Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 3/4/2020 20:19

Sr_SNiper Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.
Não é resposta não, estava só a comentar.
Mas sim a era digital trás muitas dificuldades aos editores ( não nenhuma resposta é outro comentário)


Pronto, ora vês como tinha sido tão fácil...

Essa resposta eu teria entendido imediatamente e ficava tudo esclarecido logo ali.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por Sr_SNiper » 3/4/2020 20:15

MarcoAntonio Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:O que é que o apelo dos editores aos consumidores tem que ver com prisões e desde quando os editores fazem prisões?
Exatamente, por isso é que não percebo porque é que dizes que os editores fazem prisões…
Não percebo a razão de dizeres isso…
A intenção é dizeres que fui eu que afirmei isso?
Não percebo, mas também não interessa.


Eu estou desde o início a colocar questões (no primeiro post, a questão estava implícita mas obviamente uma questão se colocava). Questão para a qual nunca deste uma resposta em condições. Não tinhas uma resposta para dar em condições, no contexto deste tópico, dizias, não tinha problema nenhum... agora dizer que crime liga com prisão (parafraseando) não é resposta nenhuma à questão precisa que estava a colocar!

E o contexto é este: a iniciativa dos editores está descrita como e tem o formato de um apelo.

Obrigado pelo esclarecimento.
Não é resposta não, estava só a comentar.
Mas sim a era digital trás muitas dificuldades aos editores ( não nenhuma resposta é outro comentário)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 3/4/2020 20:08

Sr_SNiper Escreveu:O que é que o apelo dos editores aos consumidores tem que ver com prisões e desde quando os editores fazem prisões?
Exatamente, por isso é que não percebo porque é que dizes que os editores fazem prisões…
Não percebo a razão de dizeres isso…
A intenção é dizeres que fui eu que afirmei isso?
Não percebo, mas também não interessa.


Eu estou desde o início a colocar questões (no primeiro post, a questão estava implícita mas obviamente uma questão se colocava). Questão para a qual nunca deste uma resposta em condições. Não tinhas uma resposta para dar em condições, no contexto deste tópico, dizias, não tinha problema nenhum... agora dizer que crime liga com prisão (parafraseando) não é resposta nenhuma à questão precisa que estava a colocar!

E o contexto é este: a iniciativa dos editores está descrita como e tem o formato de um apelo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por Sr_SNiper » 3/4/2020 19:58

MarcoAntonio Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Não entendes?
Então o que acontece a quem comete crimes? Em princípio vai preso, ou existe uma probabilidade de ir preso... Crime e preso são duas palavras que juntas toda a gente entende


O que é que o apelo dos editores aos consumidores tem que ver com prisões e desde quando os editores fazem prisões?

Exatamente, por isso é que não percebo porque é que dizes que os editores fazem prisões….
Não percebo a razão de dizeres isso…
A intenção é dizeres que fui eu que afirmei isso?
Não percebo, mas também não interessa.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 3/4/2020 10:37

Para além de me parecer cómico que nem no nome acertes, o que eu constato é que tu não te recordas de posts anteriores trocados sobre o tema noutro tópico.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por NirSup » 3/4/2020 6:22

MarcoAntonio Escreveu:Posso sugerir para pesquisares ou consultares um advogado ou coisa semelhante


Caro Marco António,

Não precisas.
Eu sei qual é a norma, conheço a legislação, conheço toda a polémica gerada à volta da legislação em vigor, conheço a frustração e a incapacidade dos editores, dos autores e dos donos dos meios de comunicação social de levar a tribunal todos os que partilham, em ficheiros PDF e noutros formatos, jornais e revistas do mundo inteiro. Conheço, inclusive, as páginas do Facebook que partilham essa informação.
Não achas, no mínimo, estanho que os lesados não consigam levar essas pessoas, que estão identificadas ou que podem ser identificadas, à barra dos tribunais?
Em abono da verdade é bom que se diga que estamos a falar de partilha, a título gratuito, para fins exclusivamente privados, sem intuitos comerciais, de informação (ficheiros) existente em sites da net. O problema é que isso não é crime face à lei em vigor. E a lei não defende os autores e os editores mas os ditos piratas.
Basta pensares um bocadinho para perceberes com exemplos práticos que não é fácil dar a volta a isto. Se fosse fácil já o teriam feito.
Repara na forma capciosa como os Detentores dos Direitos de Autor e do Audiovisual com acesso público, através da net, explicam a razão de não haver condenações em tribunal:
"Portugal é líder mundial (no combate à pirataria informática) porque encontrou um sistema de autorregulação com tutela administrativa simples, que na realidade configura um eficiente sistema de prevenção criminal sem necessidade de interposição dum procedimento judicial".
Sendo assim, estamos todos bem. Tudo como dantes e o quartel general em Abrantes.
Editado pela última vez por NirSup em 3/4/2020 10:59, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 3/4/2020 0:23

Nirsup, já te facultei a legislação (que tanto quanto sei, é essa). Não vou fazer o resto do trabalho por ti. Posso sugerir para pesquisares ou consultares um advogado ou coisa semelhante, mas eu da minha parte não vou contribuir com mais do que já fiz, nem jurista sou.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

!!

por NirSup » 3/4/2020 0:18

MarcoAntonio Escreveu:Não sou jurista mas julgo que aqui tens a versão consolidada/actualizada:

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/34475475/view



Caro Marco António,
O diploma é esse. Mas o que eu pedi foi para me indicarem a norma.
A norma, Senhores, a norma violada!!!
Já me acusaram aqui de lançar "larachas" (sic) mas esforço-me, na medida do possível, por fundamentar as afirmações que faço. Não foi isso que vi no tal apelo. E seria de elementar lisura indicarem a norma violada para demonstrar que há crime.
Boa noite e um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 2/4/2020 23:55

NirSup Escreveu:Alguém me consegue dizer qual a normal legal do Código Penal (ou legislação penal avulsa) que tipifica como crime a dita pirataria informática (e estou a falar não só da imprensa escrita, como do audiovisual). É que li com atenção o apelo feito, que apoio totalmente. E o que eu li é que esta prática (partilha nas redes sociais de jornais em PDF) é um crime mas não vi nenhuma referência feita à normal legal violada. O que me parece, no mínimo, estranho. Vindo o apelo de quem vem, deveria primar pela objectividade e pelo rigor.
Porque das duas uma: ou isto é um Estado de Direito ou uma República das Bananas. E num Estado de Direito apenas é crime o facto típico previsto e punido como crime na lei.
By Nirvana


Não sou jurista mas julgo que aqui tens a versão consolidada/actualizada:

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/34475475/view


O apelo na verdade indica expressamente a violação dos direitos de autor e tendo em conta o tom e contexto de um apelo (não é uma ameaça de processo nem coisa semelhante) eu diria que é mais do que suficiente e mais do que suficiente para quem quiser procurar realmente encontrar. Mas isto é meramente uma opinião pessoal e vale o que vale.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por Àlvaro » 2/4/2020 23:35

Penso que a ideia é louvável e que tem como objectivo sensibilizar a opinião pública para o desprezo que há pela informação filtrada, pensada e obrigada à verdade. Primeiro garantir que a opinião pública entende e depois apoiar com dinheiro público. Para além disso será imporatnte que a Europa consiga mesmo taxar a sério as grandes tecnológicas que se apropriam do trabalho dos jornalistas. É uma questão de tempo, terão de pagar.
 
Mensagens: 9730
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por NirSup » 2/4/2020 23:10

MarcoAntonio Escreveu:"Diariamente, versões em PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas por e-mail, whatsapp ou em redes sociais, numa clara violação dos direitos de autor. É um crime e uma ameaça à informação livre."


Alguém me consegue dizer qual a normal legal do Código Penal (ou legislação penal avulsa) que tipifica como crime a dita pirataria informática (e estou a falar não só da imprensa escrita, como do audiovisual). É que li com atenção o apelo feito, que apoio totalmente. E o que eu li é que esta prática (partilha nas redes sociais de jornais em PDF) é um crime mas não vi nenhuma referência feita à normal legal violada. O que me parece, no mínimo, estranho. Vindo o apelo de quem vem, deveria primar pela objectividade e pelo rigor.
Porque das duas uma: ou isto é um Estado de Direito ou uma República das Bananas. E num Estado de Direito apenas é crime o facto típico previsto e punido como crime na lei.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 2/4/2020 22:07

Sr_SNiper Escreveu:Para que é que é estas a dizer que os editores fazem prisões?
Não percebi porque dizes isso nem porque é que investas essas coisas.
Mas pronto.


Como se os posts de cima, o formato e a respectiva sequência não estivessem todos preservados....
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por Sr_SNiper » 2/4/2020 21:47

MarcoAntonio Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Não entendes?
Então o que acontece a quem comete crimes? Em princípio vai preso, ou existe uma probabilidade de ir preso... Crime e preso são duas palavras que juntas toda a gente entende


O que é que o apelo dos editores aos consumidores tem que ver com prisões e desde quando os editores fazem prisões?


Para que é que é estas a dizer que os editores fazem prisões?
Não percebi porque dizes isso nem porque é que investas essas coisas.
Mas pronto.
Eu por acaso gosto de papel, mas nestes tempos é anti ambiental…. Mas prefiro o papel...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por mais_um » 2/4/2020 21:37

Eu até compreendo que pessoas com poucos recursos tirem proveito das possibilidades que a tecnologia oferece para terem acesso a conteúdos.

Mas já tenho dificuldade em aceitar discursos moralistas de pessoas com capacidade para pagar esses conteúdos (mas que fazem pirataria) sem fazer mossa na sua qualidade de vida...

No meu caso, tenho uma assinatura do Expresso valida por 2 anos, tenho os SO dos portateis cá em casa legais (5), tenho a assinatura do Office 365 para 5 utilizadores que incluem 5 Tb na Cloud e ainda tenho Netflix.. além da TV por cabo, tudo legal.

Mas não sou perfeito... também tenho alguns telhados de vidro... ;)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8118
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 2/4/2020 21:14

Sr_SNiper Escreveu:Não entendes?
Então o que acontece a quem comete crimes? Em princípio vai preso, ou existe uma probabilidade de ir preso... Crime e preso são duas palavras que juntas toda a gente entende


O que é que o apelo dos editores aos consumidores tem que ver com prisões e desde quando os editores fazem prisões?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por Sr_SNiper » 2/4/2020 21:09

Não entendes?
Então o que acontece a quem comete crimes? Em princípio vai preso, ou existe uma probabilidade de ir preso... Crime e preso são duas palavras que juntas toda a gente entende
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por Opcard » 2/4/2020 18:38

A primeira coisa que fiz na vida com o primeiro escudo que tive foi comprar um. Jornal o Diário de Notícias era esse o seu preço,


É dramático a democracia precisa de jornais em papel , e digo em papel porque há uma grande diferença para on-line neste cabe sempre mais uma notícia o outro obriga a ter critério .

Sem imprensa live não há democracia nem liberdade .

Eu compro jornais sempre comprei.
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 2/4/2020 18:31

Como se salta de um apelo dos editores de jornais afectados para pessoas presas, é coisa que não entendo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por Sr_SNiper » 2/4/2020 18:25

Um crime…
temos os exemplos de topo sobre apropriação de dinheiros públicos que nos servem como exemplo, qualquer dia vai uma pessoa presa ( pessoa comum, claro que os outros não vão ) porque leva um jornal pdf debaixo do braço
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Jornais e revistas unem-se contra pirataria na imprensa

por MarcoAntonio » 2/4/2020 18:11

Os diretores de jornais e revistas uniram-se numa iniciativa inédita que tem por objetivo apelar ao fim da pirataria que atinge a imprensa portuguesa. "Diariamente, versões em PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas por e-mail, whatsapp ou em redes sociais, numa clara violação dos direitos de autor. É um crime e uma ameaça à informação livre."



Leia o apelo:


Caro leitor(a),



Na atual situação extraordinária em que vivemos a importância do acesso a informação credível tem sido ainda mais realçada. Sentimos essa exigência todos os dias por parte de si e estamos deste lado a trabalhar continuamente para lhe fazer chegar os melhores conteúdos. Para que isso seja possível há, em cada órgão de informação, dezenas ou centenas de profissionais, de jornalistas a fotógrafos, de gráficos a colunistas que garantem a sua continuidade.


Para conseguirmos manter a qualidade precisamos da sua colaboração no combate à pirataria.


Diariamente, versões em PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas por e-mail, whatsapp ou em redes sociais, numa clara violação dos direitos de autor. Esta partilha, além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade financeira das empresas, à informação livre e independente e no limite coloca em causa milhares de postos de trabalho.


Por isso, numa iniciativa inédita, os diretores de vários jornais e revistas juntam-se agora para lhe pedir que nos ajude a travar a pirataria, convidando os leitores a assinarem as edições digitais ou a dirigirem-se ao ponto de venda mais próximo.


Diga não à pirataria e sim à informação de qualidade."



André Veríssimo, Negócios

Bernardo Ribeiro, Record

Carla Borges Ferreira, Meios e Publicidade

Cláudia Lobo, Visão Júnior

Domingos Andrade, Jornal de Notícias

Eduardo Dâmaso, Sábado

Ferreira Fernandes, Diário de Notícias

Filipe Alves, Jornal Económico

João Vieira Pereira, Expresso

José Carlos Vasconcelos, Jornal de Artes Letras e Ideias

José Manuel Ribeiro, O Jogo

Mafalda Anjos, Visão

Manuel Carvalho, Público

Maria João Vieira Pinto, Executive Digest e Marketeer

Mário Ramires, Sol e "i"
Octávio Ribeiro, Correio da Manhã

Rui Tavares Guedes, Courrier Internacional

Sérgio Magno, Exame Informática

Tiago Freire, Exame

Vítor Serpa, a Bola


in Jornal de Negócios
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], boavista, ciliegino, dm222, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, hbsilva, JoeP, latbal, m-m, Mmmartins, morinni, MR32, Noel1, Pageup, PAULOJOAO, peterteam2, rs521, Shift72, Shimazaki_2, smog63, Tx9262, VALHALLA, vasco007 e 184 visitantes