
Honestamente, Camisa Roxa, não me parece que essa argumentação do Nichols prove o que quer que seja. Ele pressupõe que, porque não se trata de uma sondagem, os investidores olham para esses indicadores mas a sua análise (desses indicadores) não afecta as suas posições...
Bem, não estou a ver o grande fundamento desse raciocíonio. Parece-me que se pode argumentar o inverso com a mesma justiça. O RSI e outros indicadores baseiam-se igualmente em dados reais, e como sabemos, se algum destes indicadores ganhar grande popularidade, tende a perder eficácia e qualidades.
Ora, ao contrário da AT em que existe uma parafernália de indicadores e abordagens, o universo do Sentimento de Mercado é restrito: os indicadores são bastante limitados (em número) e as abordagens não são muitas... Ora, o Sentimento de Mercado tem vindo a ganhar uma popularidade e atenção crescente. Mais, o facto de se basear em valores reais serviria para os investidores lhe darem mais importancia, logo para o levarem mais em consideração sendo por tal ainda mais passível de influenciar as suas tomadas de posições.
Em todo o caso, nem penso que a mudança de comportamento do VIX se deva a isso no essencial, dado que como já expliquei por muitas vezes encontro outras razões técnicas que me parecem evidentes para a mudança de atitude do VIX. Mas admito que também possa existir algum grau de influencia devido à demasiada atenção que o indicador tem sofrido (sim, para mim, demasiado no sentido que tem sido sobrevalorizado, não obstante no meu entender constituir um indicador interessante).
Como referi anteriormente, o mercado é que comando o VIX e não o inverso. Não passa de um indicador do que se está a passar no mercado e não um meio de prognóstico infalível do que se vai passar no futuro...
Além de que é preciso analisar de que forma mudanças de comportamento no mercado afectam o comportamento do indicador, coisa que sinceramente me parece que a grande maioria insiste em não fazer...
Afinal, o próprio historial do VIX demonstra que ele não se comporta sempre igual!
Bem, não estou a ver o grande fundamento desse raciocíonio. Parece-me que se pode argumentar o inverso com a mesma justiça. O RSI e outros indicadores baseiam-se igualmente em dados reais, e como sabemos, se algum destes indicadores ganhar grande popularidade, tende a perder eficácia e qualidades.
Ora, ao contrário da AT em que existe uma parafernália de indicadores e abordagens, o universo do Sentimento de Mercado é restrito: os indicadores são bastante limitados (em número) e as abordagens não são muitas... Ora, o Sentimento de Mercado tem vindo a ganhar uma popularidade e atenção crescente. Mais, o facto de se basear em valores reais serviria para os investidores lhe darem mais importancia, logo para o levarem mais em consideração sendo por tal ainda mais passível de influenciar as suas tomadas de posições.
Em todo o caso, nem penso que a mudança de comportamento do VIX se deva a isso no essencial, dado que como já expliquei por muitas vezes encontro outras razões técnicas que me parecem evidentes para a mudança de atitude do VIX. Mas admito que também possa existir algum grau de influencia devido à demasiada atenção que o indicador tem sofrido (sim, para mim, demasiado no sentido que tem sido sobrevalorizado, não obstante no meu entender constituir um indicador interessante).
Como referi anteriormente, o mercado é que comando o VIX e não o inverso. Não passa de um indicador do que se está a passar no mercado e não um meio de prognóstico infalível do que se vai passar no futuro...
Além de que é preciso analisar de que forma mudanças de comportamento no mercado afectam o comportamento do indicador, coisa que sinceramente me parece que a grande maioria insiste em não fazer...
Afinal, o próprio historial do VIX demonstra que ele não se comporta sempre igual!