Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

DAX: Alguma coisa parece estar para acontecer...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 29/4/2003 18:30

Não acredito que os mercados caiam ainda penso que muitos curtos se vão magoar....mas isso só os mercados o dirão....

Abraço a todos e bons trades.

fig
Visitante

Accionar stop

por Ovos Moles » 29/4/2003 18:08

Os 3.000 podem não ser efectivamente atingidos, no entanto, nada melhor que accionar um stop nos 2.930. É preciso começar a ficar atento a uma situação: as bolsas antecipam o movimento da economia em cerca de 6 meses, será que todo este movimento bullish, não é um sinal para a retoma? Os paises emergentes começam evidenciar bons sinais económicos, nomeadamente Brasil e Argentina. Já repararm que nem se ouve noticias das eleições na Argentina, os média não valem nada. Eu não quero com tudo isto, ficar do lado Bull, mas é necessário nunca contrariar o mercado. Não se esqueçam que do ano 2000 a 2002, diziamos sempre que os mercados não caiam mais e vimos os valores mais inacreditaveis a serem atingidos. Não vamos agora assumir o mesmo erro. Sugestão: longos accionar stop nos 2930 e curtos nos 3010.
Um abraço
Ovos Moles

Registado: 5/11/2002 11:12

por Flying Turtle » 29/4/2003 17:40

Subscrevo inteiramente as vossas intervenções, Marco e Ulisses :)

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MarcoAntonio » 29/4/2003 17:29

É por estas e por outras que eu admiro a Análise Técnica.

A AT não se preocupa com razões ou com manipulações. Esta «irritação» e «revolta» com o mercado é natural quando estamos demasiado presos às nossas convicções e quando tentamos procurar justificações para o que se passa no mercado.

Ora, a AT não se preocupa com as razões nem tão pouco com convicções. Uma análise objectiva limita-se detectar de que lado está a força do movimento, o volume, até onde poderá ir o movimento, quando é de esperar uma correcção, tentar detectar se se trata de uma inversão ou uma correcção, etc, etc...

A AT não quer saber da economia ou se os movimentos têm justificação ou são manipulação (algo tremendamente subjectivo e aqui estou plenamente de acordo com a analogia do Ulisses em relação aos árbitros nas partidas de futebol, parece-me uma excelente analogia).

Tivemos na década de 90 um <i>bull market</i> que sabemos hoje, era completamente espatafúrdio... as subidas não tinham qq fundamento. No entanto, quem pretendesse «estar certo» contra o mercado, em meados da década... bem, tería tido oportunidade para falir várias vezes (principalmente se jogasse com posições alavancadas).

Ora, não devemos pretender estar certos. As nossas certezas são irrelevantes para o mercado. Quanto muito devemos estabelecer um plano em que contemplamos a hipotese de estar certos e a hipotese de estarmos errados. Esta última é a mais importante, porque agir quando estamos certos é fácil... agir correctamente quando estamos errados é que é o busílis da questão!

Quem acha que a economia está mal e que os mercados devem cair, poderá estar certo... a seu tempo. Mas, até o mercado lhes dar razão, não se devem irritar contra ele nem atribuir os movimentos a manipulações. Porque o que a década de 90 provou é que essas «manipulações» podem durar anos e anos...

Francamente, não me preocupo minimamente com as condições económicas, não sou economista nem invisto em posições de longo-prazo. Portanto, é irrelevante para mim se a economia está mal, se os títulos/índices ainda estão caros e etc...

Preocupo-me sim com os movimentos de curto/médio-prazo pois é nesse time-frame que invisto. Quando o mercado não faz aquilo que eu esperava que fizesse, tento saltar fora e reavalizar/re-analizar.

E digo e sublinho, «não faz aquilo que eu esperava que fizesse» e não «não faz aquilo que eu penso que devia fazer»... Porque esta abordagem é uma abordagem em que pretendemos ter razão e entendemos que o Mercado é que está errado.

Ora, o Mercado nunca está errado. O Mercado simplesmente é o que é...

É assim e pronto!... E nós ou o entendemos ou não o entendemos!

Nós é que estamos errados... quanto mais não seja... no <i>timing</i>!

Tão simples quanto isto... parece-me!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Ovos moles...

por Antunes » 29/4/2003 17:17

...e se não existir 3º teste aos 3000?? :?

Registado: 4/12/2002 11:16

Estratégia para amanha

por Ovos Moles » 29/4/2003 17:14

Se repararem o movimento da taxa americana, europeia e alemã não foi significativa, não havendo passagem das obrigações para as acções, no entanto, o euro Fx Jun03 recuperou brutalmente, passando de -0.4% para +0.32% nos 1.0997. Após ter adquirido posições numa put do dax quando fez 3.000 adquiri uma call quando fez 2930, numa perspectiva de um possivel upswing para amanha. Estou a crer que os 3.000 não vão aguentar um terceiro teste.
Agradeço a vossa opininião
um abraço
Ovos Moles

Registado: 5/11/2002 11:12

por djovarius » 29/4/2003 17:11

Flying Turtle, amigo, eu expliquei-me mal:

Os 5 minutos foi força de expressão: os Put warrants ficaram um pouco mais, mas muito pouco na carteira.
Comprei quando o DAX vinha a descer já nos 2970 e vendi logo nos 2935, mais ou menos...

daí os foguetes, despachei logo aquilo tudo, lol, porque o mercado não está para ser bull ou bear, acho eu ! "Prefiro ser uma metamorfose ambulante do que teeeer uma opinião formada sobre tudo" !!

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Bicho » 29/4/2003 17:06

Claro que sim Cm. Sem resentimentos. Já agora um apontamento sobre o que me vai na alma - não me sinto confortável com uma posição curta aberta nos 3000pts. Por algum motivo estranho(talvez levar na toca) penso que ainda tem fôlego. Agora nunca na vida eu compro uma doideira. O go with the flow não é para mim. Se calhar nunca vou passar de um trader mediocre. Mas prefiro falhar e stopar do que me atirar a doida a uma KLAC.

Abraços
Existe um mundo melhor... mas é caríssimo!

Registado: 6/2/2003 21:14

digo antes

por vmerck2 » 29/4/2003 17:02

Ha vidas mais baratas q estas mas a gente escolheu esta
ou então
Ha vidas mais baratas q estas mas não prestam.
q belas vidas!!!!
vmerck2

caro bicho

por cmafonso » 29/4/2003 16:59

desculpe nao entender o que queria expressar no seu primeiro post (o segundo elucidou-me) .quero que entenda que por vezes me excedo pois "estoy hasta los huevos" de justificaçoes para os mercados subirem(excepto as tecnicas).estamos do mesmo lado da barricada e hoje ate nem esta mal?certo?um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por Bicho » 29/4/2003 16:55

Caramba, toda a gente me bate. Eu não estou a justificar nada com manipulações, nem me estou a queixar. Aceito as regras e vivo com elas no meu dia a dia bolsista. A única coisa que eu tentei dizer é que uma inversão tem de ser mais natural e não matemática, como esta. Já disse que estou curto e este movimento dá-me muito jeito. Agora vejam lá se abrandam que eu não estou a dizer nada de mais.

por Ulisses Pereira » 29/4/2003 16:49

Eu repito o que sempre digo:

Justificar os nossos erros com manipulações é como as equipas que perdem no futebol desculparem-se com os erros dos árbtiros. Quem está curto e vê os mercados voarem diz que o mercado está a ser manipulado e quem está longo e vê o mercado cair diz que o mesmo mercado está a ser manipulado.

A força dos compradores e dos vendedores é que mexe o mercado. Quem não concordar com as regras do jogo não deve estar no mercado...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

errata

por Bicho » 29/4/2003 16:46

errata: QUEM compra e não que compra

por Bicho » 29/4/2003 16:45

Calma CM.
Manipulação é a subida com despejo marcado para os 3000, não é apenas a descida. Eu também não compro um mercado destes onde só o que é lixo é que sobe (os resultados da ericsson são um exemplo), e já estou curto à algumas semanas. O estrago ainda não é grande e tenciono aguentar-me. Mas na minha opinião que compra também vende, logo parece complicado de aceitar uma quebra limpinha naqueles níveis. Espero que seja, mas custa-me a acreditar.

Abraços

por Carocha » 29/4/2003 16:40

Nã te preocupes e shorta tamêm bicho! ehehhe tô a brincar claro

Depois destas subidonas bater numa resistencia forte como são os 3000 nã preocupa nada é bastante seguro até, basta colocar stop, quem quizer segurança, em fecho acima disso

Olha a tua frase fez-me lembrar uma que uso às vezes que é assim:

Hay una vida mas barata que esta... pero, no es vida! ehehehhe (desculpem o Espanhol mas nã sei melhor)
Se a verdadeira beleza é a interior, aposta na lingerie!

Registado: 25/11/2002 0:04

de facto

por cmafonso » 29/4/2003 16:40

e preciso ter lata para dizer que os mercados se descerem e por manipulaçao quando temos assistido a subidas surrealistas com a economia numa conjuntura terrivel com a bolsa carissima ,com resultados empresariais "estupendos" (1 ou 2 centavos acima do esperado)depois de rebaixarem as previsoes ate a medula,etc.................enfim tudo optimo .um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por Flying Turtle » 29/4/2003 16:37

Interessante este enorme pico de volume no fundo (até agora) da sessão, coincidindo com o fecho da generalidade dos mercados europeus...

:shock:

Um abraço
FT
Anexos
DAX 20030429 FT intraday.gif
DAX 20030429 FT intraday.gif (17.55 KiB) Visualizado 3102 vezes

por Flying Turtle » 29/4/2003 16:34

LOL djovarius, não convém deitar foguetes antes do fim da festa! :lol:

O ganho ou o prejuízo só se determinam quando é feito o desinvestimento. Até lá, trata-se de uma mera hipótese! :wink:

Um abraço
FT

por Bicho » 29/4/2003 16:34

Essa malta toda pronta para shortar preocupa-me. Ainda não estão cansados?
Não estou longo, nem tenciono ficar, mas não acham que é demasiado perfeito o Dax quebrar precisamente nos 3000pts. Se assim for é a manipulação mais bem conseguida que eu já assisti.

por djovarius » 29/4/2003 16:28

Para os amigos Tartaruga e Alentejana (que saudades do Alentejo) :cry:

Que belo short em warrants do DAX, 5 minutos apenas e voilá... se todos os dias fossem assim :lol:

Um abraço

djovarius

P.S. Ah, no Forum do Ragingbull estava cheio de Americanos à espera de shortar o DAX esta madrugada...
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Flying Turtle » 29/4/2003 16:03

pppoo-ppooo--ppoodd-ddd-ddes cr--cr----creee--eerr!

:lol:

Beijinhos
FT

por Carocha » 29/4/2003 16:01

eheheh até ficaste gago dos dedos lol

Boa sorte!

por Flying Turtle » 29/4/2003 15:58

LOL Carocha, que sustaço!

Mas afinal ele portou-se - até ver, lagarto, lagarto, lagarto! - como mandam os livros.

Vamos ver se agora consegue ir lá mais às profundezas - parfece estar a encuntrar algum suporte na zona dos 2950...

Reentrei curto, according to planned. Espero não serr stopado desta vez, já estou a ficar traumatizado!

Beijinhos
FT
Anexos
DAX 20030429 FT intraday.gif (17.76 KiB) Visualizado 3220 vezes

por Carocha » 29/4/2003 15:54

querem querem, ai deles...

Só foram fazer mais uns pontitos acima dos 3000 pra eu nã ganhar as minhas apostas só por um ponto :)

Jinhos!

por Flying Turtle » 29/4/2003 15:00

O padrão no volume não se manteve e regressaram os picos de volume coincidentes com picos de cotação.

Carochinha, olá, parece que hoje eles não querem mesmo nada contigo...

Abraços e beijos
FT
Anexos
DAX 20030429 FT intraday.gif (19.82 KiB) Visualizado 3314 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy, OCTAMA, Opcard33 e 218 visitantes