Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quotas em pequenas sociedades anónimas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quotas em pequenas sociedades anónimas

por isispurcell » 22/8/2022 11:09

Obrigado pela partilha.
 
Mensagens: 1
Registado: 22/8/2022 11:08

Re: Quotas em pequenas sociedades anónimas

por severalmal » 14/8/2022 19:02

Obrigado pela resposta! Sim ajudou. A pessoa comum/trabalhador tem sempre aquela ideia que um accionista é "patrão", mas ser então minoritário não traz qualquer poder executivo digamos nem outro qualquer. Apenas, em geral, o poder de voto nas Assembleias e o de partilhar os lucros caso seja caso disso.

Cumprimentos
 
Mensagens: 30
Registado: 5/3/2015 15:34

Re: Quotas em pequenas sociedades anónimas

por Cem pt » 12/8/2022 13:21

Caro amigo,

Embora eu não seja jurista, baseio-me apenas em ter sido acionista e mais tarde administrador duma sociedade SGPS que detinha a maioria dos direitos acionistas numa clínica privada na zona da linha do Estoril, permitindo-lhe assim aprovar os pontos em discussão nas assembleias gerais e nomear os membros da administração da clínica, existem documentos jurídicos societários em qualquer empresa que permitem responder às suas questões.

Para isso sugiro-lhe que consulte o Acordo Parassocial e os Estatutos que regulam a vida societária da empresa e estabelecem as regras de compras e vendas de ações da sociedade, mesmo que não seja cotada em Bolsa.

Espero ter ajudado.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Quotas em pequenas sociedades anónimas

por severalmal » 11/8/2022 17:40

Boa tarde caros foristas,

estou aqui hoje com um dúvida que talvez me possam esclarecer apesar de talvez não ter muito a ver com o fórum em si. Mas queria apenas ter um debate a titulo de curiosidade.

A questão prende-se com os direitos (e deveres) de quem possui uma quota (ações) de uma pequena sociedade anónima (PME por exemplo) não cotada. Se uma pessoa tiver um interesse minoritário num PME, essa pessoa poderia entrar na empresa e pedir acesso aos seus registos (contabilisticos, legais, estatutos, etc) ou precisa de autorização prévia, por exemplo? Tem acesso livre sequer às instalações, podendo andar por lá à vontade? Ou só mesmo na Assembleia geral ou quando é convocado?

Normalmente, numa empresa maior ou cotada, isso estaria envolto em burocracia, mas numa PME, que nem CEO tem e em que normalmente os diretores são as mesmas pessoas do conselho de admnistração, e em que há meia dúzia de acionistas, como funciona? O que pode um acionista fazer (ou não fazer)?

Cumprimentos
 
Mensagens: 30
Registado: 5/3/2015 15:34


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], CORTIÇA, farami, Garfield, goncaladas, Google Adsense [Bot], hugob0ss, JoeP, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mmmartins, MPAM, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 150 visitantes