Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Laribau » 15/4/2020 18:24

Jaegger Escreveu:As palavras do Rui Rio devem ser lidas como um todo para se contextualizar o que ele quis dizer.

Basicamente o que ele disse foi simplesmente que a Banca nos próximos 2 anos (tempo estimado de recuperação da economia aos níveis pré-crise pandémica), não se pode aproveitar desta crise para cobrar juros sobre juros ( exemplo: moratórias de capital + juros), cobrar spreads elevados a empresas nesta fase de dificuldades em faturar, bem como pedir avales pessoais dos sócios das empresas tendo já a garantia do Estado de 90% sobre os creditos concedidos ao abrigo das linhas de crédito Covid 19, comissões de gestão de 0,5% do montante financiado, etc...

Os "lucros avultados" que ele fala referem-se precisamente a esta componente e claro, como é óbvio, não é à totalidade de todo o Core business dos Bancos. É evidente que os bancos devem dar lucros, porque são entidades com fins lucrativos e fazemos todos votos que os Bancos permaneçam todos com rácios de solvabilidade saudáveis, para bem de todos nós contribuintes....
:


Sei que vou contra a corrente, mas de fato, foi também o que eu depreendi do que ouvi ao RR. Aliás, como já detetei noutras ocasiões, o RR é geralmente "cruxificado" por frases que são descontextualizadas. E digo isto, sem qualquer simpatia política pela área do RR.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Jaegger » 15/4/2020 18:08

Como sei que ninguém vai mexer nesta afirmação, que para mim é grave, deixo-vos uma tirada de há momentos do nosso ministro da economia:

" Tal como o Governo não mandou as pessoas para casa, foram as pessoas que o fizeram por iniciativa própria, o Governo também não pode, simplesmente, dizer às pessoas para saírem de casa".

Se fosse outro senhor a dizer isto....
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por cristianosantos85 » 15/4/2020 12:19

Por muita boa vontade que a gente tenha, a verdade é que o Rui Rio é uma nulidade. Ainda depositei esperanças no homem, mas ele não dá uma para a caixa. Felizmente agora há alternativas na direita. Felizmente agora temos um partido liberal em Portugal, a Iniciativa Liberal.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Opcard » 14/4/2020 21:35

Falando de dívidas , estas nunca faladas também são


https://www.yardeni.com/pub/target2.pdf
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por BearManBull » 14/4/2020 21:14

optimiza Escreveu: Se a dívida pública Lusa correspondia a 117,7% do PIB 2019 (dados Pordata), no final de 2020, deveremos ter o recorde de sempre nos 140% do PIB (+ dívida e menos PIB). Tudo sobreviverá uma vez mais graças à política de juros 0 dos bancos Centrais.


Fé não te falta... tantas vezes o cântaro vai fonte...

Se a segurança social de algum grande entrar em "default" vamos ver vamos.

Curiosamente é o número que me saltou em mente quando pensei em expansão de divida portuguesa os 140%.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Jaegger » 14/4/2020 19:26

Ulisses Pereira Escreveu:Manuel, boa observação. Mas quando falo do mal parado refiro-me ao crédito já existente. Este no terá entre 90 a 100% de garantia do Estado e, como bem diz, será um bom negócio para a Banca.

Abraço,
Ulisses


Ulisses,

Desculpa estar a ser um pouco chato contigo, mas acredita que não é por mal. É somente o meu ponto de vista, por convicção :wall: :wall:

Quando aqui dás a tua opinião em resposta ao Manuel: "Este terá entre 90 a 100% de garantia do Estado e, como bem diz, será um bom negócio para a Banca." É exactamente este o ponto fulcral daquilo que tenho batalhado contigo e que entendi do discurso do Rui Rio (Lucros avultados nesta componente). Como também referi no 1º post, o resto das componentes do core business bancário têm que percorrer o seu curso normal e todos esperamos que os Bancos tenham uma boa solvabilidade. Mas aproveitarem-se da crise para fazerem negócio comigo ou outros colegas que também lhes foi proposto spreads iguais aos meus de 2,5% e outros até mais + 1% SGM + 0,5% comissão de gestão + avales próprios dos sócios, isso não se faz neste tempo de agonia empresarial, pessoal e social que vivemos!!!
Por isso é que já vieram alterar as linhas de crédito impondo restrições aos bancos nesse sentido, como referi acima.

Quanto ao malparado, também temo esse aspeto porque este tempo que vivemos é completamente incerto e novo, mas tenho a esperança que a recuperação não sendo em V (o desejável), será mais em U e moderadamente rápido o periodo de estagnação na baixa.

Espero ter sido ´útil e suficientemente esclarecedor acerca do meu ponto de vista e por favor, parem de bater no Homem e levem-no a sério porque neste momento acredito que é das pessoas mais honestas que temos na política portuguesa. :evil: :evil: :evil:

E sim. o Rui Rio percebe muito de banca e não diria algo como lucro zero a NENHUMA instituição com fins lucrativos (neste caso os bancos), porque o objetivo de uma empresa é como evidente: DAR LUCRO.

Abraço a todos, especialmente ao Ulisses pelo dia de hoje.
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Optimiza » 14/4/2020 18:07

Manuel_13 Escreveu:Parece-me que o risco do malparado dos bancos desta vez não será bem assim.
Aquilo que tem sido dito é que os bancos emprestam mas a garantias são do Estado. Se for assim, taxas de juro de 3% aplicadas às empresas quando se conseguem financiar a menos de 1% é um negócio fantástico.


A banca nunca terá lucros elevados esta ano e no próximo e por isso Rui Rio foi demagogo. Provável será a reentrada dos 3 Bancos nacionais relevantes em prejuízos, embora artificialmente maquilhados por moratórias e "manuseamento consentido pelo BP" nas Auditorias, critérios temporais e contabilísticos das imputações no balanço do Malparado.

I Por isso, o problema dos bancos nem será tanto o mal parado. Que vai subir de forma arrepiante no crédito ao consumo, leasings (muitas empresas deixaram pura e simplesmente de pagar), crédito á habitação e crédito de médio prazo às empresas.
II Desvalorização dos ativos diretos (deveria ter impacto direto nos ratios e contas dos bancos) e dos indiretos (garantias reais dos clientes), seja em ativos imobiliários, seja em ativos mobiliários, seja em business plans de start ups , de reestruturações ou de projetos de expansão/promoção/construção.
III Para além desse problema, temos as moratórias de juros, que implica risco acumulado, protelar artificial do malparado e redução de liquidez CP no sistema bancário.
IV Overnight menos líquido (spreads teoricamente mais elevados), dependendo diretamente do BCE para manter liquidez e spreads baixos
V Pioram os ratios LTD - loan to depo (ou rácio de transformação), porque empresas e particulares consomem mais reservas e pedem mais crédito (logo a banca vai ter de recorrer mais vezes ao BCE, ao BP e Estado, menos ao interbancário)
VI Aumentam os descobertos bancários e esgotam-se linhas de tesouraria.
VII Baixam os Ratings das agências para bancos e empresas, tornando na teoria mais difícil a concessão de empréstimos suplementares e mais caros se e quando viáveis.
VIII Rácios de cobertura das empresas deterioram-se tornando muito difícil o rollover de empréstimos logo que a Instituição de crédito analisar contas do 1ºtrim. 2020.

Da banca, a CGD está defendida pelo Estado, o Novobanco saca o que quiser do Estado, o Santander e BPI estão defendidos pelas casas-mãe, o BCP está defendido pelos acionistas...

» O que nos vale a todos é que o BCE vai manter o pé a fundo na impressora gigante para a M1 (treasuries e bonds desses bancos todos), e os Estados vão ser condicionados pela UE a não inflacionarem demasiado via M2 (dívida pública em explosão).

nota - Desunião bancária faz com que a Banca do Norte da Europa (e mesmo da Espanha) não sofram como a banca Portuguesa, Italiana e Gregas. As últimas vão reflexamente sofrer pelo aumento da dívida pública face ao PIB (avaliação do risco bancário depende parcialmente do risco Estatal). O ciclo vicioso de aumento nominal da dívida pública (custos do Estado Luso aumentam, salários e reformas dos Fp's aumentaram bem como a mitigação da crise Macro), origina um aumento brutal do % dessa face ao PIB decrescente (-5% a -10%?). Se a dívida pública Lusa correspondia a 117,7% do PIB 2019 (dados Pordata), no final de 2020, deveremos ter o recorde de sempre nos 140% do PIB (+ dívida e menos PIB). Tudo sobreviverá uma vez mais graças à política de juros 0 dos bancos Centrais.
UE  Desunião bancária é péssima para os bancos Lusos, Gregos e Italianos.jpg
UE Desunião bancária é péssima para os bancos Lusos, Gregos e Italianos.jpg (77.35 KiB) Visualizado 9306 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Bar38 » 14/4/2020 17:48

Ulisses Pereira Escreveu:Manuel, boa observação. Mas quando falo do mal parado refiro-me ao crédito já existente. Este no terá entre 90 a 100% de garantia do Estado e, como bem diz, será um bom negócio para a Banca.

Abraço,
Ulisses

Exatamente...mas atenção se coisa se descontrolar de tal maneira que passe para uma crise de divida (atenção que não é nada de descabido aliás estamos muito dependentes do que for decidido na UE) nem esse estará a salvo...
 
Mensagens: 1374
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Ulisses Pereira » 14/4/2020 17:13

Manuel, boa observação. Mas quando falo do mal parado refiro-me ao crédito já existente. Este no terá entre 90 a 100% de garantia do Estado e, como bem diz, será um bom negócio para a Banca.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por AAA_ » 14/4/2020 17:06

Parece-me que o risco do malparado dos bancos desta vez não será bem assim.
Aquilo que tem sido dito é que os bancos emprestam mas a garantias são do Estado. Se for assim, taxas de juro de 3% aplicadas às empresas (segundo protestos que apareceram nos jornais) quando se conseguem financiar a menos de 1% é um negócio fantástico.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por BearManBull » 14/4/2020 16:36

Jaegger Escreveu:
Eu também não disse que foste tu que disseste que ele era esse tipo de retratos que lhe colocam de "provinciano", retrógada", que fique esclarecido!

O que te quis tentar demonstrar é que a certas pessoas é permitido tudo e mais alguma coisa e a outras não, vindas dos tais "opinion makers" e comunicação social. Neste caso é bem evidente que tudo fazem para destruir a imagem do Rui Rio, descendo mesmo ao nível do insulto sem qualquer tipo de pudor da tal corte...

Para também te demonstrar que ele não foi demagogo neste caso, tentei dar-te o exemplo do meu caso pessoal na abordagem que fiz a um Banco e na qual percebi logo na intervenção dele na Assembleia que era a isto que ele se estava a referir (lucros avultados com a concessão de créditos associados à crise pandémica).

Não deixa de ser curioso, desde a intervenção dele na Assembleia (também deixei isso explicito no 1º post), foram efetuadas alterações recentemente às medidas das Linhas de Crédito Covid 19, onde foi limitado o spread que os Bancos praticam de um minimo de 1% a um máximo de 1,5%, consoante o tempo de reembolso, aumento do tempo de carência ( de 12 para 18 meses) e prazos dos empréstimos (de 4 para 6 anos), impedimento de prestação de avales e garantias pessoais dos sócios...
Neste caso, não ele que colocou em lei estas limitações aos bancos (neste caso foi o Governo de Portugal), portanto está tudo bem agora...

Aproveito também para finalizar com este tema, dizendo que não tenho nenhuma afinidade política com qualquer partido, embora tenha uma grande estima e simpatia por esta pessoa e que na minha opinião é diferente de todos os outros politicos portugueses.


Caro Jaegger,

O teu é ponto de certa forma elucidativo e a tua participação bem-vinda, mas deixa-me expor algumas contradições aos teus argumentos.

Não se pede a uma empresa "se fai o favor de ser bonzinho". Fazem-se leis que sejam claras, transparentes, vinculativas e socialmente responsáveis. Como de resto defines aqui neste post e no inicial. Portanto se o Rui Rio queria abrir a boca para dizer algo de jeito tinha falado para o governo para por os pontos nos is no que toca à legislação das linhas de crédito. O governo fez isso sem pedido, por isso mais uma vez enterrou-se na areia.

O Rui Rio é um complacente, um cúmplice do Costa e não um líder de oposição e para mim tem valor político 0 para o país. Necessitamos de alguém que reduza a dimensão estado, mas que ao mesmo tempo aumente a responsabilidade do estado não de alguém que ande a pedir favores aos privados. Pedintes temos lá muitos...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por cali010201 » 14/4/2020 15:00

Concordo com a análise do Ulisses.
Rui Rio foi subitamente afetado por um ar populista, que nem sequer é a sua forma de estar. Ao referir-se como o fez aos potenciais ganhos elevados da banca, estava no fundo a insinuar que a banca iria lucrar com a pandemia. Por outro lado, estava a esquecer-se, que a banca terá um ano muito difícil pela frente, com o provável aumento do crédito mal parado, que irá impactar nas contas dos bancos e irá obrigar a reforçar as provisões. Por outro lado ainda, tirando o BPN, BES e CGD, onde o Estado "enterrou"/consumiu muito dinheiro, os outros bancos pagaram os empréstimos bem caros, com juros na ordem dos 9%. Bancos como o BPI e BCP, por exemplo, deram muito lucro ao Estado, com pagamento de juros altíssimos e estão a pagar através do fundo de resolução, o custo da salvação do BES/ Novo Banco. Por outro lado, A CGD, para além de não ter pago juros dos mais de 5 mil milhões € que recebeu, também não pagou o capital, gerando-se assim uma grande distrorção e injustiça, face aos bancos comerciais, de quem é concorrente direta, que pagaram o empréstimo e respetivos juros.
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Jaegger » 14/4/2020 14:48

Ulisses,

Eu também não disse que foste tu que disseste que ele era esse tipo de retratos que lhe colocam de "provinciano", retrógada", que fique esclarecido!

O que te quis tentar demonstrar é que a certas pessoas é permitido tudo e mais alguma coisa e a outras não, vindas dos tais "opinion makers" e comunicação social. Neste caso é bem evidente que tudo fazem para destruir a imagem do Rui Rio, descendo mesmo ao nível do insulto sem qualquer tipo de pudor da tal corte...

Para também te demonstrar que ele não foi demagogo neste caso, tentei dar-te o exemplo do meu caso pessoal na abordagem que fiz a um Banco e na qual percebi logo na intervenção dele na Assembleia que era a isto que ele se estava a referir (lucros avultados com a concessão de créditos associados à crise pandémica).

Não deixa de ser curioso, desde a intervenção dele na Assembleia (também deixei isso explicito no 1º post), foram efetuadas alterações recentemente às medidas das Linhas de Crédito Covid 19, onde foi limitado o spread que os Bancos praticam de um minimo de 1% a um máximo de 1,5%, consoante o tempo de reembolso, aumento do tempo de carência ( de 12 para 18 meses) e prazos dos empréstimos (de 4 para 6 anos), impedimento de prestação de avales e garantias pessoais dos sócios...
Neste caso, não ele que colocou em lei estas limitações aos bancos (neste caso foi o Governo de Portugal), portanto está tudo bem agora...

Aproveito também para finalizar com este tema, dizendo que não tenho nenhuma afinidade política com qualquer partido, embora tenha uma grande estima e simpatia por esta pessoa e que na minha opinião é diferente de todos os outros politicos portugueses.

É como eu, quando tiver que sair de cena saíra e segue a sua vida...
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Ulisses Pereira » 14/4/2020 14:10

Ao contrário de um político, eu não quero saber o que acham de mim quando escrevo. E dizeres que o chamam "provinciano" ou "pacóvio" ou o que quer que seja é trazeres a discussão para um nível que eu nunca trouxe. É trazeres para a discussão coisas que o meu artigo nunca se referiu. E das quais discordo profundamente.

Sublinho o que referi: Rui Rio não costuma ser demagogo, ao contrário da maioria dos políticos. Desta vez foi. Cedeu à tentação do momento. É pena.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Jaegger » 14/4/2020 14:05

Ulisses,

Só para me contextualizar, apesar de serem as primeiras mensagens com este nick, já tive bastantes intervenções aqui, nomeadamente entre 2003 a 2007, que interrompi por motivos profissionais e empresariais até hoje, sem nunca deixar de dar uma olhadela a algumas opiniões de bolsa por alguns participantes, contigo incluído.

O motivo desta minha intervenção novamente no fórum e neste tópico, prende-se com o facto de já me encontrar um pouco "farto" de sempre que o Rui Rio se exprime, exprime-se sempre mal na opinião dos "opinion makers" e os "outros" é que se exprimem bem...

Pode ser birra minha isto, mas eu ouvi a intervenção dele na Assembleia da República e fiquei logo com a sensação e entendimento correto daquilo que ele quis dizer!

Um discurso tem um principio, um meio e um fim, logo não é possível alguém (neste caso comunicação social) pegar numa frase que pode parecer bombástica e não analisar tudo o que alguém diz num discurso e contextualizar, puxando para aquilo que mais lhe interessa.

Quanto ao público que mais quis chegar, admito que chegou a mim, porque enquanto empresário sofro com uma queda de proveitos de 100% (setor do turismo), tenho empregadoos com familias que dependem de mim e mal surgiu esta pandemia dirigi-me ao meu Banco e foi-me proposto ao abrigo desta linha de crédito um spread de 2,5% + 1% SGM + 0,5% comissão de gestão e avales pessoais...
Claro que não aceitei por achar um abuso e mais para a frente como iria pagar estas responsabilidades? Eu sei quem vai pagar, somos todos nós com as tais garantias do Estado!!!!

Em relação aos empréstimos que os Bancos receberam na anterior crise (muito causada pelas decisões erradas dos próprios Bancos...), é fácil pagar empréstimos com juros até considerados altos, se for permitido cobrar aos seus clientes (contribuintes liquidos dos apoios concedidos também por sinal) sem concorrência entre si e concertadamente comissões, taxas e taxinhas (até pensaram cobrar levantamentos por multibanco, imagine-se!).

Posto isto, foi só um desabafo que tive por um Homem que fez muito pela minha cidade e que respeito, que constantemente é insultado na praça pública, por exemplo, "pacóvio", "provinciano" (deve ser do sotaque!), "retrógada" e muito mais sem qualquer tipo de pudor para a corte....

P.S.: A ti também te respeito e tenho em bastante consideração, mas mais uma vez te digo, sem medo das palavras...estiveste mal com este artigo, sinceramente.

Abraço.
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Ulisses Pereira » 14/4/2020 12:09

jaegger, se ele queria dizer isso expressou-se muito mal, o que vindo de um economista e político é grave. E eu não acredito nisso porque Rui Rio costuma ser bem claro e directo naquilo que diz.

Durante o discurso, ele referiu isso que referes. Nada contra, nada a opor.Mas sublinhou aquela frase fatal, aquele "punchline" para a Comunicação Social pegar nas notícias. Já elogiei Rui Rio em diversas situações, nesta não. A cotação do BCP mostra bem que os tais lucros avultados na Banca tem conduzido a uma completa destruição de valor em alguns deles. Se o BCP tivesse tido a ajuda do Estado a juros zero.

Já agora, só uma nota... O BCP vale hoje pouco mais de 1,5 mil milhões. No âmbito do apoio do Estado (juros dos Cocos) e na contribuição extraordinária ao sector, o BCP pagou ao Estado cerca de mil milhões de euros... Ou seja, o BCP pagou ao Estado mais de 2/3 do que vale hoje. Isto apenas para dar uma ideia da "ajuda" que recebeu do Estado.

Mas eu concordo que o sector bancário tem obrigação agora de prestar um forte apoio nesta recuperação económica. Agora, não falem em "lucros avultados" em 2020 e 2021. Rui Rio sabe bem que público queria chegar quando prestou aquelas declarações.

Aqui ninguém tentou denegrir ninguém. Já o elogiei várias vezes, incluindo naquele artigo. Mais, sublinhei que Rui Rio se deixou levar ali por uma demagogia que não é normal nele. Isso é um elogio.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por rsacramento » 14/4/2020 2:31

bem-vindo ao fórum, Jaegger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Jaegger » 14/4/2020 1:51

Caro Ulisses,

Infelizmente não posso concordar com este teu artigo.

As palavras do Rui Rio devem ser lidas como um todo para se contextualizar o que ele quis dizer.

Basicamente o que ele disse foi simplesmente que a Banca nos próximos 2 anos (tempo estimado de recuperação da economia aos níveis pré-crise pandémica), não se pode aproveitar desta crise para cobrar juros sobre juros ( exemplo: moratórias de capital + juros), cobrar spreads elevados a empresas nesta fase de dificuldades em faturar, bem como pedir avales pessoais dos sócios das empresas tendo já a garantia do Estado de 90% sobre os creditos concedidos ao abrigo das linhas de crédito Covid 19, comissões de gestão de 0,5% do montante financiado, etc...

Os "lucros avultados" que ele fala referem-se precisamente a esta componente e claro, como é óbvio, não é à totalidade de todo o Core business dos Bancos. É evidente que os bancos devem dar lucros, porque são entidades com fins lucrativos e fazemos todos votos que os Bancos permaneçam todos com rácios de solvabilidade saudáveis, para bem de todos nós contribuintes....

Posto isto, faz-me imensa impressão que quando o Homem fala e que para mim, enquanto empresário, gestor e licenciado em Economia, faz todo o sentido, as pessoas não consigam ler todo o contexto e peguem em frases soltas para tentarem "denegrir" a pessoa em causa!!!

Nota final: Nem de propósito, esta segunda-feira foi publicada mais uma revisão às linhas de crédito onde impede os Bancos de:

- Não será exigido ao cliente, nem pelo Banco nem pela SGM, qualquer tipo de aval ou garantia complementar (pessoal ou patrimonial);
- Estas linhas de apoio revestem-se sob a forma de créditos às empresas, tendo sido definidos spreads máximos de 1%, 1,25% e de 1,50%, consoante seja o prazo de pagamento. No limite as empresas terão 6 anos para liquidar os empréstimos, com um período de carência de 18 meses;
- Entre outras...

Será que agora se vão "atirar" ao Governo e mais precisamente ao primeiro ministro António Costa, por publicarem emlLei esta revisão das Linhas de Crédito? :oh: :oh: :oh: :shame: :shame: :shame:
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por MCMAD1977 » 14/4/2020 0:17

O Rui Rio é um demagogo.

Se é economista, não parece, então e os rácios de solvabilidade a que a banca está sujeita?
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por 5640533 » 14/4/2020 0:03

Pode estar errado o que vou escrever, mas penso assim. Dos bancos só a CGD é portuguesa. Logo, outros povos vão pagar a grande parte do mal parado.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por artista_ » 13/4/2020 23:56

Sr_SNiper Escreveu:... Se já metemos 20 mil milhões metemos mais 4 ou 5 mil milhões. Enquanto isso os donos do malparado andam vestidos de dolcegabana e andam de Rolls-Royce...


Isso é que custa um bocado, o estado tem tratado muitos dos seus funcionários a dar para o «abaixo de cão» e depois vai sustentar os desvaneios e regalias de alguns privados... eu conheço uns poucos que sairam da banca com indemnizações bem acima do previsto na Lei e ainda ficaram com uma série de regalias, a receber subsidio de desemprego... e alguns com trabalho garantido, é só meter os papéis para a criação do próprio emprego e receber o carcanhol! Estou a falar de bancos nacionalizados, os outros são outra conversa, desde que um dia não venha a sobrar para os contribuintes podem fazer o que quiserem... o problema é que já todos percebemos que, numa grande parte deles, mais tarde ou mais cedo acaba por sobrar! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Sr_SNiper » 13/4/2020 23:40

O Novo Banco vai já devolver o guito. BES Novo Banco, CGD, BPN BPP quantos milhões meteu lá o povo?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por m-m » 13/4/2020 19:09

Sr_SNiper Escreveu:O Povo já deu mais de 20 mil milhões para a Banca... Vai haver mal parado? Não sei, obviamente que se houver é porque quem trabalha na área de risco no banco trabalhou mal, e no limite chama se o povo para pagar o mal parado... Se já metemos 20 mil milhões metemos mais 4 ou 5 mil milhões. Enquanto isso os donos do malparado andam vestidos de dolcegabana e andam de Rolls-Royce...
E os amigos do Armando Vara agradecem o malparado, ficam com o dinheiro, e nunca pagam porque o para o povo não há malparado porque sem garantias não há pastel..


O único dinheiro dado aos bancos foi na nacionalização do BPN (PS de Sócrates) e nos aumentos de capital da CGD para cobrir as negociatas do PS de Sócrates (ex.: tomada de controlo do BCP pelo Berardo, e os famosos PIN).

O restante dinheiro foi emprestado com juros bem generosos. O único que ainda não devolveu o dinheiro foi o Novo Banco.
 
Mensagens: 125
Registado: 25/2/2008 17:56
Localização: 14

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por Opcard » 13/4/2020 18:43

lfhm83 Escreveu:
Opcard Escreveu:.hoje não há políticos há seguidores de sondagens


Isso sempre foi assim. Mas um homem é um homem e um rato é um rato.
E neste momentos só há ratos na assembleia.


Nem sempre foi assim , vários políticos foram políticos e não Maria vai com os outros .

Admiro políticos corajosos David Lange, foi primeiro-ministro da Nova Zelândia
1984-1989 Era jovem e resolveu fazer só um mandato , teve de morrer ( aos 63anos 2005 ) fora do seu país , os grandes homens são sempre incompreendidos .

Chegou a ser só apoiado por 4% do povo , hoje é um herói fez as reformas que permitem a este país nos antípodas de Portugal ser dos primeiros em tudo e era o último quando chegou ao poder .

Eleito pelo partido trabalhista e país estava num caos défices brutais 25% a mão obra trabalhava para o estado é verdade ele não teve os reacionários do TC português .

Falo no TC porque acredito que PPC tinha conhecimento destas reformas E pensou imitá-lo ‘
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Rui rio e a ilusão dos lucros avultados

por BearManBull » 13/4/2020 18:21

Opcard Escreveu:.hoje não há políticos há seguidores de sondagens


Isso sempre foi assim. Mas um homem é um homem e um rato é um rato.
E neste momentos só há ratos na assembleia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 422 visitantes