Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MVP » 20/3/2022 23:07

MarcoAntonio Escreveu:O tom do teu post era completamente desnecessário, especialmente tendo em conta que ninguém te atacou antes desta tua intervenção. Para agravar a desnecessária agressividade do teu post, acabaste ainda a descaracterizar o que realmente tinha sido escrito.

Esclarece-me por favor qual é o teu ponto. O contexto da discussão era o da dificuldade das negociações (assim como o da justificação para a invasão) como poderás constatar lendo a sequência dos posts. Estás a querer transmitir que a questão da língua russa é justificação para a invasão e/ou um ponto importante/difícil para as negociações?


Lamento que vejas o tom do meu post como negativo dado que não era a minha intenção. Sugeria continuar a discussão que é bastante interessante e para a qual eu cheguei tarde por não ter ultimamente acompanhado o forum.

Comecei a ler algumas paginas atrás da minha primeira intervenção. Citei-te a ti porque notei uma tendencia de, de certa forma menorizar algumas daquelas que são acusações russas à ucrania e respondi àquelas que na minha opinião não são tão irrelevantes assim, nomeadamente sobre a lingua russa e o batalhao de azov. Como disse nesse post, atacar o putin é facil e para isso acrescento, já existem noticiários constantemente a fazê-lo. Tentei trazer alguns novos inputs para a discussão que funcionem como um contrabalanço na visão das coisas. Como disclaimer não sou pro putin, pro russia ou coisa que os valha, nem, como já disse, considere que uma visão binária da coisa seja a melhor forma de fazer leitura de uma situação tão complexa.

Com isso dizer que não, obviamente que a questão da lingua russa não é justificação para uma invasão. O meu ponto é por isso que não considero a limitação da lingua russa nas escolas como "pormenores" mas sim factores de tensão que em conjunto se acumulam há vários anos e que contribuem para o estado atual das coisas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/3/2022 22:57

PMP69 Escreveu:
Em 26 de Dezembro de 1991, o Presidente era o Ieltsin.

Pedro


Da Russia, não da URSS.
É verdade que o Yeltsin teve um papel relevante no fim da URSS mas nunca foi presidente desta, o ultimo foi Gorbachev.

After the coup foundered in the face of staunch resistance by Russian Pres. Boris Yeltsin and other reformers who had risen to power under the democratic reforms, Gorbachev resumed his duties as Soviet president, but his position had by now been irretrievably weakened. Entering into an unavoidable alliance with Yeltsin, Gorbachev quit the Communist Party, disbanded its Central Committee, and supported measures to strip the party of its control over the KGB and the armed forces. Gorbachev also moved quickly to shift fundamental political powers to the Soviet Union’s constituent republics. Events outpaced him, however, and the Russian government under Yeltsin readily assumed the functions of the collapsing Soviet government as the various republics agreed to form a new commonwealth under Yeltsin’s leadership. On December 25, 1991, Gorbachev resigned the presidency of the Soviet Union, which ceased to exist that same day.

https://www.britannica.com/biography/Mikhail-Gorbachev


EDit: Em bom rigor, de facto algumas republicas anunciaram que saiam da URSS antes de esta formalmente acabar
Editado pela última vez por mais_um em 20/3/2022 23:08, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 20/3/2022 22:25

p3droPT Escreveu:Não defendeste? Não. Relativizaste talvez:

O tom do teu post era completamente desnecessário, especialmente tendo em conta que ninguém te atacou antes desta tua intervenção. Para agravar a desnecessária agressividade do teu post, acabaste ainda a descaracterizar o que realmente tinha sido escrito.


p3droPT Escreveu:A questão da lingua talvez seja um pormenor na tua opinião mas os ucranianos russofonos no leste tendem a discordar. Falam russo em casa, na rua, no trabalho, mas agora o governo proibe os filhos deles de aprenderem em russo?

Esclarece-me por favor qual é o teu ponto. O contexto da discussão era o da dificuldade das negociações (assim como o da justificação para a invasão) como poderás constatar lendo a sequência dos posts. Estás a querer transmitir que a questão da língua russa é justificação para a invasão e/ou um ponto importante/difícil para as negociações?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38082
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 20/3/2022 22:19

PMP69 Escreveu:Em 26 de Dezembro de 1991, o Presidente era o Ieltsin.

Pedro



Está aqui bem explicado o papel do Ieltsin na dissolução da URSS.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59794677


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MVP » 20/3/2022 22:06

Lusitanus Escreveu:
p3droPT Escreveu:
A Ucrania não é ameaça para a Russia per se, mas seria caso continuasse um caminho de aproximação ao ocidente e tivesse bases militares estrangeiras ou da Nato no seu territorio com misseis apontados a moscovo. Dizer que isso não é uma ameaça é hipocrisia e basta olhar para a crise que a colocação dos misseis sovieticos em Cuba causou.

A NATO é uma aliança defensiva. Como tal, a presença de forças da NATO na Ucrânia não seriam uma ameaça para a Rússia, como também não são as forças da NATO que existam na Polónia, na Roménia e nos países bálticos (Lituânia, Letónia e Estónia). Aliás, estes países querem pertencer à NATO e querem ter forças da NATO no seu território, não para atacar a Rússia, mas para se defenderem dela!!!
A grande razão para a existência da NATO é justamente a Rússia e o seu expansionismo secular.
Dizer ou pretender dizer que a NATO e a Rússia são perigos equivalentes para a outra parte é hipocrisia!!!


Defensiva? :lol: Diz isso aos habitantes de Belgrado.

Conselho de Segurança da ONU que agora é tão badalado? Pois, a China e a Russia votaram contra em 98 e ainda assim a Jugoslavia foi bombardeada.

Honestamente não sei porque se defende tanto o bloco ocidental de forma clubistica mesmo sabendo de tanta asneira que foi feita que não dá confiança nenhuma ao outro lado para negociar. O modo de vida ocidental oferece melhores condições de vida e creio que felicidade geral mas os lideres ocidentais não se podem achar donos da razão e do mundo nas negociações e nos tratados. Como disse atrás o Ocidente por vezes é hipocrita porque se pode dar ao luxo de ser hipocrita.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 20/3/2022 22:04

p3droPT Escreveu:O que interpreto da visão russa é que essa neutralidade não é sequer negociável até porque Putin já vem alertendo há varios anos para a expansão da nato para leste quando a unificação da alemanha implicava que a nato não o faria para além daí.


Até acredito que isto seja uma guerra pessoal de Putin.

Mas não inventem o povo russo não vê nada bem que a NATO (nem o império UE) esteja ali à porta deles.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MVP » 20/3/2022 21:58

MarcoAntonio Escreveu:
Em parte alguma eu "defendi" o Batalhao Azov, não se percebe sequer porque é que estás a escrever a maior parte do texto do primeiro trecho citando-me a mim. Em relação `à questão da ameaça, também não consigo perceber bem como é que te escapou que eu escrevi o seguinte, tendo em conta que está na própria citação:


MarcoAntonio Escreveu:Portanto, isto passa essencialmente por acordar num regime de neutralidade (não adesão à NATO) e por não ter um exército que seja uma ameaça para a Rússia (done!).


A questão da língua, o que eu estou a querer dizer é que é um problema menor e que justifica quanto muito alterações de pormenor à lei (que foi o que eu escrevi inclusivamente). Não é a questão da língua que justifica a invasão de um país (só na cabeça do putin e de pró-putinistas) nem vai ser isso que vai dificultar um acordo. Nem é o facto de os ucranianos falarem russo que vai facilitar a invasão, como está bom de ver (eram esses os pontos em discussão).


Não defendeste? Não. Relativizaste talvez:

O nazismo não é um problema, não há praticamente nada para desnazificar (já houve um partido pro-nazi com representação parlamentar mas já não existe). O que é que existe? Um batalhão militar/paramilitar com umas centenas de pessoas, supostamente uns milhares de inviduos num país de 44 milhões (a segunda parte acontece em todo o lado e a Rússia arrisca-se a ter ela própria muitos mais). Putin associava isto ao governo (que nada tem de nazi) como outro pretexto na propaganda interna.


Como referi no meu post, não quero fazer disto um caso binário em que por estar a colocar estas afirmações em causa sou por consequencia pro putin ou pro russia ou pro qualquer coisa. Como podes afirmar que não é um problema, que esse partido já não existe infiltrado noutros, que o governo nada tem de nazi etc.

O que interpreto da visão russa é que essa neutralidade não é sequer negociável até porque Putin já vem alertendo há varios anos para a expansão da nato para leste quando a unificação da alemanha implicava que a nato não o faria para além daí.

A questão da lingua talvez seja um pormenor na tua opinião mas os ucranianos russofonos no leste tendem a discordar. Falam russo em casa, na rua, no trabalho, mas agora o governo proibe os filhos deles de aprenderem em russo?

Entretanto o democrata Zelensky proibiu 11 partidos :lol: São tiros nos pés atrás de tiros nos pés.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 20/3/2022 21:56

mais_um Escreveu:
AC2719 Escreveu:
PMP69 Escreveu:https://www.rtp.pt/play/p9723/e605135/360-o-/1024967

Vale a pena ver a partir do minuto 6:30.

Provavelmente, um dos melhores generais dos últimos 30 anos e que nunca se vergou ao poder político.

Pedro


Muito bom.
Rigor na cronologia dos factos relevantes e muito mérito nas opiniões e sua sustentação.
Tinha-me passado, obrigado pela partilha.


Tem algumas imprecisões, por exemplo quem dissolveu a URSS foi o Gorbachev e não o Ieltsin, assim como a questão da destituição do presidente da Ucrânia, Yanukovytch, em 2014, mas neste caso assumiu que não tinha a certeza que o Parlamento tinha poderes para o destituir.
Em relação à referência da OSCE também ´e dúbia a conclusão dele. E a história não começou em 2014.
Mas sem duvida muito melhor que os outros ex-militares comentadores.


Em 26 de Dezembro de 1991, o Presidente era o Ieltsin.

Pedro
Editado pela última vez por PMP69 em 20/3/2022 22:04, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 20/3/2022 21:51

Ibrahim Kalin, the presidential spokesperson, posted updates on his Twitter page indicating Turkey is continuing their efforts to end the war in Ukraine. He took parts of his interview with Al Jazeera and posted this update: “The humanitarian toll is becoming heavier by the day. There will be no winners in this war. A peace deal is not impossible.”

Kalin added: "The most difficult conditions to agree are Russia’s demand of recognition of Crimea annexation under Russia and also recognition of so-called independence of two republics in Donbas region. They are main issues and I think they are most difficult to reach an agreement on, Kalin added. The other four topics in discussion are Ukraine’s neutrality, disarmament and security guarantees for Ukraine, and work so-called de-Nazification”.


@CNN


Se a Russia pede isto, está à espera do quê para acabar com a guerra?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 20/3/2022 21:46

AC2719 Escreveu:
PMP69 Escreveu:https://www.rtp.pt/play/p9723/e605135/360-o-/1024967

Vale a pena ver a partir do minuto 6:30.

Provavelmente, um dos melhores generais dos últimos 30 anos e que nunca se vergou ao poder político.

Pedro


Muito bom.
Rigor na cronologia dos factos relevantes e muito mérito nas opiniões e sua sustentação.
Tinha-me passado, obrigado pela partilha.


Dos poucos que chegou a General por mérito.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/caso-tancos-tenente-general-antunes-calcada-suspeita-que-tenha-havido-interferencia-politica_v1131800

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/3/2022 21:21

Mais um...

Russia confirms senior naval officer killed in Mariupol

Russian officials have confirmed that the deputy commander of Russia's Black Sea Fleet, Captain 1st Rank Andrei Paly, died in combat in Mariupol.

Earlier we reported that Ukraine claimed to have killed him. Heavy fighting continues in Mariupol, a port city battered by Russian shelling.

Paly's death was initially confirmed by the secretary of the Nakhimov naval college, Konstantin Tsarenko, on social network Vkontakte (VK).

Later, a Russian senator from Sevastopol - the Black Sea Fleet's base in Russian-annexed Crimea - said in a VK post that "Sevastopol has suffered a heavy, irreparable loss... Paly died in the battles for the liberation of Mariupol from the Nazis". President Vladimir Putin has spoken of Russia's campaign to rid Ukraine of "Nazis".

Sevastopol governor Mikhail Razvozhayev said in a Telegram post that "Andrei Nikolaevich chose to defend the Motherland as his life's work and died for our peaceful future".

Ukrainian sources have reported the deaths of five Russian generals in the fighting which erupted with Russia's invasion on 24 February. Russia has only officially confirmed one of these casualties - Gen Andrei Sukhovetsky.


@ BBC
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/3/2022 21:12

AC2719 Escreveu:
PMP69 Escreveu:https://www.rtp.pt/play/p9723/e605135/360-o-/1024967

Vale a pena ver a partir do minuto 6:30.

Provavelmente, um dos melhores generais dos últimos 30 anos e que nunca se vergou ao poder político.

Pedro


Muito bom.
Rigor na cronologia dos factos relevantes e muito mérito nas opiniões e sua sustentação.
Tinha-me passado, obrigado pela partilha.


Tem algumas imprecisões, por exemplo quem dissolveu a URSS foi o Gorbachev e não o Ieltsin, assim como a questão da destituição do presidente da Ucrânia, Yanukovytch, em 2014, mas neste caso assumiu que não tinha a certeza que o Parlamento tinha poderes para o destituir.
Em relação à referência da OSCE também ´e dúbia a conclusão dele. E a história não começou em 2014.
Mas sem duvida muito melhor que os outros ex-militares comentadores.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 20/3/2022 20:49

Lusitanus Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:Penso que o Putin ainda acredita que vai lá entrar pomposamente e quer aquilo tudo bonito para se mostrar ao Mundo. É a única explicação que encontro para ele ainda não ter bombardeado o centro de Kiev.

Os russos fartam-se de bombardear prédios residenciais nas cidades ucranianas mas, no entanto, não "tocam" no palácio presidencial em Kiev.
Suponho que os russos não atingem o palácio presidencial em Kiev para não terem que assumir que pretendiam, desde o início da invasão da Ucrânia, decapitar a liderança ucraniana e instalar um governo fantoche em Kiev.


Nem Hitler bombardeou património histórico em Londres, talvez acidentalmente mas não premeditadamente.

Suponho que será para evitar elevar o ódio e a revolta nas populações dos inimigos. Suponho que nestas coisas das propagandas a simbologia desempenha um papel fulcral.

Certamente que se Putin quiser atingir indiscriminadamente o centro de Kiev tem armas para o fazer.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por AC2719 » 20/3/2022 19:10

PMP69 Escreveu:https://www.rtp.pt/play/p9723/e605135/360-o-/1024967

Vale a pena ver a partir do minuto 6:30.

Provavelmente, um dos melhores generais dos últimos 30 anos e que nunca se vergou ao poder político.

Pedro


Muito bom.
Rigor na cronologia dos factos relevantes e muito mérito nas opiniões e sua sustentação.
Tinha-me passado, obrigado pela partilha.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 126
Registado: 10/5/2012 0:00

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 20/3/2022 19:06

Carrancho_ Escreveu:Penso que o Putin ainda acredita que vai lá entrar pomposamente e quer aquilo tudo bonito para se mostrar ao Mundo. É a única explicação que encontro para ele ainda não ter bombardeado o centro de Kiev.

Os russos fartam-se de bombardear prédios residenciais nas cidades ucranianas mas, no entanto, não "tocam" no palácio presidencial em Kiev.
Suponho que os russos não atingem o palácio presidencial em Kiev para não terem que assumir que pretendiam, desde o início da invasão da Ucrânia, decapitar a liderança ucraniana e instalar um governo fantoche em Kiev.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 20/3/2022 18:59

Lusitanus Escreveu:A Rússia utilizou já na Ucrânia um míssil hipersonico o qual não é abativel.
Uma pergunta: "Porque é que os russos não utilizaram já um míssil hipersonico para atingir o palácio presidencial em Kiev?".


Neste momento acho que o interesse do Putin é que o governo ucraniano se renda e aceite todas as imposições russas como se fosse um tratado de paz.

Quanto mais tempo está guerra durar, mais estragos a Rússia fará na Ucrânia, e melhor será para servir como exemplo para os seus inimigos!

Em relação à Europa, a tendência (apesar de toda esta euforia inicial) será estranhar e depois entranhar...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 20/3/2022 18:25

“ Ucrânia: uma das maiores metalúrgicas da Europa é destruída em Mariupol... “

Não percebo a lógica dizem que Putin quer ficar com está cidade seria útil proteger os equipamentos .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 20/3/2022 17:40

Penso que o Putin ainda acredita que vai lá entrar pomposamente e quer aquilo tudo bonito para se mostrar ao Mundo. É a única explicação que encontro para ele ainda não ter bombardeado o centro de Kiev.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 20/3/2022 17:26

mais_um Escreveu:
Lusitanus Escreveu:A Rússia utilizou já na Ucrânia um míssil hipersonico o qual não é abativel.
Uma pergunta: "Porque é que os russos não utilizaram já um míssil hipersonico para atingir o palácio presidencial em Kiev?".



Os russos dizem que não é abativel, está por provar que assim seja.
Não ´e liquido que o presidente ucraniano esteja permanentemente no palácio presidencial, diria que ele circula entre vários locais.
Acredito que um abrigo nuclear possa suster uma ogiva convencional, afinal a vantagem do míssil hipersonico está na velocidade e manobrabilidade e não na carga explosiva que transporta.

Não acredito que Zelensky esteja permanentemente no palácio presidencial, certamente que não estará.
No entanto, a destruição do palácio presidencial com mísseis hipersonicos não deixaria de ter uma enorme carga simbólica!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 20/3/2022 17:04

PMP69 Escreveu:https://www.rtp.pt/play/p9723/e605135/360-o-/1024967

Vale a pena ver a partir do minuto 6:30.

Provavelmente, um dos melhores generais dos últimos 30 anos e que nunca se vergou ao poder político.

Pedro


Muito bom, devia ter mais tempo de antena.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/3/2022 16:01

Lusitanus Escreveu:A Rússia utilizou já na Ucrânia um míssil hipersonico o qual não é abativel.
Uma pergunta: "Porque é que os russos não utilizaram já um míssil hipersonico para atingir o palácio presidencial em Kiev?".



Os russos dizem que não é abativel, está por provar que assim seja.
Não ´e liquido que o presidente ucraniano esteja permanentemente no palácio presidencial, diria que ele circula entre vários locais.
Acredito que um abrigo nuclear possa suster uma ogiva convencional, afinal a vantagem do míssil hipersonico está na velocidade e manobrabilidade e não na carga explosiva que transporta.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/3/2022 16:00

PMP69 Escreveu:https://www.rtp.pt/play/p9723/e605135/360-o-/1024967

Vale a pena ver a partir do minuto 6:30.

Provavelmente, um dos melhores generais dos últimos 30 anos e que nunca se vergou ao poder político.

Pedro


Boa partilha.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 20/3/2022 15:40

A Rússia utilizou já na Ucrânia um míssil hipersonico o qual não é abativel.
Uma pergunta: "Porque é que os russos não utilizaram já um míssil hipersonico para atingir o palácio presidencial em Kiev?".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 20/3/2022 15:03

https://www.rtp.pt/play/p9723/e605135/360-o-/1024967

Vale a pena ver a partir do minuto 6:30.

Provavelmente, um dos melhores generais dos últimos 30 anos e que nunca se vergou ao poder político.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por TTM62 » 20/3/2022 13:21

Opcard Escreveu:O ocidente não terá futuro se a imbecilidade continuar .

“Congresso dos EUA avança para proibir a discriminação de corte de cabelo “
18 de Março de 2022”

Se ao menos os políticos lessem

“ A paz não é um direito

Até Angela Merkel acreditou que o gigante russo poderia ser desarmado pelos interesses económicos de uma cada vez mais aprofundada colaboração comercial. Como hoje se vê, enganou-se
Depois da segunda guerra mundial, a Europa reconstruiu-se com relativa rapidez graças, decisivamente, ao Plano Marshall. Ninguém conseguiria então imaginar que depois daquela hecatombe e carnificina pudessem emergir, gradualmente, países prósperos e pacíficos. Não fôra a II Guerra a última das guerras para acabar com todas as guerras? Fôra.

Em finais dos anos quarenta, dois líderes democratas-cristãos, o italiano Alcide de Gasperi e o alemão Konrad Adenauer, juntaram-se para traçar as linhas mestras de um Estado novo, o Estado Social. (Mais tarde, por meandros político-ideológicos complexos, estes créditos humanistas vieram a ser usurpados pela esquerda, até aos dias de hoje.) Com o tempo, entrámos na era dos direitos – direitos de tudo e mais alguma coisa, com muito poucos deveres em contrapartida.

Nasceu a geração dos babyboomers, tal era o optimismo reinante. A guerra acabara e o seu fim encerrara o mais longo e deplorável capítulo da história da Europa e do Mundo. Daí em diante, viver-se-ia em paz e concórdia universais. Os filhos mimados da geração de babyboomers, em finais dos anos sessenta, proclamaram em toda a Europa, e sobretudo em Paris, que sob os pavimentos agrestes dos boulevards ficavam praias maravilhosas. (’Sous le pavé, la plage.’) O mundo só não era um paraíso por causa da opressão obstinada e perversa dos governantes. Não fôra isso, tudo seria possível!


No meio deste optimismo geral e irresponsável, a esquerda europeia lançou um anátema sobre todos os que mencionavam e se preocupavam com a Defesa da Europa. No final do segundo governo de António Guterres, em 1999, foi tomada a decisão de abolir o serviço militar obrigatório, efectivada em 2004.

Todos os que eram contra, como eu, por exemplo, foram apodados de belicistas ao serviço das ambições imperialistas dos Estados Unidos da América. Mas o facto é que o mundo continuava a ser um lugar perigoso, que aconselhava não descuidar do armamento e das Forças Armadas, que além do mais são um símbolo insubstituível da soberania nacional.

Mas já em 1949, gente mais responsável e mais atenta à geopolítica fundou a NATO, sempre olhada pela esquerda como uma desnecessidade que apenas comprovava a vergonhosa vassalagem europeia em relação à grande superpotência capitalista.

Os Estados europeus, a União Europeia desde Maastricht em 1992 (tratado entrado em vigor em 1993), agarrou a NATO com as duas mãos: o principal financiador da Defesa europeia eram os Estados Unidos, o que permitia aos Estados europeus o luxo de dedicarem apenas 1% do PIB (ou menos) à sua Defesa e expandir à larga o Estado Social, uma generosidade muito dispendiosa.


Tão ou mais importante do que o Estado Social propriamente dito foi, na mentalidade europeia, a gestação da ideia de que tudo nos estava garantido e que todos os nossos direitos eram sacrossantos, intocáveis. Até a paz era um direito! A Europa era a Vénus do mundo, e os Estados Unidos eram Marte, guerreiros sempre prontos a atear discórdias armadas para justificar uma inconfessável ganância do lucro proporcionada pelo comércio das armas. Ora a Europa não descia a estas baixezas.

E, assim, foi vivendo amolecida, acariciada pela sua consciência tranquila de que a paz era um valor superior e se impunha, não com armas, mas com retórica pacifista. Até Angela Merkel acreditou que o gigante russo poderia ser desarmado pelos interesses económicos de uma cada vez mais aprofundada colaboração comercial. Os russos forneciam gás natural, e a Alemanha pagava em dólares. Não parece bonito? Merkel, como hoje se vê, enganou-se redondamente.

E a Europa acordou no dia 24 de Fevereiro com o zunido das sirenes de Kiev e outras cidades. A Rússia fizera o que era impensável, mas afinal previsível: invadiu a Ucrânia, na sequência da anexação da Crimeia em 2014 e da captura, agora sem disfarces, de Donetsk. Não estávamos preparados para isto. Foi preciso ‘isto’ para a Europa despertar do seu letargo dourado. Tarde demais. Tantos direitos de que gozávamos! Mas a paz mantém-se pelo diálogo respaldado pela força. Estamos apenas a pagar o preço do nosso comodismo e da nossa irresponsabilidade.
viva a vida k vai passar mt tempo morto
 
Mensagens: 135
Registado: 5/11/2002 0:54
Localização: Baião

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, hugob0ss, jlmt, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO e 167 visitantes