Mais limitações (bom, o GPT-5 está a ser basicamente um downgrade)...
O 4.1 permitia uma janela de contexto até 1M de tokens. O GPT-5 está agora limitado a
8K para os free e
32k para os plus e team:
https://openai.com/chatgpt/pricing/Os Pro e Enterprise têm 128K e acesso aos modelos legacy (o3, o4-mini, 4o, 4.1, 4.5) assim como ao GPT-5-Pro.
Isto é
importante, os 8K para os free por exemplo é miserável (se se carregar um documento/ficheiro minimamente denso, o GPT não tem capacidade para o manter em contexto, tem de largar partes do documento por exemplo). E mesmo os 32K para os Plus é fraquinho!
Com o tempo, imagino que estas coisas venham a melhorar. Mas, para já, estamos perante um
downgrade, provavelmente conduzido pela necessidade de tornar o modelo de negócio mais sustentável e limitar os prejuízos. Mas utilizar o GPT via app ou web é agora uma espécie de loto-GPT -
submeta uma prompt e veja o que lhe sai na rifa.
O que se sabe que existe graças à modalidade de acesso via API mas que na app e web não é controlável...
Três modelos:
* GPT-5 (regular)
* GPT-5-mini
* GPT-5-nano
O modelo pode utilizar reasoning (chain-of-thought) automaticamente, se assim decidir, ou a pedido. Este modo é chamado:
* Thinking
Quatro níveis de esforço:
* minimal (novo)
* low
* medium
* high
Três níveis de verbosidade:
* low
* medium
* high
A verbosidade afecta o detalhe da resposta, não apenas extensão e é independente do esforço.
Informações sobre o acesso via API podem ser consultados
aqui e são uma espécie de janela para os
inner workings do GPT-5 dado que a OpenAI não está a ser muito transparente sobre o funcionamento do GPT-5 nos frontends app e web. No acesso API - que é pago à parte, por pedido, mesmo para quem tem subscrição - o utilizador controla o modelo e a modalidade. Na web e na app é o que o GPT-5 decidir (e não informa do que decidiu utilizar).
Entretanto, devolveram o 4o aos utilizadores Plus. Era, na minha opinião, o modelo mais fraquinho e problemático dos que estavam disponíveis. Mas há uma grande procura por esse modelo especificamente, pelas razões que já mencionei atrás. Há toneladas de utilizadores que criaram uma ligação afectiva com um modelo aditivo que fazia de tudo para agradar o utilizador. É como lhes eliminar um/a amigo/a, namorado/a ou um animal de estimação.