Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Como Declarar IRS 2021 2022

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Como Declarar IRS 2021 2022

por NirSup » 30/5/2022 20:53

marijon2 Escreveu:Nirsup, não sei que confusão vai para aí porque a partir do momento que o anexo J é preenchido, não é possível fazer qualquer simulação. É um erro do sistema confirmado pela AT.
Mais valias do G abatem a menos valias do J e vice versa.

Maria João,
Será que apenas eu tive problemas com o Anexo J? Acho estranho.
Telefonei para o Apoio do IRS e fui informado que as Menos-Valias do Anexo J não eram compensadas com as Mais-Valias do Anexo G. E até me falou numa alteração legislativa recente a confirmar esta sua tese.
Isto depois de ser notificado da liquidação da 1.ª Declaração, como é óbvio.
Desliguei a chamada e fiz uma 2.ª Declaração que anulou a 1.ª Declaração, colocando tudo no Anexo G. Problema resolvido.
Quer acreditem ou não há muita incompetência nesta matéria na AT. Sei do que estou a falar.
Não eram tostões. Eram milhares de euros.
By Nirvana
Why 99% of the technical analysis you guys see on the internet is complete bullshit? ( r/wallstreetbets)

Registado: 29/4/2014 15:34

por Pata-Hari » 30/5/2022 21:48

Confirmo que o J nunca permitiu simulação. O que sempre fiz foi "testar" no G e depois declarar "devidamente" e sempre correu bem.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por 654235 » 31/5/2022 12:36

NirSup Escreveu:
marijon2 Escreveu:Nirsup, não sei que confusão vai para aí porque a partir do momento que o anexo J é preenchido, não é possível fazer qualquer simulação. É um erro do sistema confirmado pela AT.
Mais valias do G abatem a menos valias do J e vice versa.

Maria João,
Será que apenas eu tive problemas com o Anexo J? Acho estranho.
Telefonei para o Apoio do IRS e fui informado que as Menos-Valias do Anexo J não eram compensadas com as Mais-Valias do Anexo G. E até me falou numa alteração legislativa recente a confirmar esta sua tese.
Isto depois de ser notificado da liquidação da 1.ª Declaração, como é óbvio.
Desliguei a chamada e fiz uma 2.ª Declaração que anulou a 1.ª Declaração, colocando tudo no Anexo G. Problema resolvido.
Quer acreditem ou não há muita incompetência nesta matéria na AT. Sei do que estou a falar.
Não eram tostões. Eram milhares de euros.
By Nirvana

Foste mal informado...os rendimentos do anexo J e G são da mesma categoria e portanto, desde que tenhas feito o englobamento, o saldo de mais valias e menos valias é sempre contabilizado, mas nunca na simulação...apenas verás no documento de liquidação
Youtube
@PMSInvestments

Registado: 10/4/2006 13:55

por NirSup » 31/5/2022 13:34

Mas que grande confusão vai aqui!

Onde foi que eu escrevi que tive acesso à simulação?
Eu não tive acesso a simulação alguma, nem podia ter porque o sistema não o permite.
Eu tive acesso às contas da AT, à liquidação da AT, definitiva, que é muito mais que uma mera simulação prévia e provisória.
E essas contas estavam mal feitas, porque não tinham contabilizado as menos-valias do Anexo J, mas apenas a mais-valias do Anexo G. E daí que a base tributável sobre que incidia o imposto fosse maior (maior o imposto a reter e menor o REEMBOLSO a receber).
O que é que foi que ainda não entenderam?
By Nirvana
Why 99% of the technical analysis you guys see on the internet is complete bullshit? ( r/wallstreetbets)

por suminvestido » 31/5/2022 13:42

NirSup Escreveu:Mas que grande confusão vai aqui!

Onde foi que eu escrevi que tive acesso à simulação?
Eu não tive acesso a simulação alguma, nem podia ter porque o sistema não o permite.
Eu tive acesso às contas da AT, à liquidação da AT, definitiva, que é muito mais que uma mera simulação prévia e provisória.
E essas contas estavam mal feitas, porque não tinham contabilizado as menos-valias do Anexo J, mas apenas a mais-valias do Anexo G. E daí que a base tributável sobre que incidia o imposto fosse maior (maior o imposto a reter e menor o REEMBOLSO a receber).
O que é que foi que ainda não entenderam?
By Nirvana

Só se pode tirar uma conclusão, no teu caso a AT errou, terás de reclamar

Registado: 15/1/2008 23:45

por NirSup » 31/5/2022 14:02

Caro suminvestido,
Essa é uma possibilidade, legal.
Ao fim de alguns meses, senão anos depois, iria ter o assunto resolvido a meu favor. E estou a ser otimista.
Fiz nova Declaração a rectificar e anular a primeira Declaração e ao fim de duas semanas tinha o REEMBOLSO na minha conta.
Até eu fiquei espantado com tanta rapidez.
Ah, coloquei tudo no Anexo G.
Se isto puder servir para alguém, fico feliz por isso.
By Nirvana

por Pata-Hari » 31/5/2022 14:22

Já agora, o ebalcão responde com alguma rapidez e pode-se reclamar por essa via. No meu caso, já resultou no passado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Jarbas83 » 1/6/2022 7:57

Para beneficiar do abatimento entre mais e menos valias, temos de optar pelo englobamento de rendimentos?

Registado: 25/9/2017 16:58

por NirSup » 1/6/2022 8:07

Jarbas83 Escreveu:Para beneficiar do abatimento entre mais e menos valias, temos de optar pelo englobamento de rendimentos?

Não. Contrariamente ao que foi aqui afirmado. Mas é como eu digo: nesta matéria anda tudo a patinar na maionese.
Os gajos da AT (tudo bons rapazes) e os investidores do CB.
By Nirvana

por Opcard » 1/6/2022 9:07

Jarbas83 Escreveu:Para beneficiar do abatimento entre mais e menos valias, temos de optar pelo englobamento de rendimentos?

No mesmo ano não o acerto é automático , temos 2 contas uma com mais valias e outra com menos valia não é necessário englobar .

Já é diferente de um ano para o outro , se este ano tiver menos valias é bom englobar porque essas menos valias vão anular as mais valias do próximo ano caso existam .

Registado: 14/3/2009 0:19

por NirSup » 1/6/2022 10:15

Não se pode nem se deve confundir dois conceitos: obrigação legal e vantagem fiscal.
Para quem paga uma taxa marginal de IRS superior a 28% deve ponderar duas vezes se é mais vantajoso optar pelo englobamento dos rendimentos para efeitos de IRS.
By Nirvana

por Opcard » 1/6/2022 10:42

Um simulador ajuda

https://www.pwc.pt/pt/servicos/fiscalid ... r-irs.html

Se tiver rendimentos baixos com taxa de IRS inferior a 28% deve englobar

Outra situação em que pode ser vantajoso optar pelo englobamento é quando há menos-valias o prejuízo é reportado durante os próximos cinco anos.

por Jarbas83 » 1/6/2022 12:40

Percebo a vantagem de englobar caso os rendimentos sejam baixos. Mas no meu caso, estou abrangido pelo mínimo de existência e não pago IRS. Se tivesse que englobar rendimentos de bolsa, estes seriam taxados a 14 ou 15%, é verdade, mas seria também taxado a esse valor sobre todo o meu rendimento coletável auferido como trabalhador dependente (talvez sobre 3 ou 4k), o que deixaria de compensar...

Registado: 25/9/2017 16:58

por frneto22 » 1/6/2022 12:57

Opcard Escreveu:

No mesmo ano não o acerto é automático , temos 2 contas uma com mais valias e outra com menos valia não é necessário englobar .

Já é diferente de um ano para o outro , se este ano tiver menos valias é bom englobar porque essas menos valias vão anular as mais valias do próximo ano caso existam .

Do ano 2020 tenho perdas a reportar (venda de ações nacionais -anexo G). No ano 2021 tenho mais-valias resultantes da venda de fundos internacionais -declarei no anexo J. Informação da AT: se englobar consegue deduzir estas às menos-valias do ano anterior. Estou a aguardar, para verificar na demonstração de liquidação, se foi este o procedimento.

Registado: 29/1/2019 22:05

por Opcard » 1/6/2022 14:05

Jarbas83 Escreveu:Percebo a vantagem de englobar caso os rendimentos sejam baixos. Mas no meu caso, estou abrangido pelo mínimo de existência e não pago IRS. Se tivesse que englobar rendimentos de bolsa, estes seriam taxados a 14 ou 15%, é verdade, mas seria também taxado a esse valor sobre todo o meu rendimento coletável auferido como trabalhador dependente (talvez sobre 3 ou 4k), o que deixaria de compensar...

Até um rendimento total 20 mil solteiro ou 40 000 sendo casado compensa o englobamento , caso recebam dividendos de ações nacionais onde só declaramos 50% é possível receber de volta o imposto retido .

por NirSup » 1/6/2022 15:33

frneto22 Escreveu:
Do ano 2020 tenho perdas a reportar (venda de ações nacionais -anexo G). No ano 2021 tenho mais-valias resultantes da venda de fundos internacionais -declarei no anexo J. Informação da AT: se englobar consegue deduzir estas às menos-valias do ano anterior. Estou a aguardar, para verificar na demonstração de liquidação, se foi este o procedimento.

Se na Declaração de IRS do ano de 2021 (do ano passado) e relativa a rendimentos de 2020 não tiveres optado pelo englobamento, julgo que isso não é legalmente admissível.
Mas se a AT diz que sim, o melhor é esperar para ver. Embora a resposta da AT seja tudo menos clara.
By Nirvana

por suminvestido » 1/6/2022 15:47

NirSup Escreveu:
frneto22 Escreveu:

Se na Declaração de IRS do ano de 2021 (do ano passado) e relativa a rendimentos de 2020 não tiveres optado pelo englobamento, julgo que isso não é legalmente admissível.
Mas se a AT diz que sim, o melhor é esperar para ver. Embora a resposta da AT seja tudo menos clara.
By Nirvana

Correto NirSup, no ano em que forem apuradas menos valias, para que se tenha direito a reportar as perdas nos cinco anos seguintes, deverá ser feito o englobamento.

Registado: 15/1/2008 23:45

por 654235 » 1/6/2022 17:56

suminvestido Escreveu:
NirSup Escreveu:
frneto22 Escreveu:

By Nirvana

Correto NirSup, no ano em que forem apuradas menos valias, para que se tenha direito a reportar as perdas nos cinco anos seguintes, deverá ser feito o englobamento.

foi isso que eu disse...não entendo pq o rato desmentiu
Youtube
@PMSInvestments

Registado: 10/4/2006 13:55

por frneto22 » 2/6/2022 0:00

suminvestido Escreveu:
NirSup Escreveu:
frneto22 Escreveu:

By Nirvana

Sim, o procedimento é esse. Por isso engobei os rendimentos referentes ao 2020.

por hbsilva » 6/6/2022 9:22

Bom dia prezados foristas,

Tenho uma dúvida em preencher o anexo J. Durante o ano passado realizei 30 operações de bolsa. Tenho que colocar todas as 30 operações no anexo ou existe alguma maneira de colocar apenas uma linha com o valor total das aquisições e e o valor total das realizações. :?

Grato pela vossa inestimável ajuda

Registado: 29/11/2007 3:44

por Spfgg » 6/6/2022 17:05

Tens de colocar uma linha para cada instrumento financeiro. E cada linha tem que ter o valor total de venda e o valor total de compra desse mesmo instrumento. Se realizaste 1, 3 ou 20 operações por cada instrumento financeiro, é indiferente.

Registado: 3/10/2017 9:05

por drupa » 30/6/2022 10:01

Garfield Escreveu:Boas,

Chegado o prazo de entrega da Modelo 3, questiono os caros colegas que não tenham exercido a subscrição dos direitos do aumento de capital da MOTA que ocorreu em 2021 como vão proceder no preenchimento do Anexo G?

Na declaração enviada pelo banco existem apenas 2 movimentos, 1 de entrada pela atribuição dos referidos direitos de subscrição sem nenhum valor e apenas a quantidades dos mesmos e no fim 1 movimento de saída da mesma quantidade igualmente sem valor relativo ao não exercício dos direitos.

Ora sendo tudo de valor ZERO, será necessário registar esta operação no Anexo G?

Obrigado desde já pelos vossos prezados pareceres.

BN
Garfield

Bom dia Garfield,
Estou na mesma situação. É que nem nos deixa entregar a declaração, surge sempre a mensagem "A declaração apresenta erros de preenchimento.
Por favor, corrija a declaração antes de proceder à submissão."

Registado: 11/12/2013 0:45

por drupa » 30/6/2022 10:05

Pata-Hari Escreveu:Garfield, penso que a pergunta deverá ser : porque razão optarias por não declarar e gerar o potencial de haver discrepância?

Bom dia Pata, problema é que nem nos deixa submeter a declaração. Surge o erro que indiquei atrás.

por drupa » 30/6/2022 11:25

drupa Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Garfield, penso que a pergunta deverá ser : porque razão optarias por não declarar e gerar o potencial de haver discrepância?

Bom dia Pata, problema é que nem nos deixa submeter a declaração. Surge o erro que indiquei atrás.

Fiz a alteração do valor de zero para 0.01. E a declaração passou a ser válida sem erros. O problema é mesmo ser uma operação de zeros. Não há alternativa a uma possível discrepância porque nem sequer nos deixa entregar a declaração :)

por frneto22 » 7/9/2022 9:03

Na venda de fundos mobiliários (maioritariamente compostos por ações), detidos à mais de 2 anos, tive em conta o Coeficiente de Correção Monetária(CCM)-art. 50º do CIRS, relativo ao Valor de Aquisição (VA) dos fundos para o cálculo das Mais-Valias (MV). Ex: MV= Valor de realização-VA*CCM. O fisco indeferiu a minha pretensão alegando que esta correção só se aplica à alienação de partes sociais. Tenho dúvidas sobre esta interpretação. Algum dos participantes já foi confrontado com esta situação? Agradeço desde já a colaboração.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HCC1, PAULOJOAO, Qualnhick, Spiff69 e 42 visitantes