Página 1 de 1

Inventar ou não, eis a questão

MensagemEnviado: 28/4/2003 0:12
por atomez
De repente fala-se imenso na necessidade de inovação e criatividade no tecido empresarial e outros deste país como condição fundamental para o desenvolvimento. Até os políticos (!) falam nisso.

Mas vem-me ao ouvido um slogan publicitário de uma conhecida empresa nacional de hipermercados que diz "Não invente, vá ao ..."

Já se sabe que uma das técnicas básicas dos publicitários é identificar os "sinais dos tempos", ou o "mood" sociológico a associá-lo ao produto ou serviço ou seja lá o que for que querem vender como sendo representativo dessa "tendência". E o que é certo é que essa do "Não invente ..." até pegou porque se ouve muito boa gente dizer "É pá, não inventes", como quem diz "não arrisques, vai pelo seguro". E essa é bem uma característica nacional.

Por outro lado há um slogan de uma conhecida empresa multinacional de informática que é apenas "Invent".

Quere-me parecer que há aqui uma divergência cultural de fundo. É claro que todos temos o direito à diferença, mas esta é uma que decididamente não joga a nosso favor...