Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Europa em tempos de (colera)-covid

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Europa em tempos de (colera)-covid

por djovarius » 27/3/2020 17:24

Boas,

Já vi que este tópico é mais filosófico....
A Europa passou por muitos casos destes. A diferença é a falta de memória.
A peste bubónica (também veio do oriente, talvez da China, via rota da seda, através dos ratos infetados que sempre vinham com a mercadoria) hoje seria combatida com dois comprimidos, na época dizimou mais de 1/3 da população europeia, ou até mais, dependendo do historiador.

A última grande memória de algo assim é mesmo a gripe "espanhola" (la pneumonica) que na verdade nada tinha de espanhola, existia já nas trincheiras da I Grande Guerra, mas isso não se podia dizer, porque os jornais estavam sujeitos a censura militar até 1918.

Ao falar, hoje, com a minha mãe sobre o assunto, era relembrava que o meu pai, ainda criança, passou por isso, lá em Vila Real de St. António.
Na família dele, foi o único que não apanhou a gripe, numa casa onde todos estavam afetados, de modo a que nem tinham força para sair da cama, muito menos para fazer o almoço. Aparentemente tiveram sorte, sobreviveram.
O meu pai lembrava-se do número impressionante de mortos, muitas vezes nem havia caixões, eram enterrados mesmo só na mortalha, tamanho o volume de vítimas num curto espaço de tempo. Às vezes, nem havia padre disponível para os funerais.

O que causava mais impressão para qualquer criança, dizia o meu pai, era ver passar caixões pequenos, de criança, em números nunca vistos. Ou seja, a pneumónica afetava fortemente os jovens, tal como os adultos. Ainda por cima, estava em forte a tuberculose, pelo que ninguém já sabia bem se a causa da morte era uma ou outra.

Espero que este testemunho histórico deixe as coisas em perspetiva...

Até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: A Europa em tempos de (colera)-covid

por rg7803 » 27/3/2020 13:37

*** off-topic completo ***

o livro de onde a pata foi buscar a ideia para o titulo do tópico (Amor em Tempos de Cólera) é bastante engraçado e enquadra-se na corrente do realismo mágico que é seguida também pelo Murakami; quem tenha tempo livre é uma alternativa a ver series de empreitada, sugiro a leitura ...

fica um link possível para o mesmo:

https://www.wook.pt/livro/o-amor-nos-te ... quez/70607


*** fim de off-topic ***
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: A Europa em tempos de (colera)-covid

por Opcard33 » 27/3/2020 11:55

Se se recorda há uns dias no fim de um meu comentário tenha deixado estás linhas :

Para o fim os famosos Eurobonds , muito complexo para Já não acredito ( há muito que digo aos meus amigos pago as vossas dívidas com a condição de mandar na vossa carteira) seria difícil enquadrá-los nos tratados havendo vontade de todos seria possível , dos que vão receber e pagar ( mas quem paga quer impor condições que os outros não aceitam )



Penso que hoje 99% não percebem Mas ontem percebiam quando pagavam as contas do Alberto J. Jardim e era no mesmo país .

Façam um pequeno esforço se na Itália fossem liras e Portugal escudos o ataque as moedas seriam de tal ordem que não haveria divisas para importar comida e combustíveis ,para aguentar o Euro tem de haver países virtuosos .

Politicamente chegar a Portugal e insultar um ministro holandês dá muitos votos é um disparate o caminho seguido e os Euronb são impossíveis agora por várias razões E seriam um erro fatal .

O que eu pediria era uma outra coisa Possível , muito fácil muito melhor tenho dinheiro sem juros e no fim pago uns tostões .
O Costa está mal aconselhado ou quer arranjar desculpas , ou dinheiro para clientelas .

É o Wopke Hoekstra que está a tentar salvar a Europa, ou melhor a impedir que outros países sigam o caminho do UK.

Fiquem aí Eu volto ,vou preparar o almoço sinto a falta de um Restaurante .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: A Europa em tempos de (colera)-covid

por Diacono » 27/3/2020 11:11

Parece-me que ainda há países que pensam que isto só acontece aos outros. Talvez quando derem de frente com a dura realidade, pensem de outra forma.
Não conheço a politica holandesa, nem a forma de reagir do povo, mas sempre esperei deles uma posição mais solidária.
Esta ausência de consenso é lamentavel e a ideia de dar mais 2 semanas para apresentar soluções é surreal. É viver num mundo à parte. Nos ultimos tempos acontece imensa coisa em 24 horas, quanto mais em 2 semanas.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: A Europa em tempos de (colera)-covid

por BearManBull » 27/3/2020 10:38

O erro foi tentar fazer de uma comunidade económica uma federação.

Andamos a enganar a quem? A solidariedade existe única e exclusivamente para os Senhores de Bruxelas conseguirem maior colecta de impostos.

A CEE era o equilíbrio e nunca devíamos ter ido mais além disso, fronteiras abertas e livre comercio sim, união monetária, judicial e fiscal não. Já é difícil no UK e Espanha e andam a tentar vender um sistema impossível, que não resulta e que quando há necessidade é cada um por si.

As prioridades da UE são outras, Covid-19. UE preparada para ajudar financeiramente Venezuela e Irão
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: A Europa em tempos de (colera)-covid

por LoneWolf » 27/3/2020 9:39

Olá Pata_Hari,

Infelizmente nao li livros de historia suficiente para poder escrever um bruto artigo sobre o assunto.
E nao tenho a cultura, conhecimento e vivência q os meus pais e tios. Estes têm me contado como a holanda e a alemanha sofreram no passado e foram alavancadas pelas maos generosas dos USA e países europeus do sul.

E não ha nada como um jornal americano a escolher os pontos que lhe interessa para resumir algo q nao pode ser resumido. É a tipica visao preto-e-branco americana. Há muito mais para ser analisado, entendido e explicado q leva os governos da alemanha e holanda a agirem assim.

Eu vivo na Holanda. E sei bem o q vai acontecer aqui: o mesmo q acontece agora na italia e espanha. Basta ver a progressão dos números nos últimos dias. Vão andar a cair q nem tordos. Os hospitais vao rebentar pelas costuras...
Queria muito ver o Sr. Rutte e o Sr. Hoekstra a ajoelharem-se perante a UE. Mas nao vai acontecer, pq a mentalidade holandesa nunca vai fazer com que o povo caia sobre o governo. Na outra face da moeda, a extrema direita na holanda tem ganho força. Este governo tem q satisfazer as alas mais racistas.

LW.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

A Europa em tempos de (colera)-covid

por Pata-Hari » 27/3/2020 9:22

Pensei colocar este tema no outro tópico mas acho que merece um para si próprio.

Queria partilhar parte do daily briefing do NYT que aborda o tema da europa nestes tempos, é um excelente tema de discussão:

Virus strains the European experiment
Germany and the Netherlands are among the member states opposing a call from the European Union’s hardest-hit countries — Italy, Spain and France — to issue a kind of Eurobond to help afflicted countries recover from the pandemic.
That debate is another sign of how the coronavirus is testing the bloc’s continuing experiment in solidarity over issues like sovereignty, borderless trade and freedom of movement. One analyst says it boils down to this: “Can an E.U.-level response to this massive crisis prove to citizens that the E.U. will protect them and show solidarity?”
Another question is whether Europe’s organized effort to combat the virus will yield better results than the Chinese or American models.
France, for example, appears to be well prepared: It has twice as many intensive care beds as Italy, and a more centralized system. But even its relatively luxurious medical infrastructure is straining to keep up with a caseload that’s doubling every four days.
In other developments:
■ Legions of seasonal workers from Eastern Europe who typically harvest crops from Spain to Sweden have been immobilized by border lockdowns.
■ Art Basel, the world’s biggest modern and contemporary art fair, has postponed its 50th edition from June to September.
■ As shops in Britain have closed and people have started staying home, milkmen are suddenly in vogue.
■ Six weeks into the job, Britain’s top finance official, Rishi Sunak, has gone from virtual unknown to rising star.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], jlmt, MC Investidor e 119 visitantes