Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Gráficos de Médio e Longo-Prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/11/2002 18:33

EDP fecha no ponto crítico. Note-se o forte volume da sessão de hoje sinalizando muito provavelmente uma enorme luta nestes valores.

Neste ponto temos dois dados importantes:

1. Antiga LT de suporte que foi quebrada em baixa em Julho o que provocou um potentoso <i>sell-off</i> no título;

2. Resistência horizontal em torno dos 1.71 euros.

Fica o gráfico actualizado (no post original encontra-se tb o gráfico de longo-prazo).
Anexos
edp-20021115a.gif
edp-20021115a.gif (14.92 KiB) Visualizado 2610 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Silveira » 15/11/2002 3:11

Paramim a questao da EDPésimples enquantonao quebrar em alta o canal que esta assinalado nada feito a tendencia se mantera de baixa.
Neste caso como em muitos outros esperar é a melhor opção.

Cumprimentos, Silveira
Anexos
EDP.jpg
EDP.jpg (122.29 KiB) Visualizado 2702 vezes
 
Mensagens: 206
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: Ponta Delgada

por MarcoAntonio » 15/11/2002 3:00

Bem, só depois de escrever o post é q vi a resposta do Ulisses. Na verdade e quem já tiver lido as minhas análises, saberá que a minha abordagem à AT é algo idêntico.

Considero as minhas análises igualmente simplistas e por opção pessoal - para mim os aspectos essenciais são o preço/volume e as linhas de resistência/suporte (quer sejam horizontais ou não). Num plano secundário mas ainda bastante importante coloco as principais formações (desde q cumpram os devidos critérios) com especial incidência nas de consolidação (porq são mais vulgares, as de inversão são mais raras e estamos sempre tentados a tentar encontrá-las... é um verdadeiro perigo... :)... por exemplo, acho q existe uma <i>paranóia</i> por H&S... até porq a figura é bastante fácil de visualizar graficamente dado o comportamento ondulatório dos títulos mais técnicos e dos índices). Depois vêm os indicadores e as médias-móveis, mas já num plano bastante secundário.

Um caso particular: para <i>swing-trade</i> as <i>candles</i> são para mim bastante importantes, mas para <i>position-trade</i> já não lhes dou grande importância - um exemplo, uma pequena discussão q houve aqui sobre um padrão nas <i>candles</i> na PTC, para mim o importante agora é quebrar o canal de consolidação.

Outro tipo de análises técnicas ainda mais complexas (q existem) têm para mim ainda menos importância...

Mas mesmo dentro disto há muito para falar. Se eu conseguir disponiblidade e disposição tentarei deixar aqui alguns posts. Mas não prometo nada, principalmente para as semanas mais próximas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 15/11/2002 2:46

É um desafio interessante. Eu posso ir falando sobre algumas coisas, ocasionalmente. Já houve aqui alguns temas debatidos graças a dúvidas colocadas por colegas do fórum...

Vou ver se tenho tempo para organizar uns posts. Agora aproxima-se a época natalícia que para mim representa trabalho acrescido e portanto não prometo nada...

Pode ser que mais alguém se antecipa e aceite o desafio... :wink:

Abraço JCF,
Marco Antonio
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Ulisses Pereira » 15/11/2002 2:45

Eu vou escapar-me ao desafio que lançou. Não seria a pessoa indicada por o fazer, uma vez que cada vez mais acredito que a AT mais simples é a mais eficaz. Nada de indicadores... apenas o preço, volume e linhas de tendência, suportes e resistências. Básico demais? Talvez, mas é aquilo em que eu cada vez mais acredito...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

DESAFIO

por João Carvalho Fernandes » 15/11/2002 2:45

Por causa desta história do cruzamento das MM20 e MM50 lembrei-me que seria óptima ideia algum dos membros deste fórum com mais conhecimentos de AT escrever uns textos sobre o tema explicando por exemplo qual o significado desse cruzamento e milhares de outras coisas sobre as quais se pode falar.

Quem aceita o desafio?

Abraços.
 
Mensagens: 50
Registado: 10/11/2002 12:02
Localização: Lisboa

por MozHawk » 14/11/2002 22:04

Concordo ctg em vários aspectos Marco. Mas apenas considero que hoje a resistência dos 1.65 ficou para trás com alvo nos 1.80, tendo pelo meio uma na zona dos 1.70/1.71... Os indicadores que sigo estão todos bull (inverteram) e tb as (minhas) MMEs 20 e 50 estão a aproximar-se de um momento interessante.

Olha fica aqui tb o meu picasso!

Um abraço,

MozHawk
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (64.39 KiB) Visualizado 2776 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

EDP - Gráficos de Médio e Longo-Prazo

por MarcoAntonio » 14/11/2002 21:56

No curto-prazo a EDP tem suporte por volta dos 1.62 euros e resistência por volta dos 1.71 euros. No longo-prazo tem pela frente a antiga LT de suporteque poderá fazer mossa ou então despoletar uma subida mais forte. No médio prazo tem uma importante referência nos 1.50 euros que se tem mostrado uma importante zona de suporte.

Uma pequena nota, a MM20 está prestes a cruzar a MM50 no sentido ascendente, o que já não acontece há algum tempo.

Seguem os gráficos...
Anexos
edp-20021114b.gif
edp-20021114b.gif (15 KiB) Visualizado 2778 vezes
edp-20021114a.gif
edp-20021114a.gif (15.87 KiB) Visualizado 2796 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 431 visitantes