Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por BearManBull » 5/4/2020 18:16

djovarius Escreveu:Sem o covid19 teríamos falências aqui e ali. Com o covid19 teremos quem se salve aqui e ali.
Sim, porque isto não é como as crises de 2008 a 2011. Nessas, salvava-se o "low cost". Mais do que se salvar, crescia exponencialmente. No negócio que eu geria, crescia-se "mano a mano" com o crescimento da Ryanair. Está tudo dito...
Nesta crise, por óbvias razões, é o mundo das viagens que está mais em causa. Tudo poderá retomar a atividade de alguma forma, mas o turismo não será o mesmo no curto / médio prazo. Voltaremos a valores ali de 2012 / 2013 seguramente. Ora, nesse caso, não há espaço para os negócios que surgiram entretanto.


Sim estou de acordo, no geral Portugal estava demasiado alavancado no sector turismo. Tal como estava na construção em 2008.

Como dizes o turismo voltará mas vai demorar. Pelo menos 2020 vai ser uma razia e 2021 ainda vai ser muito complicado.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8814
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por zekinha » 5/4/2020 17:52

Doreen Escreveu:Sou um daqueles que em 2017 adaptou uma moradia ao alojamento local, e que agora encerra portas a essa actividade para provavelmente não mais abrir.

No entanto, pelo que percebo, se participar o encerramento, arrisco-me a ter de pagar mais-valias como se de uma venda se tratasse.

A alternativa seria passar para arrendamento de longa duração, mas não estou minimamente interessado nessa opção.

Parece-me que o melhor será manter a actividade aberta até que uma nova legislação venha facilitar os encerramentos.

Acredito que casos como o meu se vão multiplicar.

Julgo que a lei foi alterada para facilitar a passagem de um imóvel afecto à actividade para o arrendamento "normal" sem haver mais valias.
Também tens que ver se tens mais valias...
O melhor é consultares um contabilista que te ajudará no teu caso especifico.
 
Mensagens: 10
Registado: 29/11/2007 14:35
Localização: Portimao

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por djovarius » 5/4/2020 16:49

Doreen Escreveu:Sou um daqueles que em 2017 adaptou uma moradia ao alojamento local, e que agora encerra portas a essa actividade para provavelmente não mais abrir.

No entanto, pelo que percebo, se participar o encerramento, arrisco-me a ter de pagar mais-valias como se de uma venda se tratasse.

A alternativa seria passar para arrendamento de longa duração, mas não estou minimamente interessado nessa opção.

Parece-me que o melhor será manter a actividade aberta até que uma nova legislação venha facilitar os encerramentos.

Acredito que casos como o meu se vão multiplicar.


Pois bem Doreen,

Quem responde agora é alguém que entende perfeitamente a questão. Sentes-te agora como alguém (como eu) que no ano 2000 ainda comprava "coisas" do PSI-20 esperando ganhar dinheiro. Como os dez anos anteriores tinham sido uma maravilha, porque não continuar a insistir?
Uma lição cara para mim e muitos outros.

E é disso mesmo que se trata no AL.
Eu fui um percursor das chamadas formas modernas de alojamento que descambaram no nome horroroso de AL (como se um hotel em Lisboa ou no Porto não fossem também eles "local", que eu saiba as unidades de alojamento não andam a passear como uma autocaravana) por via da legislação reguladora criada por um obscuro Secretário de Estado do Turismo que talvez seja daqueles que nunca falou com um turista.

Só para enquadrar o que quero dizer eu já gerente de dois Hostels ao mesmo tempo, mais tarde até de três (após regressar a Portugal em 2004) no Algarve num tempo em que em Lisboa só havia um e no Porto havia outro. Excetuam-se aqui as "velhas" Pousadas de Juventude do Estado.
Antes já haviam aqui quartos alugados "ad-hoc" pelas "velhas" que se degladiavam por clientes nas estações. Enfim, outros tempos.
Na minha carreira, passaram-me pela mãos muitos milhares de turistas...

Portanto, do que se trata no dito AL? Tal como na Bolsa, trata-se de entrar quando ninguém quer saber e de sair quando todos querem o mesmo. E foi o que se passou.
Ainda antes da atual crise, eu já falava (em Dezembro) com pessoas que não davam conta de pagar as despesas com as receitas do turismo. Era empréstimo bancário para aqui, eram obras para acolá. Sem esquecer as loucas contas de água, pois o turista é bem capaz de tomar banhos de 5 minutos em casa, mas toma banhos de uma hora em férias...
E a luz? Quantos deixam o ar condicionado 24 horas por dia ligado??

Este último inverno já demonstrava claramente que o "boom" tinha chegado ao fim e que o crescimento "normal" não seria suficiente para alimentar todos os negócios existentes e a serem criados.
Por medo disso, em 2015 eu saí dessa carreira. Cedo de mais, confesso, embora eu tenha tido outras razões também, pelo que não há espaço para arrependimentos...
Mas era óbvio: desde então até agora, a oferta de AL multiplicou por 5X em grande parte do país. Há locais em que multiplicou por 50X - isto não pode ser normal.
Sem o covid19 teríamos falências aqui e ali. Com o covid19 teremos quem se salve aqui e ali.
Sim, porque isto não é como as crises de 2008 a 2011. Nessas, salvava-se o "low cost". Mais do que se salvar, crescia exponencialmente. No negócio que eu geria, crescia-se "mano a mano" com o crescimento da Ryanair. Está tudo dito...
Nesta crise, por óbvias razões, é o mundo das viagens que está mais em causa. Tudo poderá retomar a atividade de alguma forma, mas o turismo não será o mesmo no curto / médio prazo. Voltaremos a valores ali de 2012 / 2013 seguramente. Ora, nesse caso, não há espaço para os negócios que surgiram entretanto.

Mas há uma frase, Doreen, que eu não entendo nem um pouco:
"No entanto, pelo que percebo, se participar o encerramento, arrisco-me a ter de pagar mais-valias como se de uma venda se tratasse."

Isto merece clarificação, pois acho que não dá para perceber o porquê.
Outra: com o meu conselho, alguns já se dedicam ao arrendamento urbano e estão satisfeitos. Hoje há formas de o fazer sem perder de vista o "controlo" das casas. Mas, ok, sem mais detalhes, não entendo as circunstâncias próprias de cada caso.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8767
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por BearManBull » 5/4/2020 15:29

Sr_SNiper Escreveu:Faz parte. Também houve e quase todos, que ganharam fortunas... É o capitalismo...


Deves pensar que todos os AL se localizam nas zonas hot de Lisboa. A maioria dos AL geravam um complemento para o orçamento familiar, mas pouca gente podia viver exclusivamente daquilo.

O AL foi um dos motivos da retoma económica, contribuiu para a criação de milhares de empregos e para lavar a cara de muitos edifícios que estavam literalmente a cair de podres.

E é uma actividade que paga impostos exagerados como todas as outras. Se o estado faz uma gestão de m·$%·$ dos impostos isso é outro problema.

Wolf vê um orçamento de estado e depois vais perceber porque não há dinheiro na saúde. Deve receber uns 10% da colecta tributaria. Mais é incomparável a eficiência que tinha o sistema há 20 anos atrás com a que tem agora.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8814
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por Artista Romeno » 5/4/2020 15:01

Sr_SNiper Escreveu:E antes do JAZZ do alojamento local, muito povo também já JAZZou em virtude do aumento exponencial do custo de vida nas cidades em virtude do alojamento local, é um tudo um ciclo, o truque para a sobrevivência é a adaptação ao meio ambiente e às suas transformações

Ora ai esta a malta esqueceu se dos ciclos economicos....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por Sr_SNiper » 5/4/2020 14:23

E antes do JAZZ do alojamento local, muito povo também já JAZZou em virtude do aumento exponencial do custo de vida nas cidades em virtude do alojamento local, é um tudo um ciclo, o truque para a sobrevivência é a adaptação ao meio ambiente e às suas transformações
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por LoneWolf » 4/4/2020 22:25

Bom, bom, mas mesmo bom ... tipo ai que bom... é ganhar dinheiro e não pagar impostos.

Depois querem a saúde pronta a acudir, os bombeiros prontos para apagar fogos e as contas do estado em dia.

Não querem pagar impostos? Abram negócios na ilhas cayman.

Tá boa a massa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por Sr_SNiper » 4/4/2020 22:18

Faz parte. Também houve e quase todos, que ganharam fortunas... É o capitalismo...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Off Topic - Aqui JAZZ um AL -

por Doreen » 4/4/2020 20:50

Sou um daqueles que em 2017 adaptou uma moradia ao alojamento local, e que agora encerra portas a essa actividade para provavelmente não mais abrir.

No entanto, pelo que percebo, se participar o encerramento, arrisco-me a ter de pagar mais-valias como se de uma venda se tratasse.

A alternativa seria passar para arrendamento de longa duração, mas não estou minimamente interessado nessa opção.

Parece-me que o melhor será manter a actividade aberta até que uma nova legislação venha facilitar os encerramentos.

Acredito que casos como o meu se vão multiplicar.
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: Porto


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carrancho_, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Mmmartins, Nuno V, Pmart 1, xzx e 255 visitantes