Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Greenvolt - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Greenvolt

por trend=friend » 25/5/2022 13:48

Não há doações em dividendos em espécie. Tal como um dividendo normal em cash.

Entretanto, a mais valia ainda é um outro tema, mas convém não esquecer que o valor de aquisição é 6,78 (referência da record date)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Greenvolt

por yaya » 25/5/2022 12:58

na venda de ações da GreenVolt (ou de outra cotada) é sempre necessário declarar no IRS no ano a seguir

mas para além disso os acionistas da altri que receberem ações da GV a título gratuito não terão de preencher um outro documento por causa das doações?

https://www.doutorfinancas.pt/impostos/ ... -impostos/

"Como deve declarar a doação?
Todas as doações que excedam o valor de 500€ devem ser declaradas às Finanças, mesmo que estejam isentas de imposto de selo. Assim, para comunicar essa informação ao Fisco, deve preencher o formulário Modelo 1 - Participação de transmissões gratuitas. Em seguida, submeta-o simultaneamente com os anexos I-03 e II-02, por via online ou entregue num balcão das Finanças até ao final do terceiro mês após a doação.
Além disso, tenha em consideração que, caso receba mais que uma doação, deve preencher um formulário por cada doador. Se tiver quaisquer dúvidas, pode consultar um documento com instruções de preenchimento, disponibilizado pelas Finanças."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Greenvolt

por dijuse » 25/5/2022 12:51

cmsbarros Escreveu:
dijuse Escreveu:Está-me a escapar alguma coisa... então eu tenho 1500 ações da Altri o que daria 375 ações da Greenvolt e só recebi 276.

Na atribuição de ações também é "cobrado" à cabeça o imposto de 28%?

Sim,

No que toca ao pagamento dos dividendos em espécie (ações), a empresa volta a dizer que a cada acionista da Altri será atribuído o número de ações da GreenVolt “resultante da aplicação da fórmula, com arredondamento por defeito, AA – IR, sendo AA o produto da multiplicação pelo fator 0,25604641 do número de ações representativas do capital social da Altri detidas por cada acionista da Altri no dia 18 de maio de 2022 (data de registo); e IR o produto da multiplicação de AA pela taxa de retenção na fonte aplicável (se for o caso)”, lê-se no comunicado.


https://jornaleconomico.pt/noticias/alt ... iro-897265


ok, obrigado. E assim desapece 1/3 da felicidade de uma pessoa...
 
Mensagens: 3
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Santa Iria de Azoia

Re: Greenvolt

por cmsbarros » 25/5/2022 12:26

dijuse Escreveu:Está-me a escapar alguma coisa... então eu tenho 1500 ações da Altri o que daria 375 ações da Greenvolt e só recebi 276.

Na atribuição de ações também é "cobrado" à cabeça o imposto de 28%?

Sim,

No que toca ao pagamento dos dividendos em espécie (ações), a empresa volta a dizer que a cada acionista da Altri será atribuído o número de ações da GreenVolt “resultante da aplicação da fórmula, com arredondamento por defeito, AA – IR, sendo AA o produto da multiplicação pelo fator 0,25604641 do número de ações representativas do capital social da Altri detidas por cada acionista da Altri no dia 18 de maio de 2022 (data de registo); e IR o produto da multiplicação de AA pela taxa de retenção na fonte aplicável (se for o caso)”, lê-se no comunicado.


https://jornaleconomico.pt/noticias/alt ... iro-897265
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 79
Registado: 3/8/2016 10:09
Localização: Santa Marinha e São Pedro da Afurada

Re: Greenvolt

por vieirah1976 » 25/5/2022 12:18

dijuse Escreveu:Está-me a escapar alguma coisa... então eu tenho 1500 ações da Altri o que daria 375 ações da Greenvolt e só recebi 276.

Na atribuição de ações também é "cobrado" à cabeça o imposto de 28%?


Sim, anunciaram que iam fazer a retenção do imposto.
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Greenvolt

por dijuse » 25/5/2022 12:10

Está-me a escapar alguma coisa... então eu tenho 1500 ações da Altri o que daria 375 ações da Greenvolt e só recebi 276.

Na atribuição de ações também é "cobrado" à cabeça o imposto de 28%?
 
Mensagens: 3
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Santa Iria de Azoia

Re: Greenvolt

por niceboy » 25/5/2022 11:47

Pelas 09:00 já tinha o dividendo da Altri em cash.
Pelas 11:00 apareceram as ações Greenvolt resultantes do spin-off da Altri ( e um arredondamento em cash).
 
Mensagens: 93
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: Greenvolt

por 654235 » 25/5/2022 11:36

eu também não....se calhar é porque não comprei
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4369
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Greenvolt

por João 87 » 25/5/2022 10:17

Não recebi as açoes da Greenvolt, nem os dividendos, será normal?
 
Mensagens: 423
Registado: 28/3/2021 13:21

Re: Greenvolt

por maturidade » 25/5/2022 8:58

Boas.
para já está subindo vêm.
não se vê nada de pressão vendedora, mas sim compradora.
Se passar os máximos de hoje nos 7.04€, entro e não vou perder o comboio.
É que se ela passa os 7.28€, é para ir aos máximos nos 8.10€.
Não vou querer estar fora.

Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Greenvolt

por 5640533 » 24/5/2022 15:32

Harry Potter, whoever he is, diz que sim.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por maturidade » 24/5/2022 14:52

5640533 Escreveu:Resumindo e concluindo: amanhã a Greenvolt sobe ou vai para o abismo? Já no dia depois de amanhã…???


Boas.

fala com o HARRY POTTER, que ele é que têm a varinha mágica. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
quem não arrisca não petisca.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Greenvolt

por 5640533 » 24/5/2022 14:25

Resumindo e concluindo: amanhã a Greenvolt sobe ou vai para o abismo? Já no dia depois de amanhã…???
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por Eduardo R. » 24/5/2022 13:39

vieirah1976 Escreveu:
Eduardo R. Escreveu:
vieirah1976 Escreveu:Não consigo entender esta *****. Mas alguma vez na história um aumento de free float significou quedas das ações? Aliás, bem pelo contrário, quem recebeu ações até aumentou as suas posições e o volume aumentou bem, chamando interesse de outros investidores.

Só prova que o mercado hoje em dia anda cheio de taxistas inexperientes.


Não será o aumento de free float propriamente dito a causar a queda, mas sim o potencial facto de muitos acionistas de retalho interessados apenas no papel se desfazerem das suas ações logo que as recebam. Mas talvez não, se eu que não tenho grande interesse em ficar com a Greenvolt vou tentar apanhá-las mais abaixo, de certeza que muitos outros com mais dinheiro que eu pensarão o mesmo.


Mas se não tinham interesse, porque mantiveram Altri, foram ao dividendo, perderam o efeito fiscal e ainda viram a Altri corrigir 2 euros?

Parece-me parvo mas anda muita gente inexperiente no mercado, pelo que tudo pode ser possível.


O que tem a ver o dividendo? Quem queria Greenvolt já poderia ter adquirido no mercado até aqui. Quem não tem interesse na Greenvolt mas acreditava que o conjunto estava desvalorizado, manteve as ações e claramente compensou, visto que a Altri valorizou 17%, entretanto. Agora, quem vender as ações da Greenvolt (assumindo o preço atual), fica com bem mais cash do que aquilo que foi descontado até aqui à Altri.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Greenvolt

por trend=friend » 24/5/2022 10:16

Celsius-reloaded Escreveu:
5640533 Escreveu:
vieirah1976 Escreveu:Não consigo entender esta *****. Mas alguma vez na história um aumento de free float significou quedas das ações? Aliás, bem pelo contrário, quem recebeu ações até aumentou as suas posições e o volume aumentou bem, chamando interesse de outros investidores.

Só prova que o mercado hoje em dia anda cheio de taxistas inexperientes.

Também como se chega à conclusão que aqueles que recebem ações tocam logo a vender?


Ainda ng recebeu ações.

Alguns podem já ter essa ações alocadas mas ainda não são transacionáveis.

Só hoje é que se vai saber até, o valor do cash a receber a titulo de dividendos da Altri e dependem do valor da cotação GV no fecho até certo limite.

Suponho que esta correção tenha a ver com isso.


Certíssimo

PS e quem é que apresenta resultados hoje?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Greenvolt

por Celsius-reloaded » 24/5/2022 9:55

5640533 Escreveu:
vieirah1976 Escreveu:Não consigo entender esta *****. Mas alguma vez na história um aumento de free float significou quedas das ações? Aliás, bem pelo contrário, quem recebeu ações até aumentou as suas posições e o volume aumentou bem, chamando interesse de outros investidores.

Só prova que o mercado hoje em dia anda cheio de taxistas inexperientes.

Também como se chega à conclusão que aqueles que recebem ações tocam logo a vender?


Ainda ng recebeu ações.

Alguns podem já ter essa ações alocadas mas ainda não são transacionáveis.

Só hoje é que se vai saber até, o valor do cash a receber a titulo de dividendos da Altri e dependem do valor da cotação GV no fecho até certo limite.

Suponho que esta correção tenha a ver com isso.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Greenvolt

por vieirah1976 » 24/5/2022 9:48

Eduardo R. Escreveu:
vieirah1976 Escreveu:Não consigo entender esta *****. Mas alguma vez na história um aumento de free float significou quedas das ações? Aliás, bem pelo contrário, quem recebeu ações até aumentou as suas posições e o volume aumentou bem, chamando interesse de outros investidores.

Só prova que o mercado hoje em dia anda cheio de taxistas inexperientes.


Não será o aumento de free float propriamente dito a causar a queda, mas sim o potencial facto de muitos acionistas de retalho interessados apenas no papel se desfazerem das suas ações logo que as recebam. Mas talvez não, se eu que não tenho grande interesse em ficar com a Greenvolt vou tentar apanhá-las mais abaixo, de certeza que muitos outros com mais dinheiro que eu pensarão o mesmo.


Mas se não tinham interesse, porque mantiveram Altri, foram ao dividendo, perderam o efeito fiscal e ainda viram a Altri corrigir 2 euros?

Parece-me parvo mas anda muita gente inexperiente no mercado, pelo que tudo pode ser possível.
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Greenvolt

por 5640533 » 24/5/2022 9:45

vieirah1976 Escreveu:Não consigo entender esta *****. Mas alguma vez na história um aumento de free float significou quedas das ações? Aliás, bem pelo contrário, quem recebeu ações até aumentou as suas posições e o volume aumentou bem, chamando interesse de outros investidores.

Só prova que o mercado hoje em dia anda cheio de taxistas inexperientes.

Também como se chega à conclusão que aqueles que recebem ações tocam logo a vender?
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por Eduardo R. » 24/5/2022 9:14

vieirah1976 Escreveu:Não consigo entender esta *****. Mas alguma vez na história um aumento de free float significou quedas das ações? Aliás, bem pelo contrário, quem recebeu ações até aumentou as suas posições e o volume aumentou bem, chamando interesse de outros investidores.

Só prova que o mercado hoje em dia anda cheio de taxistas inexperientes.


Não será o aumento de free float propriamente dito a causar a queda, mas sim o potencial facto de muitos acionistas de retalho interessados apenas no papel se desfazerem das suas ações logo que as recebam. Mas talvez não, se eu que não tenho grande interesse em ficar com a Greenvolt vou tentar apanhá-las mais abaixo, de certeza que muitos outros com mais dinheiro que eu pensarão o mesmo.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Greenvolt

por vieirah1976 » 24/5/2022 9:10

Não consigo entender esta *****. Mas alguma vez na história um aumento de free float significou quedas das ações? Aliás, bem pelo contrário, quem recebeu ações até aumentou as suas posições e o volume aumentou bem, chamando interesse de outros investidores.

Só prova que o mercado hoje em dia anda cheio de taxistas inexperientes.
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Greenvolt

por maturidade » 24/5/2022 8:08

Boas.

Olha o pessoal com medo do dia de amanhã. e toca a vender Greenvolt.
mandem para baixo que o JE quer entrar com uma posição para médio/longo prazo.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Greenvolt

por NirSup » 23/5/2022 23:40

Estou com curiosidade, com muita curiosidade, para ver como vai ficar o ARRANJO ou o REARRANJO do controlo acionista da Greenvolt, depois do dia 25. Sendo certo que os maiores acionistas da Altri, que serão agora os maiores acionistas da Greenvolt, juntamente com os polacos da V-Ridium, terão mais de 50% das ações da Greenvolt. Portanto, não se põe aqui qualquer questão relativamente ao controlo acionário da Greenvolt.
Mas não é certo que os polacos da V-Ridium, que poderão dispor das suas ações (cerca de 10% da Greenvolt) daqui a um ano, queiram permanecer na empresa ou que todos os grandes sócios (5 magníficos) da Altri pretendam permanecer como sócios da Greenvolt.
Ou se haverá algum acordo (secreto) entre todos eles com vista a deterem o controlo da empresa.
De salientar que caso esse acordo exista e seja tornado público, é caso para uma OPA obrigatória sobre toda a empresa (100% do capital).
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Samukinha » 23/5/2022 19:35

Pela informação que li, será dia 25
 
Mensagens: 26
Registado: 27/7/2018 14:08

Re: Greenvolt

por nov » 23/5/2022 18:44

Uma questao a quem souber e quiser responder: Quando temos as ações da greenvolt na nossa carteira. Obrigado
 
Mensagens: 7
Registado: 30/9/2006 23:16
Localização: centro

Re: Greenvolt

por 5640533 » 22/5/2022 23:12

NirSup Escreveu:
Triplano Escreveu:Daí ter achado estranho não terem depositado apenas 18 ações (que seria o montante líquido de IRS). A questão é se 7 ações (equivalente a 28%) irão ser automaticamente vendidas pela corretora para gerar valor para efeitos de IRS, cativando-se depois esse montante, ou se esse mesmo valor me irá ser debitado da conta à ordem, mas mantendo as 25 ações da Greenvolt...


Como tens conta numa corretora, muito provavelmente ela não estará muito à vontade com a presente situação porque é um caso sui generis.
Quem fez a retenção na fonte do montante pago em cash relativo a dividendos?
É essa entidade que deveria reter na fonte, em sede de IRS, as tais 7 ações da Greenvolt.
Mas conforme me tenho apercebido, anda tudo a patinar na maionese nesta matéria. E se tentares perguntar ao Apoio Online da AT é cada cavadela cada minhoca. Só respostas estapafúrdias de quem não pesca nada do assunto. Eles não fazem a mínima ideia do que estamos a falar.
Aqui há uns anos atrás, perguntei a um funcionário da AT se me dava alguma dica para não ter de preencher tantas linhas do Anexo G. A medo, respondeu-me para agregar os valores, mas pediu-me por todos os santinhos que não dissesse nada a ninguém.
Agora, pelos os vistos já todos o fazem. E estamos nisto.
By Nirvana

No site da AT existe a possibilidade de pedir resposta vinculativa.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], JotaFreitas1, PAULOJOAO e 127 visitantes