- STELLANTIS um histórico curto mas notável. A LTA nos 16.50€ é o Alfa e o Omega para a manutenção do Triple Bull no horizonte MP+LP.gif (29.26 KiB) Visualizado 21233 vezes
Sales 2021 148 B Net income 2021 10 386 M
Net cash position 2021 15 045 M (INACREDITÁVEL)
P/E ratio 2021 5,29x (INACREDITÁVEL) Yield 2021 5,40% (EXCELENTE)
Sales 2022 165 B Net income 2022 11 675 M Net cash position 2022 19 322 M
P/E ratio 2022 4,85x Yield 2022 5,60%
Capitalization 56 020 M
EV / Sales 2021 0,28x (ÚNICO NO SECTOR) EV / Sales 2022 0,22x
Nbr of Employees 204 000 Free-Float 64,7%
Por um mero benchmark atualizado trim. da minha Tesla no Excel, onde já tinha a VW e Ford (tive em ambas posições este ano), Daimler, BMW, Toyota, Lucid (tive este ano), Fisker, RNO, Nio (esta promete), Xpeng, hoje inseri a Rivian e revi Stellantis (antigos grupos Peugeot+Fiat/Chrysler).
Bem, caiu-me tudo!
Em 15 comparativos, ganha em 9. Só perde em crescimento receita 4 últimos trims., Resultado líquido/Receita total, Posição no top 10 EV's, Volume total de automóveis produzidos, Margem bruta por veículo produzido, cadeia logística e outsourcing.
Tem uma
incrível Net cash position, um PER arrepiante de tão baixo e dividendos gulosos. Isto para um incondicional TESLA foi chocante. Descobrir que em muitos parâmetros (na maioria), existe uma marca Europeia, liderada por outro "Ronaldo" Português que está a revolucionar um gigante. Para além disso a introdução de R&D, plataformas (multi e flex), motores, logística, peças comuns para um
notável portfolio de marcas » Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Peugeot, Citroen, DS, Maseratti, Abarth, Dodge, Ram, Jeep e Chrysler, origina sinergias que pouparão 90B€ até 2026.
A
convergência elétrica está a levar a um investimento sem precedentes para recuperarem o atraso brutal que têm para Tesla e também para Ford e VW(os elétricos atuais Peugeot, Fiat e Citroen ainda são muito fracos). Em 2025 estarão muito próximos dos benchmarks (os automóveis do futuro quase não precisam de engenheiros mecânicos e de designers e só precisam de engenheiros informáticos e de químicos - o design é feito 95% por AI e apenas validado "na arte final").
Importante (palavra-chave: HÍBRIDOS USA) » Como se não tivesse já abordado tantos pontos fortes, escala, estratégia e vantagens competitivas suficientes,
parto para aquela que nínguém fala (cá e nos USA) e que eu mais valorizo: Biden aprovou um plano para renovar as infraestruturas USA, e dotou com 200B créditos para a eletrificação da América, com 3 particularidades notáveis para o MADE IN USA, o que para o
fabricante "Americano" Stellantis /JEEP, Chrysler, Dodge (os vitaminados), RAM (a melhor e mais rápida Pick up XXL que já conduzi - ver a foto infra) » 1) os híbridos são contemplados a par dos elétricos (e a Peugeot é bem melhor nos híbridos que a Ford e a GM), 2) Crédito até 12.500usd, em que 4.500usd dizem respeito a fábricas sindicalizadas (a Tesla não mama esse bónus), 3/ mais de metade dos créditos destina-se para carros produzidos em Fábricas em solo americano (ora a Chrysler tem 6 fábricas nos USA).
» Só essa
subsidiação fabulosa permitirá aumentar a margem bruta USA por veículo Stellantis em 38%, assumindo que 50% dos veículos a produzir nas fábricas US, apartir da 2ª metade de 2022 serão híbridos (nessa altura inicial, apenas 4% serão 100% elétricos ou BEV), e que não vão baixar preços médios por classe de veículos.
Ou seja, de uma forma genérica (ainda não tenho bem quantificado), diria que apenas
a operação Americana justificará 1,4X a market cap atual do Grupo (54B€ vs $1.1T Tesla ou $80B Ford), e "vem de graça" a produção em 52 fábricas espalhadas por todo o Mundo, da América Latina a África (4), da China(4) ao irão (2), do Brasil (3) ao México (2), e de 12 países Europeus (Portugal - Mangualde).
Nota »
Tesla produz 920.000 veículos em 2021 e vale 21X mais que a lucrativa Stellantis que produz 6.300.000 veículos (e atenção, eu tenho ações Tesla desde há 6 anos e nunca tive ações Stellantis). Estou rendido à ação (melhor em várias latitudes do que a minha Tesla e as minhas "EX" Ford e VW).
Como quase todas as ações/ativos que comento, em caso de recessão ou de crash S&P500 tem de se despachar rapidamente a Stellantis.Nota 2 » Há, e os belos dividendos são à Portuguesa (28% de retenção) se
comprarem na Euronext Paris (não comprem na BNY, na China nem em Milão, nesta última apenas porque as comissões são mais altas).
Apesar de esta poder não ser a melhor altura para comprar (vis a vis S&P500 , inflação 6.2%, desaceleração macro, chip shortage e a minha menor liquidez),
esta é uma ação que vou deter, ainda este ano, numa perspectiva LP "Altri" » Value+Growth+Dividend.