Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais valias e Transferencia TiTULOS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por Andre vez » 31/3/2023 20:42

niceboy Escreveu:Pode não ser indiferente, se tiverem passado mais de 2 anos.
Por causa da aplicação do coeficiente de desvalorização de moeda.


Boas,

Podes falar sobre este assunto? Se tiverem passado mais de 2 anos o que devemos fazer nesse sentido?
Abraço
André
 
Mensagens: 330
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por niceboy » 31/3/2023 19:41

Pode não ser indiferente, se tiverem passado mais de 2 anos.
Por causa da aplicação do coeficiente de desvalorização de moeda.
 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por Alfa Trader » 31/3/2023 18:18

pcmarcos74 Escreveu:Boas!

Aproveito este tópico para colocar uma dúvida, tive agora acesso ao anexo G pré-preenchido e constatei que tenho um título que adquiri várias unidades em momentos diferentes e que vendi tudo de uma vez em 2022. Na declaração aparece pré-preenhida como uma só realização... o que devo fazer:

- Desdobrar de forma a ter as várias datas de aquisição;
- Colocar apenas uma data de aquisição, neste caso qual devo colocar a mais antiga ou a mais recente?

Obrigado, cumprimentos



Não custa nada desdobrar mas é indiferente, se for um só titular,.
Às vezes os bancos e eu ainda não percebi porque dividem metade para cada titular da conta onde os títulos foram movimentados, e aí sim é preciso ter cuidado.

Implicando duas vendas e as respetivas comissões, depois devolvida pois foi sempre o mesmo titular a comprar...enfim coisas dos bancos, mas pode ter implicações fiscais.


BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por pcmarcos74 » 31/3/2023 17:52

Boas!

Aproveito este tópico para colocar uma dúvida, tive agora acesso ao anexo G pré-preenchido e constatei que tenho um título que adquiri várias unidades em momentos diferentes e que vendi tudo de uma vez em 2022. Na declaração aparece pré-preenhida como uma só realização... o que devo fazer:

- Desdobrar de forma a ter as várias datas de aquisição;
- Colocar apenas uma data de aquisição, neste caso qual devo colocar a mais antiga ou a mais recente?

Obrigado, cumprimentos
 
Mensagens: 9
Registado: 4/5/2015 9:50

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por WofG » 2/1/2023 15:25

Não, o momento é mesmo a redação do n.º 3 do Art. 10, o n.º 1 é apenas a sujeição.

O que interessa para a tributação é o momento da compra/venda independentemente da data de recebimento/pagamento.

Se quiserem podem consultar este acordão Processo: 0788/09.3BELRS-A (Apesar de ser relativo a imóveis).
"Para efeitos de mais-valias, no caso de contrato de
compra e venda de um imóvel com pagamentos diferidos,
os ganhos consideram-se obtidos no momento da
celebração do contrato - artigo 10.º, n.º 3, do Código do
IRS."
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por NirSup » 30/12/2022 21:18

suminvestido Escreveu:Nº 3 do artigo 10 º do IRS


A norma aplicável é a alínea b) do n.º1 do art.º 10.º do CIRS:
Artigo 10.º
Mais-valias
1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:

a) ..........
b) Alienação onerosa de partes sociais e de outros valores mobiliários, incluindo:


Alienação = É o ato pelo qual o titular de um bem mobiliário ou imobiliário transfere a sua propriedade a outro interessado. No caso das ações isso é por demais evidente dado que o adquirente pode vender no mesmo dia aquilo que comprou. E se lhe é permitido vender é porque detém a propriedade.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por suminvestido » 30/12/2022 20:11

suminvestido Escreveu:
luislobs Escreveu:E tipo a malta q nao declara o fim de obras nas moradias para nao pagar imi, algum dia é natal.

Eu por mim se nao receber um negocio nca o declaro senao eu q levo na ripa, negocio e efectuado no dia do pagamento.


Cada um faz o que quer :D :D :D
A lei é clara:

http://bdjur.almedina.net/item.php?fiel ... ue=1988349

Nº 3 do artigo 10 º do IRS


https://info.portaldasfinancas.gov.pt/p ... irs10.aspx
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por suminvestido » 30/12/2022 20:08

luislobs Escreveu:E tipo a malta q nao declara o fim de obras nas moradias para nao pagar imi, algum dia é natal.

Eu por mim se nao receber um negocio nca o declaro senao eu q levo na ripa, negocio e efectuado no dia do pagamento.


Cada um faz o que quer :D :D :D
A lei é clara:

http://bdjur.almedina.net/item.php?fiel ... ue=1988349

Nº 3 do artigo 10 º do IRS
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por PIKAS » 30/12/2022 19:57

Caros,
Leiam, por favor, o que está escrito na declaração para preencher:

124.jpg
124.jpg (19.58 KiB) Visualizado 5823 vezes


Diz lá realização, não diz?
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por luislobs » 30/12/2022 19:51

E tipo a malta q nao declara o fim de obras nas moradias para nao pagar imi, algum dia é natal.

Eu por mim se nao receber um negocio nca o declaro senao eu q levo na ripa, negocio e efectuado no dia do pagamento.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por luislobs » 30/12/2022 19:49

suminvestido Escreveu:
luislobs Escreveu:Se venderes a 30 de dezembro a entidade bancaria nao te manda o extrato desse ano com essa venda, fica p o ano seguinte.

Agora durante o ano podem não ligar


Podes dar as voltas que quiseres, o que conta é a data em que o negócio é feito.Compras hoje, pagas daqui a um ano não interessa para o caso.Vendes hoje, recebes daqui a um ano, idem.


Essa de.receber daqui a 1 ano ta engraçada.

Por 25 euros ja la fui chamado e nao gostei da experiencia, se temos a graça de fazer a coisa de maneira correta para quê inventar.

Uma coisa é vender a 30 de agosto e declarar esse dia, pc importa p eles essas datas, agora transmicoes de ano ja acho mais chato e por mim 26 de dezembro e dia de fechar contas.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por tami » 30/12/2022 18:53

suminvestido Escreveu:
luislobs Escreveu:Se venderes a 30 de dezembro a entidade bancaria nao te manda o extrato desse ano com essa venda, fica p o ano seguinte.

Agora durante o ano podem não ligar


Podes dar as voltas que quiseres, o que conta é a data em que o negócio é feito.Compras hoje, pagas daqui a um ano não interessa para o caso.Vendes hoje, recebes daqui a um ano, idem.


Conta a data da liquidação. O que vendeste onte,m ou hoje só será contabilizado em 2023, e tenho a certeza absoluta do que estou a dizer. Agora, se existe forma de reclamar e se é ou não simples, isso é outra questão; mas por defeito não é considerado este ano.
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por NirSup » 30/12/2022 17:32

Meus caros Amigos, a Declaração do Banco faz referência à data da liquidação, mas nada te impede de na tua Declaração de IRS indicares a data da venda. A lei diz data da venda e não a data da liquidação bancária (que pode demorar mais ou menos dias).
Se a AT levantar objeções por divergência na Declaração basta apresentares uma Reclamação Graciosa (RG) para resolveres o assunto. A RG não depende de qualquer formulário e não tem custos (só tens de apresentar o comprovativo da ordem de venda e a sua efetiva realização).
Espero ter ajudado.
BOAS FESTAS!
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por PIKAS » 30/12/2022 17:27

suminvestido Escreveu:Tens de te informar melhor, há mais de 20 anos que preencho as minhas declarações sempre a contar com a data de realização da compra/venda.
É essa data que conta e não a da liquidação.

A data de aquisição e realização, nada tem a ver com a data da liquidação.


O facto de preencheres assim há mais de 20 anos não quer dizer que estejas a fazer bem. E se não tiveste problema com a AT até agora é porque tens tido sorte porque se forem esquadrinhar com pormenor a tua declaração de IRS levas uma multazinha.
A mim já por duas vezes que tive que ir às finanças levar tudo relativo ao IRS, investimentos e não só, e foi tudo esmiuçado. Diga-se de passagem que em ambas as vezes que lá fui o tipo que fiscalizou aquilo percebia muito pouco ou mesmo nada daquilo que estava a fiscalizar quando olhou para a parte de investimentos. Acabei a pagar uma multa de 300 paus relativa a incorreta declaração de rendimento de imóveis e a ensinar o tipo das finanças.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por suminvestido » 30/12/2022 17:16

luislobs Escreveu:Se venderes a 30 de dezembro a entidade bancaria nao te manda o extrato desse ano com essa venda, fica p o ano seguinte.

Agora durante o ano podem não ligar


Podes dar as voltas que quiseres, o que conta é a data em que o negócio é feito.Compras hoje, pagas daqui a um ano não interessa para o caso.Vendes hoje, recebes daqui a um ano, idem.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por luislobs » 30/12/2022 17:12

Se venderes a 30 de dezembro a entidade bancaria nao te manda o extrato desse ano com essa venda, fica p o ano seguinte.

Agora durante o ano podem não ligar
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por suminvestido » 30/12/2022 17:03

Espera pela declaração anual e vês lá isso escrito. E não há nada a fazer porque é o que consta na Autoridade Tributária. Se não concordas vai para tribunal mas aí perdes e tens uma dor de cabeça enorme.
Cumprimentos,[/quote]

Tens de te informar melhor, há mais de 20 anos que preencho as minhas declarações sempre a contar com a data de realização da compra/venda.
É essa data que conta e não a da liquidação.[/quote]
A data de aquisição e realização, nada tem a ver com a data da liquidação.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por suminvestido » 30/12/2022 17:01

PIKAS Escreveu:
suminvestido Escreveu:
luislobs Escreveu:Conta a data de liquidacao nao a venda


Onde está isso escrito???

Espera pela declaração anual e vês lá isso escrito. E não há nada a fazer porque é o que consta na Autoridade Tributária. Se não concordas vai para tribunal mas aí perdes e tens uma dor de cabeça enorme.
Cumprimentos,


Tens de te informar melhor, há mais de 20 anos que preencho as minhas declarações sempre a contar com a data de realização da compra/venda.
É essa data que conta e não a da liquidação.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por PIKAS » 30/12/2022 16:50

suminvestido Escreveu:
luislobs Escreveu:Conta a data de liquidacao nao a venda


Onde está isso escrito???

Espera pela declaração anual e vês lá isso escrito. E não há nada a fazer porque é o que consta na Autoridade Tributária. Se não concordas vai para tribunal mas aí perdes e tens uma dor de cabeça enorme.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por suminvestido » 30/12/2022 16:28

luislobs Escreveu:Conta a data de liquidacao nao a venda


Onde está isso escrito???
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por luislobs » 30/12/2022 16:02

Conta a data de liquidacao nao a venda
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por suminvestido » 30/12/2022 15:40

PIKAS Escreveu:
zorro2009 Escreveu:Bom dia a todos e BOM ANO

1-Fiz mais valias altri ex comprei 10 000€ vendi a 13000€ fiz 3000€ em mais valias e com o imposto 28% teria de pagar 840€
ora como tou a perder bastante na mota engil comprei a 6€... eu tenho de vendar quantas accoes para nao ter de pgar mais valias ou seja como é feito o acerto entre o imposto da mais valias quando se tem menos valias queria fazer de forma que nao pagasse mais valias
Ou seja tenho de ter menos valias de 3000€ ou tenho de ter menos valias de 840€ que é o valor do imposto que irei pagar?


O problema é que já vais tarde, agora só para o ano de 2023.
Mesmo que as vendesses hoje, dia 30, a data de liquidação será já em 2023 e, portanto, contarão já para o ano fiscal de 2023.
Cumprimentos,


Nada disso, se vender hoje é considerado vendas em 2022 e não a data de liquidação.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por PIKAS » 30/12/2022 15:19

zorro2009 Escreveu:Bom dia a todos e BOM ANO

1-Fiz mais valias altri ex comprei 10 000€ vendi a 13000€ fiz 3000€ em mais valias e com o imposto 28% teria de pagar 840€
ora como tou a perder bastante na mota engil comprei a 6€... eu tenho de vendar quantas accoes para nao ter de pgar mais valias ou seja como é feito o acerto entre o imposto da mais valias quando se tem menos valias queria fazer de forma que nao pagasse mais valias
Ou seja tenho de ter menos valias de 3000€ ou tenho de ter menos valias de 840€ que é o valor do imposto que irei pagar?


O problema é que já vais tarde, agora só para o ano de 2023.
Mesmo que as vendesses hoje, dia 30, a data de liquidação será já em 2023 e, portanto, contarão já para o ano fiscal de 2023.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por zorro2009 » 30/12/2022 14:40

AlfaTrader Escreveu:
zorro2009 Escreveu:Muito obrigado a ambos

ou seja no dia da transferencia titulos da minha mae conta a contacao daquele dia ou seja ela vende e eu compro aquele valor

os bancos enviam para as finanças as realizacoes feito so no ano fiscal por exemplo minha mae comprou em 2013 mas nao sabe ida nem mes


Boas,

Em vez de transferência/venda já viste a opção de doação?
Não tenho a certeza se as ações podem ser doadas, mas se puderem as mais valias aí ficam sem efeito para atua mãe e para ti o custo de aquisição é o valor que entrou para calculo do Imposto de selo, que não pagas pelo fato da doação ser de mãe para filho.

Mas como digo, não tenho a certeza de esta operação pode ser feita, mas não custa analisá-la.

BN
Alfatrader


Muito obrigado pela info a questão aqui é que a minha mae irá ter menos valias por ex comprei a 0,53€ e estao a 0.14€ eu é que ao comprar a esse preço depois irei ter mais valias
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Mais valias e Transferencia TiTULOS

por AlfaTrader » 30/12/2022 13:50

zorro2009 Escreveu:Muito obrigado a ambos

ou seja no dia da transferencia titulos da minha mae conta a contacao daquele dia ou seja ela vende e eu compro aquele valor

os bancos enviam para as finanças as realizacoes feito so no ano fiscal por exemplo minha mae comprou em 2013 mas nao sabe ida nem mes


Boas,

Em vez de transferência/venda já viste a opção de doação?
Não tenho a certeza se as ações podem ser doadas, mas se puderem as mais valias aí ficam sem efeito para atua mãe e para ti o custo de aquisição é o valor que entrou para calculo do Imposto de selo, que não pagas pelo fato da doação ser de mãe para filho.

Mas como digo, não tenho a certeza de esta operação pode ser feita, mas não custa analisá-la.

BN
Alfatrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 374 visitantes