Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistemas de trading de reversão para a média

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistemas de trading de reversão para a média

por Cem pt » 21/3/2024 16:10

Amigo Jorge,

Não conheço essa associação CMT. Fui ver o site deles e, sinceramente, parece-me mais uma organização que pretende vender cursos na área da Análise Técnica. Desconheço se a validade ou a credibilidade desses cursos possa seduzir alguma entidade financeira a oferecer um emprego compatível.

Em termos similares ouvi falar, ainda em finais do século XX, duma associação de analistas técnicos reconhecidos que, esses sim, eram reconhecidos por entidades de Bancos e Fundos de investimento nos Estados Unidos.

Esses profissionais eram designados por CMT (Commodity Trading Advisor) que foram provavelmente os primeiros percursores de Analistas Técnicos reconhecidos com um diploma e que, eventualmente, poderiam traçar algum plano de carreira ou profissão para terceiros usando os seus conhecimentos de Análise Técnica.

Abraço e bons negócios.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3141
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistemas de trading de reversão para a média

por JorgeLima73 » 19/3/2024 1:06

Cem
Pode ser falha minha, mas não me lembro de me ter cruzado com comentários acerca da CMT Association, tem alguma opinião formada?
Eu já me senti tentado a fazer o programa deles. O podcast deles é dá uma visão bem mais humana, entrevistaram vários CMT, até o John Bollinger lá foi. Enviei-lhe inclusive uma MP sobre estes assuntos. É sem dúvida uma temática interessante.
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2009 16:48
Localização: Lisboa

Re: Sistemas de trading de reversão para a média

por Cem pt » 8/3/2024 14:32

Amigo Jorge,

Obrigado pela mensagem e feedback.

Pessoalmente concordo em absoluto que seguir a tendência é a chave genérica para se ganhar dinheiro nos mercados.

Na tentativa de otimizar o retorno duma carteira obviamente há que usar um método com que nos sintamos à vontade e, de preferência no caso desse sistema operativo retornar uma relação claramente positiva entre lucros e prejuízos após muitas dezenas de trades, usando alguma alavancagem para multiplicar os lucros.

Obviamente que quanto maior for a alavancagem utilizada também a exposição ao risco, medida pelo drawdown potencial que venha a ocorrer, aumentará em conformidade.

É aqui nesta tentativa de amortecer ou baixar os drawdowns que aparecem as trades com indicadores de divergências e também, neste caso em particular, os referidos indicadores de reversão para a média.

Ou seja, a reversão para a média não é nem pode ser considerada como o âmago principal dos negócios a efetuar numa carteira mas apenas um complemento de negócios adicionais que se destinam a antecipar algum fecho antecipado na exposição duma carteira essencialmente tendencial demasiado alavancada e esticada nos seus lucros que vêm naturalmente de trás no direcionamento da tendência, a qual por experiência própria sabemos que, para passar de comprada a neutra ou vendida, o sinal de venda só aparece depois duma correção algo demorada após um movimento de extensão elevada.

Uma reversão para a média obriga a pelo menos ter de atuar com bastante rapidez, o que diminui a quantidade de contratos ou ações que seguiam previamente a tendência, antecipar uma parte dos lucros em mais-valias é uma das vantagens em poder usar este tipo de método complementar.

-----

Quanto à programação, no meu caso tenho sempre usado a plataforma do Metastock em tempo real para programar todos os indicadores técnicos, quaisquer que eles sejam.

Em paralelo temos de operar uma plataforma de trading para transmitir as ordens de compra e venda em tempo real, eventualmente com alguns segundos de atraso, relativas às ordens diretas que sejam ativadas pelos alertas do Metastock, executando portanto trading manual à vista baseado no disparo das respetivas ordens.

Como a escala mais baixa que uso é a de 15 minutos, o pequeno atraso de 2 ou 3 segundos não afeta os resultados da carteira global.

Outra questão candente que se põe nos dias de hoje poderia ser: porque motivo não prescindir do trading manual, emigrando para o trading automatizado através das novas plataformas, existentes cada vez em maior número, que usam bots ou robots baseados em indicadores diversificados no trading real?

Bem, em primeiro lugar porque não confio em robots onde não me deixam ver como e de que forma esses indicadores estão programados, não podemos confiar apenas na propaganda comercial. Por aquilo que tenho observado e pela reação de muitos traders que usam ou usaram esses bots, só uma minoria deles, entre 5% a 15%, conseguem retornar alguns lucros. O problema ainda se agrava mais se pensarmos que a utilização de cada “bot” individual custa em média entre algumas centenas a poucos milhares de Euros mensais, independentemente dos resultados que possam gerar! Se usasse um robot para tendência e outro para reversão para a média, nesse caso teria de pagar por 2 robots. Ora, como eu uso no meu trading um conjunto de pelo menos 6 estratégias diferentes (tendência de médio/longo prazo, tendência de baixo/médio prazo, tendência do tipo stop and reverse, indicadores de convergência e divergência, indicadores de oscilação e indicadores de reversão para a média – ver exemplo abaixo dum layout do S&P 500 com escalas de 2H, 1H, 30M e 15M) o custo iria sair uma bela conta calada só para poder utilizar este pacote de robots, caso existissem de acordo com os parâmetros que entendo serem os mais adequados.

S&P 500 20240307 Pantera Layout 2H 1H 30M 15M.png
SPY - Sistema de trading "Pantera" / Layout de 2H, 1H, 30M e 15M


Em segundo lugar sempre me habituei a programar eu próprio os meus indicadores técnicos e são esses os únicos em que confio na negociação dos mercados em geral. Já fui informado que se eu quisesse adaptar os meus indicadores do Metastock para o trading automatizado, em plataformas de trading de uso robotizado, o processo de adaptação seria muito simples, acrescentando apenas uns pequenos twicks básicos de alguma parametrização. O problema é que estaria a “oferecer” à borla aos detentores dessa plataforma o segredo da programação de indicadores técnicos que levaram, em alguns casos, anos a ser adaptados e desenvolvidos até se tornarem verdadeiras máquinas de elevado retorno a médio e longo prazo.

Esses indicadores avaliados em conjunto e numa perspetiva conservadora duma boa relação entre rentabilidade e risco, valerão com toda a probabilidade nos dias de hoje, na minha modesta opinião e mesmo com o advento da AI, seguramente uns valentes milhares de Euros porque são comprovadamente eficientes e bastante mais rentáveis, testados em backtests e com a prova dos nove confirmada no trading real, em relação ao que tenho visto em comentários e resultados obtidos pelos bots comerciais mais propalados por essas plataformas robotizadas.

Daí não pretender aquilo que na gíria dizemos “entregar o ouro ao bandido”, preferindo continuar portanto com a contrapartida do trading manual, que dá obviamente mais trabalho e obriga a mais tempo de dedicação na atividade de day trader profissional. O que é sem dúvida uma escolha mais stressante e obriga a prescindir duma vida de maior liberdade para outras atividades provavelmente mais lúdicas.

No entanto o trading à vista manual, refiro-me ao baseado em sistemas de trading com ordens disciplinadas que não admitem dúvidas discricionárias, não deixa de ser fascinante e altamente lucrativo para quem segue sistemas de trading confiáveis e mecanizados e, essencialmente, acompanhados por métodos de money management com alavancagens variáveis otimizadas que permitem uma boa ou razoável exponenciação dum capital crescente numa carteira de trading à medida que o tempo vai passando.

Abraço e bons negócios.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3141
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistemas de trading de reversão para a média

por JorgeLima73 » 8/3/2024 0:55

"Qual é o vosso feedback ou experiência própria neste assunto? Todas as vossas opiniões serão bem-vindas, digam de vossa justiça."

Antes demais quero, quero congratular o Cem pelo trabalho que tem vindo a desenvolver e contributo para o fórum. Já são alguns anos que olho para o fórum, recordo perfeitamente das intervenções do Cem.
Em relação à análise técnica lembro das incontáveis horas de dedicação. Não é uma atividade fácil. A leitura do o John Murphy, Edwards e Magee ajudou a perceber.
Eu sinto-me mais à vontade como seguidor de tendência. A reversão à média vejo com um possível ponto de entrada.
Eu relação ao sistema tenho uma curiosidade em relação à parte da programação, é algum programa em especial? . Como é que liga o programa à negociação real, existe um interface entre a programação e a corretora?

Ass. Jorgelima73
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2009 16:48
Localização: Lisboa

Re: Sistemas de trading de reversão para a média

por Cem pt » 27/2/2024 20:06

Para exemplificar melhor este método de trading, deixo ficar abaixo um pequeno exemplo recente na aplicação deste sistema de trading complementar, extraído do meu trading pessoal, na negociação do S&P 500, incidindo esta trade da Reversão para a Média na escala da meia hora ou 30 minutos.

No próprio gráfico estão explicados em detalhe os passos sequenciais que levaram à abertura (em 23 de fevereiro) e fecho (na data de hoje há uns minutos atrás) da respetiva posição curta ou vendida do negócio em causa.

BN


SPY RTM 20240227 30M.png
S&P 500 (SPY) - Sistema de trading "RTM" / Gráfico de 30 minutos
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3141
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Sistemas de trading de reversão para a média

por Cem pt » 27/2/2024 12:59

Ultimamente tenho andado entretido a desenvolver para o meu arsenal sistemas de trading que pouca gente fala, refiro-me ao método de trading relacionado com reversões para a média.

Em abstrato a ideia faz algum sentido: quando um mercado ou uma ação estão muito esticados racionalmente deveriam ou teriam de corrigir para voltar a cotar em redor do seu canal normal de valorização.

Na prática infelizmente não é bem isso que costuma ocorrer, em geral pode-se dizer com algum grau de confiança que um mercado esticado sobre-comprado provavelmente continuará a subir, devendo haver muito cuidado nos timings corretivos de venda porque o caudal da tendência ascendente poderá varrer os eventuais lucros teóricos potenciais dos swings de baixa intermédios, que se pretendem aproveitar, em pelo menos 50% dos eventuais cenários de correção esperados.

Nada melhor que efetuar uns backtests ao método proposto, incidindo apenas em ações de elevada liquidez e índices de referência bem conhecidos, para concluir o seguinte:

1) Se a trade aberta ocorrer contra a tendência geral do mercado, como seja vender num mercado bem esticado que tem vindo a subir, o Profit Factor retorna valores muito próximos da unidade, ou seja, os eventuais lucros acumulados deste tipo de trades equivalem às perdas acumuladas históricas ocorridas. Curiosamente os resultados ocorridos em escalas temporais mais rápidas, abaixo de 1 hora, são francamente melhores que os que ocorrem nas escalas mais lentas, acima de 1 hora, podendo-se afirmar com alguma certeza que não compensa usar este método nas escalas diária e semanal.

2) Se a trade aberta for disparada a favor da tendência dominante, como numa compra havida numa correção importante dum mercado ascendente no médio e longo prazo, o Profit Factor apresenta um rácio excelente geralmente entre o intervalo de 2 a 3, o que significa que os lucros acumulados nesse caso excederão as perdas totais numa relação estimada entre o dobro e o triplo. Neste cenário é quase indiferente a escala temporal em que ocorrem estas trades de reversão para a média, já que o Profit Factor a longo prazo é bastante consistente e apresenta pouca variação qualquer que seja a escala em que ocorra.

As trades indicadas em 2) a favor da tendência possuem no entanto uma particularidade “chata”: ocorrem com muito menos frequência do que as indicadas em 1), em geral por cada trade ocorrida no cenário 2) poderão existir entre 6 a 11 trades do 1º cenário!

Por outro lado, para quem efetua trades usando alavancagens de elevado risco, a utilização de sistemas de trading deste tipo é francamente interessante, seja nos cenários 1 ou 2, porque obriga a baixar a alavancagem existente ao introduzir ordens que, no caso do cenário 1), estabelecem um abaixamento da quantidade de posições longas expostas num mercado ascendente bem alavancado e, com isso, aliviam o potencial risco de drawdowns elevados no caso do mercado vir a corrigir com força se mantivermos nesse caso uma quantidade elevada de posições compradas a favor da tendência dominante que vinha de trás.

Qual é o vosso feedback ou experiência própria neste assunto? Todas as vossas opiniões serão bem-vindas, digam de vossa justiça.

BN

-----

Já agora deixo ficar aqui o esquema de arquitetura da programação necessária para desenvolver este tipo de sistema de trading:

- Definir a força do momentum do mercado no médio prazo.
- Definir a variação média do momentum, ou o seu desvio-padrão, em termos de valor absoluto.
- Definir as regras que marcam a altura da barra em que o momentum sobe e desce em relação às barras anteriores.
- Definir as condições em que são disparadas as ordens de compra e venda, tendo também em conta o conhecimento do sentido dominante do mercado.
- Pedir ao programa que imprima na tela o momentum e as bandas limites superior e inferior a partir das quais as ordens de abertura de posições são autorizadas pelo programa.

No exemplo abaixo o programa ficará exposto ou aberto em posições de reversão para a média nos cenários em que o programa marca:

+50: compras contra a tendência.
-50: vendas contra a tendência.
+200: compras a favor da tendência.
-200: vendas a favor da tendência.

Deixo o exemplo duma acção que tenho comprada na minha carteira, a ASML da Euronext de Amesterdão que é a maior fabricante do mundo de máquinas industriais para fabrico de chips de alta tecnologia.

O indicador do sistema de trading de reversão para a média é o que se encontra na parte superior do gráfico.


ASML RTM 20240227 1H.png
ASML - Sistema de trading RTM (Return To the Mean) / Escala Horária
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3141
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, Nuno V, psandrade, Roberto Geissiniii, Shimazaki_2 e 402 visitantes