Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - A encruzilhada!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por P. Morais » 24/4/2003 4:12

Essa nunca tinha reparado, mas vou começar a ficar atento. Se isso se confirma, é entrar na pré-abertura (para isso tenho que começar a levantar-me ao cantar da passarada) e sair no pré-fecho.
P. Morais

por PTC Man » 23/4/2003 22:00

Eu só sei uma coisa, nunca shortar PT antes do fecho de terças feiras.

Desde os lows de Fevereiro que a tipa fecha sempre acima da abertura às terças feiras.

Parece que já estou a ver, terça feira que vem vai fechar abaixo da abertura. Não sei se já vos aconteceu mas quanto descobrimos algo num gráfico essa descoberta é logo anulada no dia/semana seguinte :shock:

O mercado é mesmo um bicho lixado :twisted:

Registado: 9/12/2002 22:58

Caro Surfer

por BILL_GATES » 23/4/2003 19:53

Caro surfer...excelente análise. Os meus parabéns. Subscrevo na generalidade o que diz com mais a minha opinião: a ptc vai quebrar a resistência dos 6.67/6.70.
Cumprimentos Gateanos
BILL GATES

P.S. Tal como já disse, este forum tem alguma da fina-flor dos traders portugueses.

Registado: 19/4/2003 21:59

por Old Trader » 23/4/2003 18:59

Muito boa análise. Eu hoje vendi as minhas PT e espero recomprá-las um pouco mais abaixo. Quem sabe as consigo comprar lá para os 6,4 onde está o suporte?
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

PTC - A encruzilhada!

por Surfer » 23/4/2003 18:51

A PTC encontra-se num momento decisivo em relação ao futuro de curto/médio-prazo. Uma verdadeira encruzilhada.

Senão vejamos. A LT descendente de longo-prazo (muralha da China) está novamente a ser testada pela 2ª vez no presente més, e pela 3ª vez este ano. Para além de estarmos num bearmarket e enfrentar novamente a referida LT, é importante verificar mais uma vez a força descendente que esta LT exerce sobre a PTC.

Repare-se que desde Novembro/2002 sempre que o titulo tocou ou aproximou-se da LT, perdeu força, cedeu excepto no inicio do presente més que a rompeu em alta com um potente marubozu branco, mas prontamente corrigido nas sessões seguintes levando a PTC aliviar.

A PTC aliviou de forma muito rápida e talvez de forma inespereda para tantos para bulls e bears, tal a potencia como aliviou terminou esse movimento correctivo de curto-prazo, espantoso aquele marubozu vermelho que levou a PTC novamente para o range de consolidação (6,34-6,67) iniciado em 18 de Março. Sem esquecer também, de igual modo importante a quebra em baixa da LT ascendente que vinha a suportar o rebound desde os minimos do presente ano.

Uma vez dentro do range a PTC logo de seguida ao marubozu vermelho testa os limites do range num curto espaço de tempo, topo, base e novamente hoje o topo. Significa isto que estamos novamente no mesmo nivel de meados de Março passado e no mesmo range de consolidação.
Uma quebra em baixa deste range tem como target de projecção aproximadamente os 6 euros, ou seja, a LT ascendente de médio-prazo com inicio nos minimos históricos em 1 de Outubro de 2002.

E assim hoje chegamos à encruzilhada de resistencias e pontos importantes de um passado recente na PTC, atente-se no promenor de o topo deste range de consolidação (6,67/6,70 no meu gráfico) coincide com a LT descendente de longo-prazo e com a LT ascendente de curto-prazo. A juntar a este cenário temos ainda o enorme aumento de volume desde da tentiva da ruptura em alta da LT descendente de longo-prazo, facto que não deve ser alheio ao periodo de ex-dividendo e apresentação de resultados do 1º trimestre do ano (30 de Abril).

Chegamos então à questão inevitavel, e agora?!
Bom, eu diria que dentro desta consolidação não devemos fazer nada, devemos ficar liquidos, o gráfico diz isso claramente, estamos num periodo lateral de consolidação portanto, aqui dentro só mesmo para trading de muito curto prazo.
Para quem faz position trade e está bull, a questão resume-se simplesmente aguardar pela ruptura em alta desta encruzilhada de resistencias já acima referidas.
A tentação está é do lado dos bears que com tamanha encruzilhada e como estamos em bearmarket, este cenário é tremendamente tentador abrir posições curtas, mais que não seja começar a entrar com «pezinhos de lá» junto ao topo do range da consolidação e como consequencia junto tambem de mais duas resistencias.

O cenário presente é tão interessante que mais vale mesmo é não perde-lo de vista, de preferencia de fora, mas atento!
Anexos
PTCsurfer2304_1.gif
Gráfico longo-prazo.
PTCsurfer2304_1.gif (18.05 KiB) Visualizado 870 vezes
PTCsurfer2304_2.gif
Gráfico de curto-prazo.
PTCsurfer2304_2.gif (16.63 KiB) Visualizado 877 vezes
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, niceboy, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 185 visitantes