmo que seja negativo tiveste mais valias que te ajudaram a criar algum tapete/conforto para as possíveis menos valias, o que já não é mau.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por rsacramento » 19/12/2007 20:43

alguém disse que estúpido não é aquele que erra ( porque errar é humano), mas sim aquele que não aprende com os erros
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9680
Registado: 29/11/2007 12:50

por macau5m » 19/12/2007 20:50

kpt Escreveu:António, seria óptimo se não falhássemos qualquer negócio/trade mas pelo que vi tiveste também alguns bons negócios. O saldo global é positivo ou negativo? Mesmo que seja negativo tiveste mais valias que te ajudaram a criar algum tapete/conforto para as possíveis menos valias, o que já não é mau.

o Saldo Após Setembro é negativo no entanto ainda estou com ganhos visto ter comprado EDP a um preço médio de 3.09
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 228
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

erro

por Clinico » 19/12/2007 23:15

Ora, meu Caro António...pôs o dedo na ferida... o erro "dilui-se" muitas vezes numa postura de investimento a médio longo prazo. Não é a bolsa um jogo de soma positiva?
Não me venham com a conversa que o crash de 1929 demorou "que tempos" a recoperar. Isso é outra história. É um crash, inserido em toda uma situação de bolha com as consequencias que todos sabemos. Falemos apenas de pequenos erros com exemplifica o Ulisses. Se os investidores que sairam antes da guerra do Iraque tivessem estado quietos...Ora voltando a um exemplo caseiro, querem apostar que quem errou com a sonae ind ainda vai ter alegrias?? :lol:

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: erro

por Branc0 » 19/12/2007 23:49

Clinico Escreveu:Ora, meu Caro António...pôs o dedo na ferida... o erro "dilui-se" muitas vezes numa postura de investimento a médio longo prazo. Não é a bolsa um jogo de soma positiva?
Não me venham com a conversa que o crash de 1929 demorou "que tempos" a recoperar. Isso é outra história. É um crash, inserido em toda uma situação de bolha com as consequencias que todos sabemos. Falemos apenas de pequenos erros com exemplifica o Ulisses. Se os investidores que sairam antes da guerra do Iraque tivessem estado quietos...Ora voltando a um exemplo caseiro, querem apostar que quem errou com a sonae ind ainda vai ter alegrias?? :lol:

Abraços
Clinico


E como destingues um crash de uma correcção?

Ou seja, quanto esperas que desvalorize até dizeres "isto é um crash" ?

Se perderes 20% é uma correcção? E 30% ? E 50?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Bullion » 19/12/2007 23:58

Já concerteza alguém o disse antes de mim , vocês já o ouviram antes de hoje, mas não custa nada lembrar: Ser capaz de assumir o erro e vender a perder, é aquilo que distingue o bom trader dos outros traders.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 217
Registado: 31/7/2006 14:54
Localização: Lisboa, Olivais

erro

por Clinico » 20/12/2007 0:34

Meu caro BrancO, o que sucedeu até agora na sonae ind, não foi um crash, foi uma correcção - das grandes! penso que uma acção não "crasha", só os mercados, não é assim? E por definição crash é queda de 10 a 20% em curto espaço de tempo não é? porque se for num ano, é correcção, penso eu.

Se quem manteve a sonae ind dos 11 e tal, sair agora, não sei se fará bem. Perdido por perdido, agora espere que suba!
Eu tambem as comprei a 7,28, NÃO as vendi a 7,70 e disse "chega" a 7,21!! Comprei-as na perspectiva de que recoperassem mais depressa do que a sonae sgps. Enganei-me! não sei se errei, mas enganei-me com certeza. (enganar-se é o mesmo que errar??)

Enfim, filosofias...
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: erro

por Branc0 » 20/12/2007 1:02

Clinico Escreveu:Meu caro BrancO, o que sucedeu até agora na sonae ind, não foi um crash, foi uma correcção - das grandes! penso que uma acção não "crasha", só os mercados, não é assim? E por definição crash é queda de 10 a 20% em curto espaço de tempo não é? porque se for num ano, é correcção, penso eu.


Sem fazer pesquisa nenhuma vem-me logo à cabeça a PARMALAT... certamente haverá outras.
Editado pela última vez por Branc0 em 20/12/2007 1:18, num total de 1 vez.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

erro

por Clinico » 20/12/2007 1:14

Mas a Parmalat foi vitima de fraude, não das andanças do mercado. E outras que tais nos EUA tambem foram vitimas de fraude por parte das administrações!Nem sei a que preço está a Parmalat agora comparado com o que desceu nessa altura...
Eu estou só a referir ás andanças normais dos mercados e ao comportamento das acções nesse "andar" e não a acontecimentos fora do habitual...
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

erro

por Clinico » 20/12/2007 1:18

Meu Caro BrancO, eu penso que me fiz entender mal.
Eu ão disse que não se saia de uma acção se esta está a descer.
O que eu quis dizer é que um erro se dilui com o tempo.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: erro

por Branc0 » 20/12/2007 1:18

Clinico Escreveu:Mas a Parmalat foi vitima de fraude, não das andanças do mercado. E outras que tais nos EUA tambem foram vitimas de fraude por parte das administrações!Nem sei a que preço está a Parmalat agora comparado com o que desceu nessa altura...
Eu estou só a referir ás andanças normais dos mercados e ao comportamento das acções nesse "andar" e não a acontecimentos fora do habitual...
Abraço
Clinico


Bom... o problema é o mesmo. Como é que defines que o andamento é normal? É que até a PARMALAT ou a ENRON aparecerem nas noticias já tinham desvalorizado bastante.

Ficas à espera das noticias? Vendes antes? Quando?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

erro

por Clinico » 20/12/2007 1:37

Meu Caro Branc0, não vamos começar a discutir "stops". Não é isso a que me estou a referir.

A andança normal dos mercados é o que está a decorrer agora, por acaso com VIXs enormes. Leia o caso do TM1950 no tópico da sonae sgps e veja a disciplina que é preciso, para manter a sonae desde os 50 centimos. Desde aí, a sonae já se fartou de cair e subir etc etc. Mas ao fim destes anos, quadruplicou o investimento sem mexer uma palha.
Pode argumentar que poderia ter maior lucro se tivesse vendido em cima e recomprado em baixo. Mas isso nem sempre é fácil de fazer e por vezes "erra-se" mais assim do que deixar andar.
Mas é apenas uma opinião. Não tenho nada contra "stops" e que vendam quando encontram resistencia e comprem nos suportes. Mas continuo a afirar que o tempo dilui os erros.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante