NirSup Escreveu:EPPUR SI MUOVE...
Há muito tempo que o Motor de Busca da Google percebeu a ameaça. E não é por acaso que está a fazer a sua transição acelerada para um ChatGPT .
Falo por mim e haverá milhões de utilizadores como eu: já quase não uso o Browser da Google.
Bem NirSup, já há muito que reparei nisso, mas não é motivo para estar orgulhoso e eu explico-lhe porque penso assim.
O ChatGPT não foi desenvolvido com o propósito principal de fazer pesquisas na web, as respostas que são dadas às suas perguntas são um misto entre a base de conhecimento do treino da LLM com uma pesquisa na Web que a agentificação do modelo faz por si.
O resultado... é sub-ótimo e muitas vezes errado ou alucinado. Isso já ficou patente em muitos dos seus posts no caldeirão da bolsa, alguns dos quais já criticados por mim diretamente.
Infelizmente acho que esta é a direção das novas gerações. Digo infelizmente porque, neste domínio, creio que a IA irá ter um efeito nefasto na humanidade.
O ser humano é, por natureza preguiçoso, pensar gasta energia e é uma habilidade que tem de ser treinada e "forçada" desde novo, quando há uma maior capacidade de criar novas sinapses.
É para isso que existem a escolaridade, básica e superior. Não só para adquirir conhecimento (secundário a meu ver), mas principalmente para estimular o raciocínio e consolidar a formação de conexões entre os neurónios (a "plasticidade cerebral").
A falta de estímulo irá provocar um desenvolvimento cognitivo mais lento, menor capacidade de concentração, menor criatividade e fraca capacidade de resolução de problemas.
É da responsabilidade dos pais e educadores limitar a utilização das LLM aos seus educandos de forma a que não se transformem, no futuro, em vegetais não pensantes.
Já agora, aproveito para partilhar o artigo da OpenAI que referiu (sim, eu fui à procura dele, li-o e tirei conclusões... tudo sem o ChatGPT, ainda sou da "velha guarda" e gosto de ler e pensar por mim).
O
artigo da OpenAI é recente, de 15 de setembro deste ano, e tem o título "How people are using ChatGPT"
Este artigo introduz um "working paper" com o mesmo título, disponível
neste linkNa página 15 consta o tipo de utilização mais comum do ChatGPT para mensagens de consumidores, não relacionadas com trabalho.
Os tópicos, ordenados por maior taxa de utilização, são:
Practical Guidance (28.8%)
How-To Advice
Tutoring or Teaching
Creative Ideation
Health, Fitness, Beauty, or Self-Care
Seeking Information (24.4%)
Specific Info
Purchasable Products
Cooking and Recipes
Writing (23.9%)
Edit or Critique Provided Text
Personal Writing or Communication
Translation
Argument or Summary Generation
Write Fiction
Multimedia (7.3%)
Create an Image
Analyze an Image
Generate or Retrieve Other Media
Self-Expression (5.3%)
Greetings and Chitchat
Relationships and Personal Reflection
Games and Role Play
Other/Unknown (5.2%)
Asking About the Model
Other
Unclear
Technical Help (5.1%)
Mathematical Calculation
Data Analysis
Computer Programming