Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 2/8/2023 12:03

Marco Martins Escreveu:O facto da Fitch ter reduzido o rating dos USA de AAA para AA+ não terá um impacto nas bolsas?


Essa notícia parece estar a causar impacto agora, mas só se saberá o verdadeiro impacto depois. Às vezes, o mercado compra as más noticias e vende as boas. O mercado americano ainda não abriu e não sei o que vai acontecer. No entanto, a maioria das notícias tem impacto apenas no curto prazo e muitas vezes não é possível ganhar dinheiro com elas, pois o mercado abre imediatamente em queda ou subida. São poucas as notícias que têm impacto a médio e longo prazo, como quando a FED, o BCE ou o Conselho Europeu anunciam grandes ajudas financeiras a um país de forma contínua, ou quando há surtos de um novo vírus, como aconteceu com a COVID-19, ou ainda quando depois de um movimento continuado de subida se fala diretamente ou indiretamente do rebentamento de uma bolha financeira, imobiliária ou tecnológica, etc.

Nas próprias notícias, aparecem por vezes analistas a dizer que esses eventos não terão impacto significativo.

Stock futures slide after Fitch’s U.S. downgrade sours the market mood

However, most analysts did not see the downgrade causing the stock market much long term damage.
https://www.marketwatch.com/story/stock ... =home-page
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por Opcard » 2/8/2023 11:56

Marco Martins Escreveu:O facto da Fitch ter reduzido o rating dos USA de AAA para AA+ não terá um impacto nas bolsas?


Se está degradação fosse nos anos 70 ou 80 seria o fim do mundo nos mercados , agora não a nada pestes , guerras , dívidas subidas d3 juros que faça mal ao mercado .

Se não falho em 2011 , A S&P também tinha degradado a classificação dos EUA de AAA para AA+.

Todo isto acontece devido ao processo de aprovação do aumento do limite máximo da dívida o circo a que temos direito sempre com uma intensa batalha política, sempre com solução de última hora.

Para a Fitch, esta comédia já durou o suficiente.
 
Mensagens: 4453
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por ASimoes » 2/8/2023 11:43

dm222 Escreveu:boas,

eu estou exposto apenas a mercados internacionais e quis estar exposto 20% a Portugal porque acho que está muito baixo em relação a outros paises.

estive a fazer valorizações e comprei estas 5 acções

Imagem

O que acham deste portfolio?

Ainda pensei na Greenvolt mas já é quase 1b em market cap e eles segundo percebi não têm ambição de ser uma grande empresa, querevem vender os assets, e fico com pena de não ter Corticeira Amorim.

Thanks

8-) Bom dia e agora, com Mercados a corrigir( dado Vacanças !?) ou outros :!: :?:
Dado que, \:D/ :-" os Gráficos, anuais, explicam :wall: :-"
Bons negócios
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por Marco Martins » 2/8/2023 10:46

O facto da Fitch ter reduzido o rating dos USA de AAA para AA+ não terá um impacto nas bolsas?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 1/8/2023 23:47

BearManBull Escreveu:A mim parece-me que as duas situações não têm muitos elementos em comum.

Desde 2003 velas sempre verdes, uma rising wedge, RSI sempre a andar para cima. Era camarão tigre.

Para já não consigo ver nenhum padrão, podia arriscar um diamante mal desenhado. O duplo topo parece estar descartado, mas não vejo a ferocidade nos touros que existia em 2005.


Obrigado pela tua opinião, embora não concordes comigo, vais escrevendo no tópico e colocas gráficos. :)

Quando disse padrão de subida estou a referir-me às linhas verdes e laranja no gráfico. As linhas vão ficando mais largas ao longo do tempo, tanto na subida que começou em 2003, como na subida que começou em 2020.

É verdade que também falei em padrões nos indicadores, não são esses indicadores que colocaste, mas prefiro não dizer quais são, porque demorei tempo a pesquisar e a ver que podia usá-los como uso. Acho que existe muito pouca gente a usar os indicadores que uso e da forma que uso. Mesmo que os colocasse, havia pessoas que não iriam ligar muito a eles, porque acho que muita gente vê as coisas e não dá importância que tem. No entanto, prefiro não dizer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 1/8/2023 23:18

A mim parece-me que as duas situações não têm muitos elementos em comum.

Desde 2003 velas sempre verdes, uma rising wedge, RSI sempre a andar para cima. Era camarão tigre.

Para já não consigo ver nenhum padrão, podia arriscar um diamante mal desenhado. O duplo topo parece estar descartado, mas não vejo a ferocidade nos touros que existia em 2005.
Anexos
PSI20-Mensual.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 1/8/2023 17:36

Então, vou atualizar o gráfico mensal, mas não há uma grande diferença entre o que estava e o que está agora.

A minha previsão de subir mais de um ano tem a ver com indicadores técnicos e com padrões nos indicadores que aconteceram no passado e que se repetiram e com outras análises que fiz no passado, mas vou focar-me mais na parte do gráfico.

O padrão da subida que começou em 2003 parece semelhante ao atual, que começou em 2020. Coloquei linhas verde e laranja em ambas as subidas para facilitar a visualização.

Neste momento, o PSI 20 está na seta laranja de 2023, que corresponde à seta laranja de 2005, e acho que pode subir até à linha laranja, onde está a seta azul. Coloquei na seta azul o valor de 7767, foi uma pequena projeção que fiz, mas o valor não tem muita relevância e é só para dar uma ideia do que acho que pode subir.

E, prontos, falta só ver se se confirma ou não.
Anexos
PSI20_6080_25_▼_−0_9__Unnamed.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 1/8/2023 15:30

Opcard Escreveu:Não interessa a cor do gato o importante é que ele cace ratos , eu olho muito as tendências .

Saber como o que vai fazer a China e os bancos centrais vai determinar os meus investimentos , tal como as decisões tudo elétrico me fez investir em empresas minerais ligadas ao cobre um carro eléctrico é 4 vezes mais cobre , é assim que eu
funciono , até hoje a minha melhor aposta foi ter acreditado na Polónia como uma futura grande potência .


Exato. Não costumo acompanhar as bolsas da China e tambem não acompanhava muito a bolsa portuguesa. Acompanho mais as bolsas dos EUA e as minhas análises costumam ser sobre as bolsas dos EUA, mas há meses olhei para o gráfico do PSI 20, indicadores, tracei linhas e gostei muito do que vi. Parece que as coisas estão todas alinhadas do ponto de vista técnico para que esta seja a maior subida desde aquela que aconteceu entre 2003 e 2007. E do ponto de vista fundamental, também faz sentido, por causa dos 58 mil milhões do Fundo de Recuperação aprovado em 2020.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 1/8/2023 14:44

Exceptuando alguns padrões, penso que não existe forma de assumir que um activo vai crescer atè x ou durante y.

O que se tem de definir é o que me faria mudar de opinião e vender, ou o que me faria reforçar a posição. Acreditar que um índice vai continuar a subir meses/anos quase que diria que entra no domínio da fé.

Quem tem um sistema baseado nessa premissa deve estar a perder rios de dinheiro nos USA...

Pessoalmente continuo sem perceber porque é que desde 9 de Junho de 2022 que o indicie não consegue fazer um novo máximo, principalmente se atendermos que a maioria dos argumentos que apresentas são os mesmos dos pressupostos que se conheciam nesse momento.

Para os touros é importante que tenha boa reacção à LTA.
Anexos
PSI20-Diario.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por Opcard » 1/8/2023 14:29

Não interessa a cor do gato o importante é que ele cace ratos , eu olho muito as tendências .

Saber como o que vai fazer a China e os bancos centrais vai determinar os meus investimentos , tal como as decisões tudo elétrico me fez investir em empresas minerais ligadas ao cobre um carro eléctrico é 4 vezes mais cobre , é assim que eu
funciono , até hoje a minha melhor aposta foi ter acreditado na Polónia como uma futura grande potência .
 
Mensagens: 4453
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 1/8/2023 12:32

Aquilo que penso sobre a bolsa portuguesa está escrito no primeiro post e no titulo do tópico. As minhas previsões de médio-longo prazo costumam estar certas. Sei que para muita gente pode ser estranho alguém conseguir fazer previsões destas, mas já tenho alguns anos disto e não teria iniciado este tópico com este titulo se não tivesse visto algo muito importante que me fizesse acreditar no que escrevi.

Concordo com o Opcard quando diz que a bolsa portuguesa é periférica e que o que acontece no exterior é importante, mas acho que no fim vai bater tudo certo. As bolsas dos EUA vão também certamente subir. Eu também analiso os indices americanos com frequencia, embora não esteja a partilhar as análises no fórum.

Vou colocar o gráfico mensal atualizado do PSI 20 daqui a umas horas. Acrescentei umas setas e mudei as cores de umas linhas e acho que o desenho ficou um pouco mais bonito e completo, mas expliquei o que esperava logo no primeiro post e no primeiro desenho. Logo no primeiro gráfico desenhei o padrão da subida atual e o padrão da subida que começou em 2003 e disse que esperava uma subida semelhante à que aconteceu em 2003. E basicamente é isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 1/8/2023 11:50

Já agora curioso observar que o PSI tem tido dias maus apesar do anuncio que a divida pode mesmo descer abaixo de 100% e do crescente superavit.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 1/8/2023 11:46

O problema dos exercícios das correlações é que se encontram sempre exemplos para todos os gostos...

Quando se vê o mercado numa extensão mais ampla os ciclos inflacionários/deflacionários não têm assim tanta relevo.
Anexos
fred.JPG
SP500-Mensual.png
fred_inflation.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 1/8/2023 10:48

Opcard, já houve pelo menos dois bear markets devido à inflação, mas isso ocorreu há muitos anos. Esses bear markets não foram muito longos. Podes pesquisar no Google: "The Complete History Of Bear Markets" e depois localizares a palavra "Inflation". Fiz isso há algum tempo.

Na situação atual, acho que a guerra até pode ter ajudado os mercados, porque não costuma descer muito durante os períodos de guerra, ao contrário do que se imagina. Na página anterior, também sugeri a pesquisa de um artigo sobre isso.

No entanto, a minha abordagem ao mercado é mais pratica, do género que procuro mais saber o que o mercado vai fazer olhando para os gráficos e não explicar as coisas do ponto de vista fundamental.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por Opcard » 1/8/2023 9:51

Nós somos um mercado periférico sem vida própria ,olho sempre em volta para ver o que se passará .

Que vai fazer a China é isso que quero saber , serão o Japão ou conseguem outra solução .

Sera que à China irá em embarcar em planos massivos de estímulos?
Serao financiados pela dívida, e a China já enfrenta uma dívida grande

Temos na memória o Japão fez planos de estímulo maciços por décadas, não teve impacto e impulsionou a dívida japonesa acima de 200% do PIB.

A desaceleração chinesa é uma má notícia para o crescimento global e uma boa notícia para a inflação global.

Será que os mercados preferem crescimento com inflação ou estagnação sem inflação ?

Quem souber que o escreva pois ando à procura ,.
 
Mensagens: 4453
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 1/8/2023 0:30

Foi lá aos 6200 osso duro de roer e como era expectável foi travado por tamanha resistência.

Mas claro como dizia o Ulisses nos movimentos ascendentes temos de olhar para as suportes.

Agora é ter atenção aos 6000 e principalmente aos 5800, que deve ser o valor de referencia para os curtos.

Acima dos 6200-6300 deve encontrar muitas mãos compradoras.
Anexos
PSI20-Diario.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 31/7/2023 19:22

A Jeronimo Martins desceu nos últimos dias depois da divulgação dos resultados.
Tenho acompanhado a descida também por causa do que escrevi no dia 13/7/2023.
O interessante na descida é que fechou o mês muito próximo da linha que tracei nesse dia.

Imagem

Há semanas também escrevi sobre a reação à MA200 no PSI 20. Na altura não coloquei o gráfico de linhas, mas com o gráfico de linhas vê-se melhor a reação junto à linha da MA200.

Imagem

Isto para dizer que, a maioria dos movimentos em bolsa são aleatórios, mas existem movimentos que não são e às vezes até são os mais importantes para a direção do mercado.
Acho que a Jeronimo Martins vai reagir à linha e manter-se acima da linha no próximo mês, apesar da linha ter uma inclinação muito alta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 26/7/2023 23:58

Bem como dizia mudei o meu posicionamento.

Mas com indicadores esticados agora é mau momento de entrada. É esperar e aproveitar algum momento de retração.
Anexos
PSI20-Diario.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 26/7/2023 20:46

dm222 Escreveu:estive a fazer valorizações e comprei estas 5 acções

O que acham deste portfolio?


Thanks


Dei uma vista de olhos e as 5 parecem boas.
Se a minha previsão estiver certa todas ou praticamente todas as ações do PSI 20 vão subir.
Algumas sobem primeiro, outras depois, e umas mais do que outras, mas a maioria tende a seguir o índice a medio e longo prazo.
O índice PSI 20 é muito pequeno por isso é muito difícil encontrar uma ação que não suba num período em que o índice sobe a medio e longo prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por dm222 » 26/7/2023 17:54

boas,

eu estou exposto apenas a mercados internacionais e quis estar exposto 20% a Portugal porque acho que está muito baixo em relação a outros paises.

estive a fazer valorizações e comprei estas 5 acções

Imagem

O que acham deste portfolio?

Ainda pensei na Greenvolt mas já é quase 1b em market cap e eles segundo percebi não têm ambição de ser uma grande empresa, querevem vender os assets, e fico com pena de não ter Corticeira Amorim.

Thanks
 
Mensagens: 61
Registado: 26/7/2023 17:50

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 19/7/2023 9:01

Em cima do valor de resistência que me forçará a mudar de posicionamento.
Anexos
psi.png
psi.png (60.7 KiB) Visualizado 6050 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 15/7/2023 1:11

Cuidado com correlacionar PIB e PSI.

PIB 2004 128KM

PIB actual 251KM

PSI 2000 14000 pontos
PSI 2023 6000 pontos
Anexos
PSI20-Semanal.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22


Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por BearManBull » 14/7/2023 13:11

Aqui tens os momentos em que fiquei optimista e o momento em que abandonei o optimismo.

Na altura pensei que tivesse força para ir aos 7k, o que reforça ainda mais a minha visão negativista.
Anexos
PSI20-Diario.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 14/7/2023 12:39

BearManBull Escreveu:Continuo sem partilhar o teu optimismo relativo ao PSI (e ao PS :mrgreen: ), mas parabéns pelo tópico.

Os 6000 são osso duro de roer.

Potencial HS (muito forçado é certo).

Nota: PSI != de títulos específicos.


Obrigado. Já tinha percebido que tínhamos opiniões diferentes sobre a evolução do PSI 20. :) Foi também por isso que criei o tópico. Enquanto estávamos a trocar ideias no tópico criado pelo Ulisses, notei que a maioria das pessoas estava pessimista, mas eu pensava o contrário.
Eu na verdade negoceio outras coisas com muito mais frequência do que a bolsa portuguesa, mas criei o tópico um pouco por brincadeira e para mostrar como analiso as coisas. Para mim, é relativamente simples fazer isto.
Quanto ao PS, é melhor deixá-lo de fora disto. :) Acho que o PSI 20 subiria com qualquer outro partido.
Em relação ao HS, também consigo imaginá-lo se quiser, mas acho que não se vai confirmar.
Vamos ver o que acontece.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BigLift, Bing [Bot], iniciado1, PIKAS e 407 visitantes