Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

10 pistas para o futuro das Bolsas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: 10 pistas para o futuro das Bolsas

por joazinhomaster » 1/6/2020 16:19

Pares australianos vão para a alta, o recuo é marcado, mas se recuperará como sempre
 
Mensagens: 3
Registado: 1/6/2020 16:10

Re: 10 pistas para o futuro das Bolsas

por Ulisses Pereira » 1/6/2020 14:23

Excelente questão, Dexter.

Continuo a ser um defensor da análise técnica e continua a ser a minha grande ferramenta deanálisee negociação. Não a acho obsoleta e, para mim, continua a ser o grande suporte da minha forma de estar no mercado. Porque tenho então fugido um pouco dela nos artigos dos últimos meses?

O facto de escrever no Jornal de Negócios numa óptica semanal e quase sempre com uma perspectiva de médio prazo. Normalmente, como as tendências são duradouras, é fácil escrever análises a acções ou índices nessa base, porque os mercados costumam ter tendências duradouras. O problema é que, no actual contexto, a velocidade dos "swings" é tão grande que, em termos de médio prazo, torna uma análise com base na tendência constantemente alterada, o que é difícil para a gestão da frequência semanal dos artigos.

Depois há também a questão da forma como costumo gerir as minhas análises em momentos de grande crise. As questões de sentimento do mercado ganham para mim um valor superlativo. Foi por isso que escrevi aquele artigo marcante (para mim) antecipando o fundo do mercado português em 2012, foi por isso que antecipei o fundo na véspera do fundo de Março deste ano. Claro que isso tem também problemas. Apesar de ter antecipado este fundo, não acreditava que a subida fosse tão rápida e violenta. E, desde há algumas semanas, que acreditava que o mercado voltaria a cair. Ou seja, nem sempre certo, mas sempre fiel e corente às minhas ideias.

Claro que se estivesse a gerir carteiras numa óptica de curto prazo, as minhas actuais análises escritas, de pouco valiam. Mas o público para o qual escrevo é, sobretudo, investidores de médio prazo e é por isso que fixo aí o horizonte temporal das minhas análises.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: 10 pistas para o futuro das Bolsas

por dexter44 » 1/6/2020 13:02

Boa tarde Ulisses Pereira,

Li o seu artigo com agrado mas uma pergunta ficou me na cabeça e que é a seguinte :

Em termos de análise de com portamento dos mercados haverá da sua parte uma mudança de estratégia ou seja, colocar em 2º plano ou até, quem sabe, colocar na prateleira dos instrumentos obsoletos a análise técnica?

Grato pela atenção

Cumprimentos
 
Mensagens: 39
Registado: 5/2/2011 23:36
Localização: 14

10 pistas para o futuro das Bolsas

por Ulisses Pereira » 1/6/2020 11:54

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "10 pistas para o futuro das Bolsas":

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/10-pistas-para-o-futuro-das-bolsas?HP_DestaquesTopo

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], bpcolaco, Dar Adal, Goya777, iniciado1, jorgemvm, m-m, malakas, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, Tx9262, vasco007, xabregas da calçada e 110 visitantes