Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A génese do PSI-12

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 19/5/2004 19:25

Bale Escreveu:Será que passado um ano alguma coisa se alterou no nosso PSI12?

Teve graça essa de ires buscar um post com mais de 1 ano...

No PSI.12 nada se deve ter alterado significativamente.
Não voltei a fazer as contas...

Mas nos gráfico anexos podemos ver bem o que se seguiu.

A PTC passou a ter bom comportamento com os insideres da CAP que começaram a actuar 1 mês antes do anúncio.

Ao reler agora o post achei graça a algumas "afirmações categóricas" que foram proferidas nessa época.

TRSM Escreveu:Em relação a outros indices Europeus pode verificar que as MM de longo prazo, casos da MM150 e MM200 ainda estão longe de ser tocadas, portanto poderemos considerar que o nosso Psi ainda está longe de um possivel Bull

Afinal não estavamos longe, já estavamos nele...

TRSM Escreveu:É a nossa querida ovelha ranhosa (BCP) que tem uma das maiores senão a maior ponderação do PSI. Quando esta ovelha passar as MMde longo prazo,"falta saber quando :lol: :lol:" poderemos considerar que o Psi estará em Bull Market.

Olhando para o gráfico anexo, do PSI e das 3 blue chips, vemos que o BCP é a mais valorizada...

Surfer Escreveu:De qualquer forma estás num bearmarket de longo-prazo, o PSI continua bearish mesmo assim tem aguentado bem em comparação com os mercados externos.

Ainda estaremos, amigo Surfer?

Um abraço,
JAS

P.S. - Tal como o post do PSI.12, isto é apenas para nos divertirmos...
Anexos
CAP.png
CAP.png (86.99 KiB) Visualizado 579 vezes
PSI Bull.png
PSI Bull.png (79.51 KiB) Visualizado 574 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

PSI12

por bale » 19/5/2004 15:55

Será que passado um ano alguma coisa se alterou no nosso PSI12?

Registado: 7/1/2003 19:06

Re: Surfer

por JAS » 2/5/2003 18:11

Surfer Escreveu:«Eu considero que já existem títulos em Bull Market pois estão com a EMA150 ascendente.»
Isso não são argumentos de um Bullmarket e nem o aumento de volume é.

Parece que também percebeste que eu tinha dito que esávamos em Bull market...
Eu apenas disse que aqueles títulos estavam Bull e continuo a dizer o mesmo porque para um título, considerado individualmente, a única coisa que interessa é se a MM de longo prazo está ascendente ou não.
Poderá ser discutível se devemos utilizar a 150 ou a 200 mas aí eu opto pela primeira e uso a EMA 150.

Hoje já ficáste convencido que a PTM está bullish?
Para mim essa já está sobrecomprada e não penso entrar agora.
As outras 4 parecem-me bastante mais atractivas.

Para te entreteres no fim de semana lê este post sobre o Ouro e depois diz-me qual a projecção que tens para o final do ano.
Mas expresso em Euros que é a moeda que eu uso quando vou ao supermercado aqui da esquina...

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=9911

Um abraço,

JAS

Assentando ideias...

por JAS » 2/5/2003 17:44

O meu post, meio a sério meio a brincar, parece que nos levou a uma discussão sobre o Bear/Bull market.

TRSM Escreveu:No incio de um Bull Market,normalmente as primeiras acções a iniciarem esse Bull, são precisamente as que são consideradas lixo, pq???
Pq foram as que mais se desvalorizaram durante um Bear Market, e aqui entra a irracionalidade.

Regra nº13
Acções de baixa qualidade podem começar a subir de preço, o que se deve à valorização rápida das mais atractivas, as primeiras a avançarem. É um fenómeno de arrastamento.

O Ulisses já te tinha corrigido. Eu acho que deves aproveitar o fim de semana para leres o livro outra vez...

TRSM Escreveu:portanto poderemos considerar que o nosso Psi ainda está longe de um possivel Bull, contudo isso não impede de encontrarmos algumas acções onde a cotação já se encontra acimas dessas MMde longo prazo , casos por exº - BPI, EDP, IPR, JMT, NBA,PTI, PT, PTM e SNC.

Eu não disse que o PSI estava Bull disse apenas que algumas acções do PSI tinham entrado em Bull.

O facto da cotação estar acima da MM150 ou MM200 não implica Bull. É preciso que essa MM seja ascendente.

Regra nº10
As média móveis de curto, médio, longo prazo tomam, em conjunto, rumo ascendente.

Utilizando a EMA 150 eu encontrei 5 títulos nessas condições: BPI-BES-IBR-JMT-PTM
As outras que tu referes estarem acima da MM de longo prazo IPR-NBA-PTI-PTC-SNC ainda não apresentam a EMA 150 ascendente.

TRSM Escreveu:É a nossa querida ovelha ranhosa (BCP) que tem uma das maiores senão a maior ponderação do PSI. Quando esta ovelha passar as MMde longo prazo,"falta saber quando :lol: :lol:" poderemos considerar que o Psi estará em Bull Market.

A dita ovelha ranhosa já começou a dar um arzinho da sua graça mas, quanto a mim,acho que a PTC ainda não.

Mas o que interessa realçar é que o conjunto de regras enunciadas no livro "Ganhar em Bolsa" se refere ao comportamento do mercado em geral e apenas a regra da MM ascendente se pode particularizar para um título individualmente.

Embora haja por lá muitas regras que se podem considerar já verificadas eu realcei apenas 2 aspectos que me pareceram importantes:

Regra nº9
Notou-se a subida relevante de alguns títulos. Embora poucos, a sua ascenção parece anómala em relação às subidas mais recentes, normalmente efémeras e de pequeno vulto.
Os 5 títulos indicados e ainda alguns outros que tu referes tiveram subidas acentuadas.

Regra nº8
Pode ter-se notado um aumento do volume de negócios na Bolsa, nos últimos tempos de baixa ou consolidação em baixa.
O BPI-BES-PTM tiveram aumentos de volume.

Um abraço,
JAS

Ulisses...

por Surfer » 2/5/2003 14:47

Eu quando olho para a PTM sabes o que me faz lembrar?!

O gráfico do Ouro, uma longa base um bull de médio-prazo (quase 2 anos, o Ouro tem tendências de muitos longos anos) um máximo pelos 390, correcção até ao importantissimo suporte dos 320-325, aguentou e nova subida, será que quebra os 400?!

Se sim é a confirmação do bullmarket no Ouro, o dollar fez o mesmo recentemente só que ao contrário, está em bearmerket e nas moedas as tendencias são de muitos anos tambem.

A PTM vai em cerca de 8 meses bull em pleno bearmarket, custa-me acreditar ou considerar já, que a PTM vive um bullmarket, mas acredito que já não faça novos minimos históricos.

O que me fará bullish na PTM?!

Uma correcção até à base para um teste definitivo, para um bullmarket de longo-prazo impõem-se testes aos suportes de médio/longo-prazo, tal como o Ouro fez recentemente.

Eu considero no Ouro um bullmarket na quebra dos 400, abaixo dos 320 é para esquecer. Na PTM espero uma correcção à base e nova subida, ai sim fico bullish na PTM que já me deu boas valias num passado recente.

Abraço! :)
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por TRSM » 2/5/2003 14:31

Olá Ulisses , boa tarde

" o lixo são as primeiras a subir em Bull Market"

Retirei esta transcrição do "Ganhar em Bolsa" ao mesmo tempo lembrei-me do nosso amigo Incógnitus, que esta semana gritava alto e em bom som......... mas o que é isto????......... até o lixo todo sobe????

abraço e fico-me reservadamente por aqui :lol: :lol: :lol: :lol:

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

por Ulisses Pereira » 2/5/2003 12:43

Nesta interessante discussão há aqui dois aspectos que estou em pleno desacordo:

:arrow: O TRSM diz que no início de um "bull market", são as acções mais fracas (consideradas lixo) as primeiras a subir. Discordo e penso que o passado tem mostrado que, no início dos "bull markets" são as "blue chips" que iniciam essas subidas.

:arrow: O Surfer diz que a PTM não está em "bull market" de longo prazo. Discordo. A PTM formou uma excelente base durante um ano e, desde o seu mínimo, já quase triplicou o seu valor! Claro que é sempre discutível o que é o longo prazo ou que horizonte devemos considerar... Se o longo prazo de que estamos a falar for, por exemplo, de 10 anos, o PSI ainda viverá um "bull market"... ;)

Por isso, eu acho que o PSI vive ainda claramente um "bear market" mas que a PTM vive já um notável "bull market" que, como é habitual, só foi identificado por alguns investidores já muito depois dele ter começado. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

JAS

por Surfer » 2/5/2003 11:55

«Eu considero que já existem títulos em Bull Market pois estão com a EMA150 ascendente.»

Isso não são argumentos de um Bullmarket e nem o aumento de volume é.

Olhando para os gráficos dos titulos que mencionaste não encontro indicações de um bullmarket, de todos esses titulos o mais proximo disso é a PTM, que aparenta ter construido uma base.

De qualquer forma estás num bearmarket de longo-prazo, o PSI continua bearish mesmo assim tem aguentado bem em comparação com os mercados externos.

Eu penso que é mais correcto dizer que esses titulos estão bull de médio-prazo num bearmarket de longo-prazo.

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Acções Bull

por JAS » 2/5/2003 9:13

Eu considero que já existem títulos em Bull Market pois estão com a EMA150 ascendente.
São eles:
BPI-BES-IBR-JMT-PTM.

De notar que o BPI-BES-PTM aumentaram de volume comparando o período de 3 meses com o último ano completo.

Portanto as primeiras acções a iniciarem o Bull Market não foram as "consideradas lixo"...

E não estou de acordo em considera a PTC e a EDP já em Bull. A EDP teve um rally mas nada mais do que isso.

Quanto a que "pouco importa se o nosso Psi é de 20 ou 12 ou 5, o que importa é que algumas acções subam e que nós consigamos identificar o inicio dessas subidas, ne???" apenas lembro que naquelas que têm diminuto volume basta-te encomendares-me um gráfico bonito que eu trato delas...

Um abraço,
JAS

por TRSM » 2/5/2003 8:58

Caro amigo Jas(Bull)

Concordo perfeitamente com o seu Psi 12, contudo gostaria de lembrar o seguinte ao amigo, que é um Bull intrinseco :lol: :lol: :lol:.

No incio de um Bull Market,normalmente as primeiras acções a iniciarem esse Bull, são precisamente as que são consideradas lixo, pq???

Pq foram as que mais se desvalorizaram durante um Bear Market, e aqui entra a irracionalidade.

Não se olha se uma acção é cara ou barata, mas sim se sobe ou desce.

Olhando para o nosso Psi 12 ou 20, como lhe queira chamar podemos observar o seguinte.

Em relação a outros indices Europeus pode verificar que as MM de longo prazo, casos da MM150 e MM200 ainda estão longe de ser tocadas, portanto poderemos considerar que o nosso Psi ainda está longe de um possivel Bull, contudo isso não impede de encontrarmos algumas acções onde a cotação já se encontra acimas dessas MMde longo prazo , casos por exº - BPI, EDP, IPR, JMT, NBA,PTI, PT, PTM e SNC, como podemos verificar já cá temos algumas das mais liquidas do nosso PSI - EDP e PTC, então pq razão o indice ainda não tocou nas MM de longo Prazo???

È a nossa querida ovelha ranhosa (BCP) que tem uma das maiores senão a maior ponderação do PSI. Quando esta ovelha passar as MMde longo prazo,"falta saber quando :lol: :lol:" poderemos considerar que o Psi estará em Bull Market.

Queria deixar bem claro que embora algumas acções cotem acima das MMde longo prazo não significa que já estejam Bull, pois é preciso que essas MM tomem direcção ascendente, e neste caso ainda são muito poucas, o mesmo se passa em alguns indices europeus e americanos que neste momento lutam com essas MM, por isso afirmo que as proximas semsnas poderão ser decisivas para uma entrada séria em Bull Market ou então voltamos á tendência primária que ainda é descendente(isto pode-se verificar nos gráficos semanais).

Poderia deixar tb alguns aspectos sobre o inicio de um Bull, mas o Ulisses já colocou um artigo sobre essa matéria no caldeirão.
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=21

Espero ter sido objectivo, e pouco importa se o nosso Psi é de 20 ou 12 ou 5, o que importa é que algumas acções subam e que nós consigamos identificar o inicio dessas subidas, ne???

abração ao Jas (Bull) :lol: :lol:

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

PSI vírgula NÃO

por BoxOpen_ » 2/5/2003 8:35

Oh JAS, excelente ideia.
Mas não achas que devia ser ajustado para PSI-10 ?
É que nem os ingleses se lembraram de meter um FTSE-144 :mrgreen: Ou os americanos um DOW-12.
Pelos vistos ajustaram logo ao sistema métrico :idea:
PSI-10 sempre traduzia mais a dimensão da BVL

Abraço :wink:
BoxOpen_

A génese do PSI-12

por JAS » 1/5/2003 22:24

Analisar o nosso PSIzinho é uma tarefa que se torna cada vez mais difícil dado o reduzido volume diário que alguns títulos registam.
Muitos dos nossos analistas teimam em aplicar os princípios da AT aos gráficos dessas empresas e mostram-nos pinturas lindas e coloridas mas validade muito duvidosa.
Muitas vezes, basta-nos comprar ou vender 50 títulos para deitar por terra todas as citadas projecções e há quem se divirta a fabricar gráficos bonitos para português ver...e comprar.

Por isso eu acho que não está certo terem tanta trabalheira, a apresentar 20 gráficos todos os dias pois é trabalho que não compensa, e proponho que o nosso PSI-20 seja reduzido para dimensões mais adequadas.

Como hoje é o Dia do Trabalhador, coisa que felizmente só acontece uma vez por ano, decidi trabalhar no sentido de reduzir o PSI.

Actualmente o nosso PSI limita a 20% o peso máximo de cada título e isso pode-se manter.
Se não fosse assim bastava-nos seguir a PTC (o que faria o índice ficar tão maluco como a dita) pois a sua percentagem no volume de negócios continua a aumentar.
Nos últimos 3 meses atingiu os 48,98% do total do PSI-20 contra 46,41% que se verificou no prazo de 1 ano.

Em face destes números quase que nos bastava ter um PSI-1 mas, enfim, se também temos uma SuperLiga com 18 clubes não há nada que nos impeça de termos um PSI também supra numerário.

Para determinarmos a dimensão ideal do nosso PSI podemos começar por expurgar os títulos que têm pouco movimento.
Por exemplo aqueles que movimentaram menos do que 5% do volume de negócios no último ano.
Oh! Diabo! Não pode ser... Ficávamos com um mísero PSI-4, apenas constituído pela PTC-EDP-BCP-BRI, e até os espanhóis se riam de nós.
Apesar dele representar 82,15% do volume do último ano, não pode ser.
Um PSI-4 seria muito curto para este jardim à beira-mar plantado que até tem 5 partidos políticos com representação parlamentar.

Não podemos ser tão exigentes...
Temos que arranjar o PSI maior, ou máior como dizem lá no Porto, pois somos pobrezinhos mas não tanto.
Vamos então baixar o limite para os 2%.
Assim já conseguimos arranjar um PSI-8 pois juntamos BES-BPI-SON-CPR o que corresponde a 94,04% do movimento total do último ano.
Mas temos um grande problema pois este limite iria gerar muita controvérsia...
Começava logo tudo a discutir se era mais adequado usar o período de 3 meses ou de um ano ou outro qualquer pois isso conduz a resultados diferentes.
Descobri que se utilizássemos os últimos 3 meses só chegávamos a um PSI-7 saindo da lista a SON e a CPR e entrando a PTM.
Portanto, e para evitar reuniões intermináveis da CMVM, é preferível estabelecer outro limite.

Além disso, um PSI-7 ou um PSI-8, parece insuficiente para um país com 10 milhões de habitantes. Esta, pelo menos, é a opinião do meu barbeiro que também fala de bolsa nos intervalos do futebol.
Portanto vamos ainda baixar o limite para 1%.
Conseguimos descobrir mais 2 títulos nessas condições.
Mas custou.
Juntamos a PTM e a SNC e arranjamos um magnífico PSI-10 que contempla 96,61% do movimento do último ano e 97,41% dos últimos 3 meses.

Mas lembrei-me que, neste cálculo do PSI, temos que ter em consideração que, para além dos 10 milhões cá residentes, ainda temos muitos portugueses espalhados pelo Mundo.
(O grande problema é que ninguém faz ideia de quantos são o que torna as nossas contas mais difíceis)
Se nos esquecêssemos deles até deixávamos de fora uma conhecida emigrante, por acaso até administradora do mais conhecido Fórum de Bolsa, e reduzíamos a sua tarefa diária de publicar as cotações em 50% o que não seria inadmissível face à actual legislação laboral.

Mesmo que contem pouco para a eleição de deputados, não há razão nenhuma para não contarem para o nosso querido PSI e, sendo assim, vamos então baixar o limite, dos títulos a considerar, para os 0,5%.
Assim já deve chegar para dar trabalho a todos e devemos conseguir incluir os outros importantíssimos títulos que ainda nos faltam.

Esquisito...
Depois desta trabalheira toda a somar zeros vírgulas zeros zeros só nos aparecem mais dois títulos chamados JMT e PTI.

Mas descer abaixo dos 0,5% já me parece um exagero por muito que estranhe que a PAD não apareceça incluída.
Portanto ficamos por aqui e com um PSI-12 que eu acho que chega muito bem para as nossas necessidades básicas.

Este novo PSI-12 engloba 97,89% do movimento do último ano e, o que é mais espantoso, 99,15% dos últimos 3 meses.
Vocês faziam ideia que aqueles 8 títulos tão conhecidos só representavam 0,85% do movimento anual do PSI-20?

Assim propõe-se que, de agora em diante, seja adoptado o PSI-12 composto pelos seguintes títulos:

Blue Chips: PTC-EDP-BCP-BRI-BES
Small Caps: BPI-PTM-SON-CPR-SNC-PTI-JMT

As outras acções que deixam de constar do PSI passam a ser designadas por Mini Caps e o TRSM fica dispensado de apresentar diariamente os respectivos gráficos sempre que o volume seja inferior a 100 euros.
Serão cotadas na Palopnext em data a anunciar brevemente.

JAS

Quem está ligado: